0159803903

BLD - Iniciantes

64 posts neste tópico

Comecei a treinar blindfold faz 3 dias! Estou indo devagar, mas aprendendo muito bem com a prática e com os erros... Primeiro estou fazendo com um layer resolvido (no caso, o da face D) e anotando as peças que devo mover, pelo método Pochmann. Daqui a pouco tempo já vou memorizar, já que são apenas 12 peças :)

Pra continuar a discussão começada no Diário de Cubo :)

Já que estou pegando mais prática, não decoro as peças. Anoto tudo que tenho que fazer num bloco de notas (de verdade mesmo), boto o cubo por debaixo de um pano ou lençol e vou fazendo. Notei que fazê-lo inteiro ainda estava muito avançado pra mim - agora deixo a primeira completamente resolvida (meios e cantos) e faço o resto. O badmephisto ensina muito bem :blink:

Aos que também estão começando: como fazem?

Aos que já sabem fazer muito bem: sugestões? :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Comecei a treinar blindfold faz 3 dias! Estou indo devagar, mas aprendendo muito bem com a prática e com os erros... Primeiro estou fazendo com um layer resolvido (no caso, o da face D) e anotando as peças que devo mover, pelo método Pochmann. Daqui a pouco tempo já vou memorizar, já que são apenas 12 peças :blink:

Estou meio que treinando BLD também. Assisti o video do badmephisto umas duas vezes e já consego resolver o cubo todo só usando J, T e Y perms (mas não é sempre). Preciso pegar um FDS pra tentar memorizar e fazer vendado de facto =).

Compartilhar este post

Link para o post

O video dele é sensacional. Digamos que toda teoria já está completa (dá pra fechar o cubo apenas com essas fórmulas e set-up moves, sem venda). Meu maior problema agora é que se eu tento fazer o BLD completo, além de memorizar os locais dos cubos, tem que ver os que estão invertidos e os que já foram colocados no lugar certo, caso tenha que quebrar em vários ciclos. Mas bem, é uma questão de prática :blink: Acredito que treino uma ou duas horas por dia!

Compartilhar este post

Link para o post
Estou meio que treinando BLD também. Assisti o video do badmephisto umas duas vezes e já consego resolver o cubo todo só usando J, T e Y perms (mas não é sempre). Preciso pegar um FDS pra tentar memorizar e fazer vendado de facto =).

Daqui a pouco a competição BLD vai ferver, hein!!!

Também andei treinando BLD. De olhos vendados estou fazendo o cubo quase completo (embaralho e resolvo só os cantos de baixo de olhos abertos e depois decoro o resto, e BLD). Todas as vezes que tentei completo deram DNF... :blink:

Mas os tempos ainda estão muuuito altos pra decorar.

Sugestão: criar um novo tópico BLD - Iniciantes (ou algo do gênero) e mover essa discussão pra lá...

Seria interessante pra trocarmos experiências.

Compartilhar este post

Link para o post
O video dele é sensacional. Digamos que toda teoria já está completa (dá pra fechar o cubo apenas com essas fórmulas e set-up moves, sem venda). Meu maior problema agora é que se eu tento fazer o BLD completo, além de memorizar os locais dos cubos, tem que ver os que estão invertidos e os que já foram colocados no lugar certo, caso tenha que quebrar em vários ciclos. Mas bem, é uma questão de prática :blink: Acredito que treino uma ou duas horas por dia!

Eu to treinando as soluções sem venda no onibus (o unico tempo que tenho), não sei se tenho "coragem" de fechar os olhos e tentar resolver dentro dele XD

Compartilhar este post

Link para o post
Daqui a pouco a competição BLD vai ferver, hein!!!

Também andei treinando BLD. De olhos vendados estou fazendo o cubo quase completo (embaralho e resolvo só os cantos de baixo de olhos abertos e depois decoro o resto, e BLD). Todas as vezes que tentei completo deram DNF... :blink:

Mas os tempos ainda estão muuuito altos pra decorar.

Sugestão: criar um novo tópico BLD - Iniciantes (ou algo do gênero) e mover essa discussão pra lá...

Seria interessante pra trocarmos experiências.

A idéia é essa Saka. Pra quem tá começando, resolve o first layer como se fosse no método normal e tenta fazer o resto! Vou abrir o tópico :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Pra continuar a discussão começada no Diário de Cubo :blink:

Já que estou pegando mais prática, não decoro as peças. Anoto tudo que tenho que fazer num bloco de notas (de verdade mesmo), boto o cubo por debaixo de um pano ou lençol e vou fazendo. Notei que fazê-lo inteiro ainda estava muito avançado pra mim - agora deixo a primeira completamente resolvida (meios e cantos) e faço o resto. O badmephisto ensina muito bem :blink:

Aos que já sabem fazer muito bem: sugestões? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Pra continuar a discussão começada no Diário de Cubo :blink:

Aos que já sabem fazer muito bem: sugestões? :huh:

glauco, pode colocar os links pros videos de tutorial de BLD do bad mephisto? eu assino o canal dele no youtube mas to com preguiça de procurar hehehe.

Realmente ele é muito didático, aprendi F2L com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

É bem grandinho, mas é ótimo. Não tem como comparar o que você vê num site do que você vê num vídeo :blink:

Quando terminar, vale a pena ver o que tá no ''My Clarifications Video'', na descrição

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente esse vídeo é ótimo.

Pra quem quer começar o BLD e não tá afim de ficar decorando novos algoritmos, recomendo fortemente o método do Pochmann. Quando descobri que não precisaria decorar mais nada, achei o máximo! rs.

Lógico que pensando em speed, ele já está um pouco ultrapassado. Mas para um primeiro contato com o BLD, acho muito válido.

Obs.: Os setup moves são bem intuitivos. Em algumas páginas aparecem algoritmos enormes (setup + T perm + unsetup, por exemplo), que podem assustar (e principalmente, desanimar) um pouco. Mas é tudo bem intuitivo.

A idéia é essa Saka. Pra quem tá começando, resolve o first layer como se fosse no método normal e tenta fazer o resto!

Alguém já cronometrou em quanto tempo resolve o L2L???

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao entendi direito o lance do break cycle... qdo a peça certa ja esta no local. Nesse momento eu me perco, mesmo anotando em algum lugar..

Acho q todo mundo resolveu treinar BLD, tbm peguei pra treinar a umas 2 semanas atras..rs.rs.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu nao entendi direito o lance do break cycle... qdo a peça certa ja esta no local. Nesse momento eu me perco, mesmo anotando em algum lugar..

Esse negócio do ciclo eu só entendi fazendo.

Voce que entrar num ciclo novo quando a peça que está na "buffer position" é a peça que deveria estar ali. Aí voce tem que jogar ela em alguma posição que não esteja resolvida ainda.

Exemplo:

Eu seguro assim, Amarelo no U, Vermelho no R e Azul no F. Logo, minha buffer position é o edge amarelo/vermelho. Se em algum momento a peçá amarela/vermelha for parar ali (e ainda tiverem edges para serem arrumadas) quer dizer que fechou um ciclo, essa peça Já está no lugar certo, então voce tem que jogar ela em algum edge não resolvido (o que tiver o setup mais simples) pra poder continuar resolvendo.

É tipo amigo secreto, quando Fulano é amigo do ciclano, ciclano é amigo do beltrano e beltrano é amigo do Fulano, fechou ciclo, tem que escolher uma pessoa nova pra continuar a brincadeira. É a mesma ideia.

Pra ficar mais facil faz assim. Pega o cubo embaralha e nem anota nada, só tenta resolver ele usando T, J e SetUps, você vai conseguir ver o que é entrar num novo ciclo..

Compartilhar este post

Link para o post
Esse negócio do ciclo eu só entendi fazendo.

Voce que entrar num ciclo novo quando a peça que está na "buffer position" é a peça que deveria estar ali. Aí voce tem que jogar ela em alguma posição que não esteja resolvida ainda.

Exemplo:

Eu seguro assim, Amarelo no U, Vermelho no R e Azul no F. Logo, minha buffer position é o edge amarelo/vermelho. Se em algum momento a peçá amarela/vermelha for parar ali (e ainda tiverem edges para serem arrumadas) quer dizer que fechou um ciclo, essa peça Já está no lugar certo, então voce tem que jogar ela em algum edge não resolvido (o que tiver o setup mais simples) pra poder continuar resolvendo.

É tipo amigo secreto, quando Fulano é amigo do ciclano, ciclano é amigo do beltrano e beltrano é amigo do Fulano, fechou ciclo, tem que escolher uma pessoa nova pra continuar a brincadeira. É a mesma ideia.

Pra ficar mais facil faz assim. Pega o cubo embaralha e nem anota nada, só tenta resolver ele usando T, J e SetUps, você vai conseguir ver o que é entrar num novo ciclo..

entendi...

minha sequencia vai ser essa de treinamento entao...

1 - vou comecar resolvendo so usando T,J e setups..

2 - Anotar as permutacoes... e tentar executar sem ver o cubo

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia de ciclos é bem confusa no começo mesmo! Chega dar nó na cabeça!!! :blink:

Mas essa comparação com amigo secreto foi muito feliz! :blink:

Uma dica: eu resolvi começar só com T perm!

Assim, eu simplifico o processo e posso me focar na mecânica da coisa.

O efeito colateral é que os setups se tornam maiores, mas pra mim isso não chegou a ser um problema.

Assim que eu tiver mais firme na parte do BLD em si, aí passarei a adicionar o J perm, pra ficar mais fluente.

Outra dica sobre os ciclos é que quando quebra-se um ciclo, o novo ciclo necessariamente começa e termina na mesma peça. Se você for escrever os movimentos num papel como o pessoal tá falando, você vai ver isso bem claro.

Detalhe: se tiver que somente inverter uma peça, é um ciclo completo. Ex: BL LB. Veja que começa e termina na mesma peça (não no mesmo adesivo).

Aí tem aquelas dicas do Badmephisto, de contar e comparar com o número de ciclos e de peças a resolver, pra checar se está correto.

E uma dica de site (não é novidade, mas como o tópico é novo, vale a pena): http://solvethecube.110mb.com/index.php?location=blindfold

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to conseguindo fazer. Desde domingo estou treinando e agora não erro quase nenhum. Meu primeiro tempo foi 6:56,81, marquei ontem. O que eu fiz foi o seguinte:

Primeiro você embaralha somente os cantos. Pode começar embaralhando a orientação dos cantos, sem que haja permutação. Entao começa aanotar e fazer sem olhar. Com isso você já se acostuma com algumas fórmulas. Depois começa com permutação dos cantos e junta com orientação. Embaralha só os cantos e deixa todos os meios certos. Anota no papel e faz sem olhar. Com isso você decora algumas fórmulas a mais e ainda se familiariza com os nomes de peças dos cantos. Depois faz sem o papel, só os cantos.

Depois que você não estiver errando nenhum blind de canto no 3x3( vc pode fazer o 2x2 tbm, dah no mesmo acho) você passa para os meios, só os meios. Daí vc decide se faz igual os cantos ou faz duma vez, se faz primeiro orientação ou se faz orientação e permutação.

Você vai acostumar com o nome das peças e vai acostumar a decorar. No começo e´muito difícil mas depois fica mais tranquilo. Em uma semana você consegue resolver vendado, mas tem que saber a teoria, claro. Tem que saber o que é estar orientado ou não, saber fazer as permutações sem desorientar nada e tudo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Para a galera que já tá montando bld, qual técnica que vocês usam pra memorizar?

igual do video?

essa é minha dificuldade ;/

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, no começo eu tentava decorar pelos números, mas eu não recomendo de jeito nenhum. Depois de um tempo eu fui perceber que ficava martelando os números na minha cabeça até decorar visualmente. O lance dos números é bom prá você saber que peça é qual, mas prá decorar não é muito bom, pelo menos prá mim.

Melhor jeito que eu acho é decorar visualmente mesmo, você pensar em onde a peça tem que ir e ficar imaginando os ciclos na cabeça. Sei que é muita coisa, mas você pode começar decorando só os cantos, depois só os meios... aos poucos você vai reparar que tá ficando mais fácil decorar, aí você começar a tentar decorar tudo junto e já era. :P

Compartilhar este post

Link para o post

A cara....eu faço assim:

os cantos eu decoro com numeros de 1 a 8, mas n decoro onde os cantos estao, decoro onde eles tem que ir. decoro os ciclos....

os meios eu decoro com letras de A a L. Também decoro os ciclos.

Isso tudo na permutação neh. Na orientação eu decoro a dos cantos visualmente e dos meios com os dedos....:)

Treina que dah

Compartilhar este post

Link para o post

eu decoro sem números e letras.

no começo é meio difícil, mas a força de vontade tem q ser maior.

Vc decora a primeira parte, dps a segunda e ae esquece a primeira, ae redecora a primeira a segunda , vai pra terceira e esquece o resto.

É natural.

Só com treino mesmo seu cérebro vai se acostumando.

Eu sou meio vagabundo pra blind, tenho preguiça de fazer, mas pretendo chegar nos 3 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

olha no começo eu tbm decorava tudo com numeros e não recomendo .....

hj eu decoro as orientações tudo visualmente mesmo

as permutações eu decoro os cantos com numeros de 1 a 8 e os meios faço tipo "uma historinha" pra decorar

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! Galera Mais POsta Ai o Video! ! !

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, no começo eu tentava decorar pelos números, mas eu não recomendo de jeito nenhum. Depois de um tempo eu fui perceber que ficava martelando os números na minha cabeça até decorar visualmente. O lance dos números é bom prá você saber que peça é qual, mas prá decorar não é muito bom, pelo menos prá mim.

Melhor jeito que eu acho é decorar visualmente mesmo, você pensar em onde a peça tem que ir e ficar imaginando os ciclos na cabeça. Sei que é muita coisa, mas você pode começar decorando só os cantos, depois só os meios... aos poucos você vai reparar que tá ficando mais fácil decorar, aí você começar a tentar decorar tudo junto e já era.

Alguém já pensou em ligar cada peça a uma pessoa, ou personagem de TV, ou objetos, enfim, qualquer coisa? Você poderia, assim, pensar: Vou trocar o Obama, pelo Batman, pelo Ronaldinho...

O que que vocês acham? :)

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém já pensou em ligar cada peça a uma pessoa, ou personagem de TV, ou objetos, enfim, qualquer coisa? Você poderia, assim, pensar: Vou trocar o Obama, pelo Batman, pelo Ronaldinho...

O que que vocês acham? :)

sim, muita gente faz isso B)

eu faço pro multi e pro 4x4 vendado

o pessoal faz até 7x7 vendado

Compartilhar este post

Link para o post