Postado Novembro 13, 2012 Pessoal, tenho notado que o speedcubing no geral tem andado meio devagar, até comentei com o Felipe Cruz e o Cinoto esses tempos. Vocês também tiveram essa impressão? Tanto aqui no fórum quanto no Facebook não vejo o pessoal tão animado como antigamente: postando vídeos de resolução, marcando encontros e outras coisas do tipo. Será que tem a ver com a atual maior dificuldade para se bater recordes? O que acham? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 (editado) Também percebi isso, principalmente porque tem mais tópicos sendo criados na área 51 do que em speedcubing, etc... Acho que isso está acontecendo porque não há mais novidades no speedcubing, por exemplo, fica difícil criar um tutorial que já não tenha sido criado, etc.. Editado Novembro 14, 2012 por André Igor Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 Tenho achado bem parado também, mas por esse ponto de vista, Carlos. Porque tivermos como parâmetro por exemplo os campeonatos desse ano, podemos dizer que o speed está mais ativo que nunca aqui no Brasil. Acho que o pessoal está só treinando em cativeiro mesmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 A sensação só existe pra quem tem um pouco mais de tempo no esporte, é um hobby rotativo daí quando percebemos alguns parando, os amigos sumindo, dá essa sensação. Mas tem gente demais começando, tem professores de escolas em Goiânia comprando cubos às dezenas, mas essas notícias não são publicadas. E como M. Langhinrichs disse triplicamos o número de campeonatos, esse é o ano mais espetacular do esporte no Brasil, mesmo que o número caia um pouco em 2013 continua sendo ótimo. Sem contar que eu nunca tinha visto tantos campeonatos não oficiais como nesse ano. Muita gente que não conhecemos e talvez nunca conheceremos e que continuarão a praticar e a competir nesses eventos. Os encontros seguem essa rotatividade, alguns novos adeptos do cubo não têm essa cultura ou esse interesse, ou não publicam, como aconteceu com um grupo de crianças/pré-adolescentes aqui também. Pessoal fazia era corujão, todos dormiam na casa de um deles, tinha campeonato com embaralhamento oficial e tudo, só fiquei sabendo pq um deles me ligou no meio do campeonato perguntando se era permitido na WCA tirar a peça e por no lugar certo se esquecesse a paridade Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 (editado) Eu também percebi isso, o fórum bombava, você postava algo e logo no outro dia tinha mais de 100 visualizações. Editado Novembro 14, 2012 por Belmiro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 eu vou ser bem otimista e pensar que o pessoal nao esta postando mais esta treinando tipo eu '-' parei de postar no quinta total flex e estou treinando =P nunca fui em um campeonato nem encontro pq nao soube de algum perto aki sei la eu ja enssinei uns 3 amigos a resolverem o cubo e sempre tento espalhar o cubo magico =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 Pois é, mas se for isso, o que será que fez mudar essa postura de todo mundo e passar a se esconder? Porque apesar de esse ano ser o que mais teve campeonatos, a integração da galera não parece a mesma, e isso faz achar que o ano seguinte vai ser bem mais fraco. Tudo bem que tem muita gente começando, mas eu acho que isso não foi tão considerável para mim porque faz tempo que não tem ninguém mais se destacando ou super animado com os treinos e tal. Sei que tem o Josué e o Pedro Roque com chance de chegar no recorde, mas eles já estão por aí há anos. O lance dos vídeos que eu falei mesmo, ninguém mais posta pedindo dicas ou querendo mostrar a evolução. Me faz pensar que talvez seja porque tem tanta informação sobre cubo que o pessoal não sente mais essa necessidade, será que é isso? No geral mesmo eu acho que a galera que compete e leva a sério mesmo deu uma "enfraquecida", e acho que não só no Brasil... Diria até que o "cubing" está crescendo, mas o "speedcubing" diminuindo, se é que entendem o que quero dizer. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 Desse jeito mesmo Carlos,tbm notei essa parada no forum,face,e cubo!!!!Da minha parte mesmo,fiquei 3 semanas sem fazer uma avg 12 descente por dia(caso eu consiguisse ate mesmo o de 5).Tudo isso foi pelo motivo dos vestibulares pra alguns,recuperaçao escolar para outros,e acredito q essa seja o maior motivo pela pequena parada do speedcubing............mas essa semana ja voltei com todo gas,alcançando e ultrapssando minha antiga best avg =D!!!! Acho q o principal motivo mesmo pro pessoal se animar sao os periodos pré e pós campeonatos!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 Acho que a questão realmente é essa de muitos terem coisas mais importantes no momento por exemplo vestibulares, até por que é o período dessas provas, muitos aqui ainda estao na escola, existe as provas de recuperação e por ai vai... Deve ser esse um dos principais motivos de estar parado nesse tempo pra cá... Eu mesmo fico treinando aqui na minha, as vezes faço uma solve coletiva pela internet, já ensinei uma faixa de 10 pessoas a resolver o cubo, e é isso..! Com o tempo a galera vai voltando a se mostrar no fórum, a se entrosar mais!... Agora em época de férias é que deve ficar mais parado ainda, o pessoal viajando, curtindo as férias com os amigos, com os pais sei lá... Mas creio eu que isso não passe de uma época "ruim" no speed cubing... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 14, 2012 Também acho que seja apenas um época onde as pessoas possuem algumas outras prioridades, fim de ano creio que seja assim mesmo (apesar de estar a pouco tempo no speedcubing e não saber o histórico de movimentação do fórum nestas épocas). Também creio que o número mais que recorde de campeonatos oficiais de cubo mágico este ano comprovam que o speedcubing não está parado se considerarmos um intervalo de tempo maior que 2 meses. Aqui no Rio estamos realizando encontros mensalmente e neste fim do ano também está mais parado. Acho que tem mais a ver com a época do ano mesmo do que com um possível enfraquecimento do esporte. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 15, 2012 To meio afastado do fórum e tal por causa da faculdade e do trampo ;P Fiquei parado umas duas semanas sem mexer no cubo. Voltei na semana passada, mas voltar à ativa mesmo, só nas férias... Acho que logo logo o povo dá as caras de novo ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 15, 2012 Acho que com o crescimento do cubing e tals, tivemos muitos membros novos e não deu mais pra manter aquela amizade antiga, quando praticamente TODOS se falavam, acabaram formando alguns "grupinhos" o que acho ate normal... Também acho que com os problemas que ocorreram esse ano, em ralação ao Legendários e tal, deixaram o clima um pouco pesado entre o pessoal. Acho até que alguns desses problemas existiam antes, mas como a comunidade era pequena e tal, dava pra "disfarçar" e fingir que não existiam, mas com o crescimente eles tiveram que ser mais "expostos" esse ano, ajudando a deixar esse clima ruim... E mais um motivo, acho que foi o fórum ter ficado um pouco mais serio, com mais regras. Antes era bem fácil controlar, todos se conheciam e ninguém fazia muita "bagunça" aqui, mais com a chegada de um pessoal novo, precisou de um controle maior e tal (não estou culpando o pessoal novo, sei que a maioria não era intencional e sim por mera desatenção ou por não conhecerem muito a comunidade mesmo, e muitos que causaram problemas um dia hoje são nossos amigos) e esse controle maior fez o pessoal postar menos, por exemplo, antes alguém postava um vídeo de uma média de 5 e mesmo que você não tivesse nada muito bom pra comentar, deixava lá um post simples, tipo: "boa!" ou "Parabéns, ta melhorando" e isso gerava uma intereção maior, hoje acho que devido a "moda" de evitar posts inúteis e tals, não rola mais essa interação... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 15, 2012 Bom, se olharem bem, a maior parte dos topicos que sempre apareciam eram a respeito dos cubos, "qual o melhor", reviews, etc.. mas tinhamos uma variedade maior de cubos para se escolher, A1, C, F1 e 2, C4Y, EDISON, alpha 5, etc... e hoje os dayans dominam, principalmente zanchi e guhong v2, então uns 60% dos topicos sumiram devido a esse motivo. Outro fator é a quantidade de campeonatos, como aumentou a quantidade de campeonatos, aumentou os treinos, trabalhos, etc... tambem podemos perceber que não estão criando tópicos inuteis (como lubrificar meu cubo, qual silicone comprar), digo inuteis pois são topicos que já temos, bastando dar uma pesquisada. Acho que é só impressão mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 15, 2012 Tinha conversado sobre isso com o Carlos e com o Éder também, estava com a impressão que a galera estava mudando de alguma forma. E também acho que deve ser um ciclo. Esse ano completam 5 anos do nosso primeiro campeonato e as pessoas que brincavam de cubo naquela época, hoje estão na faculdade, trabalhando e diminuíram um pouco as atividades com o cubo. Por outro lado, tem muita gente começando agora e com os vídeos no Youtube, as comunidades no facebook e os muitos sites sobre cubo, acho que o pessoal se diluiu e não fica tanta gente mais no fórum. Vejo muita coisa saindo sobre cubo em outros lugares além daqui também enquanto antes era só aqui e orkut. Mas os campeonatos mostram como está crescendo a quantidade de pessoas praticando o cubo mágico, e eu acho que ano que vem ainda deve ter mais campeonatos que esse ano (será que ano que vem vou à falência?). Não falo só dos campeonatos oficiais, vira e mexe me chamam pra ir em escolas aqui em SP porque tem um monte de gente aprendendo e querem fazer um campeonato interno. Talvez as pessoas que brincam de cubo mágico há mais tempo viraram professores de escolas e agora estão ensinando o pessoal mais novo! Talvez já tenha muito material no fórum também pro pessoal ficar postando. Quando você tem uma dúvida, se procurar acho que consegue resolver logo. A única coisa que me preocupa é que quando tem um campeonato, eu gostaria que todo mundo que monta cubo e mora perto deveria ficar sabendo. Se as pessoas não participam mais do fórum, que é onde as pessoas que eu conheço mais falam de campeonato, será que o pessoal fica sabendo dos campeonatos? O que podemos fazer pra divulgar melhor as competições? Ou como trazer o pessoal pro fórum? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 15, 2012 Eu pratico speedcubing a pouquíssimo tempo, então não posso falar muito, sei que tudo o que eu precisava saber sobre o cubo achei aqui no fórum e no youtube. Acho fascinante ver um cubo montado, e tento ensinar todos que tem o mínimo de interesse de aprender. O que podemos fazer pra divulgar melhor as competições? Ou como trazer o pessoal pro fórum? Na faculdade quero colocar uns cartaz com uma foto de um cubo, e os contatos (fórum, facebook, etc) mas acho que pra divulgar campeonatos, o melhor seria anunciar em televisão, claro que é caro pra fazer isso, mas se for divulgar somente pra região onde é o campeonato, e se for próximo da data do campeonato, sempre tem uma emissora que gera mídia espontânea sobre cubo mágico, e aí é só aproveitar e divulgar, mas acho que os próprios cubistas devem ir atrás dos meios de comunicação, jornal impresso e televisivo por exemplo, porém para fazer isso, ele deve saber se portar, e aí creio que muitos tem medo dessa exposição. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 16, 2012 (editado) Diria até que o "cubing" está crescendo, mas o "speedcubing" diminuindo, se é que entendem o que quero dizer. bom faz sentido, pelo menos um pouco tipo eu estou treinando e tals mais nao conssigo diminuir meu tempo esta dificil... entao eu acho que faço parte desse "cubing" igual algumas pessoas tem o desafio de revolver o cubo mais o desafio em si é o cubo e nao o tempo... sei la mais acho qe é só temporario. =D assim espero Editado Novembro 16, 2012 por Renatinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 17, 2012 Não li todos os comentários, mas dando a minha opinião mesmo não sendo um membro das antigas, acho que há uma tendência do pessoal migrar daqui pra outros lugares da web, como o facebook, não porque aqui está ruim mas é fruto da dinâmica natural da internet, sempre em transformação. Fora isso acho que tem um pessoal que ta meio desanimado, talvez seja por falta de tempo e logo voltarão, mas em compensação tem muita gente nova, que pode vir a treinar mais sério e se destacar mais, todos sabemos que ninguém fica rápido de uma hora pra outra, o interesse geralmente vem aos poucos. Então dando um tempo ao tempo veremos o que acontece! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites