Carlos de Alcântara

Forçar skip?

16 posts neste tópico

Tava conversando sobre isso com um pessoal e resolvi trazer o papo para cá. Direto eu vejo gente que dá sorte com um skip e depois vai dizer que o skip foi forçado meio que como uma forma de tentar ter mais mérito no tempo que fez ou algo do tipo, dizendo que não foi sorte.

Por exemplo, se você faz pelo método básico e de repente cai o caso P (F U R U' R' F') do OLL. Você faz a cruz como sempre e de repente a OLL aparece toda pronta. Viva! Vai dizer que não foi sorte? O fato de você saber que o P vai fazer a OLL toda ficar pronta não faz disso um "forçar OLL skip" se você faria da mesma forma de qualquer jeito se fosse outro caso.

Eu acho engraçado também pessoal que cai num caso de cruz na OLL, aí dá skip de PLL e fala que caiu num ZBLL (sendo que caiu no único caso que ela sabe reconhecer). ENTÃO FOI SKIP/SORTE, MALANDRO! :P

E assim, para mim, a expressão "forçar skip" nem é certa, porque para mim "skip" é você dar sorte de pular algum passo. Então se por exemplo você consegue fazer a cruz com o último par, isso é ZBF2L. Você sabe ZBF2L inteiro? Então você deu sorte de cair nesse caso...

Se você ia cair no caso T (R U R' U' R' F R F') de OLL e resolveu fazer edge control antes, beleza, você fez edge control e deu sorte de orientar os cantos junto. Se você não sabe todos os casos, foi sorte simmmmm!

Não tô dizendo que isso é verdade absoluta não, tô só abrindo a discussão. Argumentem se discordarem (ou se concordarem também, por que não? :)).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc no primeiro caso, realmente saber que está no caso P não é forçar skip já que vc faria aquele algoritmo de qq jeito.

Concordo também que o termo forçar skip não faz sentido, já que se vc sabe parte de um outro método então já não mais skip é outro método mais avançado, mesmo incompleto.

Mas discordo de que nesse segundo caso o cara perca o mérito para a sorte. Se ele não soubesse aquele caso não economizaria aquela etapa, então ele estava preparado ante a oportunidade, pra mim é mérito.

Assim como vc não estou batendo o martelo sobre o assunto, só opinião, posso mudar de ideia no decorrer do tópico, o que nem é tão difícil :)

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com vc em todas partes....tanto q agulhas negras open tive sorte de cair o unico winter variation q eu sabia no 5x5,e caiu o unico caso q eu sabia tbm pra força pll skip no megaminx(é claro q eu sabia o caso e realmente consigui,mas tudo foi questao de sorte mesmo de cair os dois unico casos q eu sabia)!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sorte é o encontro do conhecimento com a oportunidade.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é 'forçar a sorte'. Digo, Carlos, lembra que você e o Caio sempre procuravam fazer a cruz de maneira diferente do modo que a maioria faria? Acho que procurar outros meios, não tão 'na cara' pra fazer é sim forçar a sorte (por exemplo, fazer uma x-cross sem querer ou um par montado ou num caso genérico bem fácil). Bem, isso no caso da cruz. Já falando da last layer não sei não... tem sentido a situação do ZBF2L que foi dita, pelo menos pra mim. :P

Editado por Hugo Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

Getting lucky is not a crime

Não existe forçar skip. É como ganhar na loteria e dizer que já sabia que números iam cair, sem chutar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que quando uma pessoa fala, que forçou skip da OLL por exemplo, ela ao fazer os F2L preveu que fazendo tal algoritimo saia a OLL pulando essa etapa e partindo para a PLL, ja em casos de PLL, ela enquanto aplicava uma seguencia de algoritimos da OLL "X" percebeu que somando ou subtraindo "x" algoritimos se pulava a etapa de PLL. Outra maneira de forçar um Skip de PLL é ZBLL.

Como não conheço o Fridrich por completo não sei se ZBLL faz ou não parte do Fridrich, se não fizer acredito que, ZBLL não consta no Fridrich(F2L, OLL e PLL) e que se uma pessoa souber é vantagem na hora de resolver o cubo, para pular etapas. Posso estar enganado, mas acho que é isso que se passa na cabeça de uma pessoa quando ela diz ter forçado um skip.

Editado por RafaelSytros

Compartilhar este post

Link para o post

Curte só essa frase do Tiger Woods: “quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas discordo de que nesse segundo caso o cara perca o mérito para a sorte. Se ele não soubesse aquele caso não economizaria aquela etapa, então ele estava preparado ante a oportunidade, pra mim é mérito.

Talvez não tenha ficado claro no que eu falei, mas o que eu quis dizer é que fazendo o edge control, o normal é ele conseguir a cruz orientada, e não a OLL inteira. No caso, houve skip/sorte da orientação dos cantos.

Sorte é o encontro do conhecimento com a oportunidade.

Sua frase é bonita, mas a meu ver ela tá errada por limitar a definição de sorte a apenas isso. O vencedor de um bingo, por exemplo, não tem que ter mais conhecimento do que os outros jogadores, supondo que o jogo está rolando honestamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sua frase é bonita, mas a meu ver ela tá errada por limitar a definição de sorte a apenas isso. O vencedor de um bingo, por exemplo, não tem que ter mais conhecimento do que os outros jogadores, supondo que o jogo está rolando honestamente.

Claro, claro. Fica realmente limita a este caso. Entendo o que tu quis dizer, tem pessoas que ficam se "vangloriando" por ter dado skip quando foi somente por acaso que caiu o caso que ele sabia. Eu só quis dizer que devemos dar uma ajudinha pra sorte, afinal quanto mais casos tu souber mais chance terás de fazer por exemplo F2l e OLL juntos. Não sei se ficou claro, então só pra concluir aqui, também considero sorte, mas acho que quem está mais qualificado está mais propenso a ter sorte. É obvio se tratando de cubo mágico, bingo é outra coisa...

Vou então reformular a frase, Sorte é o encontro da oportunidade com a preparação (poxa assim ficou feia!!)

Assim no bingo, quem está mais preparado(possui mais cartelas) tem mais chance de ganhar...

Editado por M. Langhinrichs

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo o tópico, acho que esse comentário de "forçar skip" veio de mim, certo Carlos? Eu só fui ver agora e não gostei da forma como vc abordou.

Eu tenho um bom exemplo, que é o mesmo que vc usou: fazer a cruz da última camada pelo método básico e o OLL vir pronto. Não me vem em mente outro caso, acho que esse é o único que essa lógica vale.

Eu sei reconhecer o lado do cubo que eu aplico o algoritmo básico F R U R' U' F' no caso da "barra" pra terminar o OLL , mas se eu não soubesse, eu poderia estar fazendo ele no outro lado da barra, então não iria funcionar. Isso eu chamo sim de "forçar skip", pois eu apenas escolhi o lado certo do cubo para que o mesmo algoritmo que eu sempre faço pular uma etapa.

Aí me perguntam "Então vc sabe algo a mais que o método básico?" e eu diria "Sim, apenas o lado do cubo no qual eu aplico o algoritmo".

Concordo que o termo "forçar skip" é contraditório, mas nesse caso faz sentido pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

qnd esse topico começou eu ia postar mas acabei desistindo

eu acho que sempre que acontece um skip que não acontece normalmente isso é sorte,você pode falar eu usei um Coll pra dar pll skip,mas existem varios casos pro mesmo coll,assim como nos olls,pra mim o que você não faz em toda solve é sorte,agora se você faz aquilo tipo forçar skip em todos os olls,ai vc pode considerar que você forçou o skip,mas ai você acaba entrando em outro metodo tipo um zbll,onde esse passo que deu skip não existe

concluindo quando vc usa um alg diferente do seu padrão e acontece um skip você contou com a sorte em cair o caso que você sabia,mas não diria que você forçou o pll skip,talvez tenha forçado a cair um EPLL,mas o pll skip não

Compartilhar este post

Link para o post

Em Fridrich acho que não dá pra usar o termo "forçar skip", porque não tem outras formas de fazer o mesmo algoritmo num outro lado do cubo. Já no método de camadas tem, porque o algoritmo só visa resolver algumas peças da última camada.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Fridrich acho que não dá pra usar o termo "forçar skip", porque não tem outras formas de fazer o mesmo algoritmo num outro lado do cubo. Já no método de camadas tem, porque o algoritmo só visa resolver algumas peças da última camada.

mas você so forçaria o skip se desse sorte de cair o caso q da pra forçar,por exemplo na cruz se tiver um linha tem uns 15 casos (chutando) e pra você conseguir forçar o skip teria q cair em 1 desses 15 o que é sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro, existem vários casos pra linha mas em apenas um deles eu sei escolher o lado a ser aplicado.

De certa forma é sorte se cair este dentre os outros, mas estou falando só dos casos em que cai, ou seja, a partir daí.

Existe 50% de chances de dar skip se eu não soubesse o lado para aplicar. Sabendo o lado certo, os 50% passam a 100%, ou seja, forcei um skip.

Bom, se não quiserem interpretar assim, não importa, de certa forma é só nomenclatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo de novo aqui, pra mim "forçar skip" é usar um algoritmo diferente daquele que você usa, só pra pular uma etapa. Digo, o algoritmo do caso "peixinho", por exemplo, eu uso: F R U' R' U' R U R' F' mas eu já usei um outro (F R' U' R U R U' R') porque eu sabia que, se eu usasse esse, o PLL sairia pronto, e não no caso T, então eu considero isso "forçar skip".

Ou usar aqueles roubos de F2L pra conservar o OLL skip!

Editado por Lelο

Compartilhar este post

Link para o post