Postado Janeiro 12, 2009 Faço com uma cor apenas. É impressionante como certos casos - os mais comuns, logicamente - fluem naturalmente. Com certeza acontece com vocês, monto o cubo faz pouco e já me acontece... De estar montando o cubo meio distraído, sem pensar tanto na velocidade e daí quando se dá conta o cubo já está montado. Entendem? Como que sem querer querendo. Caso mude a cor é preciso pensar cada caso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 12, 2009 Eu procuro a cruz nos lados branco e amarelo, pra ver qual tá mais fácil. Quando eu acho uma cruz rápido, então tento prever o primeiro par. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 12, 2009 Faço com uma cor apenas.É impressionante como certos casos - os mais comuns, logicamente - fluem naturalmente. Com certeza acontece com vocês, monto o cubo faz pouco e já me acontece... De estar montando o cubo meio distraído, sem pensar tanto na velocidade e daí quando se dá conta o cubo já está montado. Entendem? Como que sem querer querendo. Caso mude a cor é preciso pensar cada caso. Da mesma forma que montar o cubo se tornou "natural", com treino também acaba se tornando natural montar com qualquer cor. Aí é a opção do cuber concluir se vale a pena o esforço, de acordo com seu próprio estilo... Do mesmo jeito também que a gente acaba se adaptando quando descobre, depois de aprender o método básico, que "ensinaram errado" pra gente a montar a cruz em cima. Começar a montar em baixo é meio que um trauma (principalmente se você já decorou a ordem das cores, e tem que invertê-las todas). Eu particularmente (como a enorme maioria) só faço a cruz no branco... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Eu particularmente (como a enorme maioria) só faço a cruz no branco... Mesma coisa aqui, cruz no branco, e é o que eu perco tempo olhando no Inspection Time, apesar que ainda demoro mais do que queria/deveria pra fazer. Quanto as cores, quando eu fazia em LBL eu sempre escolhia o melhor lado pra começar, mas era complicado pq eu sempre tinha que lembrar a cor que tinha escolhido pra lembrar de encaixar os cantos e o procurar os corners da segunda camada. Mas isso foi na epoca que nem marcava meus tempos ainda. Depois troquei pelo branco e ficou tudo mais facil, meus tempos melhoraram muito, lookahead melhorou, e não consigo fazer F2L com outra cor =P. Mas, seria legal se eu aprendesse pelo menos mais uma cor, amarelo por exemplo, pra fazer a cruz, assim teria mais flexibilidade e não seria um sacrificio TÃO grande... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Mesma coisa aqui, cruz no branco, e é o que eu perco tempo olhando no Inspection Time, apesar que ainda demoro mais do que queria/deveria pra fazer. Quanto as cores, quando eu fazia em LBL eu sempre escolhia o melhor lado pra começar, mas era complicado pq eu sempre tinha que lembrar a cor que tinha escolhido pra lembrar de encaixar os cantos e o procurar os corners da segunda camada. Mas isso foi na epoca que nem marcava meus tempos ainda. Depois troquei pelo branco e ficou tudo mais facil, meus tempos melhoraram muito, lookahead melhorou, e não consigo fazer F2L com outra cor =P. Mas, seria legal se eu aprendesse pelo menos mais uma cor, amarelo por exemplo, pra fazer a cruz, assim teria mais flexibilidade e não seria um sacrificio TÃO grande... Só comecei a fazer a cruz branca em baixo depois q Li esse tópico, sempre fiz em cima . E meu tempo caiu alguns segundos. Mas assim como meu tempo havia caido muito qdo comecei a fazer o f2l , tenho certeza q essa tecnica vai me ajudar a diminuir mais alguns segundos do meu tempo final. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Só comecei a fazer a cruz branca em baixo depois q Li esse tópico, sempre fiz em cima . E meu tempo caiu alguns segundos. Mas assim como meu tempo havia caido muito qdo comecei a fazer o f2l , tenho certeza q essa tecnica vai me ajudar a diminuir mais alguns segundos do meu tempo final. Pode crê! Sempre que a gente muda alguma coisa, tem que pensar no médio prazo, porque de cara o tempo vai lá em cima. Comigo também foi assim quando virei a cruz, quando comecei o F2L, quando comecei o PLL... rs. Mas no final compensa! Quanto à questão de fazer em qualquer cor, um bom treino pra "amaciar a mente" é o megaminx! Já que cada uma das 11 primeiras faces vira uma cruz + F2L... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Quanto à questão de fazer em qualquer cor, um bom treino pra "amaciar a mente" é o megaminx! Já que cada uma das 11 primeiras faces vira uma cruz + F2L... Esse ai esta encomendado.... e nda cubefans ja esta como shipped, e ja debitou no cartao de credito. Não vejo a hora... A melhor opcao para comecar a variar a cor, como o pessoal ai ja disse é fazer a cruz no amarelho. o f2l continua igual. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 É, fazer no amarelo não é complicado, é fácil de se acostumar. Eu não faço por preguiça mesmo. O que mais pega quando se muda a cor são os pares de F2L, mas se tu fizer no amarelo eles ficam iguais, então não tem problema. :] E até já marquei uns tempos no amarelo, quase nenhuma diferença pro branco depois da 3ª vez. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Ah, sim.. Mas até mesmo pro Petrus talvez ajude começar sempre pela mesma. Às vezes o tempo que você perde pra fazer uns 3 movimentos a mais no início, é o tempo que você ganha por estar mais "automatizado". Eu acho que não, depois de algum tempo vc acostuma a usar sempre cores diferentes, se torna bem natural, basta lembrar a cor que está em baixo que a localização das peças flui normalmente. Petrus diz no site dele que são necessários 3 requesitos para o speedcubing, 1- Movimentos rápidos 2-Sem pausas entre os movimentos 3-Poucos movimentos E é no item 3 que escolher o lado fácil se prova eficaz. Agora que veio na minha mente o seguinte fato. Até mesmo no método fridrich vcs escolhem o lado mais facil quando estão fazendo o f2l. Exemplo: Depois de fazer a cruz branca embaixo, você pode seguir sempre a mesma ordem para fazer os f2l's (1º azul-vermelho, 2º vermelho-verde etc...) Mas se você vê que outro par de f2l ja está montado no topo, só precisando encaixa-lo, é exatamente o que se faz não é? Dessa forma a diferença do médoto Petrus é que nós sempre procuramos o lado fácil. Mas legal, acho que é o único que usa Petrus mesmo aqui no fórum mesmo. Como estão teus tempos? Média de 50 segundos, recorde de 36. Tá melhor do que eu imaginei que conseguiria Eu não digo que não é possível ser bom em todas as cores, mas demora um tanto até o teu cérebro "acostumar" com todas. Realmente demora um pouco pra se acostumar, mas isso é porque nós criamos vicios. Quando eu encontrar alguem que não saiba montar o cubo ainda, e que demonstre "talento pra coisa". Vou tentar ensinar logo de cara o metodo petrus, talvez sem vicios de cores dê certo. E eu não sei dizer se vale a pena se acostumar com todas as cores.. Talvez o tempo que você ganhe nem seja tão grande assim. O recorde do Petrus é 13.60, se for pra conseguir um tempo como esse, eu acho que vale a pena sim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 O WR é sub10, feito com Fridrich. Na minha opinião... vai do gosto de cada um usar o método que melhor se adapta. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Depois de fazer a cruz branca embaixo, você pode seguir sempre a mesma ordem para fazer os f2l's (1º azul-vermelho, 2º vermelho-verde etc...)Mas se você vê que outro par de f2l ja está montado no topo, só precisando encaixa-lo, é exatamente o que se faz não é? Dessa forma a diferença do médoto Petrus é que nós sempre procuramos o lado fácil. Na verdade F2L não tem sequência. Tu vê um par e faz, independente das cores. ^^ E sim, concordo que seja a mesma coisa.. Mas começar do zero em qualquer cor são muito mais variáveis do que o F2L, logo o tempo pra se acostumar é muito maior também. Acho que conseguir fazer no branco e no amarelo já ta bom demais, quase sempre vai ter uma cruz boa em um dos dois. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2009 Na verdade F2L não tem sequência. Tu vê um par e faz, independente das cores. ^^ Foi exatamente o que eu disse (ou quis dizer ) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2009 Sinceramente so o tempo que o cara vai perder olhando todas as cores ( 6 Lados) pra ver qual a cruz mais facil, no caso mais dificil do branco ele ja tinha simplificado ! ! ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2009 Isso é questão de pratica. Eu vou sempre pelo lado mais fácil (lembrando que não uso fridrich!) e não vejo dificuldade em analisar todos os lados dentro dos 15 segs. As vezes 4 ou 5 segs ja dá pra encontrar fácil uma solução pro primeiro passo (bloco 2x2x2) com 5 movimentos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites