Ricardo Sarracini - rK's

Profundidade da análise/inspeção

39 posts neste tópico

Faço com uma cor apenas.

É impressionante como certos casos - os mais comuns, logicamente - fluem naturalmente.

Com certeza acontece com vocês,

monto o cubo faz pouco e já me acontece...

De estar montando o cubo meio distraído, sem pensar tanto na velocidade e daí quando se dá conta o cubo já está montado.

Entendem? Como que sem querer querendo.

Caso mude a cor é preciso pensar cada caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu procuro a cruz nos lados branco e amarelo, pra ver qual tá mais fácil.

Quando eu acho uma cruz rápido, então tento prever o primeiro par.

Compartilhar este post

Link para o post
Faço com uma cor apenas.

É impressionante como certos casos - os mais comuns, logicamente - fluem naturalmente.

Com certeza acontece com vocês,

monto o cubo faz pouco e já me acontece...

De estar montando o cubo meio distraído, sem pensar tanto na velocidade e daí quando se dá conta o cubo já está montado.

Entendem? Como que sem querer querendo.

Caso mude a cor é preciso pensar cada caso.

Da mesma forma que montar o cubo se tornou "natural", com treino também acaba se tornando natural montar com qualquer cor.

Aí é a opção do cuber concluir se vale a pena o esforço, de acordo com seu próprio estilo...

Do mesmo jeito também que a gente acaba se adaptando quando descobre, depois de aprender o método básico, que "ensinaram errado" pra gente a montar a cruz em cima. Começar a montar em baixo é meio que um trauma (principalmente se você já decorou a ordem das cores, e tem que invertê-las todas).

Eu particularmente (como a enorme maioria) só faço a cruz no branco...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu particularmente (como a enorme maioria) só faço a cruz no branco...

Mesma coisa aqui, cruz no branco, e é o que eu perco tempo olhando no Inspection Time, apesar que ainda demoro mais do que queria/deveria pra fazer.

Quanto as cores, quando eu fazia em LBL eu sempre escolhia o melhor lado pra começar, mas era complicado pq eu sempre tinha que lembrar a cor que tinha escolhido pra lembrar de encaixar os cantos e o procurar os corners da segunda camada. Mas isso foi na epoca que nem marcava meus tempos ainda. Depois troquei pelo branco e ficou tudo mais facil, meus tempos melhoraram muito, lookahead melhorou, e não consigo fazer F2L com outra cor =P. Mas, seria legal se eu aprendesse pelo menos mais uma cor, amarelo por exemplo, pra fazer a cruz, assim teria mais flexibilidade e não seria um sacrificio TÃO grande...

Compartilhar este post

Link para o post
Mesma coisa aqui, cruz no branco, e é o que eu perco tempo olhando no Inspection Time, apesar que ainda demoro mais do que queria/deveria pra fazer.

Quanto as cores, quando eu fazia em LBL eu sempre escolhia o melhor lado pra começar, mas era complicado pq eu sempre tinha que lembrar a cor que tinha escolhido pra lembrar de encaixar os cantos e o procurar os corners da segunda camada. Mas isso foi na epoca que nem marcava meus tempos ainda. Depois troquei pelo branco e ficou tudo mais facil, meus tempos melhoraram muito, lookahead melhorou, e não consigo fazer F2L com outra cor =P. Mas, seria legal se eu aprendesse pelo menos mais uma cor, amarelo por exemplo, pra fazer a cruz, assim teria mais flexibilidade e não seria um sacrificio TÃO grande...

Só comecei a fazer a cruz branca em baixo depois q Li esse tópico, sempre fiz em cima . E meu tempo caiu alguns segundos. Mas assim como meu tempo havia caido muito qdo comecei a fazer o f2l , tenho certeza q essa tecnica vai me ajudar a diminuir mais alguns segundos do meu tempo final.

Compartilhar este post

Link para o post
Só comecei a fazer a cruz branca em baixo depois q Li esse tópico, sempre fiz em cima . E meu tempo caiu alguns segundos. Mas assim como meu tempo havia caido muito qdo comecei a fazer o f2l , tenho certeza q essa tecnica vai me ajudar a diminuir mais alguns segundos do meu tempo final.

Pode crê! :D

Sempre que a gente muda alguma coisa, tem que pensar no médio prazo, porque de cara o tempo vai lá em cima. Comigo também foi assim quando virei a cruz, quando comecei o F2L, quando comecei o PLL... rs.

Mas no final compensa! :D

Quanto à questão de fazer em qualquer cor, um bom treino pra "amaciar a mente" é o megaminx! Já que cada uma das 11 primeiras faces vira uma cruz + F2L...

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto à questão de fazer em qualquer cor, um bom treino pra "amaciar a mente" é o megaminx! Já que cada uma das 11 primeiras faces vira uma cruz + F2L...

Esse ai esta encomendado.... e nda cubefans ja esta como shipped, e ja debitou no cartao de credito. Não vejo a hora...

A melhor opcao para comecar a variar a cor, como o pessoal ai ja disse é fazer a cruz no amarelho. o f2l continua igual.

Compartilhar este post

Link para o post

É, fazer no amarelo não é complicado, é fácil de se acostumar. Eu não faço por preguiça mesmo.

O que mais pega quando se muda a cor são os pares de F2L, mas se tu fizer no amarelo eles ficam iguais, então não tem problema. :]

E até já marquei uns tempos no amarelo, quase nenhuma diferença pro branco depois da 3ª vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, sim.. Mas até mesmo pro Petrus talvez ajude começar sempre pela mesma. Às vezes o tempo que você perde pra fazer uns 3 movimentos a mais no início, é o tempo que você ganha por estar mais "automatizado".

Eu acho que não, depois de algum tempo vc acostuma a usar sempre cores diferentes, se torna bem natural, basta lembrar a cor que está em baixo que a localização das peças flui normalmente.

Petrus diz no site dele que são necessários 3 requesitos para o speedcubing,

1- Movimentos rápidos

2-Sem pausas entre os movimentos

3-Poucos movimentos

E é no item 3 que escolher o lado fácil se prova eficaz.

Agora que veio na minha mente o seguinte fato. Até mesmo no método fridrich vcs escolhem o lado mais facil quando estão fazendo o f2l.

Exemplo:

Depois de fazer a cruz branca embaixo, você pode seguir sempre a mesma ordem para fazer os f2l's (1º azul-vermelho, 2º vermelho-verde etc...)

Mas se você vê que outro par de f2l ja está montado no topo, só precisando encaixa-lo, é exatamente o que se faz não é?

Dessa forma a diferença do médoto Petrus é que nós sempre procuramos o lado fácil.

Mas legal, acho que é o único que usa Petrus mesmo aqui no fórum mesmo. Como estão teus tempos?

Média de 50 segundos, recorde de 36.

Tá melhor do que eu imaginei que conseguiria :D

Eu não digo que não é possível ser bom em todas as cores, mas demora um tanto até o teu cérebro "acostumar" com todas.

Realmente demora um pouco pra se acostumar, mas isso é porque nós criamos vicios.

Quando eu encontrar alguem que não saiba montar o cubo ainda, e que demonstre "talento pra coisa". Vou tentar ensinar logo de cara o metodo petrus, talvez sem vicios de cores dê certo.

E eu não sei dizer se vale a pena se acostumar com todas as cores.. Talvez o tempo que você ganhe nem seja tão grande assim.

O recorde do Petrus é 13.60, se for pra conseguir um tempo como esse, eu acho que vale a pena sim :D

Compartilhar este post

Link para o post

O WR é sub10, feito com Fridrich.

Na minha opinião... vai do gosto de cada um usar o método que melhor se adapta.

Compartilhar este post

Link para o post
Depois de fazer a cruz branca embaixo, você pode seguir sempre a mesma ordem para fazer os f2l's (1º azul-vermelho, 2º vermelho-verde etc...)

Mas se você vê que outro par de f2l ja está montado no topo, só precisando encaixa-lo, é exatamente o que se faz não é?

Dessa forma a diferença do médoto Petrus é que nós sempre procuramos o lado fácil.

Na verdade F2L não tem sequência. Tu vê um par e faz, independente das cores. ^^

E sim, concordo que seja a mesma coisa.. Mas começar do zero em qualquer cor são muito mais variáveis do que o F2L, logo o tempo pra se acostumar é muito maior também.

Acho que conseguir fazer no branco e no amarelo já ta bom demais, quase sempre vai ter uma cruz boa em um dos dois.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade F2L não tem sequência. Tu vê um par e faz, independente das cores. ^^

Foi exatamente o que eu disse (ou quis dizer :D)

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente so o tempo que o cara vai perder olhando todas as cores ( 6 Lados) pra ver qual a cruz mais facil, no caso mais dificil do branco ele ja tinha simplificado ! ! !

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é questão de pratica.

Eu vou sempre pelo lado mais fácil (lembrando que não uso fridrich!) e não vejo dificuldade em analisar todos os lados dentro dos 15 segs.

As vezes 4 ou 5 segs ja dá pra encontrar fácil uma solução pro primeiro passo (bloco 2x2x2) com 5 movimentos

Compartilhar este post

Link para o post