Ricardo Sarracini - rK's

Profundidade da análise/inspeção

39 posts neste tópico

O titulo se resume na minha pergunta.

Até onde analisar o cubo, vc imagina os movimentos e faz uma sequencia de L,R,U,... para executar assim q pegar ou é só pra ter uma ideia de como esta.

Hj eu analiso apenas a cruz, e tento traçar o menor numero de movimentos para forma-la.

Até onde tentar prever os movimentos??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu procuro a cruz e vejo se tem algum par fácil já

ou se dá pra por um par junto com a cruz (formando a cruz estendida, ou x-cross)

Compartilhar este post

Link para o post

é acho que a maioria das pessoas usam os 15 segundos pra ver a cruz...

mas com o tempo vc não vai precisar de tanto tempo pra pensar em como vai fazer a cruz

ai vc pode dar uma olhada em alguns pares de F2L pra não ter que procurar depois

ou fazer um x-cross

Compartilhar este post

Link para o post

Eu olho as 4 edges da cruz pra ver as que podem ser encaixadas com 1 movimento e as que estão viradas, que normalmente precisam de 2 movimentos. Ai já faço a solução na cabeça.

Quando acontece de já ter 1 ou mais edges da cruz certinha la em baixo eu procuro as outras 3 e ainda tento achar e prever qual vai ser meu primeiro movimento da F2L, normalmente quando isso acontece o tempo sai mais baixo que o normal =)

Compartilhar este post

Link para o post

Procuro prever a cruz.

Mas o seguinte.

Tá certo que falta prática pra mim, faço cubo faz pouco.

Faço F2L, OLL, PLL direitinho...

Mas admito que certas vezes me embanano na cruz, na verdade acho que as vezes faço um caminho longo demais para fazer coisas simples...

Por exemplo:

Como costumam fazer para colocar um meio branco/azul com o branco voltado para a face verde?

Vocês jogam o branco na face amarela, fazem U2 e jogam pra baixo novamente?

Não sei se fui claro..

Acho que não..Mas enfim...

Observo:

-meios brancos já voltados pra face branca.

-meios brancos voltados pra face amarela.

-casos como um meio branco/azul com o branco voltado para face vermelha ou laranja.

Compartilhar este post

Link para o post

Analisar a Cruz para faze-la com o menor numero de movimentos, observando as peças invertidas e talz até ai ta tudo blz. Eu faço até com uma certa velocidade ( claro q tenho q melhorar..)..

Mas queria saber se tem alguma forma ja de procurar os f2l, sei la se tem algum jeito , algo a ser observado..rs.rs. é dificil explicar essas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô... mó difícil explicar..

Podíamos bolar uma notação.

Compartilhar este post

Link para o post

eu so vejo as solução para a cruz, sempre q tento fazer com um par de F2L me enrolo...

mas um dia vou aprender :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Procuro prever a cruz.

Mas o seguinte.

Tá certo que falta prática pra mim, faço cubo faz pouco.

Faço F2L, OLL, PLL direitinho...

Mas admito que certas vezes me embanano na cruz, na verdade acho que as vezes faço um caminho longo demais para fazer coisas simples...

Por exemplo:

Como costumam fazer para colocar um meio branco/azul com o branco voltado para a face verde?

Vocês jogam o branco na face amarela, fazem U2 e jogam pra baixo novamente?

Não sei se fui claro..

Acho que não..Mas enfim...

Observo:

-meios brancos já voltados pra face branca.

-meios brancos voltados pra face amarela.

-casos como um meio branco/azul com o branco voltado para face vermelha ou laranja.

isso é realmente um jeito de fazer a cruz que desperdiça alguns movimentos.... tenta usar os 15 segundos pra olhas ass 4 peças da cruz e tente formular um jeito de permuta-las, tirando vantagem da posição que elas já se encontram depois do embaralhamento....

e diífil explicar isso... da uma olhada nesse video (tá em inglês mas acho que da pra entender mesmo sem saber a lingua)

esse cara é muito foda... ele tem altos videos com dicas pra speedcubing... da uma olhada na pagina dele tbm

Compartilhar este post

Link para o post

Já postei em outro tópico, mas sempre é bom lembrar quando surge o assunto...

No CubeStation tem umas dicas legais pra quem quer otimizar a cruz.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aprendi o metodo fridrich (principalmente o F2L) pelos videos desse cara, ele explica mtu bem mesmo :blink:

Eu nos 15 segundos olho peças que com certos movimentos acabo liberando as outras pra poder fazer a cruz com menos movimentos possiveis (quando há o caso).

Compartilhar este post

Link para o post
eu procuro a cruz e vejo se tem algum par fácil já

ou se dá pra por um par junto com a cruz (formando a cruz estendida, ou x-cross)

Tou com o Pedro nessa. Na graaande maioria dos casos, dá prá planejar o que fazer com os 4 meios. Quando não planejo os 4, pelo menos tem uma boa idéia de onde ele vai estar depois que colocar os 3. Tentar preservar um par de F2L tem que ser com bastante cautela, porque geralmente dá confusão.

Achei legal o vídeo do Badmephisto, tem umas dicas legais prá quem tá começando. Gostei da didática dele também :blink:

EDIT: Ah, e quando eu tava aprendendo, eu usei esse tutorial do Dan Harris que o Saka postou ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo nos 15s eu procuro a cruz pra poder resolvela o mais rapido possivel e logo em sequida vou olhando o F2L

Compartilhar este post

Link para o post

Ah! Uma coisa...

Eu monto a cruz embaixo...

Na maior parte das vezes nem vejo ela.

O cara do badmephisto monta a cruz em cima, fica um pouco mais fácil visualisar...

Mas o vídeo ajuda pacas...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu olho apenas a cruz mesmo. Se tiver algum par de F2L já pronto e BEM fácil de fazer, eu faço. Mas se eu tiver que bolar um jeito de não desmanchar ele, daí eu não faço, desmancho mesmo e não to nem aí. xD

Compartilhar este post

Link para o post
O cara do badmephisto monta a cruz em cima, fica um pouco mais fácil visualisar...

Ele avisa que está montando em cima só pra efeitos didáticos.

Ele também avisa da importância de se montar em baixo.

Outra coisa que ele lembra, e acho que é importantíssimo pra quem tá começando e quer melhorar a performance da cruz, é entender sobre posição relativa.

Saber montar a cruz em qualquer posição, atentando apenas para a posição dos meios um em relação aos outros, e no final posicioná-las apenas com um D, D2 ou, D'.

Para isso é fundamental saber de cor a ordem das cores. No cubo "padrão": azul -> vermelho -> verde -> laranja. Se a cruz estiver virada pra baixo, olhando-se o cubo de cima essa ordem aparece no sentido anti-horário.

Compartilhar este post

Link para o post
Ele avisa que está montando em cima só pra efeitos didáticos.

Ele também avisa da importância de se montar em baixo.

Outra coisa que ele lembra, e acho que é importantíssimo pra quem tá começando e quer melhorar a performance da cruz, é entender sobre posição relativa.

Saber montar a cruz em qualquer posição, atentando apenas para a posição dos meios um em relação aos outros, e no final posicioná-las apenas com um D, D2 ou, D'.

Para isso é fundamental saber de cor a ordem das cores. No cubo "padrão": azul -> vermelho -> verde -> laranja. Se a cruz estiver virada pra baixo, olhando-se o cubo de cima essa ordem aparece no sentido anti-horário.

e também saber as cores opostas, como azul opoe verde, e vermelho opoe laranja. Engraçado q mesmo nos videos rapidos do badmephisto ele ainda as vezes monta a cruz em cima. Acho o f2l dele muito rapido...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu comecei faz pouco...

E só esse lance de montar a cruz se preocupando com a ordem dos meios para depois orientá-la já ajudou um monte.

Acabei de diminuir alguns segundos da minha cruz.

Vou praticar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso os 15 segundos procurando o lado mais facil de se começar, e fixando bem onde está cada uma das peças envolvidas.

Quando possivel eu ja tento prever os movimentos que tenho que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso os 15 segundos procurando o lado mais facil de se começar, e fixando bem onde está cada uma das peças envolvidas.

Quando possivel eu ja tento prever os movimentos que tenho que fazer.

Você faz a cruz cada vez numa cor ? oO

Acho que seria melhor você escolher uma e fazer sempre nela, porque seu "cérebro acostuma" haha. Principalmente nas F2L ajuda muito, por exemplo:

Eu faço sempre no branco, então quando procuro os pares eu já procuro os que tem azul/vermelho, vermelho/verde, verde/laranja, laranja/azul. Nem me preocupo com as peças que tem amarelo.

Já se eu fizer a cruz na face laranja os pares mudam totalmente: verde/amarelo, amarelo/azul, azul/branco, branco/verde. E ai eu teria que me lembrar de não olhar pras peças que tem vermelho, e isso gera uma confusão danada na minha cabeça hahaha =P

Mas é só uma sugestão, faz o que achar melhor =)

Compartilhar este post

Link para o post

Escolher uma cor só é muita vantagem pro F2L e até pra cruz mesmo. De resto, não tem muita diferença.

Eu também aconselho escolher uma cor só e se acostumar com ela, mas é uma questão de opção mesmo..

Mas que ajuda muito, isso com certeza. =P

Compartilhar este post

Link para o post
Você faz a cruz cada vez numa cor ? oO

Acho que seria melhor você escolher uma e fazer sempre nela, porque seu "cérebro acostuma" haha. Principalmente nas F2L ajuda muito, por exemplo:

Eu faço sempre no branco, então quando procuro os pares eu já procuro os que tem azul/vermelho, vermelho/verde, verde/laranja, laranja/azul. Nem me preocupo com as peças que tem amarelo.

Já se eu fizer a cruz na face laranja os pares mudam totalmente: verde/amarelo, amarelo/azul, azul/branco, branco/verde. E ai eu teria que me lembrar de não olhar pras peças que tem vermelho, e isso gera uma confusão danada na minha cabeça hahaha =P

Mas é só uma sugestão, faz o que achar melhor =)

Na verdade eu não faço a cruz, eu uso o método de Petrus.

Aparentemente eu sou o único aqui que não usa Fridrich :)

para aqueles que não conhecem, no método dele, se começa construindo um bloco 2x2x2 no cubo, então escolher o lado mais fácil é essencial.

Quando eu fazia com o método iniciante, eu sempre fazia a cruz no branco, e realmente isso vicia o cérebro e ajuda na velocidade.

Mas por exemplo, supondo que você sempre faça a cruz no branco, e depois do scramble a cruz no lado vermelho ja está pronta, não é mais facil usar ela?

Foi dificil pra me acostumar a usar sempre cores diferentes, mas com o tempo acostumei.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sim.. Mas até mesmo pro Petrus talvez ajude começar sempre pela mesma. Às vezes o tempo que você perde pra fazer uns 3 movimentos a mais no início, é o tempo que você ganha por estar mais "automatizado".

Mas legal, acho que é o único que usa Petrus mesmo aqui no fórum mesmo. Como estão teus tempos?

o Rowe Hessler faz em qualquer cor: http://www.worldcubeassociation.org/result...hp?i=2007HESS01

outro dia no msn dele tava "average of 12: 10.87"

Eu não digo que não é possível ser bom em todas as cores, mas demora um tanto até o teu cérebro "acostumar" com todas.

E eu não sei dizer se vale a pena se acostumar com todas as cores.. Talvez o tempo que você ganhe nem seja tão grande assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade eu não faço a cruz, eu uso o método de Petrus.

Aparentemente eu sou o único aqui que não usa Fridrich :)

para aqueles que não conhecem, no método dele, se começa construindo um bloco 2x2x2 no cubo, então escolher o lado mais fácil é essencial.

Quando eu fazia com o método iniciante, eu sempre fazia a cruz no branco, e realmente isso vicia o cérebro e ajuda na velocidade.

Mas por exemplo, supondo que você sempre faça a cruz no branco, e depois do scramble a cruz no lado vermelho ja está pronta, não é mais facil usar ela?

Foi dificil pra me acostumar a usar sempre cores diferentes, mas com o tempo acostumei.

Como não pratico começar por nenhuma outra cor, mesmo que a cruz no vermelho esteja pronta...se eu começar pelo branco ainda vou bem mais rápido ahahha, certeza. =)

Compartilhar este post

Link para o post