Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Willian

Sesc Santos = Campeonato Brasileiro?

27 votos

1. 1. Campeão Brasileiro deveria ser quem ganha no Sesc Santos?

• Sim.
      24
    • Não. Deveria ser outro campeonato.
      0
    • Não. Deveria ser qualquer campeonato.
      3

Please sign in or register to vote in this poll.

45 posts neste tópico

Estamos no 15º campeonato no Brasil, porém todos foram Open. Semelhante ao Tênis, um Open não define o campeão do país, e sim o campeão daquele torneio. Guga foi campeão de Roland Garros, não campeão da França.

A ideia é transformar nosso maior campeonato em um Campeonato Brasileiro, igual o US Nationals. Deste modo todos os vencedores do Sesc Santos seriam considerados Campeões Brasileiros. Poderiamos chamar o torneio de Campeonato Brasileiro Sesc Santos 2012, ou não, isso depende da organização. :rolleyes:

Também podemos criar outro campeonato específico e chamá-lo de Brazil Nationals. Ou então considerar atual campeão brasileiro quem vencer em qualquer camp no Brasil, desde que seja o último a ser realizado.

O que acham? :pensativo:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é transformar nosso maior campeonato em um Campeonato Brasileiro, igual o US Nationals. Deste modo todos os vencedores do Sesc Santos seriam considerados Campeões Brasileiros. Poderiamos chamar o torneio de Campeonato Brasileiro Sesc Santos 2012, ou não, isso depende da organização. :rolleyes:

Concordo que o SESC Santos deveria ser o campeonato brasileiro. Como já tem um evento de tradição seria melhor aproveitar ele mesmo, caso seja possível.

Ou então considerar atual campeão brasileiro quem vencer em qualquer camp no Brasil, desde que seja o último a ser realizado.

Não faz muito sentido. Como o brasil ja chegou num porte razoável de cubistas ta na hora de ter um camp brasileiro pra decidir isso.

Semelhante ao Tênis, um Open não define o campeão do país, e sim o campeão

Esse exemplo não se aplica muito bem pois todos os campeonatos da WCA são "Opens", pois não se pode restringir a participação de pessoas seja de fora de país,estado etc. E teve o caso no ano passado no US Nationals do Breandan (Da inglaterra) ter ganhado. Ele ganhou o camp, mas o Dan Cohen foi o campeão nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente. O sesc santos merece ser o nosso campeonato nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como funcionam os outros campeonatos de outros esportes, mas creio que normalmente se tem somente 1 campeonato brasileiro por ano, sendo que o vencedor daquele se torna o campeão brasileiro daquele ano. Podem ter outros, mas com outros nomes, mas sempre um deles é visto como o principal.

Como os campeonatos de cubo mágico são por regra abertos, são todos brasileiros e fica difícil definir algum deles como sendo o principal, para definir o campeão brasileiro. Exemplo: em 2011 tivemos 4 campeonatos, ou seja, 4 campeões brasileiros de 2011. Idem para 2010.

A estrutura dos campeonatos não nos deixa possibilidade para termos somente 1 campeonato brasileiro, pois todos os oficiais precisam ser abertos. Também acho injusto escolher 1 deles para ser oficialmente o principal.

Talvez se houvesse uma definição interna pelos delegados brasileiros, de que tal campeonato seria o principal (por exemplo do SESC Santos) e que aconteceria somente 1 vez por ano, aí seria interessante. Mas por outro lado, prejudicaria os outros campeonatos menores, pois um competidor talvez se desanime de ir, já que não competiria pela vitória brasileira. O legal é que todos os campeonatos, independe do tamanho, tenham igual importância.

Os campeonatos de cubo mágico não seguem a mesma regra dos outros esportes, mas eu acho completamente justo isso. Por que não termos mais de 1 campeão por ano? Para todos os campeonatos precisa ser dada igual importância! Por isso eu acredito que não podemos olhar para o campeão brasileiro de tal ano, e sim o campeão brasileiro do campeonato de número tal. Simples assim, o mais importante seria a numeração deles.

Apesar de tudo isso, apesar de muita gente pensar nos campeões dos campeonatos, os mais experientes sabem que o que mais importa pra si próprio é a diversão e os recordes pessoais. Como eu já disse no meu texto sobre incentivo a competir, campeonatos de cubo mágico não devem ter como propósito principal competir, há muitas coisas além disso. O principal é se divertir! Então minha opinião é de que não se deve ter um campeonato como principal. Pode ser feito um marketing como o maior campeonato do Brasil, mas somente isso.

obs: Quando o Brasil tiver realmente uma grande quantidade de campeonatos oficiais (acima de uns 15 ou 20 por ano), aí sim poderíamos adotar algum como sendo o principal e repensar essa lógica. Só acho que no momento isso não deveria acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que precise ter um "campeão brasileiro" por ano. Talvez um "melhor do ano" pelo ranking, mas não o vencedor de um campeonato X. E acho que nenhum campeonato deveria ter essa alcunha de "brasileirão", pq não é exatamente possível pra todo mundo participar...

Compartilhar este post

Link para o post

A estrutura dos campeonatos não nos deixa possibilidade para termos somente 1 campeonato brasileiro, pois todos os oficiais precisam ser abertos. Também acho injusto escolher 1 deles para ser oficialmente o principal.

Talvez se houvesse uma definição interna pelos delegados brasileiros, de que tal campeonato seria o principal (por exemplo do SESC Santos) e que aconteceria somente 1 vez por ano, aí seria interessante. Mas por outro lado, prejudicaria os outros campeonatos menores, pois um competidor talvez se desanime de ir, já que não competiria pela vitória brasileira. O legal é que todos os campeonatos, independe do tamanho, tenham igual importância.

Não é o que acontece na estrutura da WCA atualmente pois existe o World Championship que define o campeão do mundo, o Euro Championship, Asian Championship, US Nationals etc. Que são campeonatos que são sim mais importantes que os outros devido ao seu tamanho (competitividade).

Os campeonatos de cubo mágico não seguem a mesma regra dos outros esportes, mas eu acho completamente justo isso. Por que não termos mais de 1 campeão por ano? Para todos os campeonatos precisa ser dada igual importância! Por isso eu acredito que não podemos olhar para o campeão brasileiro de tal ano, e sim o campeão brasileiro do campeonato de número tal. Simples assim, o mais importante seria a numeração deles.

Não devem ter igual importância não! Só pegar o exemplo do NH Open, não faz sentido ser campeão brasileiro por causa dele, se fosse no SESC aquelas média não iria nem ficar entre os 10 primeiros. Se o camp teve uma competitividade menor deve ser considerado menos relevante sim.

Exemplo mais pratico: O Renan virou "novo campeão brasileiro" com 13.85 de média desbancando Dechichi que fez "11.65" de média no anterior..n faz sentido algum...

Editado por Diniz

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que precise ter um "campeão brasileiro" por ano. Talvez um "melhor do ano" pelo ranking, mas não o vencedor de um campeonato X. E acho que nenhum campeonato deveria ter essa alcunha de "brasileirão", pq não é exatamente possível pra todo mundo participar...

uai, o WC é mundial e não dava pra mim participar, pq era mega longe daqui...

um campeonato é nacional quando tem representantes de cada região do país, coisa que só acontece no Sesc Santos.

----

definir um campeonato brasileiro não é só importante para impedir que existam 10 "campeões" brasileiros todo ano, mas pra ter uma competição derradeira por ano, e estimular o pessoal todo a vir, ter uma divulgação muito grande, e ser um simbolo de status pro esporte pra quando for pedir patrocínio, etc.

Editado por Gabriel Dechichi

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo se fosse perto não daria pra "mim" ir :P

Ano passado tinha gente do Sul e do Norte? Então não tinha de todo o país...

Se for ter um nacional mesmo, eu acho que teria que ser em São Paulo. Até já falei pro Cinoto ver com o pessoal do Sesc se rola de fazer lá esse ano, primeiro pq o acesso é mais fácil e segundo pq na capital tem muuuuuuuuuuito cubista.

Edit

Duas coisas que eu acho que diferenciam bastante a gente dos EUA (pelo menos por enquanto) são a quantidade beeeem maior de cubistas e campeonatos que tem lá, e a facilidade que existe lá pra viajar pelo país. Viajar no Brasil é muito caro, além do país ser imenso, o que dificulta muito a integração de todo mundo e, no meu ver, a "validade" de um campeonato nacional.

Editado por Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a ter um campeonato brasileiro, acho ótimo pois, como o Dechichi disse, estimula o pessoal a participar e ajuda na divulgação (não só do campeonato, mas também do esporte), além de acabar com o problema de ter vários campeões brasileiros no ano.

Mas em relação a definir um campeão brasileiro em um campeonato "principal", sou contra pois podem acontecer imprevistos, como um dos melhores do Brasil não poder ir ao campeonato e perder a chance de ser campeão brasileiro. Mas isso é um erro que também ocorre em vários outros esportes e que precisaria ser muito discutido para termos uma "eleição" de um campeão brasileiro justa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas em relação a definir um campeão brasileiro em um campeonato "principal", sou contra pois podem acontecer imprevistos, como um dos melhores do Brasil não poder ir ao campeonato e perder a chance de ser campeão brasileiro. Mas isso é um erro que também ocorre em vários outros esportes e que precisaria ser muito discutido para termos uma "eleição" de um campeão brasileiro justa.

Po mas se o cara nao foi ele nao participou do campeonato brasileiro entao ele nao tem que ganhar mesmo não,se ele é o melhor e tem os melhores tempos isso ja fica registrado como NR,e o campeão não é o que tem o recorde e sim o que ganha naquele ano,

exemplo tosco aconteceu um imprevisto com o barcelona e ele nao foi pro mundial interclubes,mesmo sendo o melhor time do mundo ele nao deve ser considerado campeão,perdeu por WO.

acho que o Sesc santos por ser o maior deve sim ser o brasileiro,e qm ganhar vai ser o campeão,

e se quisermos ter algo mais especifico para os outros podemos colocar campeos regionais tipo o diniz ganha la no sul entao ele tem o titulo de melhor do sul naquele ano,isso fara com que outras pessoas pensem em organizar camps nos seus estados,(sendo que somente sera eleito o melhor do estado o que ganhar o camp no seu estado,por exemplo o dechichi ganha no NH open, e o diniz fica em segundo,entao o diniz é o campeão do sul,e o dechichi é o campeão do torneio

Editado por Pedro Roque

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o Sesc santos por ser o maior deve sim ser o brasileiro,e qm ganhar vai ser o campeão,

e se quisermos ter algo mais especifico para os outros podemos colocar campeos regionais tipo o diniz ganha la no sul entao ele tem o titulo de melhor do sul naquele ano,isso fara com que outras pessoas pensem em organizar camps nos seus estados

Assim nos campeonatos estaduais, faríamos como o US Nationals, onde o Campeão será o melhor cubista daquele e estado, mesmo que tenha cubista de outros estados (por ser OPEN).

Nisso vejo GO sair na frente por já ter a associação, se houver mensalidades a associação pode custear ou ajudar nas despesas do envio do seu campeão para o Nacional (viajei né?)

Compartilhar este post

Link para o post

e se quisermos ter algo mais especifico para os outros podemos colocar campeos regionais tipo o diniz ganha la no sul entao ele tem o titulo de melhor do sul naquele ano,isso fara com que outras pessoas pensem em organizar camps nos seus estados,(sendo que somente sera eleito o melhor do estado o que ganhar o camp no seu estado,por exemplo o dechichi ganha no NH open, e o diniz fica em segundo,entao o diniz é o campeão do sul,e o dechichi é o campeão do torneio

Dechichi do jeito que é canalha ia arrumar um comproante de residência do sul! :P

Compartilhar este post

Link para o post

.

Editado por uomini

Compartilhar este post

Link para o post

E Legal a ideia de um campeonato brasileiro

porem defendo a ideia de não ser "apenas em SP" poderia ter campeonato brasileiro onde se concentra mais cubistas Goiânia por exemplo. Alem dos futuros Goiania Opem porque nao um brasileiro aqui? do mesmo jeito pra Sao Paulo

Sim concordo, não precisa ser fixo (como o WC, Euro Champ, Asian Champ, US Nat não são). A primeira ideia de SP eh porque o SESC foi o maior camp mesmo (66 vs 116)

Compartilhar este post

Link para o post

Dechichi do jeito que é canalha ia arrumar um comproante de residência do sul! :P

certeza :P

eu não vejo problema nisso pq eu acho que é mais importante o campeonato brasileiro do que o campeão brasileiro... a ideia é justamente ter esse evento, grande, de grande status, que é um incentivo enorme para cubistas de todo o brasil virem, mídia, patrocínio, etc... se por um acaso algum cubista favorito de ganhar não puder ir, paciência, vai ano que vem, vai ter outro campeão brasileiro nessa modalidade...

acho que o que importa é o campeonato existir mesmo :D

Compartilhar este post

Link para o post

entao esse ano o sesc santos vai mudar de nome

acho que deveriamos pensar uns nomes ai e colocar pro pessoal votar,acho qeu a maioria concorda que deve ter o brasileiro(inclusive o P.A.)xD

Compartilhar este post

Link para o post

acho que deveriamos pensar uns nomes ai e colocar pro pessoal votar,acho qeu a maioria concorda que deve ter o brasileiro(inclusive o P.A.)xD

Calma aí, não é assim também não......tem varios fatores adicionais, não é tão simples assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, nos outros esportes em geral, temos por ano apenas 1 campeonato brasileiro, definido por uma organização brasileira, certo? É diferente de campeonato de cubo mágico, onde as regras são definidas por uma organização mundial APENAS, com representantes em cada país.

Para que pudesse haver apenas um campeonato brasileiro por ano e evitar essa situação de se ter vários campeões brasileiros cada ano com tempos diferentes, precisaria haver uma organização brasileira, que pudesse limitar os campeonatos (que hoje são todos brasileiros - open) a apenas 1 por ano, tornando os outros campeonatos locais, mas ainda oficiais. Isso seria bem estranho, pois por que então fazer um campeonato oficial que não é brasileiro? Incentivar um campeonato brasileiro como sendo o mais importante pode ajudar muito na mídia e tudo mais, mas automaticamente prejudica o incentivo aos campeonatos menores. Mas ao mesmo tempo não podemos fazer campeonatos oficiais regionais, pois a WCA não permite limitar participantes de uma certa região nos eventos oficiais, nem nos brasileiros (tanto que pessoas de outros países podem participar).

Diniz, a WCA diferencia os campeonatos sim, mas a nível de regiões continentais. Por exemplo, existe o US Nationals devido aos EUA ser um país grande com muitos cubistas, mas os outros são mais ou menos por continentes. Só poderia haver esse campeonato brasileiro nesse modelo, mais importante que os outros, quando o Brasil tiver uma quantidade bem superior de cubistas que justificaria isso, e além disso teria que já existir campeonatos regionais não oficiais, que eu sei que nos EUA eles já tem isso. Assim, os vencedores dos campeonatos regionais são os favoritos pra representar a região num campeonato oficial qualquer, seja grande ou não.

Uma coisa que o Diniz falou: "O Renan virou "novo campeão brasileiro" com 13.85 de média desbancando Dechichi que fez "11.65" de média no anterior" não é um problema de conceito, é uma consequência do jeito que a WCA trabalha. Em quase todos os outros campeonatos esportivos pode acontecer isso também, por exemplo natação, onde um nadador pode vencer o torneio mesmo tendo conseguido um tempo acima que o vencedor passado, mas isso faz sentido por ser anual, então aquele campeão vai ser campeão daquele ano e pronto. Com cubo mágico, onde os campeonatos acontecem aleatoriamente, vai acontecer por exemplo agora, onde o campeão brasileiro de Lagarto Open ficará no auge por apenas 1 semana, quando surgir o novo campeão brasileiro em Roraima, provavelmente com um tempo maior que em Lagarto. A mídia ficaria confusa, mas o problema maior está neles mesmos, que focam a importância do campeonato no vencedor, não no que fez melhor tempo. Por isso que precisamos cada vez mais divulgar isso. Vencer é bom, mas participar é o que importa! Conseguir recordes pessoais é melhor ainda, imagina um NR, SAR ou WR. Ao participar de um campeonato, vc faz 2 escolhas: Ou vc foca na vitória, pra aparecer na mídia e ser visto como o campeão brasileiro, ou vc foca nos recordes (que a mídia não dá muita importância). O que mais os cubistas olham no site da WCA? São os recordes pessoais ou de cada evento, não os vencedores. Então isso prova o que precisa ser mais importante num campeonato.

Eu seria a favor de utilizar 1 campeonato por ano para premiar, ou apenas nomear, os vencedores regionais de 3x3x3, de acordo com a classificação geral. Isso incentivaria de um jeito legal os participantes. Imagina que legal um cubista, por exemplo do Acre, aparecer no SESC Santos e ser o único da região dele? Ele vai levar medalha por ser o melhor do seu estado, e vai incentivar o Acre a ter mais cubistas e a viajarem mais para conseguirem competir regionalmente em um campeonato grande, mesmo que não fosse registrada sua vitória na WCA. Para isso funcionar, seria legal uma organização brasileira, que listaria os vencedores regionais a cada ano, com os resultados do campeonato vigente ou até de todos os que aconteceram no ano.

Mas pensando por outro lado, não seria injusto premiar os melhores cubistas regionais do ano através de apenas 1 campeonato? E se fizer cada ano em um lugar, a situação vai piorar, pois não vai ser possível comparar entre os anos devido a participantes diferentes de locais diferentes. O Brasil é muito grande e o transporte muito caro pra um cubista se deslocar, isso prejudica bastante.

É por isso que eu sou a favor de manter como está. Existe um abismo entre cubo mágico e campeonatos em geral. Não dá pra fazer terem a mesma lógica, de ter apenas um campeonato brasileiro a cada ano, pois como eu disse antes, isso rebaixa os outros campeonatos oficiais como se não tivessem muita importância. Não sou a favor de classificar o SESC Santos como o campeonato brasileiro, mesmo que acontecessem em outros locais por ano, mas eu sou a favor de se continuar divulgando o SESC Santos como o maior campeonato do Brasil, afinal ele foi e com certeza será novamente. Goiânia vai ser o segundo maior, com possibilidades de crescer bastante, e assim por diante, até que o Brasil todo saiba montar cubo e haja campeonatos por todo lado, mesmo que não oficiais.

Desculpe o texto enorme novamente, mas acho que ficou bem completo.

Abraços e, para quem for a Sergipe, até lá!

Fabio

Editado por Fabio Bini
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bini,

Primeiro, US Nationals teve 196 competidores, SESC teve 116, a diferença não é tão grande assim! Segundo, não existe tal confederação dos EUA de cubo, e mesmo que existam campeonatos locais não oficiais eles são irrelevantes para o nacional, já que qualquer um pode ir. Então nos EUA também não existe essa de campeões regionais. Quanto a restrição o US Nationals também mostra que não é necessário ter, já que o Breandan ganhou ano passado e mesmo assim houve um campeão dos EUA.

Quanto ao exemplo do Renan vs Dechichi acho que voce nao pegou o espirito da coisa. Sem ofensa ao Renan, tomando o mesmo exemplo da natação o equivalente seria o Diniz ganhar o campeonato brasileiro de natação porque o Cesar Cielo não foi.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, o que o Fábio disse faz sentido, o cubo mágico é diferente dos outros esportes, não devíamos nos focar em eleger um campeonato brasileiro, mas sim em valorizar mais os diversos campeonatos espalhados pelo país. Veja só, por exemplo, essa reportagem no spoiler (tirei do tópico de Imagens e Gifs legais, de um post de hoje do Carlos):

2zjhv7o.jpg

no final de penúltimo parágrafo está sendo dito que o Renan é o campeão brasileiro de 2010 e 2011. Mas como assim, campeão brasileiro, se nem aconteceu nenhum campeonato que foi considerado "o nacional" até agora? Nos dois anos, houve mais de 1 campeonato, com diferentes campeões em cada um deles, então é injusto selecionar um único evento e dizer que ele tem maior valor do que os outros.

Se fosse pra ter um vencedor em nível nacional, o que poderia ser feito, pra não desmerecer nenhuma competição, é que os vencedores de cada uma delas se encontrassem em um desafio pra decidir entre eles quem "leva a melhor". Por exemplo, no Rubik's Cube em 2011:

• No Sesc Santos, o Dechichi ganhou, então a primeira vaga seria dele;
  • no Uberlândia Open, como o Dechichi ganhou de novo, a 2ª vaga ficaria pro segundo colocado, o Pedro, ou não ficaria com ninguém;
  • no Goiânia Open, o Dechichi foi 1º colocado, o Pedro 2º e o Carlos 3º, então a 3ª vaga seria do Carlos ou, novamente, de ninguém;
  • no Novo Hamburgo Open quem ganhou foi o Renan, então a última vaga do "brasileirão" seria dele.

Desse modo, o campeonato brasileiro de 2011 seria decidido entre o Dechichi, o Pedro, o Carlos e o Renan ou só entre o Dechichi e o Renan.

Compartilhar este post

Link para o post

A mídia ficaria confusa, mas o problema maior está neles mesmos, que focam a importância do campeonato no vencedor, não no que fez melhor tempo. Por isso que precisamos cada vez mais divulgar isso. Vencer é bom, mas participar é o que importa! Conseguir recordes pessoais é melhor ainda, imagina um NR, SAR ou WR. Ao participar de um campeonato, vc faz 2 escolhas: Ou vc foca na vitória, pra aparecer na mídia e ser visto como o campeão brasileiro, ou vc foca nos recordes (que a mídia não dá muita importância). O que mais os cubistas olham no site da WCA? São os recordes pessoais ou de cada evento, não os vencedores. Então isso prova o que precisa ser mais importante num campeonato.

Acho que por focarmos demais em que gostamos nós estamos escondendo o Speedcubing. Temos que pensar na mídia sim, afinal Cinoto, Renan e Pedro divulgaram muito bem o Speedcubing até agora, muitos conheceram e entraram na área graças a eles. Por mais que, por exemplo, o Cinoto tenha feito algo que os cubistas não gostam (resolver os cubos voltando os movimentos no QST?) aquilo chamou MUITA atenção para nosso esporte.

Não dá pra fazer terem a mesma lógica, de ter apenas um campeonato brasileiro a cada ano, pois como eu disse antes, isso rebaixa os outros campeonatos oficiais como se não tivessem muita importância.

Não entendo porque rebaixaria... Acho que só elevaria o SESC Santos, ou qualquer outro campeonato. Um camp bom pra mim são os pequenos, são mais calmos. Mas um camp brasileiro é essencial, não para nós, para a mídia.

E alguém falou sobre fazer em outros lugares, eu imagino manter em SP mesmo. É o maior centro de cubistas, de mais fácil acesso e com passagens mais baratas.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quando está previsto o campeonato?

Geralmente em 3 dias entre os dia 10 e 20 de Julho

Bom, na minha opinião o Sesc Santos deveria sim ser o Campeonato Nacional, sendo o Campeão Denominado Campeão Brasileiro e que fosse o campeonato com mais prioridade de ir, por exemplo, alguem que mora em Minas Gerais está juntando Dinheiro para ir ao Goiania Open 12, ele poderia repensar e sabe, dar uma atenção especial para o Campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente!!

Eu to meio sumido do fórum, mas concordo. O SESC-Santos deve ser o campeonato brasileiro.

E mais:

Deveríamos seguir o exemplo de europeus (Euro Champ) e asiáticos (Asian Champ), e fazer o South American Champ em 2013.

Compartilhar este post

Link para o post