Postado Novembro 30, 2011 Muita gente pensa que a inteligência é uma característica puramente genética, que não pode ser alterada. Mas esse mito vem sendo seguidamente derrubado pelas pesquisas científicas. Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI. A falta dessas atividades, ao contrário, pode levar à redução da inteligência. Como os músculos, que se atrofiam ou se desenvolvem dependendo do nível de atividade física, o cérebro reage ao exercício mental. Ainda que os testes de QI sejam questionados, eles continuam sendo a maneira mais aceita de medir a inteligência de uma pessoa. Em geral, um QI entre 90 e 110 é considerado normal. Um gênio pode passar de 150 e uma pessoa com menos de 70 é classificada como deficiente. Sabe-se que o QI médio é mais alto nos países ricos do que nos pobres. E, na maior parte do mundo, o QI médio da população vem subindo alguns pontos por década desde o início do século XX (esse fenômeno é conhecido como Efeito Flynn, nome do cientista neozelandês que o estudou). Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência. 1 - Avance o máximo possível nos estudos Uma pesquisa da universidade de Cornell, no estado americano de Nova York, mostrou que cada ano de estudo regular acrescenta vários pontos ao QI. Assim, se você puder chegar ao pós-doutorado, não pare na graduação. 2 - Escolha uma atividade profissional desafiadora Um estudo realizado durante 30 anos pelo National Institute of Mental Health americano (citado pelo Wall Street Journal) concluiu que profissionais que desempenham atividades complexas, resolvem problemas difíceis no dia-a-dia ou lidam com pessoas de forma elaborada tendem a ter melhores resultados nos testes de QI. Aqueles que, ao contrário, realizam um trabalho simples, que não exige raciocínio, tendem a piorar com o tempo. 3 - Explore novos assuntos As atividades que mais contribuem para elevar o QI são aquelas com a qual a pessoa não está habituada. Ou seja, encarar algum assunto totalmente novo de vez em quando traz benefícios à mente. Numa pesquisa da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, 20 jovens treinaram malabarismo durante um mês. Os neurocientistas observaram um rápido aumento na massa cinzenta do cérebro desses voluntários. Quando o treinamento terminou, o cérebro foi lentamente voltando ao estado anterior, mas as pessoas conservaram a habilidade desenvolvida com os malabares. Experimentos similares em outros países confirmaram as observações dos alemães. 4 - Estude e pratique música A música é um excelente estimulo para o cérebro. Uma pesquisa da Universidade de Toronto em Mississauga, no Canadá, apontou que seis anos de estudo de música na infância provocam um aumento médio de 7,5 pontos no QI. Outro estudo, da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, observou que músicos que permanecem ativos por pelo menos uma década conservam um QI elevado até depois dos 60 anos. 5 - Prefira o lazer inteligente Há uma variedade de jogos que prometem desenvolver a inteligência. E as pesquisas mostram que eles funcionam. Um dos mais conhecidos é o N-back, disponível, inclusive, na forma de aplicativo para iPhone e Android. Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados. Fonte: Info 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados. O cubo se encaixaria nisso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados. O cubo se encaixaria nisso? Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 Go praticar entao. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 Cubo é uma coisa que só requer um grande raciocínio no começo, mesmo com você praticando, é mais no começo que sua cabeça funciona pra ver novas técnicas etc, é claro que a cabeça de alguns não funciona nunca... mas eu não definiria treinar speedcubing como um exercício de raciocínio, a tendência é ficar completamente automático com o tempo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 O cubo se encaixaria nisso? O cubo se encaixaria nisso, provavelmente se você resolvesse ele usando técnicas mentais mesmo, e não decorando fórmulas, eu acho.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 Aham, que nem falou lá. Se envolver desafio, tá valendo. Continuar sempre com o mesmo método/algoritmos já começa a sair disso, até pelo lance que eles falaram do malabarismo lá, tem a atividade cerebral mais intensa quando tal coisa é novidade. Eu até tenho vontade de tocar algum instrumento, quem sabe um dia. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 (editado) Acho q treinar muito meu cerebro ainda é o BLD,mas acho bom mesmo outros jogos como xadres ou WAR (sempre temos q bolar novas estrategias.)...dizem q fazer escrever com mao canhota ou destra,os nomes ao contrario,escovar os dentes com otra mao,ajudam bastante tbm. Editado Novembro 30, 2011 por alrimar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2011 Bom tópico, eu trabalho numa escola de ginástica p o cérebro e um dos nossos materiais são jogos, como dito no texto que envolvem desafios, jogos são ótimos para desenvolver a percepção espacial, raciocínio logico, velocidade entre pensar e agir, pensamento estratégico, além de contribuir muito para o aumento da concentração, mas n adianta jogar sempre o mesmo jogo senão "nosso cérebro acostuma", é necessário tirar o cérebro da rotina, assim ele sai da zona de conforto o que o estimula a fazer novas ligações neuronais e dessa maneira conseguimos desenvolve-lo.. Com certeza o cubo pode ser um exercício para o nosso cérebro, mas desde que estejamos sempre pensando em novas maneiras para melhorar nossos metodos, não pode ser algo rotineiro.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 1, 2011 Devese alternar esse "jogos" como eu vi uma vez: quando se usa um msm jogo nao surte mais tanto efeito! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 1, 2011 (editado) No começo do ensino médio, não sei por quê, de vez em quando eu iniciava um desafio pessoal. Por coincidência, isso bate com o que tá no artigo: aprendi a escrever com minha mão não dominante (é incrível como no quadro-negro minha letra com a canhota é linda, mas no papel preciso melhorar =P), estudei teclado e teoria musical por conta própria (hoje em dia pratico no meu Yamaha em casa e no piano na faculdade), desenho era umas das coisas que mais fazia só que parei (não sei se encaixa em desafio), xadrez também, e outras coisas. Ao menos estou no caminho certo há uns 5 anos rsrsrs. Parando pra pensar agora, meu desempenho intelectual nem se compara a de quando decidi iniciar essas práticas (estou melhor, tá? rsrsrs). Apenas uma observação séria: aqueles que desejam aprender a escrever com a mão não dominante, tomem cuidado! De algum jeito, dêem a entender ao seu cérebro que sua mão de escrita verdadeira é a direita (no meu caso) ou esquerda (se você for canhoto), senão você sofrerá de falta de lateralidade e isso só trará problemas =P Editado Dezembro 1, 2011 por Davidson Lima 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 2, 2011 Tô estudando bateria, adoro desafios, to no caminho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites