Entre para seguir isso  
Seguidores 0
MetalRufflez

MF8 Megaminx e Eastsheen Super 4x4

26 posts neste tópico

Chegou minha ultima leva de Puzzles comprados na cubefans hoje:

dsc04182ht1.jpg

2 DYI Model A Black

3 DYI Model A White

1 New Tiled Megaminx

1 Eastsheen Super 4x4

1 Eastsheen 2x2 A2

Esse foi meu maior pedido em uma loja internacional e fiquei alguns dias meio atordoado com o tamanho da compra =D. Dos DYI, 3 são para amigos. Um White eu vou fazer em Greyscale e um black com chromed stickers (quando chegarem os stickers eu faço outro review =D).

Como tinha que ser entregue ainda nessa semana (a próxima entro em férias coletiva e não vai ter ninguem no trampo pra receber (e nem em casa)) pedi em EMS, o que encareceu até que bem a compra (US$ 30.00), mas como vamos dividir, então ficou menos pesado.

Gostei como veio tudo organizadinho em saquinhos "ziplock". Os cubos também vieram bem embaladinhos, menos o minx que veio meio que jogado dentro de um saco.

Mas o motivo do tópico é fazer reviews de puzzles novos então vamos a eles

--------------------------------------------------------------------------

MF8 Megaminx (New Tiled Megaminx)

dsc04188fe0.jpg

dsc04189ek6.jpg

Esse Megaminx chegou ha alguns dias na cubefans e foi meio dificil achar opiniões, videos mais conclusivas dele, então decidi apostar e peguei mesmo assim. Afinal um Meffert's não ia achar e pior que um Chinaminx não podia ser, então... é lucro. Esse cara foi o Estopim de toda essa compra =D

Primeiras Impressões

Ele tem o mesmo peso e tamanho de um Mefferts, o desenho também é identico. O material parece ser mais grosseiro e os tiles são estranhos (principalmente o amarelo fraco), se bem que não tenho como comparar com outros minxes.

Ele veio BEM, BEM duro, creio que esteja no máximo da tensão, não dá pra girar só com os indicadores. Resolvi ele só uma vez até agora e demorei BEM mais que com o Meffert's, tá tão duro que fiquei cansado até de ficar girando as peças. Porém ele não dá clicks como o Chinaminx. Também não travou em momento algum (como um cubo vagabundo), porém creio que com uma regulada e um silicone ele vá ficar bem melhor. Vi um vídeo que o cara resolvia em 2:08 (e era o personal best dele) e o minx parece que estava girando MUITO bem.

Os tiles também que disseram que caem facil, até agora resistiram bem, mesmo girando ele com força.

Uma coisa que me incomodou é que algumas peças (não parei pra ver todas) tem tampinhas na parte de "dentro" delas:

dsc04207copyrs6.jpg

Esse edge roxo-verde principalmente... Ele dá umas pegadas quando giro. Quando for lubrifica-lo vou lixar essa rebarba e encaixar direito.

Fotos

dsc04192ij8.jpg

Core (semelhante ao Meffert's só que branco)

dsc04191on6.jpg

Tampinha com Relevo da MF8 (nunca tinha ouvido falar)

dsc04202ev5.jpg

Lado a Lado com um Meffert's com Stickers (emprestado do Figueira :D Thanks!)

Achei um post no Twistypuzzles com uma ENORME comparação do MF8 megaminx com o Chinaminx: http://twistypuzzles.com/forum/viewtopic.php?f=1&t=10989

Eastsheen Super 4x4

dsc04186nq0.jpg

dsc04187vx6.jpg

Esse cara nada mais é que um Eastsheen 4x4 padrão, com os stickers inventados pelo Pochmann (originalmente para um 5x5: http://www.stefan-pochmann.de/spocc/other_stuff/super_5x5/), com a diferença que os edges e corners também tem a "fitinha" da cor adjacente.

A idéia desse cubo é que todas as peças voltem para seu lugar original quando resolvido, inclusive os centros (que num 4x4/5x5 padrão podem estar em qualquer rotação ou orientação). Ou seja alem de orientar tudo voce também tem que se preocupar com os centros, para que eles terminem "rotacionados" corretamente.

Primeiras Impressões

Eu nunca tinha pego um Eastsheen zerado antes, e quando abri esse e girei soltei um sonoro "WOW!", ele já gira muito bem out-of-the-box, bem melhor que meu Studio, porem menos tolerante (como parece ser a Sina dos Eastsheen =D). É quase do tamanho de um DIY 3x3 e é leve. Gostoso de mexer com ele, caso os stickers começarem a sumir e a Cubesmith não fabricar super cube stickers vou comprar normais e transformar ele no meu 4x4 principal =D.

Agora o twist desse cubo. Achei interessante a idéia na primeira olhada e ele apresenta um novo desafio interessante. As maiores diferenças que notei nas 4 ou 5 resoluções que fiz são:

1 - Fazer os meios ficou bem mais complicado =D Ter que preocupar qual peça encaixar com qual, é divertido, porém os ultimos dois meios podem ser um pequeno pesadelo.

2 - Esse monte de cor junta confunde um pouco, creio que com o tempo acostumarei, mas dá pra se perder facil. Porém as fitinhas ajudam na hora de casar os edges e fazer F2L.

3 - Voce pode fazer de duas formas. Ou se preocupa com os centros enquanto monta o cara e fica tomando cuidado com seus algoritmos para não "girar" os meios ou faz ele normal e rotaciona os meios no final. A segunda opção é a mais facil (porém provavelmente a mais demorada a longo prazo).

4 - A minha paridade "preferida" virou meu pesadelo. A paridade com dois Edges ESTRAGA os meios, ainda estou pensando numa forma decente de arrumar isso (também não procurei). Por enquanto faço uma T-perm, resolvo a paridade de corners e rotaciono os meios. Fotos explicam melhor:

dsc04198ev0.jpg

Antes (com paridade)

dsc04199ru7.jpg

Depois de r2 U2 r2 Uu2 r2 u2

5 - Embaralhado ele é um pequeno demônio

dsc04201tm3.jpg

Algoritmos

Estou usando esses para orientar os meios:

Meio do Topo em 180º: (R U R' U) X 5 (isso, cinco vezes)

Meio da direita em 90º Sentido Anti Horário: (R2 U' R' U' R U R U R U' R)x3 (U-Perm)

Meio da direita em 90º Sentido Horário: (R2 U R U R' U' R' U' R' U R')x3 (A outra U-Perm)

Bonus

Como comentei, esse compra deu bem mais de US$50, e a embalagem tinha um quilo, logo, quase com certeza cairia na receita... Porém:

dsc04205kt9.jpg

Sim, passou na receita, eles abriram a embalagem, e liberaram numa boa. Agora reparem no valor declarado, no quadrado vermelho. SIM! $10 (sem moeda especificada =D). Esses chinas são foda =D. Se eu tivesse pedido como gift provavel que nem tivessem aberto.

Pergunta

Nunca lubrifiquei um 4x4 nem um Minx. Como vocês fariam/fazem?

O 2x2 eu só abri um pouquinho e espirrei silicone dos dois lado, gira suave e rapido como faca quente na manteiga =D.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

um minx nunca lubrifiquei mas do geito que vocÊ abriu espirra um pouco e o 4x4 da east tome cuidado porque pode tirar uma peça interna do lugar e você vai ter que desmontar

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh agora desanimei de comprar esse megaminx...:(

Compartilhar este post

Link para o post
edit: caramba rufflez agora vou pirar esperando meu minx T.T

Hehehehe, vai valer a pena, minx é um puta puzzle legal =D. Vou resolver o meu mais algumas vezes e lubrificar, aí coloco novas impressões aqui =)

Compartilhar este post

Link para o post
HA HA

me animei

Hahahaha... se animou em que sentido????

:(

Compartilhar este post

Link para o post

Massa esse cubos em...

Tbm me animei um pouco em comprar, mas o megaminx,axo que ainda prefiro o meffets :(

Compartilhar este post

Link para o post
mas o megaminx,axo que ainda prefiro o meffets :(

orly.jpeg

Sorry 'bout that =D Não resisti.

É uma pena eles estarem a tanto tempo fora de estoque, mas li em algum lugar que em 2009 eles voltam a produzir... vamos esperar =D (espero que abaixem o preço também... 30 dolares é F*da...)

Compartilhar este post

Link para o post

no site da 9spuzles tinha isso em detials:

New Black Tiled MEGAMINX(12-Colours),already lubricated by silicone based lubricant,

New megaminx , tile on it , after adjust , it will turn very well .

btw , the tile easy fall out , if so , you need use some gluewater .

HDUSUSDUDS EURI

edit: meu ingles fraco entendeu direito? ele ja é lubrificado?

edit[2]: pra ajustar é só puxar a tampinha mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Por que diacho eles não trocam a cola que usam pra colar os tiles por uma melhorzinha???

Quanto ira encarecer pra eles? Alguns centavos no preço final...?!?!

Até no review que o Rodrigo postou, um tile sai na mão da menina, meio que do nada.

Aí o site já avisa: as peças caem fácil, então você terá que ficar colando-as uma a uma assim que forem caindo, com uma cola decente!!! Hahahahaha...

(Pelo que diz no site, já vem lubrificado sim).

Compartilhar este post

Link para o post
edit: meu ingles fraco entendeu direito? ele ja é lubrificado?

edit[2]: pra ajustar é só puxar a tampinha mesmo?

Sim. Já lubrificado com Silicone (segundo eles =D)

O resto da descrição é igual está no c4y, cubefans, ebay, etc.

Sim é só tirar a tampinha (algumas são bem dificeis). Assim:

P200908_1433.jpg

Por que diacho eles não trocam a cola que usam pra colar os tiles por uma melhorzinha???

Até no review que o Rodrigo postou, um tile sai na mão da menina, meio que do nada.

Esse tile saindo na mão dela foi foda =D

Eu sinceramente não gostei dos tiles. Achei muito mais confortavel com o minx com Stickers. O Feeling é melhor e machuca menos os dedos... Já comprei um set na cubesmith, quando começarem a cair os tiles do meu eu troco (tomar cuidado pra não quase perder o dedo arrancando eles igual o erik fez =D)

Compartilhar este post

Link para o post

Aí o site já avisa: as peças caem fácil, então você terá que ficar colando-as uma a uma assim que forem caindo, com uma cola decente!!! Hahahahaha...

(Pelo que diz no site, já vem lubrificado sim).

né não custava usar um superbonder americano(não sei se rola superbonder na gringa) pra alguns tiles acho que era melhor pagar um pouco mais caro até e não ter perigo de perder tiles na bolça ou no onibus e tal

Esse tile saindo na mão dela foi foda =D

Eu sinceramente não gostei dos tiles. Achei muito mais confortavel com o minx com Stickers. O Feeling é melhor e machuca menos os dedos... Já comprei um set na cubesmith, quando começarem a cair os tiles do meu eu troco (tomar cuidado pra não quase perder o dedo arrancando eles igual o erik fez =D)

mas com tiles fica tão fod@(no bom sentido) parece um mefferts :(

edit: a rufflez valeu pela ajuda com a tampa tu ja ajustou o seu?

Compartilhar este post

Link para o post
mas com tiles fica tão fod@(no bom sentido) parece um mefferts :D

edit: a rufflez valeu pela ajuda com a tampa tu ja ajustou o seu?

Ha, isso é verdade, fica bem mais bonito mesmo. Talvez quando eu lubrificar e ajustar ele e tiver que fazer menos força pra girar machuque menos os dedos.

Ainda não, fiquei com preguiça esses dias, pq quero fazer serviço completo, ajustar, lixar, lubrificar, não tive tempo. Semana que vem estou de férias aí faço (obs: essa foto não é minha eu peguei do link que da comparação dele com o chinaminx que coloquei no OP :()

Compartilhar este post

Link para o post
(obs: essa foto não é minha eu peguei do link que da comparação dele com o chinaminx que coloquei no OP wink.gif)

ah ta pensei que era tua a foto

Compartilhar este post

Link para o post
ah ta pensei que era tua a foto

É eu esqueci de tirar uma dessas, mas abri aqui (trampo =D) pra ver se eram iguais e são identicos =)

Compartilhar este post

Link para o post
É eu esqueci de tirar uma dessas, mas abri aqui (trampo =D) pra ver se eram iguais e são identicos =)

Caramba, tu tens um Megaminx no trampo???

Que inveja! :(

Compartilhar este post

Link para o post

O Megaminx parece ser um puzzle ótimo mesmo, pretendo comprar ano q vem. Depois de dominar os movimentos do 3x3. E ai então começar a pesquisar marcas, locais de compra e bla bla bla... por eqto. OLL e PLL rox..rs.

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom review! gostei do megaminx, parece legal. e o 4x4x4 parece divertido.

e eu gosto mais de tiles, apesar de nunca mais ter tido um com adesivos, nem são tantos que caem... só colar com super bonder que nunca mais cai

é de boa =]

prá lubrificar meu minx e 4x4x4, não fui metódico: mandei o canudinho do silicone onde conseguia no 4x4 hehe

no megaminx rola de desmontar todo e passar por dentro

Compartilhar este post

Link para o post
Caramba, tu tens um Megaminx no trampo???

Que inveja! :rolleyes:

Ha eles tão sempre comigo =D

Normalmente os mais novos/viciantes andam sempre na mochila, aí deixo em cima da mesa e bagunço/resolvo quando estou compilando algo, instalando alguma coisa (ou quando estou sem saco de fazer algo util =D).

Atualmente estão o 3x3, o Mirror Blocks e esses 3 da compra, mas o 2x2 e o Mirror alguém sempre pede e ficam passeando pela empresa...

EDIT:

prá lubrificar meu minx e 4x4x4, não fui metódico: mandei o canudinho do silicone onde conseguia no 4x4 hehe

no megaminx rola de desmontar todo e passar por dentro

No 4x4 eu tava pensando em fazer isso também, mais facil =D

O Minx como tenho que lixar algumas peças acho que vou aplicar silicone em cada uma (trabalhão...)

Compartilhar este post

Link para o post

Updates =D

Tive um "snap" hoje a tarde no meio de um transito maravilhoso de são paulo e pensei duas coisas:

1. Acho que PLLs que arrumam cantos funcionam no meio de um 4x4 como num 2x2 (of course =P). E bem funcionou. Agora eu arrumo 5 centros decentemente e o ultimo eu corrijo ou com uma A ou T (trocando D por Dd e R por Rr), não tenho mais que ficar me preocupando em arrumar os dois ultimos centros de uma vez (e isso levava um tempo consideravel =P)

2. Paridades acontecem por que orientamos os centros "incorretamente", trocamos os lados mas mantemos as posições relativas dos meios, logo se eu deixar os meios "orientados" (fitinha branca do lado vermelho apontando pro lado branco e vice versa) antes de terminar de resolver provavelmente não ocorrem mais paridades, certo? Bem, por enquanto essa segunda prova-se verdadeira. As 5 ou 6 resoluções que fiz depois que pensei nisso ainda não deram paridade, troquei uns lados de lugar, (ex amarelo com verde) e arrumar as edges e meios e também nada. Ou seu sou muito sortudo (pouco provavel =D)...

Também descobri que de todas as PLL e OLL que testei nenhuma alterou a orientação dos meios, exceto as U mesmo (como já tinha falado no OP), uma rotaciona o lado U no sentido horário e o R no anti horario (e a outra ao contrário). Tem como fazer uma U sem alterar os meios: (R2 U) S' U2 S (U R2) e (R2 U') S' U2 S (U' R2).

Lubrifiquei ele hoje e soltei um POUQUINHO dois lados e, nossasenhora, ficou MUITO bom, se cortasse cantos estava melhor que meu 3x3 =D. Alias, abrindo pra afrouxar o parafuso eu vi pq ele não corta cantos, a estrutura do core.

Consegui resolve-lo em 6:50, mas cometi uns erros na hora de alinhar os edges e na finalização "3x3". Só cronometrei essa vez, depois faço um avg of 5 (ou 12 se tiver com tempo =D).

Gostei muito, muito desse cara. Já pedi um Super 5x5 também =D

Compartilhar este post

Link para o post

É uma saco emprestar cubo vei. Nem rola, o cara vem e me pede emprestado:

-Você quer?

-Quero!

-Então compra, que saco.

KKKKKKKKK, os manes ficam putos comigo hehehe, mas fazer o que né :rolleyes:

PS: Sacanearam comigo na foto ali em... Mas ta de boa, nem sabia que tinham parado de fazer o minx da meffets :D

Mas que a corujinha é feinha, isso ela é....

Compartilhar este post

Link para o post

Metal, como ta o megaminx? acho q vou comprar esse megaminx nem tiled q rola na 9spuzzles e um DIY (F) branco... to aki com a mão e o cartao de crédito coçando hahaha. abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Metal, como ta o megaminx? acho q vou comprar esse megaminx nem tiled q rola na 9spuzzles e um DIY (F) branco... to aki com a mão e o cartao de crédito coçando hahaha. abraços!

Putz =P Nem vi o post ontem, malz, mas...

Verdade, eu estava esperando meu minx voltar (emprestei pra um amigo) pra dar maiores impressões, mas nos 10 solves que fiz depois que "reformei" ele, posso dizer que os resultados foram bastante satisfatórios. Está girando muito, muito bem, fingertricks rolando numa boa, meus tempos nele estavam praticamente iguais aos que fiz com o mefferts do Figueira.

O que fiz foi:

- Desmontei todo o minx

- Lixei todas as rebarbas de plastico com uma lixa de unha (inclusive aquela rebarba no edge verde/roxo, ficou perfeito)

- Afrouxar os parafusos

- Montei o Minx, menos a camada de cima

- Espirrei silicone em toda a parte interna do minx e nas peças da camada de cima

- Montei a ultima e "brinquei" por uma hora

O unico problema que reparei foi que ele é mais facil de dar pop que o meffert's, acho que por causa dos corners que tem os "conectores internos" mais "rasos". (quem souber nomes técnicos favor corrigir) Mas foi só apertar mais ou pouco os parafusos que os pops diminuiram e perdi quase nada de "performance". Só não ser muito ogro que não tem problema =).

Ha, e eu continuo não gostando dos tiles que vieram com ele, muito altos e com cantos muito "protuberantes", os da meffert's pelo que reparei são mais baixos e arredondados. Mas já comprei um set de stickers, vou trocar quando começarem a cair demais (e tiver paciencia).

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0