Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Saka

Glossário

33 posts neste tópico

Galera, é o seguinte:

Pensando em uma maneira de agradecer o pessoal do fórum (Carlos, Mike e Cinoto) pelo cubo que sortearam, resolvi criar um glossário do Cubo em português. Na verdade estou me baseando no glossário do Macky do cubefreak.net. Na maior parte estou traduzindo, mas também estou fazendo livres adaptações para a nossa realidade.

Acho que é uma forma de contribuir pra quem está conhecendo o mundo do speedcubing e não tem muitas referências de termos técnicos.

Bom, estou apenas começando (tem muitos termos por adicionar ainda). Mais pra frente pretendo "enfeitar", e criar links internos e externos, mas já vou disponibilizando aqui pro pessoal.

Críticas, dúvidas e sugestões serão sempre bem-vindas.

Cubo de Rubik - Glossário

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza! Já tá anotado.

Na próxima atualização que fizer (segunda devo colocar mais umas entradas) eu ponho o link! ^_^

Edit:

Blz, já tá atualizado!

Editado por Saka

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa vei, ficou massa. Vai dar pro pessoal entender bastante coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande iniciativa, Saka! Parabéns!

Se de repente quiser discutir o significado de alguma palavra ou mesmo pedir ajuda do pessoal com algumas, só falar que a gente manda brasa o/

Compartilhar este post

Link para o post

Blz!

Estou deixando as mais difíceis pro final. Mas assim que começar a parte complicada eu peço um help sim!

(Acabei de dar uma boa atualizada, incluindo várias entradas.)

Compartilhar este post

Link para o post
Blz!

Estou deixando as mais difíceis pro final. Mas assim que começar a parte complicada eu peço um help sim!

(Acabei de dar uma boa atualizada, incluindo várias entradas.)

EXCELENTE

Compartilhar este post

Link para o post

Saka, o Rodrigo lembrou mais uma palavra prá colocar no Glossário: Standard Deviation.

E eu tava vendo lá, tem uma errata: lá onde tem "full setup", é "full step" :D

glossário tá cresceendo ^^

Compartilhar este post

Link para o post
Saka, o Rodrigo lembrou mais uma palavra prá colocar no Glossário: Standard Deviation.
Adicionado! :D
E eu tava vendo lá, tem uma errata: lá onde tem "full setup", é "full step" :D
Oooops, corrigido! :)
glossário tá cresceendo ^^
Vamos deixar o bichinho o mais completo possível. :)
estou surpreso, ajudei em algo no sppedcubing \o/
É isso aí, galera! Com a ajuda de todo mundo, vamos conseguindo melhorar a qualidade do cubing no Brasil!

Valeu, Rodrigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, muuuuuuito bom o glossário, deu pra sacar várias coisas, eu já ia perguntar aqui se num existia tal coisa.. Muito maneiro mesmo, parabéns ;]

Compartilhar este post

Link para o post

Esse glossário aí é um marco.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Bom saber que está sendo útil pro pessoal!

O trabalho não foi em vão! rs.

(Por falar nisso, faz uns dezenove anos que o Carlos pediu pra atualizar uns termos, mas a preguiça não está deixando! Hahahaha...)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho só uma dúvida, essas trocas ae, no final, o RESTO DO CUBO vai estar como estava originalmente antes de eu começar esse movimento ???

Compartilhar este post

Link para o post

Ressuscitar o tópico, pra tirar uma dúvida que cai bem nele...

Me surgem sempre 2 dúvidas, mas que creio que caia numa só...

PLL skip é quando, após a OLL nada precisa ser feito, certo?

E OLL skip, seria isso só que pra OLL, após o F2L? Pq as vezes leio aqui, tempo xx.yy (PLL skip)

Se eu tiver certo, isso acontece na sorte, ou tem como eu pular da OLL pro cubo montado sem ser sorte?

Acho que isso aí responde minha dúvida, mas como sou meio lerdinho, resolvi confirmar.

Skip
Significa pular uma das etapas da resolução. Por exemplo, se ao terminar o F2L a terceira camada já estiver toda orientada, não sendo necessário executar o OLL, pulando-se direto para o PLL. Quando isso ocorre, dizemos que foi uma resolução com lucky case, ao contrário da normal que é chamada de full setup.

Compartilhar este post

Link para o post

PLL skip = pular PLL

OLL skip = pular a OLL

Considera como "pular" quando você não precisa fazer aquele passo, por já ter aparecido pronto. Falam mais de PLL skip porque a propabilidade dele acontecer é maior.

Se for skip é porque foi na sorte mesmo, se for para pular sem sorte é porque você já tá usando um método mais avançado. Tem um esquema chamado LL que são mais de mil algoritmos, que ao terminar F2L, só com um algoritmo você termina o cubo inteiro. Nunca ouvi falar de ninguém que aprendeu isso.

Outro esquema que é mais comum é o ZBLL, que com a cruz da face de cima pronta, com um algoritmo termina o cubo todo. São uns 400 algoritmos e tem uma galera aprendendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Show! Depois que eu aprender todo e ficar realmente bom no Fridrich, penso em tentar essas coisas mais avançadas :)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só... tem coisas na explicação do Carlitos que não sabia ^^!...

Vou colocar um anúncio nos classificados pedindo um Personal Trainner para ensinar resolver cubos ( paga-se bem)... =P.... Pq acontece cada questionamentos comigo aqui, viu?! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, se parar pra pensar, da pra pular da cruz pro cubo todo, seria meio que mesclar os dos algoritmos finais, buscando otimizações.

Segundo a apostila que tenho aqui (do site do Renan), temos 57 OLL's e 21 PLL's... daria um número tenso, mas deve ser viável.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, se parar pra pensar, da pra pular da cruz pro cubo todo, seria meio que mesclar os dos algoritmos finais, buscando otimizações.

Segundo a apostila que tenho aqui (do site do Renan), temos 57 OLL's e 21 PLL's... daria um número tenso, mas deve ser viável.

Sim... Mas o meu lance é com a tensa face amarela... :P...

Descobri pelo Danis... que quando criança eu fazia o metodo Roux de resolver... meu tio me ensinou esse... =P....

Então eu percebo que quando começo a montar, vem algumas coisas desse metodo... esta semana mesmo veio... Agora eu li umas apostilas desse metodo... (mas minha mente feminina é tensa :P).. eu entendo melhor quando me explicam... ai vou anotando e fazendo... Será que tenho chance :P?rsrsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

PLL skip = pular PLL

OLL skip = pular a OLL

Considera como "pular" quando você não precisa fazer aquele passo, por já ter aparecido pronto. Falam mais de PLL skip porque a propabilidade dele acontecer é maior.

Se for skip é porque foi na sorte mesmo, se for para pular sem sorte é porque você já tá usando um método mais avançado. Tem um esquema chamado LL que são mais de mil algoritmos, que ao terminar F2L, só com um algoritmo você termina o cubo inteiro. Nunca ouvi falar de ninguém que aprendeu isso.

Outro esquema que é mais comum é o ZBLL, que com a cruz da face de cima pronta, com um algoritmo termina o cubo todo. São uns 400 algoritmos e tem uma galera aprendendo.

O cara aprendendo LL tá dependendo da sorte no campeonato. Daqui a pouco tão decorando scrambles do explorer pra se cair um dos milhões possíveis que ele saiba, resolverão o cubo em 2 segundos...

já o ZBLL, pra mim, faz mais sentido de se aprender, porque apesar de ser 4 vezes maior que o friedrich, ainda está no limite do aceitável para o cérebro humano normal. Aliás, acho que mesmo que o cara decore todos os casos possiveis do LL, é possível que ele perca um tempo considerável indentificando o caso. Em compensação, o cara se torna um monstro no Fewest Moves...

Aliás, uma dúvida Carlos: Quem é sub10 tem os algoritmos na memória de verdade ou é memória muscular (por exemplo, alguns algoritmos eu sei fazer com facilidade, mas me perco para dizer a notação dele)

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é aprender todos, pô. Ninguém vai com o objetivo de aprender só alguns e depender da sorte.

Na verdade esse negócio de LL até onde eu sei apenas existe, porque eu nunca ouvi falar de alguém que resolveu aprender.

Aliás, uma dúvida Carlos: Quem é sub10 tem os algoritmos na memória de verdade ou é memória muscular (por exemplo, alguns algoritmos eu sei fazer com facilidade, mas me perco para dizer a notação dele)

Fica só na memória muscular mesmo. Mas normalmente a galera sub10 também consegue narrar os movimentos porque já mexeu tanto com cubo que já fez uma porrada de algoritmos devagar, e com isso acabou aprendendo também a falar movimento por movimento. Nas primeiras vezes que vai tentar um algoritmo devagar, mesmo os mais rápidos acabam se perdendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh, eu lembro vagamente desse vídeo. É o Ville, mito no Bld. Nessa época aí ele ainda não tinha terminado de aprender tudo, será que terminou? É muito louco "dar skip" toda hora. Talvez um dia eu aprenda.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0