Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guest minalbo

Iniciante na arte do cubo

23 posts neste tópico

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e completamente iniciante no 'cubismo'.

Então, esses dias estava vendo no Youtube uns vídeos sobre cubo mágico e tal e lembrei que eu tinha um aqui em casa, muito velho, de 1,99. É daqueles que só dá pra girar 90° por vez e mesmo assim trava em quase todos os movimentos, mas tudo bem, ontem eu peguei os vídeos do Carlos no Youtube, olhei a apostila e tal, e aprendi o método de camadas.

Agora há pouco eu tava montando, fazendo uma média de 4 minutos, só que tentando mover mais rápido as peças deu um pop e o plástico de uma das peças quebrou :( Mas é bom porque agora eu vou comprar um cubo decente.

Depois de enrolar um pouco, minha dúvida é se devo comprar um cubo 3x3x3 ou um 5x5x5. É que meu objetivo é um pouco diferente do da maioria dos membros daqui pelo que eu percebi. Sinceramente, eu já ficaria muito feliz em conseguir qualquer tempo sub 60, o que acho que não é muito difícil, coisa de alguns meses no máximo. (me corrijam, se for ignorância minha)

Levando em conta que não estou tão preocupado com recordes de tempo, mas mais com o desafio, teria algum problema em comprar logo de cara o 5x5x5?

Qualquer opinião, eu fico grato.

Editado por minalbo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opiniao da pra vc pegar o 5x5 de cara logo,ate pq ele é mais facil q o 4x4,pq nao tem as paridades.apenas uma ,para os meios... a,cubismo é uma arte msm,nao pode falar cubismo para o cubo :D

Editado por PedroHw

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,se você realmente não liga pra tempo,compre o que quiser!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,se você realmente não liga pra tempo,compre o que quiser!

nao acho q é assim,pq se ele pega o 5x5 primeiro q td,primeiro cubo na vida é o 5x5.. acho q vai complicar muito a vida dele.. pra mim,vai pegando os cubos q tem relaçao,tipo o 5x5,q tem coisa de 3x3... assim como 6x6,7x7.. ate megaminx é legal tbm,pq envolve muita coisa do 3x3,é praticamente o 3x3 com mais faces

Compartilhar este post

Link para o post

Então o 5x5 tem a ver com o 3x3 pra resolver? Ou é algo extremamente complicado, porque tipo, eu também não queria ficar 1 hora pra resolver toda vez que fosse montá-lo.

Para os que montam o 5x5, qual que é um tempo 'normal' pra quem tá comemçando, com pouco tempo de experiência?

Compartilhar este post

Link para o post

nao acho q é assim,pq se ele pega o 5x5 primeiro q td,primeiro cubo na vida é o 5x5.. acho q vai complicar muito a vida dele.. pra mim,vai pegando os cubos q tem relaçao,tipo o 5x5,q tem coisa de 3x3... assim como 6x6,7x7.. ate megaminx é legal tbm,pq envolve muita coisa do 3x3,é praticamente o 3x3 com mais faces

Obviamente,quando você entra no mundo do cubo mágico você entra com o 3x3,é muito dificil entrar com outro cubo,é claro que eu iria pegar 5x5 depois de saber o 3x3,nesse ponto eu concordo...

Compartilhar este post

Link para o post

Então o 5x5 tem a ver com o 3x3 pra resolver? Ou é algo extremamente complicado, porque tipo, eu também não queria ficar 1 hora pra resolver toda vez que fosse montá-lo.

Para os que montam o 5x5, qual que é um tempo 'normal' pra quem tá comemçando, com pouco tempo de experiência?

meu primeiro tempo no 5x5 foi 12m.. hj monto em 2m.. sim,o 5x5 tem a ver com o 3x3.. vc faz umas coisas no 5x5 e ele vira um 3x3

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Vou pensar aqui e decidir.

Só mais uma coisinha, quando vcs falam que tal marca é melhor que outra (dentro das recomendadas), trava menos e tal, esse tipo de coisa vira relevante quando? Pra montar o 3x3 em uma velocidade 'ok', isso importa muito?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Vou pensar aqui e decidir.

Só mais uma coisinha, quando vcs falam que tal marca é melhor que outra (dentro das recomendadas), trava menos e tal, esse tipo de coisa vira relevante quando? Pra montar o 3x3 em uma velocidade 'ok', isso importa muito?

pra 5x5 as melhores marcas sao vcube e shengshou.. pra 3x3 as melhores da atualidade sao dayan zanchi, dayan lingyun,dayan guhong...

Compartilhar este post

Link para o post

E os da Eastheen: Achei um que tem o preço atrativo, e o vendedor do mercado livre parece ser confiável, mas não sei se é bom.

Eastheen 5x5

Compartilhar este post

Link para o post

eastsheen 5x5 é um lixo.. eastsheen é uma das marcas q mais travam.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, obrigado pelo aviso, tava quase comprando. E o da própria Rubik, 5x5, é bom? E esse QJ? A loja é a Cuberbrasil, consta no 'Sites de Compra' então eu imagino que seja confiável.

Rubik

QJ S

É porque o V-cube tá quase 200 reais, e agora não daria pra gastar esse valor.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Editado por minalbo

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca peguei num 5x5 qj, mas o rubiks eu tenho, e é ruim tbm :D..

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs.. :mellow: Mas esse Rubik que vc tem, não dá nem pra 'dar uma brincada'? Se desse pra girar as peças em um tempo razoável já tava de bom tamanho pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs.. :mellow: Mas esse Rubik que vc tem, não dá nem pra 'dar uma brincada'? Se desse pra girar as peças em um tempo razoável já tava de bom tamanho pra mim.

ate q da visse, o problema dele é q nao da corta quina,os meios dele ficam girando, e ele é muito grande,e com o tempo fica muito folgadao.. mas da sim pra usar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dei uma pesquisada na internet, assisti uns reviews no Youtube e tal, e acho que vou pegar esse aqui.

É um QJ branco com tiles, na net tem mais reviews em inglês, tem uns que falam mal, claro, mas no geral e comparado com o rubiks parace ser uma boa escolha.

Editado por minalbo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um 5x5x5 da QJ e nao acho miuto bom mas é o meu primeiro 5x5x5. Mas com o tempo as faces vao girando melhor e tal.

Nao sei se essa versao tiled e diferente da minha (que não é tiled) porque minha amiga tem um megaminx da QJ tiled super bom mass o meu que nõ é tiled é horrivel.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Procure em outros sites, recomendo também o site do Cinoto, não tem um preço muito salgado, só que 5x5 no site dele, se eu não me engano só YJ e YJ Mini

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, obrigado pelo aviso, tava quase comprando. E o da própria Rubik, 5x5, é bom? E esse QJ? A loja é a Cuberbrasil, consta no 'Sites de Compra' então eu imagino que seja confiável.

Rubik

QJ S

É porque o V-cube tá quase 200 reais, e agora não daria pra gastar esse valor.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Cara 5x5x5 v-cube vc vai acabar gastando uns R$ 80,00 em média, não passa de 100 reais..

eu não tenho um 5x5x5, mas tenho um 7x7x7 da v-cube e é excelente..

acredito que vc vai gastar um pouco mais em um v-cube mas não precisara comprar outro de acordo com que vc for evoluindo, e se comprar um mais barato e talvez com menor qualidade, depois de adquirir algumas habilidades sinta necessidade de um cubo melhor..

mas de qualquer maneira acho melhor vc comprar um 3x3x3, ficar bem intimo do cubo dps comprar um 5x5x5, mass gor for it..

https://v-cubes.com/ecom/home.php?cat=257

Editado por Guilherme Gil

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pela ajuda, eu acabei comprando um dayan guhong 3x3, quem sabe depois eu pego o 5x5. Realmente não faz muito sentido começar do mais complexo sendo que acabei de 'descubrir' o 3x3.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um update pra falar o que aconteceu. Comprei o guhong na Cubo mágico Brasil, demorou só três dias pra chegar, e já veio prontinho pra usar.

O cubo é ótimo, praticamente se monta sozinho ;) Meu tempo desceu de 5 min para 90seg. :D

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opiniao da pra vc pegar o 5x5 de cara logo,ate pq ele é mais facil q o 4x4,pq nao tem as paridades.apenas uma ,para os meios... a,cubismo é uma arte msm,nao pode falar cubismo para o cubo :D

Negativo cai sim o mesmo caso do 4x4 no 5x5 e o 5x5x5 e sim mais difícil q o 4x4x4

agora se você tiver falando da paridade de trocar 2 meios ela a mais fácil que qualquer dos algoritmos q existem

5x5x5 tem 10 paridades contra 1 do 4x4x4 se você não souber as 9 vai cair constantemente um caso que tem 3 edges e as duas do lado estarão viradas que e exatamente o mesmo caso do 4x4x4

Editado por renatofla

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0