Entre para seguir isso  
Seguidores 0
ChErNoByL

Quais são as vantagens de se aprender F2L Intuitivo?

15 posts neste tópico

Opa! o/

É seguinte pessoal, antes de ir pro F2L decorado segui o tutorial intermediário do Carlos e já estou montando o cubo a partir do F2L intuitivo.

Optei por fazer assim porque eu estava com dificuldade em decorar os algoritimos. Acontece que eu gosto de fazer o algoritimo e depois ficar repetindo ele várias vezes até entender o movimento. Mas para economizar tempo, eu gosto de repetir o algoritimo DESDE que o caso dele esteja presente no cubo e não simplesmente repetir o movimento.

Bom, eu consegui decorar uns 5 desse jeito, mas depois travei.

Porque travei? Porque os casos que eu aprendi, por exemplo, eu ficava repetindo o algoritmo várias vezes até cair o caso especifico dele de novo. Mas aí chegou uma hora que ficou impossível de fazer isso, eu não consigo simplesmente "montar" os casos pra poder treinar o algoritimo correspondente. Bom, não sei se vocês entenderam o que eu quis dizer. :)

Foi então por isso que eu parti pro método intuitivo... pra ver se ajuvada. Então hoje, eu peguei o jeito dele.

Da uma enroscada as vezes, mas sempre consigo montar as duas primeiras camadas intuitivamente.

Agora, minha dúvida é a seguinte: Quais são as vantagens de se aprender F2L Intuitivo?

Porque meu tempo no método de camadas era 40s, agora pelo F2L intuitivo eu não quero nem marcar, mas deve ser algo em torno de 1:30/1:50.

Sinceramente, eu só vejo vantagem em entender melhor os movimentos, pois depois disso quando você tenta decorar um algoritimo fica muito mais fácil.

É isso ae, quero saber a opinião de vocês, principalmente de quem já pegou todo o F2L...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

normal montar mais devagar no começo

eu qnd aprendi f2l intuitivo montava em 40 seg mais ou menos ai uma semana depois eu ja fazia sub 30

depois com o treino voce acostuma a fazer rapido,mas depois é bom olhar as formulas pra ver se voce nao ta gastando muito movimento pra um caso so.... eu ja peguei sub14 no avg 12 e tenho single sub10 so com f2l intuitivo,acho qeu vale a pena pq voce entende mais e acaba economizando bastante tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena ter F2L intuitivo ...... uso todos os solves lol

Compartilhar este post

Link para o post

nossa eu achei muito bom f2l intuitivo...

no inicio é assim mesmo, tipo eu fazia 50s com camadas, dai comecei f2l intuitivo fui pra 1:50...

mas depois de 2 semanas ja estava mais rapido que com camadas :P.

Na minha opinião a principal vantagem de fazer ele é que você vai acabar pegando a manha de reconhecer/ajeitar os casos bem facilmente :D

Compartilhar este post

Link para o post

Ah meu... na moral!

To quase desistindo do intuitivo... :(

Ainda mais depois de saber que após 1 ou 2 semanas de treino no intuitivo vocês baixaram drasticamente o tempo e eu ainda não consigo fazer nem em menos de 1 minuto.

Mor desânimo por não ver resultado.

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

cara, existem vários tipos de pessoas...

o Feliks ficou sub20segs em menos de 2 meses, eu acho...

eu comecei a treinar "sério" em 2009 e ainda num tenho uma média sub 20, apenas singles

pra isso tem várias coisas... eu não to mais na escola e eu não tenho praticamente nenhum tempo livre =/

o tempo que eu consigo eu divido entre vários hobbies e vida social hehe

o que eu acho que realmente muda bastante é:

quando eu fico só resolvendo o cubo por infinitas horas eu melhoro um pouco

quando eu realmente !treino! eu melhoro bem mais...

minha dica é... nem que seja pra demorar 5min, veja cada caso e analise qual a melhor forma de resolver...

tente ver de todos os lados, situações, tenta ver o par e fechar o olho pra fazer sem ficar olhando, faz o que for preciso, mas treine! não fique apenas tentando bater seus tempos...

quando vc tiver mais acostumado com o novo jeito de resolver, daí sim vc vai ver que seus tempos vão cair!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah meu... na moral!

To quase desistindo do intuitivo... :(

Ainda mais depois de saber que após 1 ou 2 semanas de treino no intuitivo vocês baixaram drasticamente o tempo e eu ainda não consigo fazer nem em menos de 1 minuto.

Mor desânimo por não ver resultado.

:unsure:

Kra.. Com o intuitivo é tpw 1 ideia pra vc começar a f2l saco;

comece a decorar alguns casos que caiem facilmente neste site : http://www.cubovelocidade.com.br/solucoes/3x3x3-avancado-02-f2l.html

decore os casos mais faceis e mais rapidos de se fazer..

depois começe a decorar 1 ou 2 por dia...

Eu fiz tudo isso que eu falei.. Que inclusive o Felipe cruz q me indico

minha media em camadas era entre 40~~50

comecei f2l intuitivo comecei a fazer em 1.30

decorei 10f2l comecei a fazer sub 1

decorei 30 ja comecei a fazer sub 40

e agr ja sei todos fiz 2 sub 30 ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... quando comecei a aprender o Fridrich, nem perdi tempo com essa coisa de F2L intuitivo, fui direto aprendendo os algoritmo de cada caso, e achei bem melhor assim...

mas como falaram, cada um faz do jeito que achar melhor... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só aprendi o intuitivo depois que eu já sabia todos os algoritmos de F2L. Mas com o intuitivo eu descobri outras maneiras de fazer a mesma coisa que eu fazia de um jeito melhor, como fazer o par que está atrás, por exemplo. Se você gosta de decorar, decore, mas é legal saber a ideia do intuitivo, que você já sabe.

Compartilhar este post

Link para o post

cara,nem fiz isso,fui direto pro F2L fridrich.vale mais a pena,vai por mim. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Dificil decidir o que fazer com cada um falando alguma coisa. :rolleyes:

Cada um aprendeu de um jeito e como já sabem acham que é o mais fácil... pelo visto só vou descobrir tentando, né?

Outra conclusão que cheguei é de que o intuitivo serve pra diminuir movimentos QUANDO você já tiver decorado todos os algoritimos.

Mas o Leandro Alleoni disse algo que faz muito sentido: Tempo para treinar.

Realmente é muito dificil treinar pra valer trabalhando, fazendo facul, inglês e com um PS3 em casa há 1 mês. rssrsr!

O tempo que tenho pra praticar é durante o trabalho mesmo, pois como ele fica na minha mesa sempre que entro em conferência ou estou numa ligação muito longa fico treinando... mas digamos que é o único tempo que tenho.

Melhor eu aceitar logo que nesse ritmo vou precisar de 2 meses ou mais pra pegar só o F2L, assim paro de me lamentar e me sentir "burro" por ja estar montando há 1 ano e ainda ter esses tempos miseráveis. rssrsr.

:(

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você fez uma boa análise de tudo que foi dito aqui, isso é bom.

Na realidade, se você for aprender decorando através da notação, no início você executará os movimentos de forma bastante mecânica, pensará mais antes de executar um algoritmo; com o tempo estará mais prático e, assim, executará de forma mais automática, intuitiva.

Aprender de forma intuitiva (aconcelho isso com ajuda de vários vídeos disponíveis na internet) seria uma boa para tornar esse processo de reconhecimento e execução dos algoritmos amadurecidos mais precocimente.

Não exite em encarar os F2Ls, independente da forma que escolherá para estudar, A MEU VER É A PARTE MAIS DIVERTIDA DE ESTUDAR, cai com bastante frequencia.

Boa Sorte!

Editado por Abraão Batista

Compartilhar este post

Link para o post

Tira da sua cabeça essa de que você não consegue aprender, nunca se baseie na velocidade dos outros de aprender, o importante é que cada um tem seu ritmo. Faça do jeito que achar melhor, pra muitos é melhor só decorar as formulas e pronto, alguns preferem fazer tudo intuitivo. Cada jeito tem seus pontos positivos e negativos, use o que você achar melhor... pro intuitivo pega pelo menos a manha de separar os pares e colocar num padrao que voce saiba resolver, ai vc aprende fácil, foi o que eu fiz e até hoje uso intuitivo, nunca peguei manha de f2l e to feliz =)

Compartilhar este post

Link para o post

...pro intuitivo pega pelo menos a manha de separar os pares e colocar num padrao que voce saiba resolver, ai vc aprende fácil, foi o que eu fiz e até hoje uso intuitivo, nunca peguei manha de f2l e to feliz =)

Bom, isso eu já consigo.

Agora parti pra "decoreba", mas não apenas decoreba.

Estou estudando os algoritimos, pra ver exatamente o que eles fazem.

Até agora estou tendo bons resultados. Tô fazendo assim: No sábado pego 3 ou 4 algoritmos, decoro os movimentos e passo a semana inteira treinando eles, mas não repetindo os movimentos, vou montando o cubo e quando cai os casos que sei aplico, quando não cai faço o intuitivo.

Espero terminar tudo em 2 ou 3 meses (até final de setembro) e outubro e novembro ficar treinando bem, pra em dezembro estar fazendo sub-30. Essa é a meta!

Ano que vem avanço pro PLL e OLL.

Como podem perceber, vou levar muuuuito mais tempo que o pessoal aqui, mas é como foi dito, cada um tem seu tempo.

;)

Editado por ChErNoByL

Compartilhar este post

Link para o post

Aprenda intuitivo primeiro, é mais rápido de aprender. Depois decore mais algoritmos, assim aprende mais casos.

É normal ficar lento no início, a vida não é que nem RPG que você ganha um skill e logo fica mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0