Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Pagar o dízimo às igrejas evangélicas nunca foi tão fácil

40 posts neste tópico

uai, se ta na bíblia... vcs não acreditam que foi Deus que escreveu a bíblia (ou ele que ditou a bíblia para os profetas)?

------

se o pastor rouba dinheiro é problema dele com Deus mesmo, só que Deus não faz nada né? Vai ser lá no julgamente final, que só vai acontecer quando ele morrer, e detalhe é que ninguém realmente sabe o que acontece depois que morremos...

assim vocês, que acreditam na bíblia e etc, vcs realmente engolem tudo que ta lá? Sinceramente todas as histórias foram desenvolvidas e refinadas de forma a nunca poder se provar se foi verdade ou nao, e se alguém chega perto disso, o cristão não aceita e diz que é mistério de Deus ou que isso vai contra a fé dele...

assim fala sério, onde que ta escrito que a bíblia foi escrita por Deus? Ah verdade, na bíblia :P

Bom, no trecho bíblico de Êxodo cap. 30 vers. 11-16 Deus quer ofertas para a Tenda do Encontro e disse que os que dessem a oferta seriam protegidos por Ele de toda praga. Deus não precisava dessas ofertas, Ele podia simplesmente trazer sozinho tudo o que fosse necessário. Quando o povo fosse protegido, as pessoas iriam reconhecer que foi a mão de Deus que os salvou.

Quanto ao juízo de Deus, esse vem depois da vida, mas aquele que rouba o povo, o safado, se não se arrepender do que fez não tem o favor de Deus. Ou seja, pode acontecer de tudo com ele.

Se a bíblia tivesse explicação científica, não existiria fé. Você acredita se reconhece que Deus é quem criou todas as coisas e também baseado nas suas experiências pessoais.

O problema é que o fiel não lê.

O pastor lê, repassa do jeito que lhe convêm.

O fiel é ingênuo e acredita.

Daí o pastor dá a desculpa que "está na bíblia, e que Jesus disse, e blá blá"

Agora você está generalizando.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, no trecho bíblico de Êxodo cap. 30 vers. 11-16 Deus quer ofertas para a Tenda do Encontro e disse que os que dessem a oferta seriam protegidos por Ele de toda praga. Deus não precisava dessas ofertas, Ele podia simplesmente trazer sozinho tudo o que fosse necessário. Quando o povo fosse protegido, as pessoas iriam reconhecer que foi a mão de Deus que os salvou.

Quanto ao juízo de Deus, esse vem depois da vida, mas aquele que rouba o povo, o safado, se não se arrepender do que fez não tem o favor de Deus. Ou seja, pode acontecer de tudo com ele.

Se a bíblia tivesse explicação científica, não existiria fé. Você acredita se reconhece que Deus é quem criou todas as coisas e também baseado nas suas experiências pessoais.

mas com certeza a pessoa que usou essa desculpa precisava... =)

agora por favor não use a palavra reconheça, passa a idéia de que o Deus q vc acredita realmente criou o universo (que isso é um fato) e quem não acredita é pq é cego pra isso, ou incapaz de entender, ou não quer entender, etc etc etc...

e sim, se a bíblia tivesse explicação lógica ou empírica (bases da ciência), não ia precisar de fé, o que seria uma ótima coisa, já que a fé nada mais é do que ignorar evidências e acreditar em algo mesmo quando não tem lógica ou provas, ou mesmo quando tem provas contra o que se está acreditando...

Compartilhar este post

Link para o post

mas com certeza a pessoa que usou essa desculpa precisava... =)

agora por favor não use a palavra reconheça, passa a idéia de que o Deus q vc acredita realmente criou o universo (que isso é um fato) e quem não acredita é pq é cego pra isso, ou incapaz de entender, ou não quer entender, etc etc etc...

e sim, se a bíblia tivesse explicação lógica ou empírica (bases da ciência), não ia precisar de fé, o que seria uma ótima coisa, já que a fé nada mais é do que ignorar evidências e acreditar em algo mesmo quando não tem lógica ou provas, ou mesmo quando tem provas contra o que se está acreditando...

Quem disse que Deus não precisava das ofertas fui eu mesmo, porque acredito que Ele é dono de tudo. =P

Troco o verbo "reconhecer" por "acreditar", ok? Não quis dizer nada disso que vc citou, acredite no que você quiser, o que te parecer mais lógico, cientificamente correto, etc.

Editado por Josué

Compartilhar este post

Link para o post

Você acusa até Deus de ser ganancioso, sem comentários.

Recomendo que você sente os glúteos numa cadeira bem confortável, adquira um caderno de 20 matérias para anotações, reserve 2 horas diárias na biblioteca mais próxima de você, dedique pelo menos 5 anos de sua vida a estudar teologia, hermenêutica, exegese, arqueologia bíblica, história de Israel e todas as religiões que crêem no Deus bíblico judaico-cristão.

Creio que apenas um dentre um milhão de ditos fiéis procura estudar a fonte de conhecimento que diz conter "verdade absoluta", a Bíblia. Amigo, são poucos que questionam a si mesmos. Se não o fazem, permanecem na ignorância de se basear no que o líder religioso aconselha. Não, isso tá errado. Não digo que você não é curioso, mas ao ler seus comentários notei muita pregação em detrimento de um comentário imparcial, característica básica para um debate apropriado.

Sobre a sua afirmação precipitada, não afirmo que Deus foi ganancioso ao pedir prata e outras coisas preciosas para a construção da Tenda Sagrada e do Manto Sacerdotal, a própria Bíblia demonstra isso. Leia-a, estude-a. Está repleta de erros risíveis, inverdades, conselhos absurdos, homofobia, machismo, coprofagia, genocídio, infanticídio, pedofilia, injustiça, roubo, oferendas de animais e pessoas. Enfim, se Deus inspirou aproximadamente 40 homens para escrever estes 66 livros, então tenho medo, muito medo dEle.

Um exemplo: em Marcos 16:18 Jesus diz que, se bebermos veneno, nada nos acontecerá. E aí, que tal demonstrar a sua fé fazendo exatamente isso? Se você não fizer, então não acredita na Bíblia.

[não sou responsável por suas atitudes]

Editado por Davidson Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Davidson, vc leva muito ao pé da letra. na Bíblia diz uma coisa de mover montanhas, oq nao quer dizer q vc vá mover montanhas msm, do tipo arrastar, mas sim, tem outro sentido sem ser este de arrastar as montanhas .

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo que você sente os glúteos numa cadeira bem confortável, adquira um caderno de 20 matérias para anotações, reserve 2 horas diárias na biblioteca mais próxima de você, dedique pelo menos 5 anos de sua vida a estudar teologia, hermenêutica, exegese, arqueologia bíblica, história de Israel e todas as religiões que crêem no Deus bíblico judaico-cristão.

Creio que apenas um dentre um milhão de ditos fiéis procura estudar a fonte de conhecimento que diz conter "verdade absoluta", a Bíblia. Amigo, são poucos que questionam a si mesmos. Se não o fazem, permanecem na ignorância de se basear no que o líder religioso aconselha. Não, isso tá errado. Não digo que você não é curioso, mas ao ler seus comentários notei muita pregação em detrimento de um comentário imparcial, característica básica para um debate apropriado.

Sobre a sua afirmação precipitada, não afirmo que Deus foi ganancioso ao pedir prata e outras coisas preciosas para a construção da Tenda Sagrada e do Manto Sacerdotal, a própria Bíblia demonstra isso. Leia-a, estude-a. Está repleta de erros risíveis, inverdades, conselhos absurdos, homofobia, machismo, coprofagia, genocídio, infanticídio, pedofilia, injustiça, roubo, oferendas de animais e pessoas. Enfim, se Deus inspirou aproximadamente 40 homens para escrever estes 66 livros, então tenho medo, muito medo dEle.

Um exemplo: em Marcos 16:18 Jesus diz que, se bebermos veneno, nada nos acontecerá. E aí, que tal demonstrar a sua fé fazendo exatamente isso? Se você não fizer, então não acredita na Bíblia.

[não sou responsável por suas atitudes]

Bom, eu não sou estudioso da bíblia de ficar lendo 2 horas todo dia, mas aquilo que vc disse pra eu beber veneno é ridículo, é como está escrito em Dt 6:16 "Não tentarás o Senhor Teu Deus". Eu iria morrer obviamente, só não aconteceria nada se alguém estivesse tentando me fazer mal e me desse veneno. E não venha me dizer que vc não chamou Deus de ganancioso não hein! Eu sei ler e vc disse com TODAS AS LETRAS: "Deus se mostrou ganancioso"!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu era cristão sempre tentei mover uma montanha.

Nunca deu certo! Aí eu fui ver na Bíblia porque não funcionava e virei ateu.

Compartilhar este post

Link para o post

Davidson, vc leva muito ao pé da letra. na Bíblia diz uma coisa de mover montanhas, oq nao quer dizer q vc vá mover montanhas msm, do tipo arrastar, mas sim, tem outro sentido sem ser este de arrastar as montanhas .

No trecho do livro de Marcos que eu citei, o sentido predominante não é metafórico, mas literal. Se acha que tirei do contexto, leia o capítulo todo e se possível o livro inteiro. Ao menos analise o finalzinho:

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

18Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Note que Jesus fala sobre o que as pessoas serão capazes de fazer em seu nome. Dentre elas, consta beber coisas mortíferas (veneno, radiação, ácido sulfúrico, etc.). Por favor, leia a Bíblia e note o quão absurdas certas partes são. Nada contra a sua crença e a dos demais usuários deste fórum, porém não adianta querer comentar sobre o que não se conhece.

Compartilhar este post

Link para o post

trecho do livro de Marcos que eu citei, o sentido predominante não é metafórico, mas literal. Se acha que tirei do contexto, leia o capítulo todo e se possível o livro inteiro. Ao menos analise o finalzinho:

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

18Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Note que Jesus fala sobre o que as pessoas serão capazes de fazer em seu nome. Dentre elas, consta beber coisas mortíferas (veneno, radiação, ácido sulfúrico, etc.). Por favor, leia a Bíblia e note o quão absurdas certas partes são. Nada contra a sua crença e a dos demais usuários deste fórum, porém não adianta querer comentar sobre o que não se conhece.

1º explain: beber radiação?

Não sou de discutir religião e muito menos analisar/estudar bíblia, mas aqui vai uma opinião

justamente nesse quesito de "beber veneno" e nada acontecer, pode ser muito bem entendido se fizer uma leitura simples

Ao meu ver fora palavras de estímulo para que os profetas não temessem em sair por todos os cantos e pregar

o intuito provavelmente era tranquilizar e garantir que Deus estaria com eles

offtopic de algo que me recordei de ter lido:

Davidson,é muito provável que vc não consiga sentir Deus pq pede provas excessivas de existência e acredita que cada palavra significa exatamente o que tá escrito, tem gente que sequer sabe escrever hermenêutica ou exegese, mas é capaz de sentir algo inexplicável, que tranquiliza nos momentos difíceis

pense num relacionamento, ele nunca funcionará se alguém se sentir pressionado a provar o tempo inteiro que ama, se tiver que ligar a cada 3 minutos dando satisfação ou escrever uma cartinha romântica por dia (se vc ja teve algum relacionamento amoroso saberá que não é bem assim que funciona)

Com deus é por ai...

não tenho religião mas acredito em Deus (seja ele o que for, como for e onde estiver)

ontopic:

Quanto as ofertas, doa quem quer. Se o cara vende o carro, deixa ele

é melhor ele morrer acreditando que vai pro céu do que adoecer e ficar se lamentando por não ter coragem de se livrar de coisas materiais

quando eu dava dízimo me sentia bem, por isso não julgo ninguém

e acredite, as despesas de uma igreja são muitas...

Editado por Dani
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o que a Dani falou.

E Davidson, para interpretar a bíblia, seria necessário saber todos os costumes daquela época. Por que?

Bom, suponhamos que eu seja um escravo daquela época, e você meu senhor.

Eu te sugiro livrar os escravos e melhorar as condições de trabalho, e você me diz;"Ah! vai catar coquinho"

catar coquinho hoje em dia tem um significado especial, adquirido de acordo com a cultura da sociedade, mas para pessoas de daqui a muito tempo, não há o mesmo valor.

Então se a nossa conversa ficasse registrada na bíblia, as pessoas iriam simplesmente interpretar-la como:"Para fazer o bem, você deve catar coquinho"

Entendeu o que eu quero dizer? Sem falar nos provérbios e tal. Querer interpretar o que a bíblia quer dizer iria demorar MUUUUUUUITO tempo, e estudar bastante sobre a época, e saber todos os costumes, e provérbios, e cantigas populares, e por aí vai, o que é quase impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Bernardo.

Depois de 2 mil anos fica difícil interpretar este material bíblico, que possivelmente deve ser sido alterado,e que nossa cultura já não se adapta mais.

Mas se o fiel lê, interpreta, e me chama de "FDP" e me deseja o mal quando digo que sou ateu, culpo ele e não a bíblia.

O problema das religiões, também são as teorias extremamente sem nexo, mas o maior dos problemas são justamente aqueles que a seguem.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar dar minha resposta para todos os comentários mas nao vou dar quote em nada...

pra quem não quiser ler tudo... o 1 e o 2 são sobre o que o pessoal falou sobre interpretações da bíblia, o 3 é sobre o que a Dani falou, o último é só uma "conclusão"...

1-

Todo cristão sem excessão, quando um ateu ou agnótisco, ou mesmo um crente, tenta interpretar a bíblia pelas palavras que estão escritas NELA eles falam que agente esta sendo muito literal. ENTRETANTO, vocês seguem a bíblia e praticam e pregam o que ta escrito nela (ou pelo menos é o que os cristãos devotados fazem), tem algo mais literal que isso? Se a nossa interpretação ta errada e ao pé da letra pq as de vocês não estão erradas e metafóricas excessivamente? Ou será que algumas partes (as ruins, e contraditórias) são metáforas ininteligíveis nos dias de hoje e as outras (boas) podem ser tomadas literalmente?

2-

Continuando o argumento 1, teve gente que falou que é difícil interpretar a bíblia pq ela foi escrita a 2 mil anos e pq ela já foi muito modificada. Concordo plenamente, então por que diabos vocês seguem ela? Se ela é difícil interpretação vocês podem ter interpretado errado e podem até estar pecando sem saber... e se alguém me vir falar que a religião esta ai pra interpretar a bíblia pra gente, ou que tão interpretação ta errada e outra certa, por favor não fale, e pegue um dicionário e procure por "interpretação". E se Deus escreveu esse f*cking livro (calma gente só piada :P) ele pelo menos podia fazer uma versão 2.0 não? Pq q ele não pode inspirar os profetas HOJE e fazer ele escrever um livro com o linguajar moderno o que facitaria toda essa discussão e provavelmente inuficaria as religiões, o que traria paz. Mas ele tem um plano totalmente irracional que agente não entende né?

3-

Dani eu não sei qual a idéia de Deus que você acredita, mas eu já acreditei em uma idéia de Deus, uma idéia válida logicamente, não conclusiva, e escolhi não acreidtar mais por que justamente ela não é conclusiva, e eu prefiro lidar com a minha vida tentando buscar certeza, e não tomando hipóteses sem consistência. Agora, você diz que agente não sente Deus por que procura explicações lógicas de mais, então você quer dizer que eu deveria ser um pouco ignorante, negar um pouco a minha inteligência e curiosidade humana (que na minha opinião é a única coisa que agente tem que não é ruim) e acreditar pra poder sentir algo que eu nem sei se existe mesmo? Olha esse negócio de sentir Deus é infinitamente subjetivo e você mesmo pode estar criando esse sentimento por escolher acreditar nessa idéia chamada Deus. Não me entendam mal, não critíco de forma alguma quem tem fé mesmo que um pouco, eu não tenho, nunca tive, nunca consegui, acho que a fé é quase um "talento" a pessoa precisa dar conta mesmo, eu não dou. Só espero que quem acredite em Deus sem seguir religião tenha um Deus mais lógico em mente...

Mais comentários:

Foi legal a Dani ter apontado sobre esse assunto, que é bom esclarecer... o que o ateu em geral mais critíca, e o que eu critíco mais, é o Deus judaico, que é explanado na bíblia (por ele mesmo lol) e que não faz (me desculpem) o menor sentido, nem hoje nem a 2 mil anos atrás, a diferença é que a 2 mil anos atrás as pessoas eram muito mais ingênuas e engoliam qualquer coisa, queria ver se não existisse religião hoje e um nego viesse com um livro no qual estava escrito que este foi escrito por um ser superior, e que este contém todo o conhecimento relevante do mundo, ninguém engoliria. O problema de discutir isso com qualquer religioso é que tem dois tipos de discussão:

1- Eu consigo fazer o cara ficar todo confuso por dentro, eu dou circunstâncias lógicas e fatos que ele não tem capacidade de discordar nem de mentira, ai ele fala que é um mistério de Deus, e que eu só poderia acreditar com fé.

2- Outros ficam nessa de eu to interpretando a bíblia literalmente, e precisa ter fé, e que Deus escreve certo com linhas tortar, e Deus tem um plano. Quando na verdade vocês fazem a mesma coisa que vocês acham que eu faço, interpretam a bíblia como lhes convêm (a igreja na verdade, perdão), existem MUITAS coisas que o cristão interpreta de forma literal, mas tudo que um ateu vem interpretar de forma literal na verdae é uma metafóra, ou falta de contexto... me desculpem mas eu acho que isso é um anomalia estatistica, ainda mais por que tem uma ligação muito forte entre agnosticismo e QI alto (isso é um fato, não é pra tentar beneficiar o ramo de lógica que eu sigo, ou depreciar o de vocês). Eu acho que qualquer interpretação deve ser feita da mesma forma em uma mesma população, ou seja, ou a bíblia é um monte de metáforas, ou ela é literal, podendo ter algumas e só algumas metáforas que deveriam ser, muito, muito bem explicadas para garantir o entendimento do leitor. Interpretar algumas coisas da bíblia como literal e algumas coisas como metáforas, ao seu agrado, é que nem fazer uma pesquisa política entrevistando a penas a porcentagem da população que vota no candidato A, tal candidato obviamente vai ser beneficiado.

acho que é só isso...

Editado por Gabriel Dechichi

Compartilhar este post

Link para o post

Dani, quando eu disse "beber radiação" pensei logo em Yellowcake (urânio sem impurezas), haha :lol:

Sobre eu não acreditar em Deus, opa, não disse isso em momento algum, até porque teria de inverter o ônus da prova, uma vez que é impossível provar que algo não existe. Apenas não acredito totalmente na existência do Deus da Bíblia, enquanto teístas afirmam "sim" e ateus, "não".

Veja bem, não estou pedindo provas excessivas, apenas as busco há muito tempo e até agora nada. Me perdoe se serei grosseiro ao dizer isso, mas já não engulo desculpas como:

► falta de estudo;

► falta de fé;

► falta de conhecimento da cultura antiga;

► falta de experiências íntimas;

► falta de interpretação profunda;

► e outras.

Isso não cola mais. Em todos os debates via internet ou pessoais que participo, inclusive com pastores, a maioria tende a desviar de assunto. Já procurei conversar até mesmo com Adauto Lourenço, mas o cara é tão falacioso que não vale a pena gastar saliva.

Galera, pensa comigo: tudo o que existe se manifesta. Não vemos o vento, mas o sentimos. Não podemos tocar no sol, mas por observação sabemos que o mesmo existe. Não podemos ver O2 dentro de um recipiente, porém se colocarmos uma vela dentro a chama permanecerá.

E Deus, de que modo se manifesta? Por que há nuvens? lol, existem partículas de H2O, isso é impossível Por que pessoas se curam de doenças psicossomáticas? lol, existe efeito placebo óóó Não adianta enrolar. Se Deus existe, Ele sabe que eu seria um fiel (já fui convidado para tocar em Igrejas mas recusei). Bastava uma evidência não obscura, uma voz, uma imagem, qualquer aparição crível. Porém, nada.

[ironic mode on]

Sempre dizem para eu ter fé. Fé resolve tudo, não é mesmo? Pois então, que seja! Apartir de agora acredito que Deus matou os primeiros filhinhos dos Egípcios, queimou crianças inocentes, conduziu meninas virgens à pedofilia, matou os filhos do seu próprio sacerdote e tantas outras coisas por ♥ amor ♥ :wub:

[ironic mode off]

Compartilhar este post

Link para o post

E só falta voltar a Santa Inquisição. Mas não, isso tudo é por "amor" aos fiéis <_<

Tá no livro de Levítico, dízimo não é obrigatório.

Dizimo não é obrigatorio vai da conciência de cada um. Essas igrejas já estão exagerando, mas levar isso como um todo já não é legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizimo não é obrigatorio vai da conciência de cada um. Essas igrejas já estão exagerando, mas levar isso como um todo já não é legal.

Samuel, tente não reviver discussões antigas, senão daqui a pouco ta o fórum todo de novo discutindo a mesma coisa. O tópico já deu o que tinha que dar, era só olhar a última data de Post, foi a quase 2 meses.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0