Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Teste promete revelar quanto tempo te resta de vida

16 posts neste tópico

telomeres-600x337.png

Um novo teste que deve chegar no próximo ano à Inglaterra promete dizer aos pacientes quanto tempo de vida eles têm e, obviamente, o anúncio não poderia chegar sem muita polêmica e controvérsia. O teste mede os telômeros da pessoa, ou as estruturas encontradas na extremidade dos cromossomos. O comprimento dos telômeros aparentemente está relacionado com o envelhecimento biológico do paciente e, assim, os pesquisadores querem oferecer poderiam oferecer detalhes sobre quanto tempo um corpo irá aguentar.

Quer dizer, alguns pesquisadores farão isso. Outros não estão certos de que se trata de uma boa ideia. O teste, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa de Câncer da Espanha, será representado por uma empresa chamada Life Length, que está tendo conversas com empresas de diagnóstico médico que atuam na Europa. Quando for vendido oficialmente, o teste custará cerca de U$700.

O processo é bem simples: o paciente tira uma amostra de sangue e o teste checa o comprimento dos telômeros, que são usados basicamente para determinar sua idade biológica. Pesquisas mostram que pessoas com telômeros menores do que o normal têm tempo de vida menor do que aqueles com telômeros longos. Eles também podem ter um caso grave de ansiedade dos telômeros que eles não sabiam ter.

Os críticos enxergam isso como um problema. Além da possibilidade de seguradoras obrigarem os futuros clientes a fazer um teste de telômeros para determinar o valor dos seguros de vida e de saúde, ele também pode aumentar o medo de morrer nas pessoas — e abrir espaço para fraudes e medicinas falsas que prometeriam estender seus telômeros — e vida.

A história toda parece um bom enredo para um livro de ficção, mas alguns estão receosos que este tipo de teste possa abrir uma Caixa de Pandora que nós não teremos mais como fechar. O preço pode ser uma das partes mais polêmicas, 700 dólares; e vamos ser sinceros: telômero algum será longo o suficiente para agradar alguém. [Medical Express; Image credit: NASA]

Fonte: Gizmodo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a parcela das pessoas que morre por condições biológicas individuais? Eu suponho que seja bem baixa.... Tirando grande parte da utilidade do teste...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a parcela das pessoas que morre por condições biológicas individuais? Eu suponho que seja bem baixa.... Tirando grande parte da utilidade do teste...

Exatamente ! O teste não prevê que ninguém será atropelado assim que sair do consultório.

Outro fator é o psicológico, pois se o teste disser que a pessoa viverá até 90 anos, talvez mude até os hábitos desta pessoa; pois ela pode pensar que tendo uma genética boa ela pode abusar (bebidas, drogas e etc...)que não tem problema.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, a vida da pessoa depende de várias coisas.

Como por exemplo, algumas pessoas envelhecem mais por razões psicológicas, o que não da pra eles preverem, pois depende do psicológico difícil de calcular, das experiências que ele terá na vida, e etc, entre outras coisas como alimentação, hábtos e etc.

Então eles querem me dizer que como me alimento, a maneira que vivo, entre MUITAS outras coisas não alteram o tempo de vida que ainda tenho ?

Eu duvido da veracidade dessa pesquisa...será que elas está mesmo acontecendo ?

O cara faz o texte, descobre que viverá até os 84 por exemplo...pronto ? ele pode fazer o que quiser com ele que ele viverá 84 ? não é assim MESMO, nem de longe...

Editado por Mateus o/

Compartilhar este post

Link para o post

Isso seria o limite máximo, quando as células parariam de fazer mitoses e não substituiria as danificadas, e não prever se vc vai morrer atropelado, por ingestão de substâncias ou qualquer outro motivo ;)

Editado por João Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Isso seria o limite máximo, quando as células parariam de fazer mitoses e não substituiria as danificadas, e não prever se vc vai morrer atropelado, por ingestão de substâncias ou qualquer outro motivo ;)

Não é assim que funciona.

Se você tomar um tiro, você pode morrer, outra pessoa tomar um tiro da mesma arma e morrer tbm, mas no dia sequinte, esse motivo da morte que eles querem calcular, creio eu, também dependa do quão frágil os orgãos estejam...e não sei como eles calculariam a saude máxima de um orgão, sem contar que é impossivel viver sem desgastar o próprio corpo, e sua vida depende muito do quão você se desgastou, dos seus gênes, e assim por diante.

Qual o modo de vida perfeito que se tenha o aproveitamento mais próximo do potencial de vida máximo que temos ? ninguém chega nem PERTO de ter esse estilo de vida, até porque nem deve ser interessante.

Aposto que se eles fizerem isso com X pessoas, não vão alcansar uma média muito próxima.

http://video.google.com/videoplay?docid=6795697927445437059#

Editado por Mateus o/

Compartilhar este post

Link para o post
esse motivo da morte que eles querem calcular

em spoiler pq ficou meio grande.

Não não, eles querem calcular o máximo de tempo que o corpo pode aguentar.

O nosso corpo cresce e se mantém pela multiplicação das células.A cada divisão os telômeros, que são importantes para a divisão, ficam cada vez mais curtos até ficarem tão curtos que os genes não conseguem se dividir, aí a divisão para. Então como o corpo não produz mais células, a quantidade diminui até ocorrer algum problema por falta de células em algum tecido. Eles medem o tamanho do telômero para ver quanto tempo resta até ele diminuir o máximo, morrendo "naturalmente", acho. ;)

Pelo menos foi assim que aprendi :P

Editado por João Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

É lógico que vai passar a ser considerado para avaliação do seguro, caso esse teste realmente se prove eficiente. Eu não trabalho em seguradora, mas imagino que o valor para cada pessoa considere milhares de fatores. Ex: fulano mora em tal cidade que estatisticamente é mais perigosa do que outra, isso faz o seguro ficar mais caro. Mas nem por isso quer dizer que ele vai morrer por conta da violência.

Sem contar que o lance do teste é muito mais certo (se for comprovado, claro) do que qualquer outra estimativa (violência, suicídio etc.), porque determina uma data final que é tipo "ou vai morrer nessa data, ou antes, mas dessa data não passa".

A não ser que até lá já sejamos "imortais", li uma reportagem uma vez que tão trabalhando na injeção de telomerase, que a ideia é revitalizar os telômeros e tal, mas aí a conversa já é outra...

Editado por Carlos de Alcântara

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acredito, para isso funcionar, e só assim também, seria pegar a expectativa de vida dos local que a pessoa vive, ver a média de telômeros que as pessoas tem, e fazer uma proporção, aquela tem X% mais telômeros que a média, então viverá X% a mais que a média de vida.

Eu acho que esse seria a única maneira de se ter algum proveito, e ainda assim, acredito eu, não tão grande.

Editado por Mateus o/

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acredito, para isso funcionar, e só assim também, seria pegar a expectativa de vida dos local que a pessoa vive, ver a média de telômeros que as pessoas tem, e fazer uma proporção, aquela tem X% mais telômeros que a média, então viverá X% a mais que a média de vida.

Eu acho que esse seria a única maneira de se ter algum proveito, e ainda assim, acredito eu, não tão grande.

Mas esses são dados não correlacionados, vc está fazendo uma inferência totalmente errada!

Seria seria tipo vc fazer uma pesquisa de quanto as pessoas vivem pela cor do chinelo que elas usam.....

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você não entendeu.

Quero dizer mesmo que expectativa de vida não está ligada a telômeros, e que uma pessoa que viverá X anos, e outra X - 10, acreito que a segunda tenha quase 50% de chance de viver mais.

E calcular o máximo, seria o mesmo que considerar que a pessoa não vive em um meio externo que a desgasta, que ela respira perfeitamente bem, que tem uma alimentação perfeitamente e absolutamente exata ao ideal e etc, saber quanto a pessoa viveria se tivesse a vida perfeita do ponto de vista de aproveitar todo o potencial de vida que ela tem do ponto de vista biológico teria um reflexo no que ela realmene viverá ?

Alguém sabe me dizer se quando destruimos células do nosso corpo, isso contribui a perdermos telômeros ?

Vocês ja viram o vídeo que eu mandei ?

Pelo que me parece, dependendo do seu gêne você pode ter um desgaste menos, o que resulta de acordo com alguns estudiosos, em pessoa que vivem mais de 100 anos por algumas caracteristicas do gêne.

Sendo assim, pra considerar o máximo de vida que poderiamos ter, se não fosse estudado nosso gêne, que teríamos a combinação perfeita, viveriamos então mais de 120 anos acredito eu no mínimo.

Agora esse povo que tem essa tendência a viver mais de 100 anos, será que eles tem mais telômeros que nós ?

Eu não sei muito bem também, posso estar falando besteira, mas acho que essa pesquisa só causará problemas.

Editado por Mateus o/

Compartilhar este post

Link para o post

mas acho que essa pesquisa só causará problemas.

Isso de que vai causar problemas pode chegar a ser um consenso mundial, mas alguém não vai resistir a tentar descobrir a verdade.

Não é o teste que tem que se adequar ao que as pessoas esperam dele, e sim o contrário. Se for comprovado, as pessoas que se virem para lidar com a nova realidade, já que vai ser algo inegável e que não se pode ignorar.

Editado por Carlos de Alcântara

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem que vai ajudar as pessoas a curtirem mais a vida (h)

Mas o que eu quis dizer, não é que vai ser um problema as pessoas descobrirem esse tipo de coisa, e sim a ferramenta de jogos sujos que isso virará.

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado, quem tiver vendo fantastico deve ter percebido que eles falaram dessa pesquisa.

Não posso afirmar com muita certeza se esse tópico fala da mesma pesquisa que apareceu no fantástico, mas no caso eles falaram com quem estava "comandando" a pesquisa, e o que ele falou foi: "Nós não queremos dizer até quando uma pessoa irá viver, isso que diz é Deus" [na lingua dele né XD]

De acordo com o que disseram, a intenção é dizer qual a idade do seu corpo, tipo...o quanto você invelheceu no tempo de vida que você teve.

Por exemplo, a pessoa tem 25 anos, e NESSES 25 anos ela invelheceu 30 [claro, ela continua com 25 anos, pois anos é tempo, e não estado do corpo, mas vocês entenderam a intenção né ¬¬]

Estranho o.O

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0