Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Arley

[discussão] COLL

34 posts neste tópico

Um assunto que sempre retorna é se usar coll ajuda, então vamos discutir esse assunto aqui.

Algus tópicos:

- quais colls compensam realmente?

- quais casos nao tem algoritmos bons bons?

- o que voce acha do reconhecimento? tranquilo ou demorado d+?

- ha qnto tempo vc treina? quais vc sabe? vai aprender todos? qnd?

falem aí o q vcs acham sobre os colls e sobre zbll, se compensa tbm ou nao. :lol: vamos ver se fazemos uma boa discussão, ate sobre qnd começar a aprender coll

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem sei o que é isso :P

Vou ver no google.

Editado por Rodrigo Naue
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apesar de não usar, eu sei COLL.

Bem, EU não uso porque eu nunca pratiquei eles, só aprendi depois parei de me preocupar, então os meus COLL's são muit ruins, até um atrapalho, mas eu não sei o quão útil são não o.O

ZBLL já vale apena, creio eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apesar de não usar, eu sei COLL.

Bem, EU não uso porque eu nunca pratiquei eles, só aprendi depois parei de me preocupar, então os meus COLL's são muit ruins, até um atrapalho, mas eu não sei o quão útil são não o.O

ZBLL já vale apena, creio eu.

acho que tem gente que gosta porque reduz todos os PLLs a U-perm, Z-perm e H-perm.. e ainda aumenta a probabilidade de PLL skip.

Compartilhar este post

Link para o post

COLL só é bom pra OH

Nao vale a pena aprender os set sune e antisune.

Nos outros sets existem algs ruins mas mesmo assim vale a pena usar Pra OH (normalmente é o caso diagonal o alg ruim)

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu uso alguns coll e gosto muito dos casos em q todas as quinas estão desorientadas pois são de facil reconhecimento... logo vc num perde tempo então acaba sendo vantagem... mas pra fazer o coll vc tem q estar realmente muito bom nos pll de meio. e alem disso fazer coll acaba aumentando muito a chace de pll skip.

além de tudo isso no caso do OH acaba sendo uma mão na roda muito boa...

mas não vá achando q vai ser uma diferença muito grande nas tuas medias pois inicialmente vc tem q dar a sorte de cair um caso de cruz pra só então aplicar o coll.

se vc usar o edge control vai acabar aumentando um pouco mais sua media... mas ainda sim a diferença será no maximo de 1 segundo pra quem é sub 15, mas normalmente não passa de alguns centesimos.

eu uso alguns e gosto acho q vale a pena

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei a aprender, mas não cheguei a decorar todos.

Agora eu só sei os H e um ou outro do Pi e do T. Talvez eu reaprenda, acho que compensa...já dei alguns PLL skip usando o pouco que sei, então...

Compartilhar este post

Link para o post

legal... hm para qm nao sabe, esqueci de explicar o q é COLL: é vc orientar os cantos e permuta-los mantendo a orientação das edges, o q significa sempre dpois uma U/H/Z/Skip perm, ou seja algoritmos rápidos execução e reconhecimento tbm (vc fica esperado poucos casos), mas para aplicar vc precisa d OLL de cruz, q são geralmente bem rápidos tbm.

eu mesmo acho q num vou aprender COLLs tão cedo :P vamos ver se aparecem mais opiniões :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cheguei a aprender 4 sets, só faltou o Pi (tirando sune e anti-sune). Treinei um pouco para acostumar, mas acabei voltando a não usar.

Achei o reconhecimento/execução demorado pro benefício que traz. Fora que você só usa nos poucos casos que a cruz vem pronta...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz... eu sou "novo" nessa área de COLLs

procurei em alguns sites mas as explicaçoes sao mto complexas... ser que alguem pode me recomendar um tutorial bacana sobre COLLs pra mim aprender e poder opnar sobre esse questao no forum?

apesar de usar COLLs tenho media de 27 seg.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente não sei COLL e nem ZB ; mas uma coisa que eu acho interessante é o ZB pelo simples fato dele resolver a LL com um algorítmo - me corrijam se estiver errado. O que pega na hora de aprender os casos é o reconhecimento, são muitos e parecidos ainda; mas vou estudando eles pelos dias afora, fazer igual Fridrich, vou lendo, entendendo ate´ aprender ;)

Se caso a pretenção de se aprender COLL ou ZB seja pra ser sub10, ou mesmo abaixar a média, ( o que é claro, porque quem quer aprender um método novo quer abaixar a média :P ) aconselho que vejam um tópico que o Dechichi comentou sobre ser sbu10, achei muito legal e clara a explicação dele monstrando que pra ser sub10 basta treinar, treinar, treinar ;)

http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/5476-tecnicas-avancadas-para-sub10/

Editado por Eduardo Divino

Compartilhar este post

Link para o post

Quando aprendi, o melhor site que achei foi o do Dan Cohen: http://cube.danrcohen.com/coll.html

cara... dei uma olhada no site... mto bom e mto simples! agora que ja sei o que é COLL e ZB Method posso dizer que sao bons para speed sim! sabendo que só seria interessante se o usuário tiver sua propia tecnica e aprimora-la! até pq alguns adora U/Z/H - perm e outro ja nao gostao!

a minha idéia é: se vc acha que só o fridich é o suficiente para chegar ao sub20 ou sub10 paranbens! mas se vc adicionar os COLLs poderia ajudar em certos casos, até mesmo em champs.

ps.: ja estou treinando os casos =], exceto sune e anti-sune que nao valem a pena!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o meu primeiro tópico, então desculpe se houver postado no lugar errado ou feito qualquer coisa errada...

Eu gostaria de saber se COLL vale a pena. Minha média é mais ou menos 1:15, e meu recorde foi 55 segundos.Levo uns 10 segundos para a cruz, uns 30-60 segundos para F2L(varia muito) e 10-20 segundos para o LL(última camada). Depois do F2L, faço uma cruz superior, uso um dos sete algoritmos OLL de cruz pronta e então faço o resto como no método básico. Não sei se aprendo PLL e depois OLL ou se aprendo COLL(os U-perm,H-perm e Z-perm já conheço).Também queria saber como é Edge Control, Winter Variation e outros controles da última camada pelo último par F2L. Além disso, gostaria de conhecer X-Cross e Double X-Cross. Se alguem puder indicar algum tutorial, não me importa se é em português ou inglês(bem, exceto em vídeos, obrigado e parebéns a José Odenir por legendar o vídeo do Badmephisto).

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, 1:15? Eu com o método básico conseguia em menos de 40 seg... Meu, não adianta ficar decorando tudo, primeiro tu devia avançar o máximo possivel no básico, e assim que você conseguir movimentos rápidos e finger tricks bons tu aprende os fl2, two looks, pll e por ultimo os oll. O coll eu não conheço ninguém que ja tenha decorado.

Compartilhar este post

Link para o post

vc ta muito no começo ainda, mas blz...

primeiro termina o fridrich, seja color neutral, trabalhe fazer a cruz em pouco tempo e trabalhe seu lookahead e conhecimento de F2L...

o edge control é basicamente intuitivo, tem um ou outro algoritmo só.... COLL vale a pena só alguns casos, mas eu recomendaria um pouco de experiência antes....

Nesse Canal, tem videos com variações de F2L, um pouco avançado mas com o tempo deve dar pra pegar...

Compartilhar este post

Link para o post

Dechichi falo tudo! :D .. Dechichi ta preparando uma coisinha ae... color neutral pra bate WR né!! kk abraço e gogo!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, desisti do Winter Variation e do COLL. Mas alguém poderia me informar onde acho informações sobre Edge Control e X-Cross, já que acho que esses são intuitivos?

Nota: Minha média baixou para 1:05, e fiz hoje um recorde de 47 segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber além do f2l, oll , pll , x-croos,doble-croos,coll quais outro tipos tenho que aprender para ser uma cubista igual o Cinoto, Renan Cerpe,Carlos, dechichi e pedro santos.E onde e quais sites posso achar os tutoriais. E quais vocês utilizam dos quais citarem.Sou seus fãs .E se eu ter colocado algo em lugar errado me desculpem.Ainda estou tentando saber um pouco mais sobre o forúm. :rolleyes::pensativo:

Editado por Daniel Figueira Gonçalves

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber além do f2l, oll , pll , x-croos,doble-croos,coll quais outro tipos tenho que aprender para ser uma cubista igual o Cinoto, Renan Cerpe,Carlos, dechichi e pedro santos.E onde e quais sites posso achar os tutoriais. E quais vocês utilizam dos quais citarem.Sou seus fãs .E se eu ter colocado algo em lugar errado me desculpem.Ainda estou tentando saber um pouco mais sobre o forúm. :rolleyes::pensativo:

Cara, primeiro, qual é a sua média? Porque 90% dessas coisas não são úteis até chegar num certo nível. Se você não faz tempos sub-20 frequentes, você ainda não está aproveitando o fridrich completamente. Sinceramente, acredito que pra você começar a pensar nessas coisas, você tem que estar no nível do Cinoto/Renan, pelo menos. O Dechichi eu não sei, tenho a sensação que é fridrich puro, mas o Roque está aprendendo COLL agora. O Feliks, que é um dos melhores do mundo, não parece usar nada além do fridrich, só o que ele aprendeu na memória muscular por treino.

Um exemplo disso: Eu sou nível iniciante, no máximo intermediário (Média de 32s), mas em certos momentos eu consigo "prever" que sairá skip. Eu não sei como percebo isso, não tem uma lógica consciente, simplesmente algo me diz que será skip. E eu sou de baixo nível. Os videos do pessoal alto nível você percebe claramente que após o F2L, não existe parada pra ver o cubo, eles fazem no automático. E isso é puro treino. Acho mais lucrativo você melhorar o que aprendeu (se você tem fridrich completo e faz em 40 segundos ou mais, significa que ou seu look-ahead está ruim, ou então seus fingertricks estão ruins) do que procurar aprender coisas avançadas...

Also, tudo isso você acha facinho pesquisando na internet. Se você ainda não pegou as manhas de achar o que procura (quando você fica avançado em qualquer coisa, uma das habilidades mais desenvolvidas é a de localizar o que você quer sobre aquilo facilmente), creio que é porque você ainda não está no nível de procurar sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiramente obrigado depois eu queria saber quais outros tem .Para eu escrever em um caderno tudo logo para depois eu começar aprender o fridrichi completo. Para não precisar de cada vez que aprendo algo copiar em seguida. Alem disso vou se mudar logo ai não sei quanto tempo vou ter internet de volta. Mas valeu pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiramente obrigado depois eu queria saber quais outros tem .Para eu escrever em um caderno tudo logo para depois eu começar aprender o fridrichi completo. Para não precisar de cada vez que aprendo algo copiar em seguida. Alem disso vou se mudar logo ai não sei quanto tempo vou ter internet de volta. Mas valeu pela resposta.

Cara os únicos cubistas brasileiros que sabem tecnicas mais avançadas creio eu que sao apenas O Cinoto, Pedro Roque e o Dekiki, vc quer saber quais tecnicas existem as mais avançadas?

Se sim vou listar algumas

Winter Variation (permutaçao de quinas enquanto faz o ultimo f2l, creio que o Mats Valk usa )

ZBLL ( orientaçao e permutaçao da ultima camada em um alg so, mtos cubers usam, como o Feliks ja disse que sabe alguns)

Existe tbm OLLcp (que orienta a ultima camada e tbm permuta os cantos o que é basicamente a msm coisa que COLL)

Existe tbm ZBF2L mas nao conheço ninguem que use aqui no Brasil

Enfim nao acho que vc precise usar tudo isso pra ser rapido, vou citar eu como exemplo eu so sei o Fridrich msm e sou sub 12 enfim pratique e depois busque coisas mais avançadas... espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0