Postado Abril 26, 2011 (editado) Depois que uma amiga da minha namorada veio falar pra mim: "Se agente veio dos macacos, os macacos já deveriam ter virado gente", eu não consegui me segurar... Depois de pensar sobre o assunto, percebi que as pessoas sabem muito pouco sobre a Teoria da Evolução, então achei uma boa idéia postar um material interessante aqui. E sim, é para se discutir sobre o assunto, mas sugiro que todo mundo leia um bom material antes... http://www.umavisaodomundo.com/2008/08/teoria-evolucao-darwin-neodarwinismo.html http://www.evo.bio.br/layout/TeoriaXTeoria.html aqui é um bom material de leitura (simples), quem tiver algo pode postar tbm... Eu também achei por bem mostrar um outro lado da história também... http://www.estudosdabiblia.net/bd107.htm http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070810124249AAacLUE Já dando minha opinião: Eu acho os argumentos de teístas contra a evolução ridículos, normalmente essas pessoas nunca se aprofundaram no assunto e não sabem nem se quer o que a Teoria da Evolução aborda, acho que quem já estou ciências mais a fundo já vai perceber os erros de conceitos de quem fez o artigo lá de cima, e a falta de argumentos lógicos (e o excesso de subjetivismo)... Mais um motivo para que todos, independente da opinião, colocarem algum conhecimento na cabeça antes de falar... Editado Abril 26, 2011 por Gabriel Dechichi 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Evolução é um fato. Não há forma de negar que ela exista, mas para explicá-la temos, em vantagem, a teoria de Darwin-Wallace. Tudo bem questionar a teoria, mas se o sujeito questiona a evolução ele é ignorante. Eu acho que a teoria darwiniana é muito bela e explica a diversidade de vida com tamanha simplicidade. É um dos maiores trunfos da biologia, seria muito curioso se a teoria de Darwin fosse válida em outros planetas com vidas, se eles fossem descobertos. Ia ser uma experiência interessante. Editado Abril 26, 2011 por 'Marcelo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 Isso me faz pensar, veio o Big bang, e dai em diante qual foi o primeiro estágio da vida ? o momento em que algo tomou uma forma, capaz de receber mensagem e responder a ela, num processo muito lento, de evolução, e será que esses átomos se juntaram de forma a faze-la por acaso, ou será que em planetas para se sustentar uma vida a própria física age de maneira a favorecer esse acontecimento ? Jájá eu leio o material e posto algo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 dei só uma passada e ainda não li mas excelente topico . a Teoria da evolução acontece e é um fato , já cansei de ouvir isso tbm dechichi, pessoas achando que se a evolução estivesse certa macacos sairiam virando gente e tal . Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) É tenso quando dizem que a gente veio dos macacos Eu acho os argumentos de teístas contra a evolução ridículos Já ouvi gente dizendo que não acredita em dinossauros porque não está na bíblia eria muito curioso se a teoria de Darwin fosse válida em outros planetas com vidas eu acho que se os animais desse planeta tiverem material genético capaz de sofrer mutações e esse material passar a diante, gerando descendentes mais fortes ou fracos, talvez funcione da mesma forma Editado Abril 26, 2011 por João Pedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) o fato de pessoas acharem que o ser humano veio do macaco é um erro total ja que algum programa de televisão certa vez interpretou de forma errada a fala de um cientista,ele dizia que"o macaco e o homem tinham o mesmo ancestral" e isto foi interpretado como "o macaco é um ancestral do homem" e isto faz com que as pessoas se confundam como a amiga da namorada do dechichi agora uma opinião a teoria de Darwin é a mais correta até hoje. o seres são surgiram por exemplo como macacos diretamente mas passaram por vários processos evolutivos. estou procurando uma imagem para postar ela é bem util..... a imagem é de uma arvore filogenetica Editado Abril 26, 2011 por Pedro Roque Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Isso me faz pensar, veio o Big bang, e dai em diante qual foi o primeiro estágio da vida ? o momento em que algo tomou uma forma, capaz de receber mensagem e responder a ela, num processo muito lento, de evolução, e será que esses átomos se juntaram de forma a faze-la por acaso, ou será que em planetas para se sustentar uma vida a própria física age de maneira a favorecer esse acontecimento ? Jájá eu leio o material e posto algo. se você der uma lida no artigo isso vai clarear um pouco suas idéias.... mas a teoria da evolução não trata de forma alguma sobre o surgimento da vida (isso na verdade é um argumento falácioso usado pelos teístas). Mas sobre a origem da vida, também existem teorias sobre isso, a maioria não vale nem a pena falar, mas ah que eu acho mais lógica é a Teoria de Oparin, ela afirma que a vida começou de uma bactéria primordial que surgiu na terra primitiva a partir de moléculas orgânicas que foram formadas no mar, devido às altas descargas elétricas, os elementos químicos da atmosfera primitiva e à temperatura... A Teoria de Oparin já foi testada em laboratório, onde os cientistas conseguiram chegar até o aminoácido (o que é um forte indício da veracidade da teoria)... Existe outra teoria lógica também que afirma que a vida pode não ter surgido aqui, e sim sido "traga" à Terra por um meteorito (em sua forma mais simples, claro) e iniciado o processo de evolução aqui... Eu acredito que foi algo aleatório sim, não tem porque questionar "porque a vida começou na Terra?", é pura probabilidade, em algum lugar ia acontecer, e se acontecesse em outro as pessoas provavelmente estariam fazendo as mesmas perguntas, e por ai vai... Editado Abril 26, 2011 por Gabriel Dechichi Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) No documentário Cosmos tem uma parte que fala sobre o surgimento da vida e a evolução. Quem quiser o nome dessa parte é One Voice in the Cosmic Fugue Sei lá como se chama um "capítulo" de um documentário Editado Abril 26, 2011 por João Pedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Mas o ponto que eu quero chegar é, no caso da teoria que você citou, COMO foi formada essa bactéria ? Essa teoria para no começo da vida, mas não explica como ela se deu. E quanto a do meteoro, diz a origegem da vida na terra, mas não diz a origem do que nos originou. Isso ninguém hoje pode responder, e eu realmente acho absurdamente improvavel alguém responder isso...ou pelo menos tão cedo. A evolução é interessante, se nós não tivessemos nosso raciocícinio, seriamos bem mais fortes fisicamente e etc, pois nos somos adaptados a sobreviver em nossas condições, e usamos a racionalidade como ferramenta. Os homens das cavernas era bem mais fortes que nós, e consequi lutar com animais, com o tempo, surgindo armas e vários outros métodos, nós nos adaptamos, e não é mais necessário ser tão "bruto", e nós fomos perdendo isso. O que eu acho interessante, é que existem centenas de casos de humanos que cresceram longe de civilizações humanas, há casos, e muitos inclusive, de até terem humanos que foram criados por animais, mas os animais eram sempre a chave, o humano praticamente só consumia, pois os animais tem suas técnicas, armas, e etc, e esses humanos nasceram longe do que os genes delas comandam que ela precisa para usar seu potencial, a sociedade, sem ela, somos inúteis e indefesos, precisamos hoje em dia saber falar, se comunicar, ter conhecimento e etc, essas pessoas que cresceram longe de civilizações eram selvagens e tudo, mas quase incapazes, fazia apenas o básico e necessitava dos animais. Possivelmente muitos aqui já devem ter estudado isso em sociologia, esses casos de humanos crescerem fora de civilizações, nós nos evoluimos com essa base, se saíssemos dessa extrutura, precisaria anos para nos tornamos eficientes na nova novamente, se consequíssemos manter nossa espécie, é claro Editado Abril 26, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Ao João: acho que é episódio, dependendo do tipo de documentário (série ou filme). Mas eu estudei a pouco tempo a teoria de Oparin e ela disputa o posto de melhor explicação com a teoria panspermia que é muito interessante, pois não é muito absurda e indica que já existiu moléculas orgânicas fora da Terra e talvez vida complexa. Eu acho que a teoria de Darwin seria válida em outro planeta sim, porque a seleção natural, um dos maiores agentes evolutivos, surge da interação de vida com ambiente, ou seja existiria em qualquer lugar com vida. Mas ia ser muito legal. Imagino as manchetes dos jornais: "A teoria da evolução de Darwin é válida fora da Terra!"... EDIT: Mateus isso ai é Sociologia, mas na verdade existiram poucos casos documentados, menos de 20, de pessoas que viveram privados da sociedade e os resultados são muito curiosos. Procure sobre Kaspar Hauser, o menino de Aveyron, etc. Editado Abril 26, 2011 por 'Marcelo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Mas o ponto que eu quero chegar é, no caso da teoria que você citou, COMO foi formada essa bactéria ? Essa teoria para no começo da vida, mas não explica como ela se deu. E quanto a do meteoro, diz a origegem da vida na terra, mas não diz a origem do que nos originou. Isso ninguém hoje pode responder, e eu realmente acho absurdamente improvavel alguém responder isso...ou pelo menos tão cedo. A Teoria de Oparin afirma que, na Terra primitiva haviam diversos compostos químicos (os que eu me lembro: nitrogênio, hidrogênio, carbono e enxofre), devido às constantes erupções vulcânicas que liberavam vapor de aguá na atmosfera, foi possível a existência de chuvas à medida que a temperatura da terra ia abaixando, o que acrescentou o elemento chave, o oxigênio. Os raios UV, as descargas elétricas e as altas temperaturas possibilitaram reações químicas no meio aquoso (gotículas de chuva), que formaram os aminoácidos (nisso foi até onde a experiência que tentava comprovar a teoria conseguiu chegar). Oparin afirmou que os aminoácidos também se uniam por ligações peptídicas, originando proteínas, que provavelmente se mantiveram nas rochas quentes por um longo (muito longo) período de tempo até que surgissem os mares. As proteínas então puderam ser arrastadas para o ambiente aquoso, a aguá catalisou as reações químicas e acelerou a formação de proteínas complexas e bases nitrogenadas. Com o tempo, as proteínas e os nucleotídios foram envolvidos por uma gotícula de aguá, que logo acumulou proteínas externas e logo depois lipídios também, originando uma célula de estrutura extremamente primitiva (bactéria procarionte). Isso é o que eu ainda consigo lembrar da Teoria de Paorin... ela é bem consistente e é o que chega mais perto de responder essa pergunta... e a teoria do meteóro, sim, é a origem da vida na terra, eu nunca vi nada consistente sobre a vida ter surgido em outra parte do universo... ...se saíssemos dessa extrutura, precisaria anos para nos tornamos eficientes na nova novamente, se consequíssemos manter nossa espécie, é claro se saíssemos dessa extrutura agente provavelmente ia se extinguir de forma muito rápida, o ser humano atrasa a própria evolução, seria improvável que agente voltasse a sobreviver como antigamente... Procure sobre Kaspar Hauser, o menino de Aveyron, etc. existem indícios de que o menino de Aveyron não era uma criança selvagem de verdade... mas era um caso bem interessante, assim como o das irmãs lobos, que eu ouvi e achei super interessante, mas quando fui ler vi que não era a história verdadeira... Editado Abril 26, 2011 por Gabriel Dechichi Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Procure sobre Kaspar Hauser, o menino de Aveyron, etc. É o caso mais famoso. A Teoria de Oparin afirma que, na Terra primitiva haviam diversos compostos químicos (os que eu me lembro: nitrogênio, hidrogênio, carbono e enxofre), devido às constantes erupções vulcânicas que liberavam vapor de aguá na atmosfera, foi possível a existência de chuvas à medida que a temperatura da terra ia abaixando, o que acrescentou o elemento chave, o oxigênio. Os raios UV, as descargas elétricas e as altas temperaturas possibilitaram reações químicas no meio aquoso (gotículas de chuva), que formaram os aminoácidos (nisso foi até onde a experiência que tentava comprovar a teoria conseguiu chegar). Oparin afirmou que os aminoácidos também se uniam por ligações peptídicas, originando proteínas, que provavelmente se mantiveram nas rochas quentes por um longo (muito longo) período de tempo até que surgissem os mares. As proteínas então puderam ser arrastadas para o ambiente aquoso, a aguá catalisou as reações químicas e acelerou a formação de proteínas complexas e bases nitrogenadas. Com o tempo, as proteínas e os nucleotídios foram envolvidos por uma gotícula de aguá, que logo acumulou proteínas externas e logo depois lipídios também, originando uma célula de estrutura extremamente primitiva (bactéria procarionte). Isso é o que eu ainda consigo lembrar da Teoria de Paorin... ela é bem consistente e é o que chega mais perto de responder essa pergunta... Mas o ponto que eu quero chegar, é, como se deu uma extrutura capaz de responder a mensagens ? Isso explica a teoria de como se formou a extrutura e talz, mas para, até pelo ponto de começarmos na nossa incapacidade de explicar o consciente, se não o explicamos, muito menos dizer como ele se da. E a ideia de vida, é uma que é capaz de responder a mensagens, e consequentemente, evoluir, ter "necessidades", um caminho a ser percorrido e etc. A vida é uma extrutura que, primitiva não o faz, mas corre ao caminho de ter condições, uma rocha não liga se ira ser engolida para o sol, uma vida ou liga, ou está indo a caminho de ligar. É interessante pensar em como se formou essa extrutura. Entenda assim, a extrutura ele explica, como ela se organizou para formar tal coisa, ai não.... Mas eu acho interessante, primeiro temos que entender esse ponto da vida, a resposta as mensagens, antes de saber como ela se formou ^^ Posso estar falando besteira, mas creio que é mais ou menos isso. Só para entender: Pegue uma caixa, e jogue tudo isso que ele citou, falou e etc, contando claro, o clima, a luz do sol e etc, é só uma questão de tempo para sair vida de lá ? Editado Abril 26, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 Mas o ponto que eu quero chegar, é, como se deu uma extrutura capaz de responder a mensagens ? Aí depende, se a pessoa acredita em algum deus, é deus... Se for pela física, coincidência, apenas um conjunto de forças que interagem e, por coincidência, formam estruturas complexas capazes de gerar coisas que chamamos de vida Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 Aí depende, se a pessoa acredita em algum deus, é deus... Se for pela física, coincidência, apenas um conjunto de forças que interagem e, por coincidência, formam estruturas complexas capazes de gerar coisas que chamamos de vida não é coincidência, é probabilidade... mateus uma célula responde ao meio, ela fagocita, ela se protege, ela sofre mutações de acordo com o meio, é biologia, de colegial ainda... as tendência intrínsecas das particulas elementares vão criando comportamentos mais complexos nas partículas subatômicas, que por sua vez criam comportamentos mais complexos nos átomos, que por sua vez mantêm o processo nas moléculas, que por sua vez em conjunto criam comportamentos ainda mais complexos em células, e por ai vai... a célula responde ativamente ao meio por isso, e a evolução se da a partir da reprodução e mutação genética (que ocorre de forma aleatória).... não sei onde você ta querendo chegar, o próprio modo como a primeira bactéria se formou já é base para explicar como ela reagia ao meio... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Na verdade essa é a dúvida que eu coloquei. As coisas aconteceram assim por razões aleatórias [tipo, o formato da terra, e etc], ou porque a física realmente, tendo um espaço capaz de suportar vida, tende a fazer surgi-la ali ? Tipo, as coisas aconteceram assim porque a física colabora pra isso, sendo assim, se aparecessem vários planetas como era o planeta terra antes da vida, iria mais cedo ou mais tarde surgir em todos, em um processo, ou isso depende de um meteoro que caiu ali por acaso, que fez tal consequência, e etc, que em cada planeta receberá de FATO acontecimentos diferentes ? Foi algo específico do planeta terra ? a sorte foi apenas em se juntar o que se juntou na terra, ou em se juntar como se juntou e acontecer o que acoteceu da maneira que aconteceu por razões que poderiam ou não ter acontecido, como meteoros, e etc ? O ponto é que pra ter um local que suporte vida, e o que é necessário para cria-la, é obra do acaso, mas depois que essas coisas acontecem por acaso, a FORMAÇÂO da vida, depois que já tem tudo que precisa, é ou não é na mesma linha ? Editado Abril 26, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 Na verdade essa é a dúvida que eu coloquei. As coisas aconteceram assim por razões aleatórias [tipo, o formato da terra, e etc], ou porque a física realmente, tendo um espaço capaz de suportar vida, tende a fazer surgi-la ali ? Tipo, as coisas aconteceram assim porque a física colabora pra isso, sendo assim, se aparecessem vários planetas como era o planeta terra antes da vida, iria mais cedo ou mais tarde surgir em todos, em um processo, ou isso depende de um meteoro que caiu ali por acaso, que fez tal consequência, e etc, que em cada planeta receberá de FATO acontecimentos diferentes ? Foi algo específico do planeta terra ? a sorte foi apenas em se juntar o que se juntou na terra, ou em se juntar como se juntou e acontecer o que acoteceu da maneira que aconteceu por razões que poderiam ou não ter acontecido, como meteoros, e etc ? Se voce não acredita em Deus tudo que ocorreu foi aleatoriamente, por acaso... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Calma ai, vamos por parte. As leis da física são por acaso ? ok, até ai sim, mas essas leis existêm [que seja assim por acaso], elas colaboram para que haja a vida ? Você não entendeu o que eu quis dizer, ou eu não to explicando direito [o que é normal ¬¬] Pense assi, a terra era uma bola líquida, se voltassemos ao tempo e antes dela se solidificar, nós misturassemos ela, a vida ainda assim ia surgir ? Ai depende, se as leis da física agem de forma, que, aonde tenha um local que suporte vida, e o que é necessario para forma-la, alguma lei física faça com o que precisa acontecer para ela surgir, ou isso vai depender de acontecimentos, e a física não tende a fazer isso ? Acho que foi o Stephen Hawking que já falou isso: Um lugar capaz de suportar vida + o que é necessário para formala = vida ? ou depende de outras coisas ? Pense na terra antes de se solidificar, bastava aquilo para haver vida, e independente se "mechessemos" ela e etc, ainda assim haveria ? pois a física leva a isso naturalmente como uma lei ? quando quero dizer por acaso quero dizer que as leis físicas podem ou não fazer isso, se não for por acaso, é porque tendo o que já foi citado, o que é necessário e etc, a física tem leis que tendem a formar aquilo como uma vida, e o que seria por "acaso", seria apenas aquilo estar presente ali. Eu estou falando "acaso" com um significado difícil de visualizar, mas tente ver assim. Não sei também se estou falando coisa com coisa. Editado Abril 26, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 Calma ai, vamos por parte. As leis da física são por acaso ? ok, até ai sim, mas essas leis existêm [que seja assim por acaso], elas colaboram para que haja a vida ? Você não entendeu o que eu quis dizer, ou eu não to explicando direito [o que é normal ¬¬] Pense assi, a terra era uma bola líquida, se voltassemos ao tempo e antes dela se solidificar, nós misturassemos ela, a vida ainda assim ia surgir ? Ai depende, se as leis da física agem de forma, que, aonde tenha um local que suporte vida, e o que é necessario para forma-la, alguma lei física faça com o que precisa acontecer para ela surgir, ou isso vai depender de acontecimentos, e a física não tende a fazer isso ? Modelo atual da física é probabilístico, as coisas logicamente ocorreram pois tinha chance, mas a chance não é 100%... Se "resetassemos" o universo as chances são grandes de nem existir o sistema solar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 (editado) Na verdade essa é a dúvida que eu coloquei. As coisas aconteceram assim por razões aleatórias [tipo, o formato da terra, e etc], ou porque a física realmente, tendo um espaço capaz de suportar vida, tende a fazer surgi-la ali ? Tipo, as coisas aconteceram assim porque a física colabora pra isso, sendo assim, se aparecessem vários planetas como era o planeta terra antes da vida, iria mais cedo ou mais tarde surgir em todos, em um processo, ou isso depende de um meteoro que caiu ali por acaso, que fez tal consequência, e etc, que em cada planeta receberá de FATO acontecimentos diferentes ? Foi algo específico do planeta terra ? a sorte foi apenas em se juntar o que se juntou na terra, ou em se juntar como se juntou e acontecer o que acoteceu da maneira que aconteceu por razões que poderiam ou não ter acontecido, como meteoros, e etc ? O ponto é que pra ter um local que suporte vida, e o que é necessário para cria-la, é obra do acaso, mas depois que essas coisas acontecem por acaso, a FORMAÇÂO da vida, depois que já tem tudo que precisa, é ou não é na mesma linha ? ter tudo que precisa para a formação da vida é obra do acaso... se já tiver então é como se você tivesse manipulando o sistema, e obrigando ele a seguir esse caminho... a formação da terra como ela é foi devido a muitos e muitos fatos aleatórios, como o fato dela ter se colidido com vários cometas que carregavam água, ela estar na distância certa do Sol, ela estar à distância certa de Jupiter... dentre várias outras coisas... eu acho que é muito simples, as partículas, os elementos, dançam conforme a música, conforme os campos de força que atuam sobre elas e à energia também que atua sobre elas... e disso saiu a vida, que também dança conforme a música da natureza (tirando agente é claro, que prefere estragar ela)... logo se você já diz "uma espaço capaz de suportar vida" é muito provável que ela surja ali, mas o fato desse espaço ser assim, é obra de outros acasos, que por sua vez são obras de outros, e por ai vai... é a natureza dançando conforme a música, eu acho isso legal... Editado Abril 27, 2011 por Gabriel Dechichi Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 26, 2011 Diniz e Dechichi, acho que minha resposta para os dois é a mesma. Por exemplo, um corpo atrair outro não é por acaso, é uma lei física, pra isso, é necessário que eles estejam próximos, certo ? dependendo to tamanho da massa dos corpos também claro, eles estarem próximos é por acaso, mas o fato deles se atrairem não é. Agora pegando esse exemplo, é por acaso todas as coisas necessárias para se ter vida estar presente, mas olhe daí em diante, depois desse acontecimento por acaso, essas coisas se organizarem em forma de vida é por acaso ? ou é como a gravidade, que tendo dois corpos próximos, a física se encarrega de fazer com que um exerça força sobre o outro. Se pegar deis de o princípio é por acaso, mas depois que se juntou tudo necessário, precisa de mais um pouco de sorte ainda ? depois que tudo está presente, precisa de mais sorte ainda, ou já está tudo que é necessário ? O acaso age até o momento que tudo precisa ficar presente, ok, mas depois ele continua agindo em fazer com que aquela presença possa acontecer isso ou aquilo ? E sim, não será 100%, talvez seja 100% - obstáculos que acontecem por acaso. Deis que todas as cosias que não permitam ser 100% aconteçam por acaso, isso não muda o que digo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 27, 2011 (editado) eu já respondi isso no meu post... fazendo analogia com a gravidade, ela na verdade é um campo que age em qualquer coisa que esteja dentro desse campo, logo ela terá efeito quando dois corpos estão a uma distância razoável, entretanto como eles chegaram a essa distância? Isso já abre várias outras possibilidades, pode ser algo proposital ou aleatório, é irrelevante... se você diz "se juntou tudo que é necessário" então sim, a vida tenderá a acontecer, por que a natureza dança conforme a música, então se é um ambiente propício, a vida começara a surgir... você simplesmente se contradiz em dizer que juntou tudo que é necessário mas ainda precisa de sorte... se juntou tudo que é necessário, não precisa de mais nada... mas obviamente uma situação dessas não ocorre na prática... a vida surge quando tem um ambiente propício à essa forma de vida, é uma junção da aleatoriedade com a física fazendo seu papel... não é nem tudo aleatório, nem tudo programado... olha os posts tão ficando grandes, acho que se todo mundo colocar no spoiler fica mais legal Editado Abril 27, 2011 por Gabriel Dechichi Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 27, 2011 (editado) Eu discordo, não dá pra afirmar assim não. Se o planeta tiver tudo o que precisa, mas algum dos elementos estive isolado de maneira a não chegar nos outros e etc ? Ter tudo que precisa é uma coisa, mas ainda falta essas coisas se organizarem dessa maneira, o universo se organizar pra juntar o que é necessário não é por acaso ? então se vermos o planeta como universo, talvez seja por acaso também tudo se juntar em um corpo, da mesma maneira que foi por acaso tudo se juntar em um planeta. Eu não creio que isso tenha uma resposta, até porque não basta se juntar tudo em um corpo apenas, depende também de como se juntará. Se matarmos um animal, tudo que o formava ainda está lá, mas é insuficiente para deixa-lo vivo, depende dessa coisas estarem organizadas em uma extrutura funcional. A natureza dança conforme a música, mas será que essa dança envolve criar vida ? Existem vários tipos de dança. Editado Abril 27, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 27, 2011 (editado) Opa, já vi que esse tópico vai render boas conversas! Agora não posso explanar minhas ideias sobre, mas, de modo geral, acredito nela. De modo simples: Big Bang ► origem de elementos químicos ► Terra primitiva ► chuvas constantes formando mares ► "Sopa primordial" contendo amônia (NH3), hidrogênio (H2), vapor de água (H2O v) e metano (CH4) ► união de proteínas formando coacervados ► reações químicas aleatórias originando nucleotídeos nos coacervados ► uma grande parte obscura da história ► vida ► vida se alastrando por vários ambientes ► mudanças acontecendo com esta vida ► cada ambiente "pede" características favoráveis ► a vida "mais preparada" permanece existindo, enquanto a outra se extingue ► há diversos tipos de vida ► primatas ► uma grande parte obscura da história ► homem Obs.: as passagens que se referem à origem da vida estão em azul e sobre Darwinismo, em vermelho. Considerem "vida" uma generalização para qualquer ser vivo. Lembrando que sou leigo no assunto, então me corrijam caso esteja errado Enquanto não participo efetivamente deste debate, deixo uma pergunta: como vocês explicam a explosão cambriana? (leiam aqui) Basicamente, como uma grande quantidade de fauna e flora apareceu tão "rápido"? O próprio Charles Darwin achava que "era uma das principais objeções que poderiam ser feitas contra sua teoria da evolução pela seleção natural" no livro On the Origin of Species by Natural Selection , popularmente conhecido como A Origem das Espécies. Editado Abril 27, 2011 por Davidson Lima Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 27, 2011 (editado) Mateus o seguinte artigo faz um estimativa bruta (mas complexa) da probabilidade de vida na Terra. Link Para quem não quiser abrir o artigo o resultado encontrado foi 10^(-282), ou seja, como eu disse anteriormente foi mero acaso a formação de vida.. era muito mais fácil não ter... Editado Abril 27, 2011 por Diniz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 27, 2011 Enquanto não participo efetivamente deste debate, deixo uma pergunta: como vocês explicam a explosão cambriana? (leiam aqui) Basicamente, como uma grande quantidade de fauna e flora apareceu tão "rápido"? O próprio Charles Darwin achava que "era uma das principais objeções que poderiam ser feitas contra sua teoria da evolução pela seleção natural" no livro On the Origin of Species by Natural Selection , popularmente conhecido como A Origem das Espécies. é fato que se têm muitos poucos indícios pra discutir isso... mas eu acho que a conclusão mais lógica é que isso aconteceu e foi random, provavelmente devido ao fato da vida ser muito simples isso de acontecer (bactérias produzem milhares de gerações rapidamente), o que possibilita essa evolução mais rápida.... é provável que não encontrem indícios de outra explosão como essa depois do período Cambriano, já que a vida passou a ser mais complexa... é uma anomalia, mas não descarta a seleção natural de Darwin, a mutação genética que acelerou d+ por um período de tempo, provavelmente o ambiente também foi favorável, antes da vida povoar o planeta, ele tinha muitos recursos de sobra... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites