Postado Abril 22, 2011 SÃO PAULO – Um novo marco na comunicação quântica foi atingido na semana passada, quando pesquisadores japoneses anunciaram o primeiro teletransporte quântico de um conjunto complexo de informações.O teletransporte é a transferência via luz de informação quântica de um local a outro, uma forma poderosa de representar e processar informação que é a base de toda a tecnologia quântica- inclusive a computação. Até agora, as tentativas de teletransporte não foram muito bem sucedidas: ou eram muito lentas ou alteravam a informação enviada, fazendo com que alguns detalhes fossem perdidos. Para efeito de comparação, seria o equivalente à tripulação do Star Trek chegar a um planeta sem um braço, ou com ele colado à orelha. No caso do teletransporte feito pela equipe liderada pelo professor Akira Furusawa, da Universidade de Tóquio, não foram objetos ou pessoas, mas sim informações enviadas. Eles conseguiram, pela primeira vez, enviar um pacote de dados complexos que, no caso, representavam o famoso “gato de Schrodinger” - um paradoxo proposto no início do século 20 pelo físico Erwin Schrodinger para descrever a situação na qual um objeto normal, clássico, pode existir em uma sobreposição quântica – tendo dois estados de uma vez. O 'teleporter' usado no experimento. Quantificando A memória de um computador comum, binário, funciona em bits – cada um deles representando um “um” ou um “zero”. Ele opera com os chamados chaveamentos excludentes, tipo de sim ou não (um ou zero). Já um computador quântico usa os chamados qubits, e cada um deles pode representar “um”, “zero” ou estar nos dois estados ao mesmo tempo. Para entender na prática a diferença, imagine um labirinto, repleto de bifurcações. No computador binário você só poderia escolher um caminho para ir de cada vez e, se chegasse a um ponto sem saída, teria de voltar ao começo e repetir a operação, escolhendo outras opções, uma de cada vez. Já no computador quântico seria possível entrar nas duas opções das bifurcações ao mesmo tempo, sucessivamente. Uma das tentativas acabaria chegando à saída, e todos os caminhos teriam sido percorridos. Com o desenvolvimento do teletransporte quântico, se torna possível mover blocos de informação em um computador de forma mais rápida (computação quântica). O feito também reforça a possibilidade de uma rede muito mais ágil, como a internet, baseada nessa tecnologia. Os feitos da equipe do professor Furusawa foram publicados em uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, a Science. Fonte: Info 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 Antes eu não conseguia diferenciar esse teletransporte de informações de um simples envio de e-mail. Mas agora compreendi que são semelhantes, entretanto o quântico é muito mais ágil. Ah como a ciência é linda! Quero estar vivo para ver a Teoria da Grande Unificação, a existência do Bóson de Higgs, a existência do táquion, o teletransporte humano, viagens temporais ao futuro, controle da fusão nuclear, etc. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 Bom essas revistas em geral falham em contar os fatos de formar correta e a revista Science é fdp e não da pra ler o artigo sem pagar 200 dolares =P Mas esse mesmo professor já tinha executado o transporte quantico sem erros a mais de 10 anos atras... Tinha um problema de demorar na leitura, talvez seja isso que foi resolvido nesse caso? No abstract do artigo comenta também que foi o primeiro transporte quantico de "nonclassical wave packets of light", mas eu nunca ouvi esse termo antes... Antes eu não conseguia diferenciar esse teletransporte de informações de um simples envio de e-mail. Mas agora compreendi que são semelhantes, entretanto o quântico é muito mais ágil. Na teoria o transporte quantico, que é propriedade do entrelaçamento quântico, deveria ser instantâneo (sim, mais rápido que a luz...) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 Será que um dia será possivel transportar pessoas ? O que eu entendi da diferença disso pra um e-mail, é que o e-mail é transportado, com isso ele seria tele-transportado, ele não teria um caminho pra ser percorrido até chegar o seu destino, e consequêntemente, pois o caminho seria direto, e não teria essa etapa de ter que ser transportado a até o seu destino, como o Diniz falou, seria instantâneo. Estou certo ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 Mas por que seria instantâneo? Eu sei que a informação vai percorrer todos caminhos possíveis então ela deveria semorar um tempo não? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Será que um dia será possivel transportar pessoas ? O que eu entendi da diferença disso pra um e-mail, é que o e-mail é transportado, com isso ele seria tele-transportado, ele não teria um caminho pra ser percorrido até chegar o seu destino, e consequêntemente, pois o caminho seria direto, e não teria essa etapa de ter que ser transportado a até o seu destino, como o Diniz falou, seria instantâneo. Estou certo ? Depende, oq vc falou está certo mas talvez vc esteja interpretando de forma errada. Ainda será necessário um meio para transporte de informação. Mas por que seria instantâneo? Eu sei que a informação vai percorrer todos caminhos possíveis então ela deveria semorar um tempo não? Acho que seria melhor eu explicar como funciona o transporte quantico lol Bom, fótons gêmeos tem um propriedade chamada entrelaçamento, que é basicamente o estado de um (spin) é definido pelo estado do outro não importa a distância que os separem. Cada um pode ter dois valores de spin e eles vão ser opostos, mas até que seja feita a observação o valor de ambos é desconhecido. Agora a propriedade louca, voce separou dois foton A e B, e fez a observaçao de A para saber seu spin, naquele momento (instantenamente) que voce fez a observaçao o estado do outro fóton vai ter seu estado definido. Por isso qbits vao ter 3 estados, o outro é o desconhecido e se torna 0 ou 1 depois da observação Editado Abril 22, 2011 por Diniz 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 Sim, é necessário um meio, e esse meio é o tele-transporte, eu citei ele lol Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Sim, é necessário um meio, e esse meio é o tele-transporte, eu citei ele lol LOL desde quando teletransporte é um meio................ O meio que eu digo é um cabo, simplesmente ar, vácuo, sei lá. Realmente voce estava interpretando de forma errada =P A ideia de teletransporte quantico hoje em dia é o transporte remoto, existe um local remoto que vai enviar os fótons/eletrons entrelaçados (por o MEIO que eu mencionei), há o envio da informaçao pra um dos fótons, e aí sim o envio para o outro fóton é instantâneo e sem a necessidade de um meio. Editado Abril 22, 2011 por Diniz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Na minha concepção, tele-transporte carrega junto com o nome, tudo isso que você disse, afinal só existe uma forma de o fazer até agora. lol Eu só não sei explicar como é o meio do tele-transporte, então só usei a palavra como tudo que ela representa, o meio é o tele-transporte sim, como ele funciona, ou que meio o tele-transporte use eu não sei, talvez você explique esse meio melhor. É como você chamar uma pessoa pelo nome, esse nome da pessoa carrega tudo que ela é, no caso do tele-transporte, o nome carrega tudo, inclusive os meios, é só como eu penso, se as pessoas não interpretam assim, me desculpe por me expressar diferente de como as pessoas interpretam. Editado Abril 22, 2011 por Mateus o/ 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Na minha concepção, tele-transporte carrega junto com o nome, tudo isso que você disse, afinal só existe uma forma de o fazer até agora. lol Eu só não sei explicar como é o meio do tele-transporte, então só usei a palavra como tudo que ela representa, o meio é o tele-transporte sim, como ele funciona eu não sei, talvez você explique esse meio melhor. Meio não é o "TELEtransporte" como voce diz, isso é o método. E eu já expliquei como a informaçao é passada de um fóton pro outro nos posts acima e como não há necessidade de um meio nessa passagem. E como eu disse no post anteiror, vou tentar explicar melhor pra ficar mais facil pra voce, ainda vai depender de meios convencionais de transporte de informações, mas somente para uma etapa do transporte quântico, a etapa principal não necessita de um meio e é instantânea. EDIT: Rapaz vc é o cumulo da teimosia e de se mostrar que está sempre certo.... Voce falou: com isso ele seria tele-transportado, ele não teria um caminho pra ser percorrido até chegar o seu destino O que da a interpretação que no transporte quantico não há necessidade de nenhum caminho (MEIO). Aí eu na boa respondi "Depende, oq vc falou está certo mas talvez vc esteja interpretando de forma errada. Ainda será necessário um meio para transporte de informação. " Ou seja, oq voce falou está correto, na etapa principal não haverá um caminho (MEIO), mas no transporte quantico (ou o nome sci-fi que voce gosta de usar: tele-transporte) em geral ainda há necessidade de um caminho para suas outras fases. Aí voce do nada discorda, vem com argumentos toscos e absurdos (lá tras falar que não precisa de meio e depois falar que o meio é tele-transporte wtf...) pra se mostrar certo, baixa a bola um pouco cara... Editado Abril 22, 2011 por Diniz 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) se as pessoas não interpretam assim, me desculpe por me expressar diferente de como as pessoas interpretam. ou que meio o tele-transporte use eu não sei, talvez você explique esse meio melhor. Eu respondi desse jeito no post passado meu, e você vem falar que eu quero impor algo ? @.@ Eu falei que você explica melhor, deixando claro que eu não tenho moral pra falar isso, e dizendo que você está mais apto a responder melhor, você tá viajando ai agora. O que eu quis dizer é o sequinte, quando se fala de meios de informação, se ouve falar em: televisão, internet e etc. Mas a mensagem não chega até a sua casa atravéz de televisões, chega atravéz de ondas, ou seja lá o que for, daí, na MINHA concepção, a palavra é usada pra designar o conjunto completo. Sendo assim, o meio de informação da televisão, agrega todas as característica, e não está errado falar que televisão é um meio de informação, pois como a informação chega até lá diria respeito ao MÉTODO de como se passa a informação. Mas ai a discução não está mais na ideia, de como se transporta ou sei lá, e sim em como comunicar essas coisas, se eu errei em algo, foi na explicação, e não na ideia, até porque eu até falei que eu não sei como se faz, e considerando esses exemplos, não sei também aonde está o problema em usar a palavra que designa o todo pra representar o que faz parte dela, afina isso é usado em tudo. É impressionante, eu não expliquei nada, não passei nenhuma ideia, pedi desculpas, falei que você está mais apto a responder e ainda sou acusado de impor minhas verdades.... Se algo está errado, é em eu me expressar de uma maneira diferente de como as pessoas interpretam. Quando eu disse de não ter que percorrer um meio, é devido a ter um meio diferente dos transportes normais, pois ele tem um caminho direto, se normalmente pra chegar de A até C tem que passar por B, é como se o caminho pelo tele-tranporte fosse apenas de A até C, não precisando passar por B, e isso é o que EU entendi, e não tenho muita certeza de nada disso. O que da a interpretação que no transporte quantico não há necessidade de nenhum caminho (MEIO). Não use a palavra meio para o que eu quis dizer por caminho, pois eu usei com um significado diferente. ¬¬ Editado Abril 22, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Antes de responder, peço liberdade para entrar em detalhes científicos. [por isso não me negativem, please =)] Na teoria o transporte quantico, que é propriedade do entrelaçamento quântico, deveria ser instantâneo (sim, mais rápido que a luz...) Opa, tem um erro aí. Leia o seu outro coment e comprove: Ainda será necessário um meio para transporte de informação. Acho que já percebeu o equívoco. Bem, se o espaço percorrido leva apenas um instante, então o espaço de tempo tende a zero (Δt → 0). Assim, embora seja extremamente rápido e, talvez, mais rápido que a luz, levará um pequeníssimo tempo para a informação ser enviada, pois o atrito do meio reduzirá sua velocidade. Quando falo de atrito, menciono alguns átomos que, esporadicamente, podem atrapalhar o envio direto de dados, como no experimento de Rutherford, onde ele bombardeia com um isótopo radioativo de Polônio uma lâmina de ouro e percebe que algumas partículas alfa "voltam". Ou seja: o teletransporte instantâneo é limitado pelo atrito, seja o do ar, seja o do vácuo (vácuo não significa um espaço sem nada). Mas eu tenho uma dúvida: como a partícula mais leve que há, o fóton, o qual constitui a luz, pode ter sua velocidade superada, isto é, como algo pode ser mais rápido do que a própria luz? Editado Abril 22, 2011 por Davidson Lima Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Acho que já percebeu o equívoco. lol Bem, se o espaço percorrido leva apenas um instante, então o espaço de tempo tende a zero (Δt → 0). Assim, embora seja extremamente rápido e, talvez, mais rápido que a luz, levará um pequeníssimo tempo para a informação ser enviada, pois o atrito do meio reduzirá sua velocidade. Quando falo de atrito, menciono alguns átomos que, esporadicamente, podem atrapalhar o envio direto de dados, como no experimento de Rutherford, onde ele bombardeia com um isótopo radioativo de Polônio uma lâmina de ouro e percebe que algumas partículas alfa "voltam". Ou seja: o teletransporte instantâneo é limitado pelo atrito, seja o do ar, seja o do vácuo (vácuo não significa um espaço sem nada). Acho que você não entendeu como funciona. É instantâneo, isso já está fundamentado, não é extremamente rápido, é infinitamente rápido, o tempo é zero, não tende a zero! Não sou eu que estou dizendo... é assim a teoria... (veja que é o entrelaçamento vai ser instantâneo mas a comunicação nunca vai ser) Se voce ler meus posts com atenção o meio é para outras partes do transporte quântico quando se usa um local remoto (que será a provável forma de comunicação quantica). Aí sim, essa é a parte lenta do processo, pois está limitada pela velocidade limite da luz, não pelo atrito... Assim a comunicação nunca vai ser instantânea (ou mais rápida que a luz) Mas como eu disse anteriormente a parte principal derivada do entrelaçamento quantico não utiliza nenhum meio para propagar a informação, ela simplesmente vai de um ponto pro outro sem passar por nada no meio, sem levar tempo algum por propriedades da física quantica... é realmente muito doido.. O experiemnto de Rutherford é muito, mas muito diferente da propriedade que estamos falando, não tem nem como aproveitar nada desse exemplo.. Mas eu tenho uma dúvida: como a partícula mais leve que há, o fóton, o qual constitui a luz, pode ter sua velocidade superada, isto é, como algo pode ser mais rápido do que a própria luz? Novamente voce não entendeu, hora nenhuma o fóton vai mais rápido que a luz... Da um olhada aki http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_Teleportation Apesar de ser wiki ta confiável a informaçao ali, e já ta pesada, nao eh nem de perto uma leitura leve =/ Video muito bom tb: Ele destaca bem pq tem que ter um meio para a propagaçao de dados,e ainda assim ocorre um transporte que não necessita meio. Não use a palavra meio para o que eu quis dizer por caminho, pois eu usei com um significado diferente. ¬¬ Ahhh desculpa, é pq TODOS os livros de física que eu estudo nos ultimos 10 anos usam meio com o significado que eu falei, então eu erroneamente pensei que voce utilizou a palavra com o sentido que TODO mundo imagina que seja... Editado Abril 22, 2011 por Diniz 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) Da um olhada aki http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_Teleportation "can be transmitted exactly (1) (in principle) (2) from one location to another" A informação da Wikipédia foi duvidosa, pois em (1) diz que o qubit é transmitito exatamente (o que é mais rápido do que o instante), entretanto em (2) a expressão "em princípio" reduz a Quantum teleportation numa hipótese. E esta hipótese, mesmo que comprovada por Charles Bennett, ainda é considerada um talvez, pelo menos na minha concepção. Edit: o artigo é bom mesmo, Diniz Editado Abril 22, 2011 por Davidson Lima Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 22, 2011 (editado) "can be transmitted exactly (1) (in principle) (2) from one location to another" A informação da Wikipédia foi duvidosa, pois em (1) diz que o qubit é transmitito exatamente (o que é mais rápido do que o instante), entretanto em (2) a expressão "em princípio" reduz a Quantum teleportation numa hipótese. E esta hipótese, mesmo que comprovada por Charles Bennett, ainda é considerada um talvez, pelo menos na minha concepção. Pq é muito recente né, foi publicado outro dia esse experimento, não atualizaram ali ainda... Não invalida o texto, pode seguir que eu garanto que é bom o texto. Editado Abril 22, 2011 por Diniz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 23, 2011 Ahhh desculpa, é pq TODOS os livros de física que eu estudo nos ultimos 10 anos usam meio com o significado que eu falei, então eu erroneamente pensei que voce utilizou a palavra com o sentido que TODO mundo imagina que seja... Eu não estou usando termos científicos mesmo, e sim as palavras no seu sentido comum. De acordo com o dicionário que eu peguei aqui, meio seria, em um dos seus VÁRIOS significados; "Maneira, expediente para se chegar a um fim" E caminho poderia ser: "via para atingir algo" Então, seria algo como, o caminho é a via, e o meio é a maneira que o caminho é percorrido. Tele-transporte é como ter um meio, com um caminho totalmente direto, cortando o caminho dos outros trasnportes mais comuns. Talvez no seus livros eles tenham significado próprio, como por exemplo a palavra "trabalho" tem um significado próprio dentro da ciência, diferente do significado comum, mas o fato deu não usar as palavras em seus significados científicos não quer dizer que está errado, sendo que eu não dei nenhuma explicação científica sequer. Eu posso ter cometido vários erros sim, mas certamente ficar impondo as coisas que eu não sei concerteza não foi um desses. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites