Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Ninguém

Prove que Deus existe - "Problema de Adão e Eva"

149 posts neste tópico

to tentando te provar nada não cara o que eu to dizendo é o motivo pelo qual eu acredito nisso, que foi o que você tinha questionado, você com certeza não vai mudar de opnião porque não pensa igual a mim, nem tem a mesma fé que eu tenho em certas coisas.

bom, então espero que você saiba que o motivo de você acreditar nisso inclui você aceitar a fé espontâneamente, e junto com isso vocÊ aceitar ignorar diversas coisas, e quando não ignorá-las, inventar lógicas contraditórias non-sense (como a que você postou do Adão e Eva) pra convencer a si mesmo e poder continuar acreditando nisso....

cada um acredita no que quiser, mas esse espaço é pra discutir logicamente a religião, aconselho que quem esteja defendendo defenda LOGICAMENTE seu ponto de vista, assumindo hipoteses válidas para provar novas coisas...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
responde aí, garotão. Antes de mais nada, por que Ele criou o mal?

''O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a eletricidade. Você não pode ter um pote de mal! Mas o mal é algo que acontece, como o ato de correr. O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Por exemplo, os buracos são reais, mas somente existem em outra coisa. À ausência de terra, damos o nome de buraco, mas o buraco não pode ser separado da terra. Quando Deus criou todas as coisas, é verdade que tudo o que existia era bom. Uma das boas coisas criadas por Deus foram criaturas que tinham a liberdade em escolher o bem. Para que tivessem uma real escolha, Deus deveria permitir a existência de algo além do bem para escolher. Então Deus permitiu que esses anjos livres e humanos escolhessem o bem ou o não-bem (mal). Quando um mau relacionamento existe entre duas coisas boas, a isso chamamos de mal, mas não se torna uma “coisa” que exige ter sido criada por Deus.'' tirei de outro canto

obs:

esses dias eu tava vendo uma pregação em que deus prova a fé de abraão: ''Mais uma vez Deus falou com Abraão e lhe pediu uma verdadeira prova de fé, determinando que levasse o seu filho para oferecê-lo em holocausto no Monte Moriá que fica próximo a Salém.

Após ter viajado por três dias a partir de Berseba, Abraão avistou o local e subiu ao monte apenas na companhia de Isaque. Porém, quando levantou a mão para sacrificar seu filho, foi impedido pelo Anjo do Senhor.

achei importante ressaltar esse tipo de provação que deus nos faz passar.

Editado por unilson

Compartilhar este post

Link para o post

obs:

esses dias eu tava vendo uma pregação em que deus prova a fé de abraão: ''Mais uma vez Deus falou com Abraão e lhe pediu uma verdadeira prova de fé, determinando que levasse o seu filho para oferecê-lo em holocausto no Monte Moriá que fica próximo a Salém.

Após ter viajado por três dias a partir de Berseba, Abraão avistou o local e subiu ao monte apenas na companhia de Isaque. Porém, quando levantou a mão para sacrificar seu filho, foi impedido pelo Anjo do Senhor.

achei importante ressaltar esse tipo de provação que deus nos faz passar.

Assim é muuuuuito fácil, copiar e colar, e ainda fazer incompleto. Essa resposta que você deu é do gotquestions.org, um site conhecido meu. Trata-se de um erro, ao tentar justificar suas opiniões a qualquer custo. Analisando um único trecho:

O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem

Então, se o mal não existe, embora seja abstrato e não uma coisa (óbvio), e é uma ausência, então quem criou esta "ausência"? Melhor: quem permitiu? Melhor ainda e pra fechar a noite com chave de ouro:

por que um ser onipotente, onipresente e onisciente deixou que esta barbárie acontecesse, já sabendo que no futuro crianças como esta seriam fruto de um continente destruído por causa da exploração de pessoas cristãs?

fome_africa_subsaariana3.jpg

Então, por que o Deus bíblico

não faz nada?

E no spoiler você fala do sacrifício interrompido de Abraão, mas se esquece que Deus permitiu o sacrifício da filha de Jeftel (Juízes 11.29-40).

Editado por Davidson Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Alemanha – Inicio do século XX

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com a pergunta:

“Deus criou tudo o que existe?"

Um aluno respondeu com grande certeza:

-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?

Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.

O professor indagou:

-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

Outro estudante levantou a mão e disse:

-Posso fazer uma pergunta, professor?

-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

-Professor, o frio existe?

-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

Com uma certa imponência rapaz respondeu:

-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.

O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:

- Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:

- Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.

Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:

- Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:

- Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal! Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:

- O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça

permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:

ALBERT EINSTEIN, senhor!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Historinha velha...

Nunca vi um biografia confiável de Einstein citar essa experiência.

Além do que calor e frio são duas formas diferentes da mesma coisa, aposto que você não iria querer chamar bem e mal facetas de seu deus.

Além do que não se pode comparar duas coisas tão distintas sem criar uma base pra analogia.

E pesquise mais um pouco, porque o deus de Einstein é impessoal, então não se importa em ser mal ou ruim nem se importa com a gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Alemanha – Inicio do século XX

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com a pergunta:

“Deus criou tudo o que existe?"

Um aluno respondeu com grande certeza:

-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?

Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.

O professor indagou:

-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

Outro estudante levantou a mão e disse:

-Posso fazer uma pergunta, professor?

-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

-Professor, o frio existe?

-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

Com uma certa imponência rapaz respondeu:

-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.

O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:

- Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:

- Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.

Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:

- Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:

- Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal! Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:

- O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça

permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:

ALBERT EINSTEIN, senhor!

essa história não é comprovada... mas já é um avanço alguém não usar a bíblia para provar a existência de Deus né :P?

agora o bixo transcedeu a analogia física, calor e luz existem de fato, e sua ausência realmente é denominada frio e escuridão, respectivamente. Entretanto, amor é um sentimento intrínseco à alguns animais, e fé é uma bobagem que o muitos ser humanos ESCOLHERAM ter. Bem e mal é algo relativo, não se pode definir o bem, já que o bem é a visão do ser humano, é portanto unilateral, logo ele não pode ser comparado com teorias físicas (que são gerais).

Logo, isso não prova, na verdade é mais outra motivo da desnecessidade da existência de um Deus, pq o "bem" está nos olhos de quem vê, assim como a beleza, a força, e outros adjetivos subjetivos que temos em nossas línguas, ele não é geral, e se existem (como uma idéia) é porque nós existimos, e não porque Deus existe. (nem venham falar que nós existimos porque Deus existe...)

-----

ah, só um detalhezinho, o fato de você postar essa história e falar que Einstein falou é pq? Eu não dou mais credibilidade por uma coisa pq tal pessoa ta falando, na verdade isso é uma característica intrínseca à religião: não importa à história, importa quem ta falando.

Editado por Gabriel Dechichi

Compartilhar este post

Link para o post

Vou botar em spoiler um negocio que escrevi um dia, e já postei aqui, que diz que as coisas precisam de um oposto pra existir.

Tudo vem de um equilibrio, pras coisas boas existirem precisa de um certo "sacrifício", não é essa a palavra mas o bem não vem de graça, creio eu.

Enquanto todos nós estamos aqui na miséria, o egito está em seus tempos de glória de gente morrendo, se apedrejando, trazendo prejuízos pra economia do pais e etc....

Mas por que tempos de glória ?

Poisé, eu tenho uma teoria, e ela funciona mais ou menos assim: Na maioria das vezes que algo bom nasce, tem origem de algo ruim, são essas coisas ruins que potencializam oque é bom.

Então funciona mais ou menos assim: Se o Egito nunca tivesse tido esse governo podre, na MELHOR das hipóteses teria um governo razoável, oque não seria nada de mais, mas também não traria um espírito de revolta tão grande nas pessoas. Mas para a sorte do desenvolvimento das gerações futuras, essa ditadura podre foi ruim o suficiente pra criar um espírito de revolta as pessoas tão grande, a ponto de fazer elas so juntarem para lutar contra esse governo, elas nunca teriam se unido com tanta força se o Egito tivesse um governo razoável, e graças a essa união causada por esse mau governo, eles juntaram força e espirito que se eles fizerem seus trabalhos direitinho, renderão um governo muito melhor do que jamais teria se eles nunca tivessem sofrido essa ditadura.

Claro que pode ser que continue tudo na merda, pois nem sempre o bem vence mesmo....mas agora eles tem chance de ir longe lol.

É o caso da capoeira por exemplo que eu tanto gosto, jamais existiria capoeira se não fosse a escravização.

Ela nasceu como revolta de algo ruim [a escravização], depois que acabou esse problema, o espirito de revolta dedicado a capoeira sequiu evoluindo como cultura.

E claro, não podemos esquecer que se não fossem as guerras não existiria Call of Duty [kct, peguei pesado agora shaushaUShasaS]

Se não fosse o tédio, muitas coisas boas não existiriam, se não fosse a carência, o carinho entre as pessoas não seria necessário e nem bom e talvez não existiria, e assim por diante...

O mundo é um equilibrio completo, a noite e o dia, o branco e o preto, o homem e a mulher, o bem e o mau e etc, tudo tem seu lado oposto, e esse equilíbrio que leva tudo pra frente.

Agora em outro spoiler uma foto, para todos aqueles que usam frases como "graças a Deus eu consequi", "Se Deus quiser vai dar tudo certo com você" e etc.

Muito boa essa imagem

OgAAAMSZ3O8_jx9YXSHUVIXpX2yl0O7UDUqx131HKlFfOljcXZoMc4jQqDXkO2YuZpaOf3loG3kt0n8uQVhJhaUyF6gAm1T1UJ3rocEgDveraT-2_eg6esmVuoSO.jpg

E agora uma pequena observação:

Eu não gosto do Deus bíblico, ams acho que ele não está sendo bem questionado também.

Eu creio que a ideia da igreja seja: "Porque VOCÊ não faz algo pra melhorar o mundo ? Isso você não pode responder"

Mas por que Deus não faz algo pra melhorar o mundo ? porque ele tem uma razão, nos testar, ele nos dá os ideais, ideias e verdades que devemos sequir, se ele impedir que alguém faça algo errado pra ninguém ser injustiçado, e etc, ele estará vivendo a vida das pessoas, e assim não pode puni-las ou recompensa-las, o mundo é uma consequência dos humanos, e gente sofrendo é uma consequência nossa que Deus não impedirá mesmo não, apenas apoiará que o faça-mos."

Eu acho aceitável, mas pensem na sequinte lógica:

Deus obriga que você o ame, se quando eu morrer ele questionar que eu nunca o amei, eu direi: "E eu era obrigado sequer a ACREDITAR em você ? tudo que ouvi sobre você foi histórias sem nexos contadas por humanos que nunca vi uma prova de que eles tinha autonomia suficiente para criar sua imagem, eu era obrigado a acreditar nesses HUMANOS ?"

Editado por Mateus o/
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso me lemra uma histórinha do Russell frente a frente com deus.

Ele fala exatamente isso que o Mateus disse. Lol, não sei qual o final, mas deus teria dr concordar com ele.

Frio não é ausência de calor, nesse sentido os dois são manifestações da temperatura de um objeto em relação a outro. Nesse caso a analogia com bem e mal até que é útil, pois o bem e mal são relativos para sociedades ou pessoas diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer forma se deus criou tudo, e como é tudo não há ausência nessa criação, ele criou o mal, ou a ausência do bem...

Algumas ideias simplesmente não funcionam. O único tipo de deus que não tem nenhum problema na existência é o deus impessoal, o que Einstein acreditava.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

essa história não é comprovada... mas já é um avanço alguém não usar a bíblia para provar a existência de Deus né :P?

Concordo apenas em alguns pontos. Deve-se sim utilizar a Bíblia para chegar à conclusão que Deus não existe (ou existe e é cruel), visto que provar a inexistência de algo é impossível. O ônus da prova está em quem diz que o seu deus existe, e por isso eu estudo teologia por conta própria. Dizer que "não existe" ou "existe" é errado. A análise deve ser feita livre de paixões, isto é, neutra. Esse "Problema de Adão e Eva" foi uma de várias problemáticas que criei no decorrer de 4 meses de estudo do Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia).

Quanto a suposta história de Einstein, o Edu utilizou uma falácia muito conhecida: falácia do apelo à autoridade. Na verdade, não estou nem aí se quem fala é o Papa ou um gari. O que vale não é o argumentor e suas altas qualificações, mas sim o argumento. E como Einstei pronunciou isso na Alemanha no início do século XX se ele estava na Suíça, concluindo a graduação em Física na ETH Zürich?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo apenas em alguns pontos. Deve-se sim utilizar a Bíblia para chegar à conclusão que Deus não existe (ou existe e é cruel), visto que provar a inexistência de algo é impossível. O ônus da prova está em quem diz que o seu deus existe, e por isso eu estudo teologia por conta própria. Dizer que "não existe" ou "existe" é errado. A análise deve ser feita livre de paixões, isto é, neutra. Esse "Problema de Adão e Eva" foi uma de várias problemáticas que criei no decorrer de 4 meses de estudo do Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia).

Quanto a suposta história de Einstein, o Edu utilizou uma falácia muito conhecida: falácia do apelo à autoridade. Na verdade, não estou nem aí se quem fala é o Papa ou um gari. O que vale não é o argumentor e suas altas qualificações, mas sim o argumento. E como Einstei pronunciou isso na Alemanha no início do século XX se ele estava na Suíça, concluindo a graduação em Física na ETH Zürich?

por isso eu disse provar a existência de Deus, isso cai no que eu já postei aqui, sobre usar o que você quer provar como hipótese...

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz.. católico acreditar que existe livre arbítrio é o cúmulo da contradição...

Deus católico é omnisciente, então ele sabe o futuro, então ele sabe o que voce vai fazer antes de voce fazer, então voce já está destinado a fazer, então não existe livre arbítrio.

Tem até algo que todo católico fala quando algo acontece: "foi vontade de Deus", isso vai contra a tudo do livre arbítrio.

Acho que é bom parar para pensar antes de falar...

Diniz, quando é dito "Foi da vontade de Deus", não há problema algum. Se a pessoa tem fé em um Deus que pode e sabe todas as coisas, e decide confiar no julgamento dEle sobre o que é melhor pra ela, que mal há nisso? Quando se diz "Que se faça a Sua vontade" eu coloco a vontade de Deus acima da minha própria, portanto, o que acontecer foi desígnio dEle porque EU permiti. Deus não interfere na minha vida sem eu deixar. Se ele assim o fizesse, aí sim não existiria o livre arbítrio.

Você disse que Deus é Onisciente. Sim, ele é. Acontece que isso não interfere em nada no livre arbítrio. Ele sabe tudo o que vai acontecer com você, sabe de todas possibilidades de fatos que podem ocorrer em sua vida. Se você sempre vai pro trabalho por uma rua, e um dia acordar um dia e falar: "Hoje vou pelo outro lado." Isso muda todas as coisas que podem acontecer durante o trajeto. Deus conhece todas as possibilidades, mas cabe a você e eu escolhermos qual caminho seguir.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que se deus já sabe o que tu vai fazer não é você que escolhe, pois antes de você pensar na hipótese de fazer tal coisa deus já sabe.

Assim ele sabia desde que criou o universo do Holocausto e não fez nada contra. No mínimo um fdp bundão pra mim.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Poisé marcelo, aí que tá o livre arbítrio! Mesmo sabendo que os seres humanos iam fazer o monte de besteira que fizeram e fazem, Deus não interferiu em nada! Isso é o Livre Arbitrio!

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Poisé marcelo, aí que tá o livre arbítrio! Mesmo sabendo que os seres humanos iam fazer o monte de besteira que fizeram e fazem, Deus não interferiu em nada! Isso é o Livre Arbitrio!

Mas se Deus já sabia não era livre arbítrio em si =P

Mas eu falei por falar, eu não ligo se existe livre arbítrio ou não. E mesmo que não existisse livre arbítrio e Deus deixou ocorrer tudo que ocorreu não acho injustiça Dele, é tipo deixar seu filho fazer merda pra ele sofrer com as conseqüências.. isso é uma forma válida de educação..

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os seres humanos foram criados por deus, assim eles não são responsáveis pois suas origens estão em deus.

Se deus cria seres imperfeitos, sabe que eles vão fazer merda e causar dor a eles e outras espécies, porque ele criou??

Masoquismo? Ou ele queria um showzinho? Nenhum ser com nosso senso de moral faria tal coisa.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os seres humanos foram criados por deus, assim eles não são responsáveis pois suas origens estão em deus.

Se deus cria seres imperfeitos, sabe que eles vão fazer merda e causar dor a eles e outras espécies, porque ele criou??

Masoquismo? Ou ele queria um showzinho? Nenhum ser com nosso senso de moral faria tal coisa.

Imagina voce assistindo um Big Brother onde todo mundo é perfeito, ninguem discute, nao tem intriga, etc... não vai ter graça! =P

edit: antes que alguem fale alguma coisa eu não assisto big brother =P

Editado por Diniz

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se Deus já sabia não era livre arbítrio em si =P

Mas eu falei por falar, eu não ligo se existe livre arbítrio ou não. E mesmo que não existisse livre arbítrio e Deus deixou ocorrer tudo que ocorreu não acho injustiça Dele, é tipo deixar seu filho fazer merda pra ele sofrer com as conseqüências.. isso é uma forma válida de educação..

O fato de Deus conhecer o futuro não anula o livre arbítrio. Existem infinitos caminhos, e Deus conhece todos. Mas mesmo assim, não te obriga a seguir nenhum deles, por pior que eles sejam.

Deus não criou seres imperfeitos! Imagina você formando uma família. Você e sua esposa decidem ter um filho. Que bom... a família vai crescer e tal. Agora, se você parar um pouco pra pensar, esse seu filho pode se tornar muita coisa. Pode fazer muitas coisas boas, como também pode fazer muitas coisas ruins. Isso vai impedir você ter um filho? Claro que não! Você vai sempre esperar o melhor dele, mesmo sabendo que ele é livre no futuro para fazer coisas alheias a sua vontade.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de Deus conhecer o futuro não anula o livre arbítrio. Existem infinitos caminhos, e Deus conhece todos. Mas mesmo assim, não te obriga a seguir nenhum deles, por pior que eles sejam.

Oq eu acho é : se Deus sabe o futuro , ele sabe oq vamos fazer, e ele q diz nossas atitudes no futuro, ou seja, nao adianta oq agente vai fazer, ele ja sabe e ele q planejou vc fazer isso, mas vc ( a tal pessoa ) vai fazer a tal coisa achando q é de sua escolha sem e Deus nao quer q vc faca isso.

É oq EU PENSO !

Editado por PedroHw

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Diniz falou foi o mesmo que disse um tempo atrás...uma coisa nasce sempre junta com seu oposto, não existe nada que não tenha um oposto, e isso é bom.

Um mundo justo absoluto, bom absoluto ou etc ia acabar com o objetivo de vida, coisa que a psicologia diz ser necessária pra uma pessoa achar que sua vida vale a pena.

É o caso do indice de suicídios da suiça, explicada pela psicologia pelo pais ter uma qualidade de vida muito grande, e olha que se eles olharem ao redor verão MUITA merda no mundo, e ainda ssim é p suficiente pra muita pessoa não ter mais objetivo de vida suficiente pra achar que sua vida vale a pena.

Eu só acho tenso uma coisa, se não existe livre arbítro, então quando uma pessoa é má e sofre por causa disso, ela é a vítima, e é injusto pra ela ela ter que morrer ou ser presa e ser privada da felicidade, por algo que não escolheu, foi vítima dos meios que a fizeram.

Mas prende-las ainda é o caminho, pois soltar os criminosos ai sim seria sacrificar felicidade de muita gente hehe.

Editado por Mateus o/
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não é muito relacionado a esta questão do livre-arbítrio não, mas tem relação ao assunto. É um texto que resume algumas opiniões do formidável Steven Weinberg, talvez o homem mais esperto vivo, sobre a questão da religião. Ele exprime bem o que a maioria dos ateus pensam, até porque ele é um dos ateus mais influentes atualmente: http://law2.umkc.edu/faculty/projects/ftrials/conlaw/weinberg.html

Steven Hawking também tem pensamentos muito semelhantes ao de Weinberg nesse assunto. Não achei um artigo parecido com o do Weinberg mas tem esses quotes aqui que são muito relevantes a esse assunto: http://atheism.about.com/library/quotes/bl_q_SHawking.htm

Não estou tentanto fazer um argumentum ad verecundiam, mas as ideias dos Steven's são de bom fundamento e elas devem fazer qualquer ser pensante questionar algumas coisas... E são relevantes a esse assunto, embora o tópico de divagações seria melhor, mas com a discussão tá aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é muito relacionado a esta questão do livre-arbítrio não, mas tem relação ao assunto. É um texto que resume algumas opiniões do formidável Steven Weinberg, talvez o homem mais esperto vivo, sobre a questão da religião. Ele exprime bem o que a maioria dos ateus pensam, até porque ele é um dos ateus mais influentes atualmente: http://law2.umkc.edu/faculty/projects/ftrials/conlaw/weinberg.html

Steven Hawking também tem pensamentos muito semelhantes ao de Weinberg nesse assunto. Não achei um artigo parecido com o do Weinberg mas tem esses quotes aqui que são muito relevantes a esse assunto: http://atheism.about.com/library/quotes/bl_q_SHawking.htm

Não estou tentanto fazer um argumentum ad verecundiam, mas as ideias dos Steven's são de bom fundamento e elas devem fazer qualquer ser pensante questionar algumas coisas... E são relevantes a esse assunto, embora o tópico de divagações seria melhor, mas com a discussão tá aqui...

Muito bom o quote do Stephen Hawking:

"God not only plays dice. He sometimes throws the dice where they cannot be seen"

Compartilhar este post

Link para o post

(...) o que acontecer foi desígnio dEle porque EU permiti. Deus não interfere na minha vida sem eu deixar.

Foi um grave equívoco, e isso pode ser provado com uma busca de 10 segundos no Google. Pesquise fotos de "fome africa" ou "hungry africa". Verá imagens fortes de crianças africanas famintas. Agora pergunto: será que as mães deles não pedem uma solução para este problema? Note que pedir algo a Deus em oração e com fé é o mesmo que permitir que Ele nos ajude. Pois bem: se Ele, à partir das orações dessas mães, pode interferir, então por que o Senhor não faz nada?

tipo deixar seu filho fazer merda pra ele sofrer com as conseqüências.. isso é uma forma válida de educação.

Ledo engano, Diniz. Sabe por quê? Porque, de acordo com a Bíblia, essa "forma válida de educação" consiste em punir eternamente no lago de fogo e enxofre quem não segue as leis contidas nas Escrituras Sagradas. Nada bom, né?

Deus não criou seres imperfeitos! Imagina você formando uma família. Você e sua esposa decidem ter um filho. Que bom... a família vai crescer e tal. Agora, se você parar um pouco pra pensar, esse seu filho pode se tornar muita coisa. Pode fazer muitas coisas boas, como também pode fazer muitas coisas ruins. Isso vai impedir você ter um filho? Claro que não! Você vai sempre esperar o melhor dele, mesmo sabendo que ele é livre no futuro para fazer coisas alheias a sua vontade.

Sua analogia não condiz com a realidade. Sim, toda a criação é perfeita, a Bíblia diz isso. Porém, como algo perfeito erra? Como o Anjo de Luz, Lúcifer, fica mal do nada? Isso só pode ser mito. Levando para o mundo real: o meio é um dos principais agentes que moldam a personalidade. Ninguém pode se tornar rebelde espontaneamente.

Editado por Davidson Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Pois bem: se Ele, à partir das orações dessas mães, pode interferir, então por que o Senhor não faz nada?

Se está acontecendo, é porque é necessário, seja por necessidade da pessoa, seja por uma prova ou expiação de encarnações passadas.

Quanto ao Livre Arbítrio, vejo quase da mesma forma que o Tenyson.

Acredito que Deus conheça todas as probabilidades, todos os caminhos, mas que quem escolhe o caminho é você. E não, não acredito que ele já sabia de antemão qual você iria escolher, no máximo sabia a probabilidade de cada escolha.

essa "forma válida de educação" consiste em punir eternamente no lago de fogo e enxofre quem não segue as leis contidas nas Escrituras Sagradas. Nada bom, né?

Como o Anjo de Luz, Lúcifer, fica mal do nada? Isso só pode ser mito.

O que eu to achando mais estranho nesse tópico é que a idéia era provar a existência de Deus. A discussão aqui é sobre religião ou sobre catolicismo apenas?

Eu sou religioso, acredito em Deus, mas nem por isso eu acredito em tudo que está escrito na Bíblia, não acredito na teoria de adão e eva como é contada, ou em inferno do jeito que o catolicismo apresenta.

*Só pra constar, não tenho nada contra o catolicismo, até porque minha namorada é católica, e tenho aprendido muito a respeito com ela.

E a idéia não era uma discussão sadia e tal? To vendo gente que parecia bem maduro chamando Deus de "bundão fdp", dizendo que fé é "bobagem, besteira", entre outras coisas. Acho que os comentários ofensivos e desnecessários poderiam ser guardados para si. Lembre-se, o que pode ser a mais pura verdade pra você, pode ser uma ofensa para outra pessoa.

Editado por Rinaldo Pitzer Jr.
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0