Postado Abril 4, 2011 Na visão de Stephen Hawking Vivendo neste vasto mundo, que às vezes é amável e às vezes cruel, e contemplando a imensidão do firmamento em cima de nós, fazemos sempre um monte de perguntas. Como podemos compreender o mundo no qual vivemos? Como se comporta o universo? Qual é a natureza da realidade? De onde vem tudo o que nos rodeia? O Universo precisou mesmo de um Criador? A maioria de nós não passa a maior parte de seu tempo preocupando por essas questões, mas quase todos nos preocupamos por elas em algum instante de nossa vida.Tradicionalmente, essas são questões para a filosofia, mas a filosofia morreu. A filosofia não se manteve a par dos desenvolvimentos modernos da ciência, em particular da física. Os cientistas converteram-se nos portadores da tocha da descoberta em nossa busca de conhecimentos. Leia mais em: Stephen Hawking afirma que a filosofia morreu - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=16369#ixzz1IaV0ta9Y 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 LOOOOOOOL Admiro muito o trabalho do Stephen e tudo, mas dizer que a filosofia acabou por esse motivo é a mesma coisa que dizer que as religiões acabariam assim que a teoria do big bang foi publicada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 Imagina a religião então. E Bernardo: a religião morreu meu caro. A maioria das pessoas pensa que a religião, que não tem nenhuma método de busca de conhecimento além de verdades absolutas, pode estar errada em vários aspectos e continuar verdadeira, mas não pode não. Uma analogia legal é de pontes. A ciência seria uma ponte reta, bem acabada e rápida. A filosofia seria uma reta, mas lenta e irregular. E a religião seria uma ponte em espiral, mal-acabada e lenta. A ponte-religião falaria que o deslocamento de um lado ao outro é a distância percorrida em seu trajeto. A ciência e a filosofia mostram como ela está errada. Mas mesmo assim alguns preferem continuar com ela só porque um homem "santo" andou por ali e falou aqueles dogmas. Lol, assim que as pessoas que a religião faz mau à sociedade humana o mundo ficaria bem melhor, sem fundamentalistas, Al Qaeda, crentes ... Que maravilha! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 a religião não morreu não mas que já matou muita gente isso matou mesmo 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 (editado) a religião não morreu não mas que já matou muita gente isso matou mesmo Foi a Santa Inquisição da Igreja Católica Romana. Como os livros de história foram em grande parte reescritos, de forma a amenizar os fatos reais, poucas pessoas conhecem os detalhes específicos de uma campanha nefanda que em 1200 anos (Doze séculos) torturou e assassinou milhares de pessoas.A Inquisição da Igreja Católica Romana foi a maior desgraças que ocorrereu na história da humanidade. Em nome de Jesus Cristo, sacerdotes católicos montaram um esquema gigantesco para matar todos os "hereges" na Europa. A heresia era definida da forma como Roma quisesse definir; isso abrangia desde pessoas que discordavam da política oficial, aos filósofos herméticos, judeus, bruxas, e os reformadores protestantes. Fonte: A Verdadeira História da Igreja Católica Romana Quanto a Hawking, gosto demais da sua visão de mundo. Entretanto, a filosofia não morreu; evoluiu com o passar do tempo e adaptou-se a nossa época. Editado Abril 4, 2011 por Davidson Lima 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 (editado) a filosofia é um conceito muito amplo, que por definição indica uma vontade, tendência ou direção de pensamento... filósofo é aquele que busca o conhecimento... O que Hawking tentou dizer é que a filosofia foi a geratriz de todas as ciências, logo, depois de gerar e refinar as ciências especializadas ela se torna obsoleta para explicar questões complexas como as de hoje... Hawking está certo, sem dúvida, a filosofia é absoleta, mas a sua importância atravessa os séculos, já que ela foi a primeira forma de pensar verdadeira do ser humano. Questão engraçada: A filosofia, seguindo um rumo correto, cedeu seu lugar para as ciências mais refinadas e complexas. Não é engraçado como a teologia, uma forma ainda mais primitiva de pensar (baseada no mito), insiste em se manter nos dias de hoje? Pra mim só mais uma prova da tosquice(não achei outra palavra) que é a religião. Editado Abril 4, 2011 por Gabriel Dechichi Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 Eu acho que ele está equivocado. Ao meu ver, tipo assim: É como se a filosofia tivesse aberto PARTE dela para a ciência, mas a filosofia não se limita somente ao que esse cara define, então ela teria se dividido em algumas partes, uma delas é a ciência e etc, mas falar que a FILOSOFIA morreu é querer fazer impacto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 Eu acho que ele está equivocado. Ao meu ver, tipo assim: É como se a filosofia tivesse aberto PARTE dela para a ciência, mas a filosofia não se limita somente ao que esse cara define, então ela teria se dividido em algumas partes, uma delas é a ciência e etc, mas falar que a FILOSOFIA morreu é querer fazer impacto. eu acho que é só uma questão de ponto de vista, eu acho que ciência não tem tanto haver com filosofia por assim dizer, mas como surgiu dela, e ambos tem o mesmo princípio, acabo por pensar que a filosofia foi uma geratriz, assim como eu expliquei... vc falou que a filosofia não se limita ao que esse cara define, qual a sua definição? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 4, 2011 Eu concordo com Stephen Hawking, porém, acho que ele com seu conhecimento devesse se preocupar com algo mais importante. Stephen tem cada vez mais se desviado dos estudos importantes e indo para áreas não ortodoxas não sei porque.... (talvez seja a doença quem sabe) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) Pode ser sua própria definição Dechichi, uma poesia é uma forma de conhecimento certo ? então é filosofia [ao meu ver], as ciências humanas então [como sociologia] e outras várias coisas, estão tudo sendo subsituido pela física ? eu acho improvavel. Da poesia à razão. Será que o amor existe ?? Sim...ele existe. Mas como eu sei disso ?? Bem...ele tem um significado que faz sentido, e como todo significado que faz sentido ele pode ser criado...e sim, eu creio que não é da natureza do homem esse sentimento, é um valor que as pessoas adquirem. Eu tenho uma teoria de que existem duas formas de linguagem, a básica, e a poética, e se você souber falar a linguagem poética descobrirá muita coisa que existe graças a ela, mas poucas pessoas falam essa língua. Mas aonde está esse amor ?? Ai que está o problema, por ele não ter sua existência por natureza, as pessoas sempre acabam moldando o seu significado, o vulgarizando, não somente o amor que eu digo, as pessoas vulgarizam muitas palavras, dando significados nada poéticos ao que existe graças a poesia. É como eu disse, hoje em dia são poucas as pessoa que falam essa língua. Também são poucas pessoas que dão boas definições a algumas belas palavras que temos. Editado Abril 5, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 Pode ser sua própria definição Dechichi, uma poesia é uma forma de conhecimento certo ? então é filosofia [ao meu ver], as ciências humanas então [como sociologia] e outras várias coisas, estão tudo sendo subsituido pela física ? eu acho improvavel. Não. Veja só, a filosofia, por definição, é a vontade de se conhecer, mesmo partindo do pressuposto que é impossível ter todo o conhecimento existente. A filosofia, portanto, foi a primeira forma categórica e refinada de se pensar, ela serviu para dar início à várias ciências e áreas afins, como as ciências biológicas, matemática, química, física, literatura (não considero ciência mas tá), sociologia, antropologia, etc. Então a filosofia não está sendo substituída pela física, e sim por todos os ramos que ela mesmo criou, só que agora estudados mais separadamente, com uma complexidade muito maior. Dai minha visão, que na verdade a filosofia foi uma parteira para todas as ciências, sendo portanto de uma geração anterior, obsoleta para tratar de assuntos de grande complexidade. Mas já ressalto que a filosofia é importante, principalmente para ser ensinada, para mostrar as pessoas o pensamento lógico e quantas portas ele abre, mas nada fora isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) não considero ciência mas tá Nem voce nem ninguem deveria considerar =P. Literatura não é ciência. então é filosofia [ao meu ver], as ciências humanas então [como sociologia] e outras várias coisas, estão tudo sendo subsituido pela física ? eu acho improvavel. Eu acredito que a física dará a resposta final para todos esses ramos sim. Btw, O livro (The Grand Design) é muito bom, eu recomendor ler. Editado Abril 5, 2011 por Diniz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 Foi a Santa Inquisição da Igreja Católica Romana. O que você quis dizer com isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) Eu acho que a filosofia entra no ponto de não ser uma ciência exata, mas ser inquestionavelmente válida. É o caso da literatura, por que ela não se enquadra na filosofia ? Edit: eu acho deprimento isso Diniz, o que a física vem explicando vem sendo colocado de forma fria e etc... Me explica, tudo que fazemos será explicada fisicamente [de maneira exata], isso seria como chegar ao fim, o que acabaria com qualquer sentido da vida. É o caso das pessoas que se suicidam por viverem bem D+, e ter chegado [na concepção deles] ao fim dos objetivos. A física explicar isso tudo seria até triste, entraria no caso por exeemplo do meu post, de não termos livre arbítro e etc. Editado Abril 5, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) Eu acho que a filosofia entra no ponto de não ser uma ciência exata, mas ser inquestionavelmente válida. É o caso da literatura, por que ela não se enquadra na filosofia ? Pq, novamente, literatura não é ciência. Literatura tem consitência interna pois é algo inventado... eu acho deprimento isso Diniz, o que a física vem explicando vem sendo colocado de forma fria e etc... Me explica, tudo que fazemos será explicada fisicamente [de maneira exata], isso seria como chegar ao fim, o que acabaria com qualquer sentido da vida. É o caso das pessoas que se suicidam por viverem bem D+, e ter chegado [na concepção deles] ao fim dos objetivos. A física explicar isso tudo seria até triste, entraria no caso por exeemplo do meu post, de não termos livre arbítro e etc. Fazer oq... é a vida... The most incomprehensible thing about the universe is that it is comprehensible. —ALBERT EINSTEIN Editado Abril 5, 2011 por Diniz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) Eu acho que a filosofia entra no ponto de não ser uma ciência exata, mas ser inquestionavelmente válida. É o caso da literatura, por que ela não se enquadra na filosofia ? sobre a literatura, eu disse que ela se enquadra na filosofia, já no conceito restrito (e que eu considero certo) de ciência, ela não se enquadra nem um pouco, então não é ciência. E na MINHA opinião, a literatura não ajuda em nada significante (é só minha opinião puramente subjetiva, não tem porque discutir isso, pelo menos acho que não) EDIT: É o caso das pessoas que se suicidam por viverem bem D+, e ter chegado [na concepção deles] ao fim dos objetivos. A física explicar isso tudo seria até triste, entraria no caso por exeemplo do meu post, de não termos livre arbítro e etc. até onde eu sei a vida não tem nenhum sentido se não o sentido interno que cada um dá a ela... se o ser humano descobrir tudo e quiser se matar depois, triste ou não, isso não faz diferença nenhuma. pro post não ficar grande... e acho que o que o Diniz disse foi de explicar tudo sobre a origem de várias coisas, pois a física, que estuda, dentre outras coisas, as partículas mais elementares, procurando a origem e a menor entidade que forma tudo, poderia (se chegasse na teoria certa), expandir tudo para obter conhecimentos verdadeiros de várias outras áreas... é basicamente um prédio onde você acaba de construir a base, a partir disso vc pode construir tudo sem erros... Editado Abril 5, 2011 por Gabriel Dechichi 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 É inventado sim, afinal, pelo menos pra mim, inventar razões para a vida faz parte da filosofia, mesmo que alguém venha falar que isso tira o titulo dela de ciência e etc, ela tem uma razão própria. Eu ainda acho isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) A filosofia não é ciência, no outro lado a sociologia é. E nem só porque algo é lógico é ciência, têm de ter falsibilidade, no caso de hipóteses, coisa que ideias filosóficas não têm. Mas mesmo assim ela é e foi muito importante para a humanidade. Embora atualmente a filosofia atual, a opnião geral, é um campo onde cada fala o que quer e nem se dá ao trabalho de aprender conceitos. A filosofia é muito fascinante se for feita de forma certa, porque ela é a compreensão de mundo em escalas que são de extrema dificuldade de compreensão por ciências, como relações humanas. É sempre fascinante ler Rosseau e Voltaire, assim como ler Hawking ou Russell. Editado Abril 5, 2011 por 'Marcelo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 É inventado sim, afinal, pelo menos pra mim, inventar razões para a vida faz parte da filosofia, mesmo que alguém venha falar que isso tira o titulo dela de ciência e etc, ela tem uma razão própria. Eu ainda acho isso. Isso tira o título dela de ciência sahuushauhsauahs mas tira mesmo, o que não faz ela deixar de ser importante em certos pontos, como o que você falou... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) Isso tira o título dela de ciência sahuushauhsauahs mas tira mesmo, o que não faz ela deixar de ser importante em certos pontos, como o que você falou... Bem ralativo, pois eu acho que a filosofia pode ser confirmada, pode ser auto-confirmada, e em outros não, e etc. É muito relativo, é uma palavra com signiticado pouco "padronizado". Mas me diga uma coisa, quando você é a favor da ética, você precisa de uma comprovação "científica" ou seja lá como se for, pra ser contra o racismo por exemplo ? filosofia são ideias, e as ideias que se explicam entre si. Não tem como você afirmar que um cara que mata a família ta errado, não adianta, você nunca comprovará que essa pessoa está errada, o máximo que consequirá é falar que ele está errado pelo seu ponto de vista, no caso a ética, a paz e etc, que eu também defendo inclusive, mas uma ideia não tem razão nem está errada de um ponto de vista "neutro". Cabe a nós usar as ideias de maneira melhor, através do que eu chamo de filosofia. É o que eu acho. "Filosofia é a ciência das ideias". Edit: O foda é que eu não sei muito bem se ele disse isso, pois algumas pessoas dizem que ele não falou nada disso, e deixou meio em aberto no livro. Vai entender...pontos de vista ou alguém está equivocado ? Editado Abril 5, 2011 por Mateus o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 5, 2011 (editado) Por que meu post anterior recebeu -4? Fiz um comentário normal... Isso foi muito injusto =/ Editado Abril 5, 2011 por Davidson Lima 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites