Postado Março 9, 2011 (editado) Olá pessoal, Hoje no chat do msn surgiu uma discussão que eu tive que trazer pra cá. Eu comecei a perceber que algumas pessoas adotam nomenclaturas diferentes para as mesmas peças do 3x3x3!! Por isso eu fui tentar ir a fundo no significado dos nomes. No inglês se usam: Center, Edge, Corner. A tradução para Corner seria Canto, mas no dicionário ( http://www.dicionariodoaurelio.com/Canto ) Canto seria encontro de 2 planos, ou seja, uma aresta. Aí eu comecei a ficar extremamente confuso!!! O conceito de canto que eu tinha era tão óbvio e estava errado!!! Aliás, até a nomenclatura em inglês para as peças do cubo estão erradas? Foi quando eu comecei a buscar as nomenclaturas que o pessoal usa e descobri, por exemplo, que tinha gente chamando de Quina a peça com 3 cores, outras a peça com 2 cores, mas não porque não sabem o que significa, e sim por falta de definição mesmo. Descobri então que a maioria dos nomes que demos até o momento para as peças não fazem sentido. Por isso começamos a discussão no chat, entre Eu, Mateus e Dechichi. Eu salvei o texto para quem quiser se divertir um pouco (hehe), está em RTF para download no rodapé do meu site: http://sites.google.com/site/sbcubos/ Usando as teorias e o significado correto, chegamos aos possíveis nomes que, no português, estão coerentes: Peça de 1 cor = Face / Centro Peça de 2 cores = Aresta / Meio / Quina / Canto Peça de 3 cores = Vértice / Ponta / Extremo Observando que as peças não são exatamente elementos de um sólido geométrico, não daria pra chamar uma peça de vértice pois ela também possui 3 arestas, então fica confuso e resolvemos tirar esses nomes (Face, Aresta e Vértice). Quina e Canto, apesar de corretos, também costumam confundir por causa da mesma definição de aresta, e também porque quase todos achavam que Canto era a de 3 cores. Por isso sobraram apenas estas: Peça de 1 cor = Centro Peça de 2 cores = Meio Peça de 3 cores = Ponta / Extremo Meio faz bastante sentido, afinal está no meio de 2 peças. Extremo ou Ponta são as palavras que completam Meio. Eu queria saber o que vocês acham disso, afinal precisamos padronizar! Muita gente não sabe nem o significado do que estão nomeando! Já que o fórum preza o português, vamos a fundo! =D Abraços! Editado Março 9, 2011 por Fabio Bini Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Acho que você a confusão veio da interpretação que vocês fizeram do dicionário. Esse "canto" que vocês disseram que seria a peça de meio, pela definição do dicionário é a "quina" da peça de meio, e não a peça inteira em si, e por isso essa definição não pode ser aplicada à notação do cubo, já que consideramos cada peça em relação ao cubo todo. Se fosse assim, para você dizer "bati com a testa na quina da mesa", você ia ter que dar uma cabeçada na borda lateral da mesa. Que doidera. Acho que a votação vai ser unânime, hem? (Pessoas do contra em 3...2...1... ) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Ei cara essa enquete está furada! =x Porque as duas alternativas são verdadeiras, e já está concluído que chamar a peça de 3 cores do cubo de "quina" é incoerente e semânticamente errado, pois a peça meio também é uma quina pela definição formal da linguagem natural portuguesa, portanto é correto afirmar que chamar uma das peças de "quina" está semânticamente errado, são coisas ambíguas. A discussão é: Que nomes seriam mais coerentes - respeitando os padrões de morfologia do cubo e de semântica da linguagem portuguesa - para nomear as peças do cubo? (First Post! *----*) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 (editado) Acredito que a nomenclatura seja baseada nas faces como se fossem um plano. Olhando para um lado do cubo apenas, e enxergando como se fosse um plano, faz todo sentido ter uma peça central, 4 peças de meio (pois ficam no meio de cada lado) e 4 peças de canto (pois ficam no canto do plano). Pra mim assim faz sentido. Mas chamar o canto de quina é estranho mesmo, é óbvio que não faz sentido. Mas.. ei, tem tanta nomenclatura hoje em dia que não faz sentido e ninguém fala nada. Editado Março 9, 2011 por Rinaldo Pitzer Jr. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 não to entendendo, a peça de canto não tem 3 cores ?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 (editado) A questão de "quina" ser apenas uma parte da peça faz sentido, portanto ambas as peças de 2 ou 3 cores tem quinas e não podemos usar essa nomenclatura pras peças. Aqui tb diz isso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quina (Quina ou Canto: nome dado em geometria ao cruzamento de dois planos) Assim, chamando a peça de 2 cores de meio, está correto. Mas aí a peça de 3 cores fica sem nome, pois não podemos chamá-la de canto nem de quina. Repensem os conceitos e ajudem a nomear a peça órfã! hehehe As melhores opções por enquanto são: Ponta, ou Extremo. Editado Março 9, 2011 por Fabio Bini Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 agente ficou algumas horas no chat discutindo isso não deu pra chegar num consenso com a geometria do negócio... começaram até a tentar enfiar algebra nesse negócio... em situações como essa, eu acho que vale mais uma convenção do que um nome com lógica... tipo assim, convenhamos que vamos chamar a peça do cubo, com 3 cores, que representaria o vertices, desse jeito, e pronto... e isso já tem uma convenção, em geral no Brasil é quina ou canto pra fazer referência à peça de 3 cores que representa o vértice, meio pra fazer referência à peça de duas cores que representa às aretas, e centro pra representar os pivos que indicam a cor da face.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 (editado) Leandro, se for ver pelo conceito, a peça de canto tem 3 faces (planos), portanto não podemos chamá-la de canto, pois canto é cruzamento de 2 planos (ou seja, só uma parte da peça). O Carlos está certo quanto ao conceito, por isso eliminemos "Quina" e "Canto" pra nomear as peças. O motivo da enquete é mostrar o que todos acham mas não é! =D e isso já tem uma convenção, em geral no Brasil é quina ou canto pra fazer referência à peça de 3 cores que representa o vértice, meio pra fazer referência à peça de duas cores que representa às aretas, e centro pra representar os pivos que indicam a cor da face.... Dechichi, então uma convenção já definiu isso??? Tem certeza? Editado Março 9, 2011 por Fabio Bini Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Dechichi, então uma convenção já definiu isso??? Tem certeza? não não, eu disse que valeria mais uma convenção, pq não ta dando pra achar palavras com sentido lógico e que soem bem, com certeza não deve ter tido nenhum tipo de convenção formal sobre isso xD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 o que todos acham mas não é! =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Hahaha, o Carlos apelou!!! Eu não quis dizer que está errado dizer que canto é a peça de canto... Eu quis dizer que o conceito parecia não bater... Mas eu me confundi, pois eu li que canto = quina = aresta. Ok ok, depois de uma boa pesquisa em outros lugares, encontrei isso: Wikipedia: Canto - o lugar geométrico junto ao cruzamento de duas linhas. A corner is the place where two lines of different dimensions meet at an angle. Wiktionary: 1.The point where two converging lines meet; an angle, either external or internal. The corners of the wire mesh were reinforced with little blobs of solder. 2.The space in the angle between converging lines or walls which meet in a point. The chimney corner was full of cobwebs. 3.The projection into space of an angle in a solid object. Herbert bruised his shin on the corner of the coffee table. Ou seja, para geometria plana, canto é o encontro de 2 linhas, que também serve para a geometria espacial, pois no vértice as linhas também se encontram, e canto é o vértice que é o lugar mais afastado do centro, então tudo faz sentido. Então podemos usar Canto sim pras peças de 3 cores! Ok, fui infeliz na enquete... Acho que era pra perguntar "o que é Quina", aí sim surgiriam dúvidas, pois quina existe em ambas as peças. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Definição ERRADA do Wikipedia (pt) que me confundiu muito: Quina ou Canto: nome dado em geometria ao cruzamento de dois planos; Conclusão que chegamos então: Nomes mais compatíveis (o que já usamos normalmente): - Canto = peça de 3 cores - Meio = peça de 2 cores - Centro = peça de 1 cor Nomes que não se devem usar para as peças, pois remetem a partes de um ou mais tipos de peças e não ao todo: - Borda, Quina, Vértice, Aresta, Face Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que agora está coerente. obs: perdi 1 milhão.... hahahahaha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Não consigo me adequar aos nomes das peças em português...estou acostumado em edge e corner apesar de que também deve estar errado o termo corner pelo o que vocês vem falando... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Eu também estava acostumado com Corner e Edge, mas comecei a aportuguesar o possível e descobri que Edge é igual a Aresta ou Borda, e não igual a Meio. Mas sei lá, seguindo a semelhança dos nomes, talvez usar "Centro, Borda e Canto" seria mais adequado, pois são semelhantes. obs: deletei a enquete Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Fábio faz o seguinte, chame as peças de: Peça de 1 cor Peça de 2 cores Peça de 3 cores Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Fábio faz o seguinte, chame as peças de: Peça de 1 cor Peça de 2 cores Peça de 3 cores Resolveu. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 11, 2011 sempre usei centro, edge ou meio, canto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites