Postado Fevereiro 12, 2011 Gostaria de saber se há algum modo prático, partindo da lógica, para resolver qualquer tipo de puzzle. E aí Diniz, que tal expandir seu método para resolver, pelo menos, do 2x2x2 ao 7x7x7? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 Gostaria de saber se há algum modo prático, partindo da lógica, para resolver qualquer tipo de puzzle. E aí Diniz, que tal expandir seu método para resolver, pelo menos, do 2x2x2 ao 7x7x7? Bom, o método de resolver do 4x4 ao 7x7 é o mesmo... E cada um tem elementos do de ordem inferior (se voce sabe resolver o 7x7 voce sabe resolver todos) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 Então, teoricamente, se eu aprender, agora, a montar um 7x7 no Gabbasoft, não precisarei de método algum para os outros cubos que vierem? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 Então, teoricamente, se eu aprender, agora, a montar um 7x7 no Gabbasoft, não precisarei de método algum para os outros cubos que vierem? 4x4x4 até 7x7x7 é praticamente o mesmo método, só demora mais porque tem mais peças de centro e mais meios pra por junto. Vão existir algumas diferenças entre eles, mas nada que você não consiga perceber sozinho. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 Então, teoricamente, se eu aprender, agora, a montar um 7x7 no Gabbasoft, não precisarei de método algum para os outros cubos que vierem? Isso só vale somente para cubos normais. Já que você falou de Gabbasoft, tente resolver os super cubos do Gabbasoft. Nos super cubos cada um tem algoritmos diferentes para formar os centros. O que acontece nos cubos com adesivos padrão RUBIK é que muitas peças de centro entram trocadas e você não percebe isto, pois são todas da mesma cor...Ou seja, os big cubes normais tem mais de 1 solução possível. Tente montar o super cubo 4x4x4 do Gabbasoft e se conseguir passe para o 5x5x5, você vai entender exatamente o que lhe expliquei. Já fiz até o super cubo 6x6x6 no Gabbasoft, estou emperrado no 7x7x7, pois ainda não descobri os algoritmos para corrigir os 2 últimos centros do super 7x7x7; ainda fico com setas desorientadas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 Método: Fazer os Centros - Fazer os Meios - Resolver a parte do 3x3... fazendo esse metódo resolve todos cubos normais, lol... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 muda só os casos de paridade né? ai n tem jeito, tem que decorar mesmo :/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2011 muda só os casos de paridade né? ai n tem jeito, tem que decorar mesmo :/ Sim, tem que aprender uma paridade de OLL e uma de PLL, elas servem pra todos os tamanhos de cubo.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 13, 2011 mas tb tem paridasdes de edge nos cubos impares, pelomenos no 5x5. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 13, 2011 mas tb tem paridasdes de edge nos cubos impares, pelomenos no 5x5. É o mesmo algoritmo de OLL 4x4( que eh igual a 5x5, 6x6... NxN) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Ja eu discordo com oq falaram ai, c vc sabe resolver o 7x7x7 nao quer dizer q vc consegue montar os 4x4x4 e o 6x6x6, pois esses 2 nao tem centro fixo fazendo com que seja necessario saber alguns algoritmos a mais, ja sabendo montar o 3x3x3 vc monta o 5x5x5 e o 7x7x7 numa boa Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Ja eu discordo com oq falaram ai, c vc sabe resolver o 7x7x7 nao quer dizer q vc consegue montar os 4x4x4 e o 6x6x6, pois esses 2 nao tem centro fixo fazendo com que seja necessario saber alguns algoritmos a mais, ja sabendo montar o 3x3x3 vc monta o 5x5x5 e o 7x7x7 numa boa Para resolver a paridade dos meios do 7x7, eu uso o mesmo algoritmo da paridade de OLL do 4x4, ou seja, uso o mesmo. E se você sabe resolver o 3x3 você não resolve o 5x5 e o 7x7 em todos os casos não. E a paridade dos meios? Quem sabe só o 3x3 não faz ideia de como fazer isso. A não ser que você fique tentando um tempão desmanchar e refazer os pares, mas acho depender da sorte não deve ser considerado como "saber resolver. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Cara eu tenho os cubos 3x3x3 o 4x4x4 o 5x5x5 o 6x6x6 o 7x7x7 soh estudei os algoritmos basicos do 3x3x3 e ja resolvi o de 5x5x5 e o de 7x7x7, posso te garantir que eh possivel montar o de 5x5x5 e o de 7x7x7 sem saber os algorotimos exclusivos pra eles pq eu consegui soh sabendo os de 3x3x3, eh muito simples soh precisei pensar um pouco e descobrir q era soh transformar eles em um 3x3x3 e usar as formulas do 3x3x3, entende? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Cara eu tenho os cubos 3x3x3 o 4x4x4 o 5x5x5 o 6x6x6 o 7x7x7 soh estudei os algoritmos basicos do 3x3x3 e ja resolvi o de 5x5x5 e o de 7x7x7, posso te garantir que eh possivel montar o de 5x5x5 e o de 7x7x7 sem saber os algorotimos exclusivos pra eles pq eu consegui soh sabendo os de 3x3x3, eh muito simples soh precisei pensar um pouco e descobrir q era soh transformar eles em um 3x3x3 e usar as formulas do 3x3x3, entende? Bom, sei que esta falando com ele... Então, não acho isto possível, você só saber os algs do 3x3 e conseguir montar 5x5 e 7x7 sem algs exclusivos, que seriam as paridades, e em 3x3´s não exsitem paridades, a não ser em BLD, e em void cube, em BLD, a paridade é diferente da do 5x5 e 7x7. Como pode ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Bom, sei que esta falando com ele... Então, não acho isto possível, você só saber os algs do 3x3 e conseguir montar 5x5 e 7x7 sem algs exclusivos, que seriam as paridades, e em 3x3´s não exsitem paridades, a não ser em BLD, e em void cube, em BLD, a paridade é diferente da do 5x5 e 7x7. Como pode ? Sim, não faz sentido oq ele disse, simplesmente não vejo como ele pode evitar a paridade de ultimo edge em cubos de ordem impar.. Continuo com a minha posição de que para resolver qualquer cubo só é necessario saber o 3x3 e PLL/OLL parity.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 (editado) Sim, não faz sentido oq ele disse, simplesmente não vejo como ele pode evitar a paridade de ultimo edge em cubos de ordem impar.. Continuo com a minha posição de que para resolver qualquer cubo só é necessario saber o 3x3 e PLL/OLL parity.. Sim pow, então, num é isso, ele disse que consegue montar na boa os cubos 5x5 e 7x7 so com algs de 3x3 BÁSICO.... pra mim no mínimo com pll/oll parity, como você disse. Editado Março 9, 2011 por PedroHw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Sim pow, então, num é isso, ele disse que consegue montar na boa os cubos 5x5 e 7x7 so com algs de 3x3 BÁSICO.... pra mim no mínimo com pll/oll parity, como você disse. Eu entendi cara hauhauhau, eu tava concordando com voce =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2011 Eu entendi cara hauhauhau, eu tava concordando com voce =P Heheheh, eu que entendi errado... mals Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 Aproveitando a "ressucitada" rsrsrs, em quanto tempo eu poderia aprender a montar o 2x2 até o 7x7, excluindo o 3x3 (que já sei)? Eu treinaria no Gabbasoft 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 Aproveitando a "ressucitada" rsrsrs, em quanto tempo eu poderia aprender a montar o 2x2 até o 7x7, excluindo o 3x3 (que já sei)? Eu treinaria no Gabbasoft Cara, nao tem isso de quanto tempo aprender, depende de muita coisa... se voce ta se dedicando, se voce ta com tempo, se voce ta achando tuto bom, e varias coisas... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 (editado) Aproveitando a "ressucitada" rsrsrs, em quanto tempo eu poderia aprender a montar o 2x2 até o 7x7, excluindo o 3x3 (que já sei)? Eu treinaria no Gabbasoft Discordo do PedroHw, não varia tanto assim. 2x2 você monta com os algoritmos do 3x3. Do 4x4 até 7x7 são os mesmos algoritmos de paridade, que são uns 4. Adiciona mais o algoritmo do BLD, caso precise dele pra resolver os últimos 2 centros dos cubos maiores. Eu não considero juntar meios como um algoritmo, mas.. Se considerar, é mais 1. No final das contas, com mais ou menos uns 6 algoritmos você aprende a montar todos eles. 6 algoritmos da pra aprender em no máximo 3 dias tranquilamente. Adicione o tempo para treinar fazer os meios se muita dificuldade, eu diria que 1 semana é suficiente para aprender tudo. Agora, ficar bom nesses cubos e conseguir montar rápido, aí é outra história. Editado Março 10, 2011 por Rinaldo Pitzer Jr. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 Sabendo o 3x3 vc tem base para montar qualquer cubo...Precisa de alguns algoitimos a mais...Alen de acostumar com uma visao tridimencional um pouo dferente! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 Sabendo o 3x3 vc tem base para montar qualquer cubo...Precisa de alguns algoitimos a mais...Alen de acostumar com uma visao tridimencional um pouo dferente! não é bem assim jã tentou montar 1 square ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 (editado) não é bem assim jã tentou montar 1 square ? Acho que ele estava se referindo aos que não mudam de forma, os que são sempre cubos. Tipo.. 2x2 até NxN. Editado Março 10, 2011 por Rinaldo Pitzer Jr. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 10, 2011 .Do 4x4 até 7x7 são os mesmos algoritmos de paridade, que são uns 4. São 2 para paridade... Talvez saber um algoritmo para os ultimos 2 edges (pessoal normalmente tem problema de ver sozinho como se faz..). E talvez somar 1 para trocar 1 centro (normalmente no 6x6 e 7x7 o pessoal se enrola com esse caso.). Então 4 algs voce faz tudo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites