Entre para seguir isso  
Seguidores 0
MikonJuice

Fisher's cube - alguém sabe a solução?

9 posts neste tópico

Pois é... há alguns vídeos na internet, mas nenhum explica como realmente solucionar o Fisher's cube.

Eu consigo resolver a primeira camada e na segunda camada fico travado em dois casos estranhos: as quinas (seriam as edges do 3x3x3) do meio ficam ou invertidas completamente ou ficam numa posição horizontal.

Será que devo primeiro dar uma bela estudada no Friedrich pra depois atacar um cubo desses?

Praticamente só sei o método básico de iniciantes. Resolvo em menos de 2 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa não do Friedrich para esses 3x3 modificados, da pra ir pelo metodo basico.

Eu não sei te explicar pra esse cubo pq eu não tenho, mas tenho um piramorphyx que é a mesma coisa.. um 3x3 camuflado.. da pra ir pelo metodo normal mesmo, só tem que quebrar um pouco mais a cabeça.

Eu creio que você deve estar confundindo as quinta que na verdade são os centro no caso do Fisher cube, o centros requerem orientação, diferente de um 3x3 normal. Para isso quando for montar a cruz na primeira camada o "edge" deve entrar alinhado com o centro da segunda.

Caso não esteja orientado, você pode fazer assim: coloque na face direita a quina torta, como vc disse e a primeira face para cima, faça R2 D, depois gire a face da direita de modo a quando voce retornar o D' encaixe certinho.

Espero que tenha sido claro. =P

Compartilhar este post

Link para o post

É... até na hora de explicar minha dúvida eu estou confuso, haha!

Essa dica de já deixar alinhado o centro da segunda camada com a cruz branca (de baixo) ela dá muito certo, pois no fim tudo fica bem melhor pra se resolver(e visualizar).

Assim, meus problemas diminuíram, mas agora chego sempre na mesma parte: a cruz amarela está formada, mas enquanto uma das linhas da cruz está correta as outras duas precisam ser trocadas. Não é a rotação horária ou anti-hor-ario, mas um dos lados da cruz precisa ir parar do outro lado e vice-versa. Outro problema é que não consigo rotacionar os cantos de duas cores pra cima.

Alguma dica?

Será que com foto fica mais fácil?

Compartilhar este post

Link para o post

Mikon achei estes vídeos que mostram justamente as paridades do Fischer Cube:

Tutorial:

Paridade:

No vídeo o cubista explica que os edges e os centros do Fischer cube não estão na mesma posição de um cubo de Rubik.

Espero que tenha ajudado.

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu consegui resolver... mas ele ainda "se resolve sozinho"... hahaha!

Eu consigo formar com muita facilidade até a última camada com as fórmulas do método de iniciante. Acontece que a cruz amarela fica completamente estranha: um lado fica com as cores certas, mas as outras duas pontas ficam erradas, ou seja, a fórmula R U' R U R U R U' R' U' R2 não funciona, pq ele gira três pontas da cruz, e não só duas.

Enfim... eu fico aplicando fórmula atrás de fórmula até que a cruz se resolve e sempre sobra a mesma paridade: preciso virar uma das peças 180º, e ai, pra essa paridade eu achei a fórmula: (R U R' U) x5.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu fiz o meu próprio fisher cube seguindo um tutorial na inernet, com um cubo de 1,99.

A primeira vez que eu resolvi ele, não aconteceu nada de estranho. Mas na segunda vez eu não consegui resolver o OLL, os centros ficaram todo errados e fiquei coçando a cabeça, sem entender como eu resolvi da primeira vez.

Só depois de pesquisar é que eu fui entender.

O fisher tem problema de paridade.

Note que as 4 arestas da segunda camada (as arestas verdadeiras, do 3x3x3, não as que PARECEM arestas...) não tem orientaçao. Então ela pode estar errada e você não vai saber.

Você pode achar que todo o teu F2L tá certo, mas se tu tiver uma ou tres arestas erradas na última camada, tu tem uma aresta da camada do meio errada.

Se uma aresta do meio estive errada você não vai poder resolver o OLL, por que é impossivel virar um número impar de arestas. Você vai ter que virar uma aresta da camada do meio pra depois resolver o OLL.

use esse algoritmo pra virar uma aresta de qualquer par de F2L:

R U' R' U F' U2 F U2 F' U F

Agora é só resolver o OLL.

Esquece esse negócio de arrumar os centros primeiro. Primeiro resolve todo o cubo, e deixa os centros por último. Se você arrumar os centros primeiro, você te 50% de chance de estragar eles no PLL.

Daí usa os algoritmos do super cube pra arrumar os centros. Não é difícil por que são 4 centros que tem orientação. o amarelo e o branco não tem.

Umas referencia pra você, se for bom de inglês:

Leis do cubo

Arrumar centros (todos os algoritmos)

Editado por towwdso

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que estava pensando nisso enquanto resolvia o Fisher. Mas bem explicado assim, acho que nunca chegaria na conclusão!

Muito interessante esses sites!

O Fisher eu comprei na Meffert's e me arrependi. A qualidade do produto é boa, mas nossa, veio muito solto e muito lubrificado. Tive que abrir e deixar secar um pouco. E ainda veio meio lascado!

Mas olha, se tiver oportunidade, recomendo comprar num desses sites chineses... poxa, 7 dólares! Eu to pensando até em comprar uma versão branca, pq gostei mais do que o próprio Rubik's!

Resolvendo de novo o Fisher, eu enfim percebi algumas coisas, por exemplo:

- a cruz e os lados de cima só ficam certos quando um dos lados fica orientado de forma errada, e isso, pra um iniciante como eu...

- o que eu fiz foi inverter os últimos dois passos do beginner's method: oriento primeiro a cruz (automaticamente uma das peças da segunda camada vira 90 ou 180 graus), e ai oriento o resto da última camada. Só depois resolvo o problema de paridade. Acontece que pra quem é iniciante como eu a visualização é importantíssima, então eu realmente preferi inverter a ordem das coisas pra ter pelo menos a camada de cima e de baixo orientadas.

Bom, pelo menos eu consegui um padrão de solução, haha!

Obrigado pela ajuda. Próximos puzzles: Mirror's Block e o Megaminx.XD

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0