Postado Junho 11, 2010 (editado) Olá galerinha, Sou novo por aqui. Sou mais um amante do rubik's cube. No entanto, nunca treinei velocidade. Simplesmente gosto de montar o mesmo. Contudo, sou apaixonado pela computação gráfica. E resolvi fazer uma animação de como eu monto o cubo. Fiquei surpreso ao descobrir que existem N algorítimos para montar o cubo. Antigamente eu montava todos os " X" e depois ia para os cantos. Depois aperfeiçoei a minha técnica e é o que esta no vídeo. Contudo postando a animação nos fóruns 3d, descobri que aviam outros apaixonados. E me deram a dica de páginas com o método dos velocistas.... aff...hueuheuhe Enfim, estou reaprendendo o cubo mágico.... rsrsrs Dai procurando por solução para lubrificação.... achei o fórum... Bueno, segue o video, espero que gostem... abraço!!! Lembrando, qeu estas sequencias não sao decoradas... é uma lógica que aprendi "fuçando"... Se surgir dúvidas...gritem!!! Editado Junho 12, 2010 por Mansilha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2010 É praticamente o metodo básico.Achei legal a animação! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2010 Daora!! Muito bem feito!! E seja bem vindo ao forum!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2010 (editado) acho que isso não é 3d, 3d é quando parece que a imagem está a sair do ecrã Editado Junho 11, 2010 por João Luís Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2010 gostei...muito bem feito mesmo parabens e seja bem vindo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2010 muito bom o video gostei muito outra coisa pelo o que sei é em 3D, pois mostra 3 dimençoes do cubo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2010 outra coisa pelo o que sei é em 3D, pois mostra 3 dimençoes do cubo http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_3D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 12, 2010 Guilherme >> Beleza meu velho, obrigado pela presença...Isso, o método básico. A diferença é que a última etapa eu trabalho peça a peça. Digamos que "catando" as mesmas....rsrsrs. A questão é que não sabia que era isso...hihihihi forte abraço!!! Pituca >> Fala meu brodi. Então valeu ai...rsrs. QUe bom que gostou...estamos ai. Abraçao!!! Codornap >> Obrigadão pelo coments Pedro >> Opa, valeu manow... Quanto ao 3d ... é só uma questão de conceito...rsrsrs João >> Fala carinha.. Compreendo bem esta questão. Apenas interpretação. No caso, se pensar que qualquer fotografia é dada em pixels distribuidos no plano cartesiano, x e y.... ok, tens razão. No entanto a modelagem que faço ocorre em 3 dimensões. Trabalho com o 3ds Max, Zbrush entre outros softwares. Dentro destes softwares a gente desenha em 3 dimensões. Cria-se o espaço virtual. trabalho com os 3 eixos. Alturas, larguras e comprimento. O software que usei para fazer a animação é o mesmo que fizeram o sherek, cars, up, nemo, entre outros.... Bueno, o próprio wikipedia que você mandou define bem isso tudo... olha só!!! Imagens 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões. A modelagem tridimensional é basicamente a formação de objetos, personagens, cenários, através de um programa especializado com ferramentas avançadas e direcionadas para este tipo de atividade e profissão. Os exemplos de programas mais utilizados: 3ds Max, Maya, ZBrush, entre outros. Já em ambientes software livre usa-se o Blender comparável aos softwares proprietários. A modelagem em 3 dimensões conta com uma enorme variedade de ferramentas genéricas, permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas. Todas elas são realizadas através da criação de uma malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto 3D. Certinho manow, muito obrigado pela presença... valeu!!! Segue umas imagens 3d, um pouquinho do meu trabalho.. Forte abraço!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 12, 2010 oO, wbabei aki vei, muito legal, tanto o trabalho com o cubo qto seus outros trabalhos, me ensina? lol ow, agora falando serio. achei muito bacana a animação e seu metodo é legal, usei um parecido qdo comecei a montar o cubo magico. esquero um dia conseguir fazer animações nesse nivel. good job. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 12, 2010 Nossa.. Me amarro em modelagem 3D (apesar de não saber fazer nem uma linha). Muito boas mesmo tuas modelagens! Perfeito em detalhes! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2010 vei muito perfeitas suas modelagens e o video, que programa 3D vc usa? eu to comessando com isso de modelar 3d e talz e uso Blender e um pouco de sketchup para casas e talz. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2010 Tamiozzo >> Opa, valeu carinha... Então, comecei a modelar em 3d participando de fóruns...rsrsrs. Vamos ver se não consigo virar um velocista do cubo com vocês.... Abraçao!!! Rinaldo >> Valeu fera, é.. cara eu sou fascinado também. Trabalho como professor de administração.... tipo... nada a ve...rsrsr. Mas estou procurando trampar com esta área. O caminhão eu fiz para uma empresa de MG... Abraçao!!! Roberto >> Fala meu velho. Então, eu utilizo para esse tipo de modelagem o 3D Max. Ele é bastante completo. O sketchup, é bastante voltado para arquitetura e eu acho ele bastante limitado, tanto para modelagem quanto render. Muito útil para crockis de arquitetura. Já o Blender sei que ele é um software aberto. A princípio ele deve chegar a este nível de modelagem. No entanto, eu nunca utilizei o mesmo. Valeu da presença.... Forte abraço!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2010 o maior problema do 3ds max é mesmo que você ten que pagar pra usar, eu usei o trial um tempo e achei estranho pq os comandos ssão totalmente diferentes do blender xD PS: vo te add nos amigos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 14, 2010 (editado) Opa, um novo amigo Grande Roberto... então manow... o max é pago sim. Mas tem aquelas tretas... hehe Bueno adicionei vc tambem nos amigos... valeu chefia. Abraçao Mansilha Editado Junho 14, 2010 por Mansilha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2010 Também gostei, muito bem feita mesmo, parabéns, da próxima faça uma com um Megaminx. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2010 Também gostei, muito bem feita mesmo, parabéns, da próxima faça uma com um Megaminx. OMG!!! eu ja acho fo$# faze uma animação assim de faze a camera fica girando e mexendo as peças e talz do 3x3 do megaminx intão! mansilha, vc fez o mecanismo do 3x3 ou vc dividio um cubo em 27 cubinhos?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 16, 2010 Alienboy >> Fala meu velho, que bom que curtiu... quanto ao megaminxs... aff...rsrs. Mau e porcamente consigo montar o cubo 3x3 em 2 minutos...rsrsrs. Bueno, ta chegando o 4x4 que comprei esta semana do renan...rsrs. QUem sabe.... abração... Roberto >> Dai carinha, então até o lance da animação, pra mim já seria mais tranquilo. O problema é que com o 3x3 fui salvando porque as vezes o cara erra... e a animação leva tempo. Esse anime teve 1800 frames. Ou seja, 1800 renders de aproximadamente 15 segundos. Tudo no passo a passo...rsrsrs . Mas quem sabe um 4 x4 rola..depois que aprender a montar. conforme falei para o alien... Já quanto ao cubo. 27 cubinhos. Costumamos a não modelar o que não é visto. COntudo senti falta da modelagem completa no final...que pretendia fazer um efeito de explosão do cubo. mas.... rsrsrs. COmo modelei só os cubinhos... certinho??? abraçao!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 16, 2010 Acho que você consegue resolver um megaminx, segue a mesma lógica do 3x3, mas demora bem mais, ao menos que você aprenda alguns algoritmos decentes. Imagina como deve ser modelar um megaminx??? E pra ele que demora pra resolver? Deve demorar 1 ano pra fazer um vídeo assim. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 19, 2010 Fala Lelo.... rsrsrs... é o megaminxs...rsrsr. 2 anos... ta demorado o 4 x 4 aqui... muito legal o brinquedinho... show de bola. Mas já vi que pra fazer um video do 4x4 vai a uns 4000 frames...rsrsrs. Isso, se eu trabalhar a maesma velocidade do cubo 3x3 (velocidade de video)... bueno, talvez eu me meta nessa encrenca..rsrs. Mas dai vou fazer o torcer das peças mais rapidos (video), para diminuir tempo de render. Quanto ao megaminx... quando sobrar uma grana pretendo compra-lo. Comprei um cubo 3x3 para velocidade....(c4y)... um chaverinho da rubik's e um 4x4 QJ.. essa semana...rsrsrsrs abraço fera!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites