Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Rinaldo Pitzer Jr.

Por que meu Rubik's Original é duro e trava tanto? [Explicação]

27 posts neste tópico

Por que meu Rubik's Original é duro e trava tanto? [Explicação]

(Tentativa de resposta definitiva)

Este tópico é pra responder a pergunta que toda semana surge no fórum em um tópico novo (mesmo já tendo 6 tópicos sobre o assunto).

Caso não saiba o que significa "DIY", veja aqui: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=530

Consideração inicial

Existem 2 tipos populares de Rubik's (Falando apenas dos 3x3x3), que seria o chamado aqui no Brasil de "Original", que é o mais conhecido, e o DIY, que é mais profissional.

Rubik's "Original": https://www.rubiks.com/shop/product.php?pid=54

Rubik's DIY: https://www.rubiks.com/shop/product.php?pid=21

Rubik's Original

A maioria das pessoas acaba comprando o Rubik's Original, já que tem escrito "Original" no nome, e porque na foto do produto ele está montado e lindo, pronto para usar.

O que as pessoas não sabem, é que o Rubik's Original é muito duro para girar, e não tem como abrir para afrouxar, porque ele foi feito para não ser desmontado. Com bastante uso, ele pode até acabar ficando um pouco macio, mas nunca vai chegar ao pés de qualquer modelo de DIY por aí. Algumas pessoas nem mesmo com chave de fenda conseguem abrir este cubo, de tão duro que ele é, e no final das contas acabam se decepcionando por terem jogado uns 60 reais no lixo com um cubo que não presta.

Rubik's DIY

O Rubik's DIY é o modelo ajustável da Rubik's, que ninguém compra porque acha que vai ser difícil de montá-lo e/ou ajustá-lo, ou até mesmo porque aqui no Brasil os vendedores fazem claramente uma grande propaganda em cima do Rubik's Original (enganosamente). A verdade é que o Rubik's DIY é altamente superior ao "Original", e alguns cubistas até usam ele como cubo principal, mas no fim a preguiça, medo e/ou falta de conhecimento na hora de comprar um cubo acaba fazendo com que as pessoas se decepcionem de terem escolhido o "Original" ao invés desse.

Então, aqui vão algumas dicas:

1. Se é seu primeiro cubo, compre um DIY(A). O mundo inteiro fala isso, e tem gente que ainda quer discutir.

DIY(A) é o melhor cubo do mundo? Eu diria que não. É o melhor cubo para principiantes? Eu diria que sim.

É o cubo que eu aconselho para todo mundo que resolve acima de 25 segundos, pois ele te ajuda a ter boas práticas, reduzir o pop e treinar fingertricks relativamente precisos.

2. Quer comprar um cubo pra dar de presente pra alguém, que seja resistente, que vá montado e que não seja necessariamente profissional?

Compre um modelo DIY que vai montado e não dê muito pop, porém é difícil achar um modelo assim aqui no Brasil, então o que eu acabo aconselhando é que você compre um DIY(A), monte ele com uma tensão firme e dê de presente.

3. Não compre Rubik's Original!

Ele é duro, trava muito, custa mais caro, e só da dor de cabeça.

Só compre esse cubo se for para colecionar, ficar de enfeite na estante, ou então se você for uma pessoa altamente paciente para ficar usando durante um longo período, lubrificando e criando uma LER no pulso enquanto ele fica macio.

Enfim, esperto ter ajudado algumas pessoas ou pelo menos esclarecido algumas questões quanto ao famoso Rubik's Original.

Críticas construtivas são bem vindas.

Tags: rubik, rubiks, travando, travado, duro, ruim, melhorar, original

Editado por Rinaldo Pitzer Jr.
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei Rinaldo, muito boa, acho que daqui a um pouco terei de pegar outro 3x3! pois serei sub 25!

OFF

Gostaria de agradecer os adesivos da cubesmith são otimos

OFF

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a explicação, se eu tivesse pesquisado um pouco concerteza não teria cometido o erro de comprar um rubik's original, cara fiquei muito decepcionado... :D mas tudo bem, ja comprei um DIY, estou esperando ele chegar pra aí sim treinar com um cubo bom... :D

Editado por Jovito Lima Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa rinaldo mando bem ,ajudará quem ta indo pra sua primeira compra

meu primeiro cubo ,tirando depois dos de 1,99 foi um rubiks original , não vou dizer q me arrependi não ,acabei gostando do cubo mas realmente é bem duro , mas com certeza , sempre que me perguntam falo pra ir no diy A ,hoje meu rubiks é apenas decorativo ahhaha

Compartilhar este post

Link para o post
meu primeiro cubo ,tirando depois dos de 1,99 foi um rubiks original , não vou dizer q me arrependi não ,acabei gostando do cubo mas realmente é bem duro , mas com certeza , sempre que me perguntam falo pra ir no diy A ,hoje meu rubiks é apenas decorativo ahhaha

(2),

mas eu discordo de 2 coisas que o Rinaldo falou :rolleyes:

1°que sim da para abrir o rubik's e abro sempre e com a mão

2°que na minha opniao o meu rubik's esta melhor do que o meu 1° DIY A

Mas vc esta de parabens de ter tomado esta iniciativa para ajudar na hora de comprar o

primeiro cubo. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ele disse "não tem como abrir E afrouxar", mas talvez ficasse mais claro se fosse "abrir para afrouxar", sei lá. E de mais de 1000 usuários que tem no fórum, você é o primeiro caso que eu vejo que um Rubik's original é melhor do que DIY. Tem certeza que seu Rubik's é o original e não o Rubik's DIY?

Muito bom o tópico. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

pois é eu posso ter me confundido com as palavras

mas é so minha opiniao sobre os cubos

sim tenho sim é o orginal e nao o rubik's DIY

Compartilhar este post

Link para o post

olha aqui rinaldo ficou muito bom

porem não concordo que o rubiks é duro

no primeiro dia tudo bem

mas ele gira bem

outra coisa ja vi um rubiks original melhor que o A eu acho

cortava quina mais ou menos girava bem e não dava pop

mas tem 2 anos de uso tambem

Compartilhar este post

Link para o post
le disse "não tem como abrir E afrouxar", mas talvez ficasse mais claro se fosse "abrir para afrouxar", sei lá.

Exato. Já arrumei. Obrigado.

2°que na minha opniao o meu rubik's esta melhor do que o meu 1° DIY A

Eu não falei que o Rubik's Original não pode ficar bom. Em momento algum eu disse isso. O que eu disse é que ele é duro para mexer e não da pra regular. É só olhar a última dica, se você quiser comprar, tudo bem, desde que tenha paciência de ficar amaciando ele.

porem não concordo que o rubiks é duro

no primeiro dia tudo bem

mas ele gira bem

outra coisa ja vi um rubiks original melhor que o A eu acho

cortava quina mais ou menos girava bem e não dava pop

mas tem 2 anos de uso tambem

Mesma coisa, olhe a última dica. Nunca disse que ele não ficava bom, só que demora e requer paciência. ;]

Compartilhar este post

Link para o post

Topico ficou muito bom, esclarece todas as duvidas!

Tem que ser fixado!

Nunca tive um rubik's original e nem pretendo ter um...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal esse tópico.

Bem que podia fazer um sobre o lubrificante tbm, toda semana tem um tópico novo sobre isso :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Descordo do tópico, meu Rubiks original depois de 5 dias ficou ótimo, acho ele melhor que alguns DIY de uns colegas...

Compartilhar este post

Link para o post
Descordo do tópico, meu Rubiks original depois de 5 dias ficou ótimo, acho ele melhor que alguns DIY de uns colegas...

Acho que vou por escrito bem grande no tópico "O Rubik's Original pode ficar bom", já que ninguém lê em letras normais. :lol:

Brincadeiras a parte..

Você ta montando em quanto tempo?

A única pessoa que vi fazer sub-20 em um Rubik's Original até hoje acho que foi o Dechichi, e mesmo assim acho que foi o primeiro cubo dele, que ele usou muuuuito pra ficar bom (mesmo assim hoje em dia ele já trocou de cubo :P).

Compartilhar este post

Link para o post

Galera to com uma dúvida em gostaria que vcs me esclareçam: No cuber brasil http://www.cuberbrasil.com.br/produtos/3x3x3/rubik/ mostra o cubo "Rubik's Cube Original" num é? como que seria o "abrir e afrouxar" dito por Rinaldo Pitzer Jr.? pois no site mostra que tem parafuso para ajuste.

Agradeço as respostas, tava com dúvida mesmo. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Galera to com uma dúvida em gostaria que vcs me esclareçam: No cuber brasil http://www.cuberbrasil.com.br/produtos/3x3x3/rubik/ mostra o cubo "Rubik's Cube Original" num é? como que seria o "abrir e afrouxar" dito por Rinaldo Pitzer Jr.? pois no site mostra que tem parafuso para ajuste.

Agradeço as respostas, tava com dúvida mesmo. :D

É porque esse do site não é o Rubik's Original, e sim o Rubik's DIY.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa cara, ta de parabéns, vai ajudar muitas pessoas a comprerem cubos e não se decepcionarem com cubos caros e duros.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vlw pela resposta, agora gostaria de saber como que a gente faz para saber se o cubo é DIY ou ORIGINAL?

Pois comprei um Rubik's mas não em site, mas o cubo é igualzinho, nunca tentei abrir(comprei um dias desses) e na caixa não diz nem que é original ou Diy ai to com essa duvida.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara vlw pela resposta, agora gostaria de saber como que a gente faz para saber se o cubo é DIY ou ORIGINAL?

Pois comprei um Rubik's mas não em site, mas o cubo é igualzinho, nunca tentei abrir(comprei um dias desses) e na caixa não diz nem que é original ou Diy ai to com essa duvida.

NORMALMENTE é o Original. Se for o DIY o vendedor provavelmente vai dizer, até porque é uma vantagem.

Se tiver algo dizendo que tem parafusos ajustáveis ou ajuste de tensão, é DIY. Mas a melhor maneira é perguntar para o vendedor pra garantir.

Agora, o certo seria o próprio vendedor anunciar o nome certo: Rubik's Cube Original, ou Rubik's Cube DIY.

Esse "original" no nome não quer dizer que ele é original da Rubik's (fabricado pela Rubik's), mas sim que ele é o modelo Original, sem ajuste de tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz tenho certeza que o diy é melhor que o rubik's , mas ate que eu to gostando ja tenho tres dias com ele, no primeiro eu chga estranhei, mas agora ta bem melhor. Só to esperando abaixar meu tempo para comprasr o Diy :D

Compartilhar este post

Link para o post

Tem como lubrificar o "Rubik's Original"?

Compartilhar este post

Link para o post

Uai, claro, é só jogar silicone em spray nele.

Acho que não entendi bem a pergunta. B)

Você quer saber se da pra desmontar tudo e lubrificar peça por peça? Isso não da, porque ele não desmonta. Mas não precisa disso tudo pra lubrificar um cubo, é só jogar o silicone spray com aquele "canudo" dentro do cubo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu consigo desmontar o meu Rubik's Original peça por peça.. :D

Da primeira vez precisei de uma chave de fenda pra tirar a edge..

Mas agora consigo tirar facilmente..

Uso silicone líquido e mesmo assim fica bem melhor..

Já sao 3 semanas de uso.. e o conjunto de adesivos já foi embora! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço feet (com os pés) com meu Rubik's Original. Tenho medo de usar o F II, Yuga ou o F e no meio do solve dar pop. Comprei ele há uns 4 ou 5 anos e até hoje, pelo que eu me lembro, NUNCA deu pop, seja fazendo com as mãos ou com os pés...

Claro que ele não está duro como era quando o comprei...além de já ter passado silicone, ele já tem anos de giros...hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Eu faço feet (com os pés) com meu Rubik's Original. Tenho medo de usar o F II, Yuga ou o F e no meio do solve dar pop. Comprei ele há uns 4 ou 5 anos e até hoje, pelo que eu me lembro, NUNCA deu pop, seja fazendo com as mãos ou com os pés...

Claro que ele não está duro como era quando o comprei...além de já ter passado silicone, ele já tem anos de giros...hehe

Concordo com vc, o rubiks original quebra um baita galho pra WF.

eu tenhu um irmão que usa o rubiks original pra speed e segundo ele, ele curte mil vezes mais o rubiks que o A

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0