Postado Maio 15, 2010 (editado) Galera, seguinte. A minha dúvida é simples: imaginem a situação onde eu tenho as duas primeiras camadas prontas, acertei os meios totalmente e agora faltam os cantos. O problema é que eu tenho dois cantos que estão nas suas posições corretas mas existem outros dois que estao na posição errada! O que que normalmente se faz? Alguém tem um algoritmo específico pra esse caso? Sempre que eu caio nesse caso, eu acabo fazendo tudo denovo... mas eu imagino que exista um algoritmo barbadinha pra fechar o cubo. Valeu! Editado Maio 15, 2010 por Marcus Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 não entendi tem com fazer imagem não? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 Bem... É impossivel trocar 2 cantos entre si. (no caso de cubos ímpares) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 (editado) Bem... É impossivel trocar 2 cantos entre si. (no caso de cubos ímpares) Na real, eu to tentando resolver um cubo hollow 3x3x3, sendo q ele nao tem os cubos dos meios pra saber a orientacao certa das faces. Eu acho que esse eh o problema de paridade, que chamam por ai. eu tenho quase certeza q ele tem solucao, sim. ja me aconteceu em cubos 3x3x3 normais, quando eu chegava pra resolver a ultima camada. Soh que ai eu comecava o cubo do zero denovo e uma hora o problema sumia sozinho. valeu a forca!! Editado Maio 15, 2010 por Marcus Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 (editado) apenas os 2 cantos? os meios estão orientados? a paridade q conheço acontece nos meios, se for pra trocar apenas os cornes faça o seguinte. mantenha os 2 prontos para o Fundo. ( B ) R' F R' B2 R F' R' B2 R2 Isso troca os 2 cornes da frente, e modifica os meios tbm. Editado Maio 15, 2010 por Jeff Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 (editado) apenas os 2 cantos? os meios estão orientados? isso os 4 meios estao certinhos ai chega nos cantos, eu consigo acertar dois q sao vizinhos entre si, mas os outros dois opostos estao trocados entre si... R' F R' B2 R F' R' B2 R2 hmmmmmm... pra mim, modificou todos os corners... mas ainda nao resolveu a paridade Editado Maio 15, 2010 por Marcus Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 O Hollow que você ta falando é o mesmo do void? Se for.. http://cubomagicobrasil.com/forum/index.ph...036&hl=void http://cubomagicobrasil.com/forum/index.ph...847&hl=void http://cubomagicobrasil.com/forum/index.ph...251&hl=void Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 Faz assim: Vai fazendo U até ficar só 1 canto certo e os outros 3 errados Ai você usa um desses algoritimos para giras os outros 3 cantos que estão errados Horario: (y) x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 Anti-horario: (y') x' R U' R D2 R' U R D2 R2 Ai depois é só permutar os meios... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 Vai fazendo U até ficar só 1 canto certo e os outros 3 errados Pituca, esse eh o problema... eu ja tentei umas 20 vezes chegar nesse ponto, onde tem 3 cantos errados e nao tem como. Ou eu fico com os 4 cantos errados ao mesmo tempo, ou 2 cantos... Eu vi esse algoritmo no outro topico: M' U M' U M' U' M' U' M' U2 M' U' M' U' O problema eh q eu nao sei o que eh M ou M'... Eu soh entendo a legenda: U D L R F B (eu sei eu nao sou profissional nem nada...) Aqui tem um video tbm, onde o cara soh mostra (nao fala) como fazer... eh meio complicado pq eh muito rapido e nao tem os algoritmos... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 (editado) Eu soh entendo a legenda: U D L R F B (eu sei eu nao sou profissional nem nada...) Hehehehe, nao se preucupe com o tempo vc pega as manhas. Vamos lá: Deixe os cornes errados do lado direito como mostra o desenho (o "O" maiusculo é onde fica a peça e "o"minusculo são as certas) o ------------- O o ------------- O Depois disso aplique: R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F' Ai faltara 2 meios para trocar ( caso for o VOID cube que nao tem centros, se for um cubo normal apenas tire as pessas de meio erradas e bote no lugar como se tivesse dado POP). Deixe um errado na frente e outro atras e aplique o algoritimo: M' U M' U M' U' M' U' M' U2 M' U' M' U' Legenda: M siginifica Middle (meio). É bem simples: só gire a camada do meio. http://www.cubovelocidade.com.br/solucoes/...savancados.html Aqui tem os movimentos avançados Espero ter ajudado flwws Editado Maio 15, 2010 por Renato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2010 (editado) Pituca, esse eh o problema... eu ja tentei umas 20 vezes chegar nesse ponto, onde tem 3 cantos errados e nao tem como.Ou eu fico com os 4 cantos errados ao mesmo tempo, ou 2 cantos... Marcos, não tem algoritmo pra trocar 2 cantos (até tem, mas deve ser gigante e trabalhoso), o que você vai trocar são 2 meios. Depois que trocar 2 meios, vai cair em um caso de PLL normal. Se você ainda não sabe os PLLs, é só resolver do jeito básico. 1. Troque 2 meios (os algoritmos estão nos links que te mostrei acima); - Pronto, aqui você tem um cubo com um dos 21 casos de PLL. Se souber, aplique, senão, faça do jeito básico: 2. Permute os cantos (igual fazemos no método básico); 3. Permute os meios (igual fazemos no método básico). Pronto, resolvido. Caso você ainda não conheça a notação intermediária: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=26 No site do Pedro tem uma longa lista avançada de notação também, todos animados em java: http://www.cuber.com.br/index.php?location=notacao Editado Maio 15, 2010 por Rinaldo Pitzer Jr. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 Pessoal me digam uma coisa: Nesse link http://cubomagicobrasil.com/forum/index.ph...036&hl=void o Rafael Sekia diz o seguinte: "Olá, eu tava sem o que fazer esses dias então resolvi fazer um void cube, simplismente arrancando os stickers centrais de um cubo, dakeles de 1,99, porém não sei como resolver as paridades." Ele pegou um cubo de 1.99(entende-se um 3x3x3), daí ele arrancou os adesivos dos centros(aí aparece os parafusos caso existam), daí ele fala que apareceram paridades. Agora eu pergunto, como é possível? pois um 3x3x3 sem os adesivos centrais não deixa de ser um 3x3x3, fiquei confuso, eu perguntei aqui porque o outro tópico é antigo e não quero mais receber pás. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 Mas um cubo sem os sticker centrais é a mesma coisa quem um void cube. '-' Porque simplesmente vc resolvera o cubo sem saber que cor é aquela face. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 Agora eu pergunto, como é possível? pois um 3x3x3 sem os adesivos centrais não deixa de ser um 3x3x3, fiquei confuso, eu perguntei aqui porque o outro tópico é antigo e não quero mais receber pás. Também achei estranho mas existe, é porque, por exemplo, não existe nenhum algoritmo para girar o core no sentido horário, sem modificar as outras peças. Entendeu? Nem se você girar o cubo zilhões de vezes você vai conseguir. (acho que não ficou claro) Bom, para você entender melhor, tente colocar o centro verde no lugar no vermelho, o vermelho no lugar do azul, o azul no lugar do laranja e o laranja no lugar do verde. No final aparecerá um PLL que não existe. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 (editado) Acabei de pegar meu Rubik, tirei as capinhas do centro(para não precisar arrancar adesivos ) e voilá, paridades!!! legal eu nunca tinha pensado nisso antes, olhando os algoritmos dados aqui consegui resolver, agora vou comprar um Void original(quem vende mais barato?) e começar a treinar os novos algoritmos aprendidos, valeu turma. EDIT Teóricamente se eu fizer o mesmo procedimento no meu ES 5x5x5 vai existir paridades também? Editado Maio 16, 2010 por AlienboY Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 Teóricamente se eu fizer o mesmo procedimento no meu ES 5x5x5 vai existir paridades também? Vai no 3x3 part. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 Ele pegou um cubo de 1.99(entende-se um 3x3x3), daí ele arrancou os adesivos dos centros(aí aparece os parafusos caso existam), daí ele fala que apareceram paridades.Agora eu pergunto, como é possível? pois um 3x3x3 sem os adesivos centrais não deixa de ser um 3x3x3, fiquei confuso, eu perguntei aqui porque o outro tópico é antigo e não quero mais receber pás. Exato! Eh bizarro! Teoricamente nao tem pq dar esse tipo de problema, mas AGORA MESMO eu acabei de ter um erro de paridade num 3x3x3 nao-void (eu chamo de hollow). Eh que quando tu nao tem as cores centrais, tu nao tem as referencias de como as peças tem q ficar ajeitadas. Eh como se a gente fosse resolver um cubo de 3x3x3 sem nos preocuparmos com as cores centrais, simplesmente as cores laterais. Vou tentar o algoritmo e ver se funciona. Valeu a forca, galera! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 Deixe os cornes errados do lado direito como mostra o desenho (o "O" maiusculo é onde fica a peça e "o"minusculo são as certas)o ------------- O o ------------- O Depois disso aplique: R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F' Ai faltara 2 meios para trocar ( caso for o VOID cube que nao tem centros, se for um cubo normal apenas tire as pessas de meio erradas e bote no lugar como se tivesse dado POP). Deixe um errado na frente e outro atras e aplique o algoritimo: M' U M' U M' U' M' U' M' U2 M' U' M' U' Renato, o primeiro algoritmo funcionou perfeito, mas o segundo nao rolou. Talvez eu tenha executado errado (tomara!), mas fica pra próxima. Quando eu passar por esse problema denovo, eu tento denovo. Valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 16, 2010 (editado) Exato!Eh bizarro! Teoricamente nao tem pq dar esse tipo de problema, mas AGORA MESMO eu acabei de ter um erro de paridade num 3x3x3 nao-void (eu chamo de hollow). Eh que quando tu nao tem as cores centrais, tu nao tem as referencias de como as peças tem q ficar ajeitadas. Eh como se a gente fosse resolver um cubo de 3x3x3 sem nos preocuparmos com as cores centrais, simplesmente as cores laterais. Vou tentar o algoritmo e ver se funciona. Valeu a forca, galera! como eu disse ontem no topico que criei sobre paridades: no 3x3 não ha paridades, pois você só pode trocar a cada 2 pares de peças (cantos-meios),(meios-meios),(cantos-cantos)mas no 3x3 void ha casos de paridade por causa de colocação incorreta dos centros (que não existenm ) Editado Maio 16, 2010 por Roberto Cubber Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 17, 2010 Renato, o primeiro algoritmo funcionou perfeito, mas o segundo nao rolou. Talvez eu tenha executado errado (tomara!), mas fica pra próxima. Quando eu passar por esse problema denovo, eu tento denovo.Valeu! Vc só fez o algoritimo errado. Ve o site que mostrei, la tem os movimentos. M' é pra cima e M é pra baixo . Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 22, 2010 (editado) Buenas galera! Depois de tentar algumas opcoes e pesquisar varios videos no youtube, eu achei uma solucao pro meu caso. A minha situacao eh a seguinte: eu to com dois cantos invertidos e todo o resto do cubo resolvido. Nessa condicao, precisa-se aplicar o seguinte algoritmo (deixe os dois cubos invertidos de FRENTE pra voce virados pra cima): M U M Ui Mi Ui Mi 2U M Depois disso, o cubo ficara assim, com a ultima camada toda errada: A partir dai eh soh tocar em frente e resolver a ultima camada do cubo da maneira normal, como voce resolveria que no fim o cubo vai fechar, sem erro de paridade. Eh isso! O algoritmo nao eh nada otimizado, mas funciona. Espero ter ajudado! Editado Maio 22, 2010 por Marcus Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites