Postado Setembro 3, 2008 (Não sei se postei no local certo, se nao peco desculpas.) Comprei meu cubo a 2 dias e gracas aos conselhos deste forum consegui montar o cubo, e agora ja ate monto com certa facilidade, mas ainda levo muito tempo. To comecando a estudar o metodo de fridrich e comecando a entender o raciocinio dele, afinal nao eh facil ficar pensando 3, 4 ou ate 5 jogadas a frente. O que eu busco com esse topico eh q o pessoal mais experiente me diga "quanto tempo demorou para se habituar ao fridrich?", "quanto tempo de treino por dia?", "ainda treina hj?", essas coisas, muito me ajudariam para eu ter uma ideia, e ajudaria muitos outros novatos tbm, acredito. Espero no futuro poder colaborar com vcs!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 seja bem vindo ao fórum comecei speedcubing com o método das camadas e aos poucos fui aprendendo e entendendo o fridrich. acho que levei 6 meses prá aprender todos os casos, mas acho que o que você chama de habituar está mais relacionado com "dominar" F2L, deve ter me levado uns 2 meses. mas eu tava mó empolgado, então foi bem tranquilo quanto ao "quanto tempo de treino por dia", eu acho que tem que ir de você... vai fazendo o tanto quanto sentir vontade. mas eu faço no mínimo 100 quando tou de boa, e continuo treinando sempre ^^ Vou mudar o nome do tópico prá "Quanto tempo...?", ok? fica mais explicativo prá quem tá entrando no fórum prá ver Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Eu não sou lá grande coisa, falta uns 50 OLL e poucos F2L pra eu terminar de decorar tudo. Assim eu tenho pouco tempo pra treinar por dia (1 hora e meia no máximo) e consigo decorar 2 algoritmos nesse tempo. Mas isso vai de cada um, quanto tempo tem, quanta paciência tem e tals. Decorar e se habituar é diferente (pelo menos eu acho), exemplo...quando decoro um algoritmo eu preciso ficar pensando nos movimentos que estou fazendo até acostumar e quando cai aquele caso a cabeça demora um pouco pra perceber ele, o que faz perder um pouco de tempo. Depois de um tempo treinando os movimentos ficam automáticos e a percepção muito rápida...tem algoritmo hoje que nem sei escrever eu simplesmente faço, fica bem automático mesmo. Então minha dica é escolha um passo pra decorar todos os algs (F2L, OLL ou PLL), depois fique praticando até conseguir fazer tudo constante, quando tiver percebendo e executando todos muito bem ai começa a decorar outro passo. Ah e logo de cara tenta evitar fazer os giros segurando com todos os dedos, procura por "finger tricks"...é bom já ir acostumando os dedos com seus algs logo no começo (eu acho). Exemplo, tem movimento como o F que faço só com o indicador, no caso (R' F) por exemplo da pra fazer bem rápido. (Mas isso só com vídeo mesmo pra explicar hehe). Bom é isso, se alguém mais antigo disser o contrário de qualquer coisa que disse aqui...acredite nele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Eu comecei decorando os F2L. Fazia as 2 primeiras camadas, bagunçava, fazia denovo, bagunçava, e assim ia.. Nem chegava a terminar o cubo. Em 1 semana peguei todos os F2L (só tem 1 ou 2 casos que ainda preciso treinar melhor). Agora estou começando a pegar os OLL.. Pra mim são mais complicados que os F2L, até porque é mais difícil de vc treinar, pq F2L são 4 vezes cada vez que você monta o cubo, OLL é uma vez só, então só sei uns 4 OLL até agora. Vou pegar todos os OLL, depois vou passar pros PLL. Acho que assim é mais fácil de aprender os casos.. É minha opinião. =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Tenho uma dúvida que parece ser até boba (rsrs) Venho acompanhando e lendo o forum todos os dias. Hoje completa 8 dias que estou treinando com o cubo e já monto ele varias vezes por dia graças a apostila básica. =D Estou indo para intermediaria para baixar o tempo que tenho conseguido montar, 1:44:41, porem eu fico meio perdido quando vejo aqui comentarios a respeido de PLL, OLL F2L... oque é isso, são fases de montagem do cubo? Alguem poderia me explicar por favor. Pelo o que vi os F2L são movimentos para resolver a primeira e segunda camada. Gostaria que relacionassem com a apostila. Muito obrigado desde já Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 HOLY Isso que o pessoal fala de F2l, OLL e talz, sao movimentos do chamado metodo de fridrich, sao casos que podem ocorrer no cubo e os algoritmos para resolve-los se voce entrar na parte de tutoriais, apostilas e etc. do forum voce encontrará uma apostila intermediaria de transicao para o metodo fridrich, pega o email do carlos e pede pra ele a apostila la vc vai aprender tudo sobre o metodo fridrich. Espero ter ajudado, afinal nos dois somos iniciantes aqui. Espero nao ter dito nada errado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 O método Fridrich é também conhecido como CFOP: Cross-F2L-OLL-PLL Cross: Cruz inicial F2L: duas primeiras camadas OLL: Orientação da última camada PLL: Permutação da última camada Na apostila intermediária tem falando sobre Orientação dos meios e orientação dos cantos. OLL seria a junção desses dois gerando um algoritmo prá cada combinação, que são 57. A parte que fala de permutação tanto de canto quanto de meios são referentes à PLL. Juntando os dois passos obtemos um total de 21 casos diferentes. No site do Macky tem um glossário excelente sobre esses termos técnicos de cubo: http://www.cubefreak.net/glossary.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Não sou diferente de ninguem aqui no forum tbm... Comecei com o metodo das camadas montando o cubo em 2:30. Comecei a aprender o fridrich já sei todos os F2L e PLL. Os OLLs que estou pegando aos poucos... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Muito Obrigado Carlos e Janduy. Agora dá para eu me localizar quando vejo o pessoal falando sobre PLL ou OLL. Valew. Agora eu queria apenas uma orientação sobre treino. Minha média tem sido de 2 minutos, recorde 1:44:41 como falei acima. O que seria mais aconselhavel: Baixar o tempo praticando com os algoritimos básicos ou já partir para os intermediarios? Fiquei sabendo que com os basicos podemos fazer tempos menores que 1 minuto. O que acham melhor? (Se estiver postando em lugar errado por favor me avisem rs ) valew Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Acho que partir pros novos algoritmos é melhor, até pq alguns algoritmos básicos você vai parar de usar, então de nada adianta saber montar com eles em 1 minuto e depois passar pros intermediários com 5 minutos. xP Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Muito Obrigado Carlos e Janduy.Agora dá para eu me localizar quando vejo o pessoal falando sobre PLL ou OLL. Valew. Agora eu queria apenas uma orientação sobre treino. Minha média tem sido de 2 minutos, recorde 1:44:41 como falei acima. O que seria mais aconselhavel: Baixar o tempo praticando com os algoritimos básicos ou já partir para os intermediarios? Fiquei sabendo que com os basicos podemos fazer tempos menores que 1 minuto. O que acham melhor? (Se estiver postando em lugar errado por favor me avisem rs ) valew É possível fazer menos de 1 minuto com os básicos sim, eu mesmo já fiz...fiquei um bom tempo até começar o fridrich. Mas não sei se fazer isso é o mais aconselhavel. Boa parte da velocidade ta envolvida com finger trick, percepção, resposta...não apenas método. Se eu tivesse começando hoje e já soubesse o básico iria pro fridrich o mais rápido possível, porque tem algoritmos no fridrich que vai envolver movimentos que não tem no básico, como D Lw Rw Uw (e seus derivados). Vai um tempo pra se acostumar com esses movimentos e executar rápido. Isso é o que eu faria, mas espere por outras opiniões. =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Já tenho 3 meses q monto cubo mágico, sendo q a três semanas q eu realmente encostei no cubo, era td no gabbasoft antes. Bem, só cheguei a aprender o método das camadas, depois q aprendi o F2L, o F2L aprendi em torno de 1~2 semana. Os casos são bem fáceis de aprender e td meio parecido.. Os 7 OLL básicos dos meios aprendi em 1 dia de final de semana. E os casos do PLL em 2~3 dias, mas fikei lá o dia td decorando no meu final de semana. Atualmente não estou indo tão bem, faço médias em torno de 50s, meu record foi 33s, já fiz esse tempo (33~37s) várias vezes, um dia deu sorte e fiz esse tempo 2x, fico meio desanimado de aprender os OLL, pq como alguns casos nunk saem acabo eskecendo, por isso sei torno de uns 15 apenas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2008 Comecei há cerca de 3 meses do mesmo jeito que a maioria, montando com método de camadas com cubo de 1,99. Logo comprei um Rubik's, e um mês depois eu fui atrás do Fridrich. A partir de uns vídeos de um cara do youtube eu consegui aprender a técnica do F2L sem decorar, e assim eu faço até hoje. Levei um tempinho pra me habituar, e então comecei a aprender o que chamam de 2-look PLL e OLL, fazendo dois movimentos em cada um, com vídeos do mesmo cara do F2L. Minha média de tempo é 1:00, com recorde de 0:45. Como não sou lá muito ágil com os dedos, e não pretendo decorar mais nada, é difícil melhorar esse tempo, mas vou sem pressa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 é sempre bom ir aprendendo mais e mais as coisas. mas como tá no começo, recomendo que você treine um pouco mais com o método das camadas, até prá entender melhor a movimentação das peças. Quando tiver bem seguro do que tá acontecendo até a segunda camada pelo menos, já dá prá continuar o aprendizado ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 Não sei o post era pra mim, mas enfim.. O lance de ser ágil é com a mão mesmo. Eu já estou bem familiarizado com os movimentos (faço sem pensar), mas minha coordenação não ajuda muito. Mas já foi pior, o cubo ajudou bastante! E sei lá, não gosto de ficar decorando muitos movimentos, eu perco um pouco o lance de raciocínio do cubo. Mas talvez mais pra frente pode ser. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 eu tyoh mais ou menos no comeco tb.... primeira vez q montei fiz em 10 min.... agora toh numa media d 2 com melhor tempo de 1:36... Vou comecar a pegar F2L e ver como q meu tempo fika, e tb pegar finger triks ^^ ainda uso muito a mao toda... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 acho que vou fazer um vídeo de fingertricks... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 acho que vou fazer um vídeo de fingertricks... Ia ser ótimo se alguém fizesse um "tutorial" de fingertricks. xD Ou pelo menos falarem como vcs fazem. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 Pra mim falta uns 30 OLL, mas F2L consegui pegar em uns 2 meses.... PLL em 1 mes... com relação ao treino, sou da opiniao de que não adianta vc treinar "direto" de Sol a Sol... Vc tem que pegar a Lógica... Se vc ficar um dia sem pegar e aparecer um caso que vc estudou e vc souber fazer eh sinal que vc REALMENTE APRENDEU... abraço ateh! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 Olha... eu gostei da ideia do Tutorial de fingertricks. Embora não saiba o que é isso, rsr imagino que seja os movimentos dos dedos. Seria legal aperfeiçoar isso. Tenho melhorado muito mas as veses eu uso a mão inteira para resolver a segunda camada, principalmente quando envolve movimentos de F'. Eu apoio a idéia =D. E com base nas resposta já apresentadas eu estou pensando em partir para aprender todos os casos de F2L, que é o que eu tenho demorado mais para resolver. Alguem saberia me informar onde eu consigo uma lista bem compleda deles? Estou treinando os que tem na apostila intermediaria que o Carlos me passou, se alguem souber alguma outra dica e outros algoritimos. Acho que seria legal fazer um topico com eles como fizeram com os PLLs. Valew!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2008 Olha... eu gostei da ideia do Tutorial de fingertricks.Embora não saiba o que é isso, rsr imagino que seja os movimentos dos dedos. Seria legal aperfeiçoar isso. Tenho melhorado muito mas as veses eu uso a mão inteira para resolver a segunda camada, principalmente quando envolve movimentos de F'. Eu apoio a idéia =D. E com base nas resposta já apresentadas eu estou pensando em partir para aprender todos os casos de F2L, que é o que eu tenho demorado mais para resolver. Alguem saberia me informar onde eu consigo uma lista bem compleda deles? Estou treinando os que tem na apostila intermediaria que o Carlos me passou, se alguem souber alguma outra dica e outros algoritimos. Acho que seria legal fazer um topico com eles como fizeram com os PLLs. Valew!!! Da uma olhada nesse tópico aqui: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=108 Tem uma lista de sites de Cubers. No do Pedro tem os algoritmos, no do Renan também. Já nos gringos acostumo fácil com os do Bob Burton e Erik Akkersdijk (Não to mais achando os algs no site do Nakajima), mas da uma olhada em todos...ache algum que combina mais com seu estilo, mais pra frente vai ver que rola até adaptar alguns e com isso criar os seus próprios algoritmos =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 5, 2008 vou fazer sim, primeiro to focado em fazer meu vídeo tutorial de como resolver o cubo mágico pelo método das camadas. Depois vou fazer um vídeo tutorial de como eu faço os F2L, bom que a galera que fizer diferente de como eu faço eu já pego umas dicas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites