Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Cubo_cone

Ensinar pessoas a montar o cubo

63 posts neste tópico

Pxds está certo, isso é egoísmo. temos que ensinar as as pessoas que estiverem interessadas. você aprendeu com uma pessoa (ou uma página na internet criada por uma) que aprendeu com outra pessoa que aprendeu com outra que aprendeu por um método criado por uma pessoa de um Q.I. de mais de 180. Você não descobriu sozinho o jeito de resolver.

Mas o que o Cubo cone quer dizer é que é melhor o cubo mágico não ser resolvido por qualquer pessoa e as pessoas admirarem você do que você ser só mais um.

EDIT: Aliás, eu ensino quem realmente tem interesse ou quem me pede para ensinar. Eu não simplesmente falo para a pessoa que está do meu lado observando: "Quer aprender?" e pronto, ensino. Não, eu ensino quem me pede (ninguém por enquanto...).

Editado por Speeder

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Affe, não vou perder tempo lendo tudo isso ahuahua.... só tenho uma pergunta a fazer...

Cubo cone... como vc aprendeu a montar? sozinho??

eu montei na raça as 3 primeiras vezes, levei uns 19 anos brincando com o modelo paraguaio, e quando comprei um DIY resolvi dedicar sério, foram 2 a 3 meses para conseguir resolver, isso mexendo todos os dias e procurando entender como funciona a troca de peças, como trocar etc..

depois disso, resolvi montar mais rápido, então fui atras dos tutoriais...

a maior parte da galera que está aqui, aprenderam com alguem, com algum tuto na net, pouco foram na raça, mas conseguem resolver, agora me diz uma coisa...

vc aprendeu como? sozinho? parabens, vc é o cara, mas vc só tem que provar isso a vc mesmo.

aprendeu com alguem? com tutorial? mas e ai, vc quer que agora ninguem mais ensine pra vc ser o cara? vide o primeiro, deves mostrar somente a ti mesmo que vc consegue.. prove somente a vc q vc é capaz.

não leve a mal, mas ficou meio egocentrico seu post; o unico bem que a humanidade é capaz de adquirir, e que ninguem o rouba, é o conhecimento, e não ensinar, seria negar o conhecimento...

se fosse um forum de mágicas, ok... pq a mágica vive do segredo, ao ser revelado não é mais mágica...

no caso do rubiks, é um quebra-cabeças, e ao ser revelado tbm se perde o intuito, mas todos quebra-cabeças vem com manual "para casos de desespero", o importante é que a pessoa tentou ao menos um pouco.

abraços

@Roberto Junior

Vc comparou ele com os mágicos, eu como ex-mágico profissional preciso interpor um recurso.

A mágica sempre foi e sempre será um segredo, pq quando vc descobrir o segredo deixa de ser mágica (como eu falei acima).

Mágico é uma profissão regulamentada, veja o que acontece quando se revela uma mágica.

"usando Mr M"er#a" como exemplo.

um mágico compra a serra da morte do David Copperfield, custa R$180.000,00 isso para incrementar seu show, atrair mais público, etc..

na mesma semana que o equipamento chega, o Mr M revela em seu programinha (já que nos EUA ele não fez sucesso na FOX, se quiserem eu conto a história inteira), o que acontece com o mágico que investiu R$180.000,00 (mil) em 1 equipamento?? já que agora que todos sabem, aquele equipamento (ou mágica) não pode ser usada?

entende a diferença? a mágica precisa do segredo, vive do segredo.. eu mesmo já tive propostas de vender meus segredos (5 anos de estudos em mágica), e não o fiz, pq? pq respeito a arte, e os seus praticantes que levam anos estudando para chegar a determinado efeito.

Desculpem sei que ficou grande, mas muita gente pensa da mesma forma do Roberto (posso ter interpretado errado), que a mágica deveria ser revelada e tal, e com isso veneram o Mr M.... nos EUA e outros paises ao contrário, veneram o mágico, por seus feitos, aqui seria o tal "a mim vc não engana, faz denovo...."

Editado por Jeff

Compartilhar este post

Link para o post

Não li tudo que falaram.

Mas ,só quem tem esse tipo de pensamente é quem não gosta do speedcube,mas sim se aparecer.

Além do speedcube eu tenho 2 outros grandes hobbies: O Taekwondo e Academia, cara o maior "lema" dos amantes da academia é " TREINO PRA MIN , NÃO PRA VOCÊ" , acho que isso se aplica a qualquer outra coisa , EU to POUCO me lixando se alguém acha que sou GÊNIO ou RETARDADO por montar um cubo, eu só gosto de speedcube e pronto, lasque-se o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo completamente da opinião do criador do topico e considero uma ideia muito egoista . Ensino pra quem quiser aprender acho que o conhecimento é algo que não pode ser escondido. pra mim quanto mais pessoas aprenderem a montar o cubo melhor .

ser vangloriado de Gênio por pessoas que não fazem ideia do funcionamento do cubo (que em geral dizem que ja conseguiram montar 2,3,4 e até 5 faces mas nunca o cubo todo) pra mim não tem muito valor.Você sabe que montar o cubo não faz de voCÊ um genio vc esta se apegando a falsos elogios ,elogios feitos por pessoas que acham algo de voCÊ que não é verdade.

entre montar o cubo numa mesa com pessoas que nao fazem ideia de como fazer e ficam adimirando e montra numa mesa cheio de cubistas mesmo que todos melhores que eu aonde posso aprender muita coisa ,ensinar mas principalmente fazer amigos não tenho duvidas de qual acho melhor.

experimente ir num campeonato pra vc ver como é , ninguem se sente fracassado lá , muito pelo contrario é cada um se esforçando pra bater suas marcas pessoais e o que é melhor torcendo e apoiando uns aos outros , ganhar ou perder faz parte agora se você não quer perder pq se sentiria fracassado cabe a você treinar o bastante pra ganhar que dai pessoas que entendem bem a dificuldade do que você faz darão a você um valor e terão uma adimiração muito mais verdadeira.

vendo pessoas melhores do que você é um incentivo pra você melhorar tambem .

sou a favor da campanha "cubo para todos hahaha"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conseguia so fazer 4 camadas do cubo (tinha akeles cubos de 1,99) uma vez vi um cara no metro montando um cubo (nessa epoca eu new tinha internet 2007) new sabia que existia solução cubos melhores diy etc.ai eu pedi pra ele me ajuda monta as duas ultimas camadas do cubo ai ele monto em menos de 10 seg ai eu fiquei impressionado ai eu pedi pra ele me ensina ai ele tiro da bolsa uns papeis que tinha a solução ai ele me deu e era logo o metodo fridrich fiquei 2 meses pra aprende. Ai depois que eu aprendi montar larguei o cubo pra la, no ano de 2008 comprei um computador com internet

ai em 2009 em um domingo chuvoso vim na internet e procurei cubo magico na internet e vi o mundo do speedcubing e tals cubos novos 4x4 5x5 e tals ai fiquei mais impolgado. E eu acho que ficou um pouco Egoista meu topico <_< .

se naum fosse por ele estaria so montando 4 camadas e demorando umas 2 horas depois desse dia nunca mais vi o cara

sera que era deus disfarçado de cubber ou cubista naum sei como chama um profissional em cubo :( .

EITA NOVO NO FORUM E JA ARRUMEI BRIGAS AKI :blink:;):lol:

Calma ae pelo menos eu disse o lado BOM :P

Editado por Cubo_cone

Compartilhar este post

Link para o post

É uma pena vc ter falado isso antes de eu da minha opiniao mais eu vou dizer mesmo assim

Odeio as pessoas que se acham, que so querem aprender pra se gabar e não ensinam pro outros com medo de não serem os melhores nisso, odeio quem se acha so pq os os outros n sabem fazer o q vc sabe, vc pode ser o unico do seu colegio, mas saiba que n é o unico no mundo, antes eu era o unico do colegio que sabia resolver o 3x3, minha amiga se interresou compreou um cubo de 1.99 e agora eu to ensinando a ela, e concerteza ele n vai fizar se achando a melhor, eu concerteza fico muito feliz quando tenho a oportunidade de ensinar as pessoas assim podemos aumentar o o nível de speedcubing do Brasil

Editado por Keeder

Compartilhar este post

Link para o post
Affe, não vou perder tempo lendo tudo isso ahuahua.... só tenho uma pergunta a fazer...

Cubo cone... como vc aprendeu a montar? sozinho??

eu montei na raça as 3 primeiras vezes, levei uns 19 anos brincando com o modelo paraguaio, e quando comprei um DIY resolvi dedicar sério, foram 2 a 3 meses para conseguir resolver, isso mexendo todos os dias e procurando entender como funciona a troca de peças, como trocar etc..

depois disso, resolvi montar mais rápido, então fui atras dos tutoriais...

a maior parte da galera que está aqui, aprenderam com alguem, com algum tuto na net, pouco foram na raça, mas conseguem resolver, agora me diz uma coisa...

vc aprendeu como? sozinho? parabens, vc é o cara, mas vc só tem que provar isso a vc mesmo.

aprendeu com alguem? com tutorial? mas e ai, vc quer que agora ninguem mais ensine pra vc ser o cara? vide o primeiro, deves mostrar somente a ti mesmo que vc consegue.. prove somente a vc q vc é capaz.

não leve a mal, mas ficou meio egocentrico seu post; o unico bem que a humanidade é capaz de adquirir, e que ninguem o rouba, é o conhecimento, e não ensinar, seria negar o conhecimento...

se fosse um forum de mágicas, ok... pq a mágica vive do segredo, ao ser revelado não é mais mágica...

no caso do rubiks, é um quebra-cabeças, e ao ser revelado tbm se perde o intuito, mas todos quebra-cabeças vem com manual "para casos de desespero", o importante é que a pessoa tentou ao menos um pouco.

abraços

@Roberto Junior

Vc comparou ele com os mágicos, eu como ex-mágico profissional preciso interpor um recurso.

A mágica sempre foi e sempre será um segredo, pq quando vc descobrir o segredo deixa de ser mágica (como eu falei acima).

Mágico é uma profissão regulamentada, veja o que acontece quando se revela uma mágica.

"usando Mr M"er#a" como exemplo.

um mágico compra a serra da morte do David Copperfield, custa R$180.000,00 isso para incrementar seu show, atrair mais público, etc..

na mesma semana que o equipamento chega, o Mr M revela em seu programinha (já que nos EUA ele não fez sucesso na FOX, se quiserem eu conto a história inteira), o que acontece com o mágico que investiu R$180.000,00 (mil) em 1 equipamento?? já que agora que todos sabem, aquele equipamento (ou mágica) não pode ser usada?

entende a diferença? a mágica precisa do segredo, vive do segredo.. eu mesmo já tive propostas de vender meus segredos (5 anos de estudos em mágica), e não o fiz, pq? pq respeito a arte, e os seus praticantes que levam anos estudando para chegar a determinado efeito.

Desculpem sei que ficou grande, mas muita gente pensa da mesma forma do Roberto (posso ter interpretado errado), que a mágica deveria ser revelada e tal, e com isso veneram o Mr M.... nos EUA e outros paises ao contrário, veneram o mágico, por seus feitos, aqui seria o tal "a mim vc não engana, faz denovo...."

Não, não Jeff, eu não quis dizer no meu post q a mágica deveria ser revelada igual como a solução do cubo. (Eu já quis ser mágico hehe), eu acho q ficou meio confuso meu post mesmo, mas eu quis dizer q mesmo q o Mister M@3$ tenha revelado várias mágicas, a mágica não morreu e nem todo mundo quis virar mágica por ter aprendido como faz aquelas mágicas, então entendi q se ensina-se pessoas a montar, todo mundo ia querer virar speedcube e o cubo ia perder a graça.

Mals lá pelo post confuso.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Cubo cone, o cara não perguntou se você queria aprender, você pediu e ele te ensinou. É isso que eu quero dizer.

Mas poucas pessoas como você querem aprender porque não têm paciência ou acha que é coisa de gênio. Então vale a pena sim ensinar para quem pede.

Quase todas as pessoas acharam seu post egoísta, até eu achei um pouquinho e me toquei que até EU ESTAVA SENDO EGOÍSTA. Agora mudei de opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, Só quero dizer que vivemos numa democracia, e que o fórum é assim, cada pessoa tem sua opnião e é de inteiro direito seu expor ela, se vc ou outrem não quiser ensinar ninguem, isso é direito de vcs, e tenha certeza que ninguem no fórum terá o direito de criticar por isso..

todos que postaram, somente pensaram da mesma forma, que é egocentrismo, afinal quase todo mundo aprendeu com alguem..

mas não se preocupe, não arrumou brigas, fórum é pra isso mesmo, discutir, debater, pedir ajuda, ajudar.. etc....

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ensinar minha namorada a montar o cubo foi muito bom.

Ver ela entendendo como funciona o cubo, os algoritmos, e o progresso que ela alcançou me causou uma enorme satisfação.

E quando ela montou, sozinha, pela primeira vez.. Imagina né?

O que mais me surpreendeu foi que EU aprendi coisas enquanto ensinava a ela.

Ao explicar para ela os algoritmos e a lógica por trás da solução, eu desgrudava a mente do piloto automático e percebia novos movimentos, e entendia melhor a forma como o algoritmo agia.

Compartilhar este post

Link para o post

eu concordo com o Arion!!

ver uma pessoa conseguindo fazer algo que você mesmo ensinou é incrivelmente satisfatório!!

eu já ensinei a minha irmã, e estou tentando ensinar um colega de trabalho q me pediu pra ensina-lo, e se possivel vou ensinar ainda mais pessoas!!

pensa bem. se vc quer comprar um quebra cabeça diferente, ligado ao cubo, como megaminx, piraminx, gigaminx, v-cubes.... voce precisa recorrer a sites estrangeiros ou pagar muito caro em sites aqui no Brasil. se o cubo fosse mais popular, automaticamente esses quebra cabeças seriam mais acessiveis, pois as lojas de brinquedo se interessariam em vende-los tambem ao inves de apenas vender bonecos do ben10!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um mestre com 500 dicipulos não faz 500 mestres.

Ensine para quem mereçe, para quem se dedique, para quem possa ser melhor que você.

Um mestre não ensina para se fazer de mestre e sim para fazer mestres.

Ensine alguém que tem condições de passar isso para frente com sabedoria.

O bom dicipulo supera o mestre.

Ensine como ser até melhor que você, tipo, se você faz por camadas, peça para seu aluno experimentar fridrich.

O mestre é o dicipulo de seu dicipulo.

Aprenda com seu aluno.

O bom dicipulo compete com o mestre amigavelmente.

Um ajuda a média do outro a baixar!

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja ensinei para 3 amigos a montar o cubo magico e achei otimo, assim vc tem um amigo cubista pra trocar ideiais de speedycobing com vc tbm

e ja tentei ensinar para + 3 só que esses não quizeram correr atras e desistiram

na minha opniao vc so deve ensinar mesmo pra quem tem vontade de aprender

oq me decepciona é q qndo a pessoa pergunta como q eu aprendi e eu falo q foi olhando tutorial na net as pessoas acham que é facil...

mas vai decorar + de 100 formulas de fridich pra ver se é facil... não é... requer muita determinacao e vontade

e qnto ao ser o melhor vc que tem que ter treinar duro... não adianta vc montar em 2minutos, ate chegar na metade do cubo magico montado as pessoas ja tao perdendo a paciencia de esperar vc a montar... vc so vai surprender as pessoas qndo fizer pelomenos uns 30 segundos!!

Editado por RodrigoRubik

Compartilhar este post

Link para o post

Criador do topico, se você realmente acha que você é um genio porque sabe resolver um Rubik's, acho melhor rever seus conceitos --"

Compartilhar este post

Link para o post

narcisismo se cura indo ao psicologo...

recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quase ressuscitando mas, percebi que é bem melhor ensinar a quem já tem um cubo, eu mesmo sempre tive vontade de ter um cubo e resolver rápido, e hoje eu consigo isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se em 2007 todos os praticantes de speedcubing pensasse como o criador do tópico, este fórum não existiria, assim como nenhum campeonato oficial.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao preciso nem comentar, so minha assinatura ja diz tudo!

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Arion disse faz muito sentido. Ensinar as pessoas te faz ver coisas que você fazia "automaticamente" de uma nova maneira, faz com que você entenda PORQUÊ é daquela forma que se faz.

--

E sobre o autor do tópico: entendo o posicionamento dele, preocupação de que o cubo seja banalizado. A resposta que melhor rebate essa preocupação, é o exemplo do Mr. M: continuam existindo mágicas e mágicos, e interesse e fascínio pelas mágicas

Mão dá pra associar diretamente ao cubo, pois se todos ensinassem mágicas como o Mr. M fez, o mundo da mágica correria mais riscos que o do cubo, pois se você aprende a mágica, mesmo sem praticá-la também, o seu fascínio some, é um segredo que se passa muito fácil.

No caso do cubo, é diferente. Mesmo você ensinando (ou não ensinando) as pessoas, e dizendo não querer se tornar um speedcuber (competidor), "assinou" o tópico com os seus tempos. Ou seja, a busca por melhores tempos sempre existirá! E isso que fortalece cada dia mais o mundo dos cubistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de propor um desafio ao autor (cubo cone), se você já se entendiou com o cubo 3x3x3, pois faz tempos baixos tente o adesivo Shepperd (setas).

Garanto que os 10 primeiros solves vão ser "chatíssimos".

Ainda não pratico o speedcubing, mas na minha opinião o pessoal acaba se focando demais no tempo de resolução e deixa de lado a diversão de montar o cubo. Alguns cubistas ficam obcecados em diminuir seus tempos e não percebem mais a beleza do cubo. Pretendo chegar algum dia a sub 30, mas não para impressionar as pessoas, simplesmente para conseguir montar mais cubos por hora!

Hoje em dia tenho 9 cubos 3x3x3 com adesivos diferentes e estabeleci como desafio pessoal resolver os 9 em sequência antes de dormir.

Ao invés de fazer 9 solves de um 6 cores padrão Rubik's eu resolvo 1 vez cada um dos 9 cubos diferentes.

Tenho conseguido fazer os 9 frequentemente. Porém existem dias em que estou muito cansado e que acordo de manhã com algum cubo na mão ou no chão, pois peguei no sono antes do fim do solve. Chato mas acontece !

O cubo com 6 cores é o mais fácil de resolver, pois não precisa orientar os centros e não existem 2 edges iguais que podem "entrar trocados".

Sou "maníaco" por adesivos diferentes, se não gostar do Shepperd, tente o Rubenking, os 4 cores e o Maze....

Talvez você esteja apenas entediado pois já não vê o cubo como um desafio. Se não gostar de nenhum adesivo, crie um. É o quebra cabeça dentro do quebra-cabeça.

Para que quiser conhecer adesivos diferentes, acesse o link:

http://www.randelshofer.ch/rubik/virtualcu...l_rubik_en.html

Este site foi um dos melhores que encontrei com diversos adesivos.

PS: Divaguei demais e esqueci de comentar o mais importante, desculpem-me. Na minha opinião resolver o cubo é um hobby. Ou seja, quando você tem um hobby, você procura outros entusiastas do mesmo hobby para se aprimorar, fazer novos amigos; e convida seus amigos que não praticam este hobby a experimentá-lo.

É uma forma de fazer o que você gosta e ainda aumentar e aprimorar seu círculo de amizades.

Se não fosse um hobby e sim uma atividade econômica, até se justificaria o "segredo", mas como ninguém vai ficar milionário por resolver o cubo, faça-o por pura diversão. Como membro de um Clube do Cubo, meu maior prazer seria lotar o clube com pessoas que nunca pegaram um cubo em suas mãos.

Ensinar também pode ser muito divertido, além de fazer bem para o espírito.

Sugeri que você tentasse novos adesivos, pois você pode julgar que sabe muito de cubo; mas um simples adesivo diferente, às vezes te derruba !

Editado por gordinho

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de parecer um tanto egoísta, tal argumento é considerável, ainda mais se você gosta de se achar o "cara"

tem sim, algumas pessoas que não tem a mínima pré-disposição pra um desafio e sequer tem paciência de procurar um tutorial na internet, convenhamos, chega a aser um cúmulo de desinteresse. Espera apenas que outro cubista lhe ensine todas as fórmulas e "manhas". Mas esses acabam que sendo minoria. Quem geralmente pede para ser ensinado são nossos amigos mais próximos que acabam pensando: "não pode com ele, junte-se a ele" e acabam se viciando mesmo e compartilhando experiências com seus "mestres".

É legal ser popular e tudo mais, mas não podemos segurar um conhecimento só com a gente, ainda mais se for um que nós nem sequer desenvolvemos como todos os tutoriais. E se pararmos para pensar, esses tutoriais, se não tivessem sido divulgados pelos seus criadores e divididos com o mundo nem poderíamos ser considerados os "bonzões" do cubo.

Compartilhar este post

Link para o post

/\

||

||

||

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Trouxe mais de 500 pessoas para o speedcubing.

Compartilhar este post

Link para o post

¬¬

e fui eu que enscinei o erno rubik a monta o cubo

e fui eu que trouxe todu mundo do brasil pro speed

Compartilhar este post

Link para o post
Trouxe mais de 500 pessoas para o speedcubing.
¬¬

e fui eu que enscinei o erno rubik a monta o cubo

e fui eu que trouxe todu mundo do brasil pro speed

E eu sou o Batman :P

Compartilhar este post

Link para o post