Hélio Jr. Sabbath

Slowturning

30 posts neste tópico

Levando em conta a dificuldade imensa que estou pra ter médias sub-30, mesmo sabendo que boa parte se deve ao tempo que fiquei sem praticar, coisa de 3 meses ou mais, quero abaixar meu tempo, urgente.

Ultimamente, estou vendo a importancia imensa que slowturning tem para a MAIORIA dos speedcubers.

Procurei no forum, e nao achei nada parecido explicando o que eu quero mesmo.

Bom, a principio, sei o que é o slowturning, mas queria algo mais explicado, e sei que esse topico ficaria como referencia quando perguntarem o que é slowturning (apesar do nome meio obvio).

Bom, as duvidas:

O que é slowturning?

Para que praticar o slowturning?

Como praticar? (velocidade para praticar, frequência ao dia)

Dicas e observaçoes importantes enquanto pratica!

e como sempre falo, achando o tópico inutil, o o carlao apaga, ou transfere, ou simplesmente, deixe o topico morrer =)..

vlw gente..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Slowturning e', como o nome diz, girar o cubo mais lentamente pra' que voce tenha mais controle sobre o que ta' fazendo (util nas duas primeiras camadas, incluindo a cruz).

E' importante diminuir a velocidade pra' que o cubista passe a tentar cada vez mais olhar pro proximo passo, em vez de ficar olhando pro que ele ta' fazendo no momento (look ahead).

Uma dica que eu dou e' voce tentar ter certeza de que nao ta' olhando pro par atual, ja' me surpreendi fazendo isso. No comeco, tente achar o par, fechar os olhos e colocar. E' melhor olhar pra' lugar nenhum do que pro par que ta' sendo colocado. Aos poucos isso vai melhorando.

Depois dessa fase de fechar os olhos, tenta fazer assim: encontre um par, trace mentalmente a linha de resolve-lo, mas antes de executar, ja ache o proximo par. Tente acompanhar e saber onde/como o segundo par vai parar quando resolver o primeiro(sem olhar). Ai' va' tentando encaixar os pares seguintes da mesma forma. ^^

Ontem eu fiquei espantado porque durante a resolucao de speed eu consegui resolver dois pares so' com a primeira olhada, e o detalhe e' que resolver o primeiro par afetava diretamente o segundo, e eu soube como ficaria o segundo(nao era dos casos que o par ja' ta' pronto). :D

Perceber isso foi um bom sinal de melhora pra' mim, entao acho que buscar isso e' uma boa meta. :D

Editado por Carlos de Alcântara
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Carambaaaaa!! era o tópico que eu tava pensando em criar hoje!! :D

Muito bom, espero que apareçam mais dicas do SLow, essa de fechar os olhos nunca tinha pensado, vou fazer isso agora ;p

"E' melhor olhar pra' lugar nenhum do que pro par que ta' sendo colocado." <- Eu-ri

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

To precisando fazer isso que eu consigo fazer média sub-25, eu espero!

Vamos seguir as dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém comenta mais nada, Carlos já falou tudo?

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que o carlos ja disse tudo mesmo, pelo menos tudo o que eu faço!

e esse negocio dos dois pares, eu ja fazia, eh realmente muito bom!

vc consegue saber pra onde vai a peça que vc quer depois do par que vc vai encaixar!

vale muito a pena!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar a fazer isso no Ônibus auhauhauhuahuaha

e em casa também as vezes :rolleyes:

Quero fazer F2L em menos de 15 seg ¬¬

ACho que to fazendo numa média de uns 20 eu creio..

Compartilhar este post

Link para o post

/\

Igual a mim.

Eu fiz muito desse de olho fechado que o Carlos falou e já estou conseguindo fazer sem dificuldade. Será que eu já tento fazer dois agora?

Compartilhar este post

Link para o post
/\

Igual a mim.

Eu fiz muito desse de olho fechado que o Carlos falou e já estou conseguindo fazer sem dificuldade. Será que eu já tento fazer dois agora?

NoRsa, praticamente nem tive tempo de praticar isso o cara já tá saindo dum estágio auhauhauh

Ah, sei lá, acho que o Carlos e os caras mais experientes é quem pode falar :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

vai tentando cara... no começa é meio dificil, mas eh que nem fazer 1 soh, vc vai tentando tendando e acostuma...

junior, vc faz em 20s soh o f2l ou com a cruz?

Compartilhar este post

Link para o post
vai tentando cara... no começa é meio dificil, mas eh que nem fazer 1 soh, vc vai tentando tendando e acostuma...

junior, vc faz em 20s soh o f2l ou com a cruz?

Cruz + F2L, na verdade nunca marquei não, mas quando to resolvendo, eu dou uma olhada no tempo, quando mando bem sai 19-20.. quando mando mal, vai pra 23.. por ae..

Compartilhar este post

Link para o post

É que eu sempre ando com um cubo. Geralmente eu levo o Dian Sheng que dá pra guardar em todo lugar. Eu até almoçei tentando fazer isso OH hoje. ^^

Isso que o Carlos falou foi muito bom pra mim. Fiz vários F2L hoje em sub-15 e outros em sub-20.

Vou tentar fazer o segundo, vocês tem alguma manha pra saber se o edge vai ficar trocado ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

pow, eu tento ver qual vai ser o movimento do primeiro par, depois vc vai decorando, qual troca e qual nao troca, ou deixando o par em algum lugar que nao afete...

meu F2L ta bem ruim, to treinando tbm.. muito instavel, as vezes faço 8s, nas piores faço 13... mas na media ta 10 alto, 11...

to tentando fazer media de 8....

Compartilhar este post

Link para o post

Pô Tadeu... a meu ver até que não tá alto o tempo de F2L.. fico feliz quando chego a 25s no meu!! Acho que preciso treinar muito ainda!!

Mas o Look Ahead e Slowturning me ajudaram muito a melhorar meu tempo. Vale a pena treinar isso! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Look Ahead vem com muito treino e prática. Slowturning ajuda muito, mas não adianta se você não treinar regularmente. Eu fiquei alguns meses sem treinar e estou com ZERO de look ahead. Aos poucos está voltando.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade... nas últimas 2 semanas tenho treinado muito isso, com slowturning mais lento que tartaruga em coma, mas aos poucos melhora o look ahead, e na resolução rápida já surte efeito!

Mas fico com uma dúvida... ao pegar um cubo embaralhado, o que se memoriza:

- A cruz somente ou

- A cruz + algumas peças pra F2L

Porque isso exige um treino um pouco mais pesado de memória, mas acho que se for possível ajuda a fazer mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post
Verdade... nas últimas 2 semanas tenho treinado muito isso, com slowturning mais lento que tartaruga em coma, mas aos poucos melhora o look ahead, e na resolução rápida já surte efeito!

Mas fico com uma dúvida... ao pegar um cubo embaralhado, o que se memoriza:

- A cruz somente ou

- A cruz + algumas peças pra F2L

Porque isso exige um treino um pouco mais pesado de memória, mas acho que se for possível ajuda a fazer mais rápido.

Pelo que eu já li, a galera memoriza a cruz e SE DER as peças pra F2L, eu particularmente, as vezes (muitas delas) nem a cruz pronta na mente tenho :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu memorizo a cruz e se tiver um par muito fácil eu olho ele também.

Eu acho que não precisa olhar F2L porque já usamos o look-ahead.

Compartilhar este post

Link para o post

É, o que eu tento é ver onde estão os meios da cruz, mas ai depois acabo perdendo um tempo no F2L, procurando peça que as vezes está na minha cara e eu não vi!

Compartilhar este post

Link para o post
É, o que eu tento é ver onde estão os meios da cruz, mas ai depois acabo perdendo um tempo no F2L, procurando peça que as vezes está na minha cara e eu não vi!

Eu também sou assim, acho que a parte onde eu mais poderia melhorar é o primeiro par do F2L, eu não termino a cruz (normalmente) já de olho no 1° par, ae quando termino é que vou procurar, as vezes acho rápido, mas muitas vezes... 1-4 seg.. :/

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês já tentaram o de olhos fechados? Eu tento de vez enquanto(porque to nos OLL agora) mas é muito difícil. Agora entendi porque o BLD é com o método do Steve, acompanhar o Fridich é muito foda.

Compartilhar este post

Link para o post
Vocês já tentaram o de olhos fechados? Eu tento de vez enquanto(porque to nos OLL agora) mas é muito difícil. Agora entendi porque o BLD é com o método do Steve, acompanhar o Fridich é muito foda.

Eu tava pensando sobre isso ontem, mas fiquei ocupado, na rua a tarde, no cefet e na rua denovo a noite..

Alguns amigos que ficavam chamando o povo pra me ver montar auhauhauh (engraçado demais).

Mas é o seguinte, as vezes eu faço sem olhar, mas algumas vezes eu esqueço, então eu tento somente encaixar o par enquanto procuro o outro..

E tava pensando ontem o seguinte, o melhor seria tentar fazer com os olhos fechados a cruz também, se você péga confiança que sempre pode fazer ela sem estar olhando (Depois de inspecionar claro), sobra mais tempo pra procurar o primeiro par..

FAzendo o que eu fazia, só melhoraria o tempo que passava procurando os pares, mas a partir do primeiro encaixado...

Por isso, o primeiro par do F2L é o mais cabuloso pra mim e normalmente onde eu perco mais tempo no F2L :X

Agora não sei se pego as OLLs ou se treino logo F2L :/

Além do que tava tentando pegar o BLD..

Bom é que a partir dessa segunda, terei um pouco mais de tempo pra treinar, enquanto não sou chamado pro senai denovo auhauhauh

Compartilhar este post

Link para o post

A cruz eu consigo fazer de boa com os olhos fechados, mas dois pares de F2L é difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

melhor tópico sobre slow !

vlw carlos pelas dicas e pelos links ^^

e pela a galera ae que comentou \oo

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, não estava conseguindo sair do sub-23.

ai decidi fazer uns slow's aki.

Ai agora não consigo mais montar rapido. Meus tempos agora com slow estão mesma coisa do que estava sem slow.

Mas agora se eu tento montar rapudo não consigo. minha cabeça exige de eu ir devagar para achar os pares de F2L.

É normal isso? <_<

Compartilhar este post

Link para o post