TBenichio

TCC com Cubo 3x3x3

17 posts neste tópico

Galera, sou estudante de Engenharia da Computação (4º ano), e ano que vem, como TCC, to querendo fazer um programa que monta o cubo, e se tudo der certo, fazer tb um braço mecânico pra manipular o cubo, igual esses robozinhos que tem vídeos no youtube.

Eu só sei montar o cubo pelo método básico, e estou me baseando nesse método para montar o programa, ou seja, o programa tb está montando o cubo pelo método básico, mas sei que poderia fazer um programa economizando processamento se eu souber analisar corretamente o cubo, em outros métodos, pra tomar a decisão do movimento.

Será que alguém com paciência e uma boa alma poderia ser uma espécie de "orientador" meu nesse projeto? Agradeceria muito se alguém conseguir me dar algumas dicas...

Só pra clarear, caso alguém tb programe (o que facilitaria entender o caminho que estou tomando, mas não é necessário), estou desenvolvendo em C#.

Agradeço qualquer ajuda!

contato: [email protected]

Editado por TBenichio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc viu que o TCC do Carlos (criador do forum), foi a mesma coisa que vc ta querendo?

Olha ai o site do Carlos:

http://www.cubomagicobrasil.com/siscube/index.html

Em algum lugar nesse site, ele colocou a monografia.. so nao achei agora, kkk

Putz... valew cara!

Eu tinha visto o site, mas foi só por cima, vi que tinha como a gente mecher com o cubo, mas nem me toquei que era um TCC.

Isso vai me ajudar bastante, valew mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Que legal! Também quero fazer Eng. Computação. Vc estuda onde ?

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, estudo em São José do Rio Preto - SP, na faculdade UNIRP.

Antes de você escolher fazer engenharia, qualquer que seja, vc tem que responder a essas perguntas:

vc gosta de matemática?

( ) sim

( ) não

vc é apaixonado por matemática?

( ) sim

( ) não

tem GRANDE facilidade de entender matemática?

( ) sim

( ) não

se vc respondeu sim a todas as respostas, vai com tudo que vc vai se dar bem...

se vc respondeu não a alguma delas..... vc vai apanhar um pouco...

dependendo a faculdade que vc pegar, os 3 primeiros anos, em 90% das aulas vc só vai ver números, e as vezes aparecem mais letras gregras do que números...

tb não sei seu nível de conhecimento e/ou estudo... eu sou meio burro e um pouco preguiçoso tb, então to apanhando um pouco...

é um curso legal, mas no começo é complicado!

Compartilhar este post

Link para o post
Rafael, estudo em São José do Rio Preto - SP, na faculdade UNIRP.

Antes de você escolher fazer engenharia, qualquer que seja, vc tem que responder a essas perguntas:

vc gosta de matemática?

( ) sim

( ) não

vc é apaixonado por matemática?

( ) sim

( ) não

tem GRANDE facilidade de entender matemática?

( ) sim

( ) não

se vc respondeu sim a todas as respostas, vai com tudo que vc vai se dar bem...

se vc respondeu não a alguma delas..... vc vai apanhar um pouco...

dependendo a faculdade que vc pegar, os 3 primeiros anos, em 90% das aulas vc só vai ver números, e as vezes aparecem mais letras gregras do que números...

tb não sei seu nível de conhecimento e/ou estudo... eu sou meio burro e um pouco preguiçoso tb, então to apanhando um pouco...

é um curso legal, mas no começo é complicado!

Curto matemática D+. Não tenho dúvida quanto ao curso, já vi as coisas que vou aprender. Eu até que estudo bastante. Vou prestar USP São Carlos, UFSCar, UNICAMP e UNIFEI e talvez UFU (elétrica).

Espero que fique bem legal seu TCC ! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Opa

Sou de São José do Rio Preto também e se quiser eu te ajudo no seu trabalho sim, seria uma experiência e tanto para mim.

Sou formado em matemática aplicada e computacional aqui na unesp e atualmente sou funcionário daqui mesmo, me adicione no msn [email protected]

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, já to adicionando...

Agradeço muito pela ajuda!

Editado por TBenichio

Compartilhar este post

Link para o post

caraca , nível científico aqui do forum tá alto ! euheueueheu

daqui a pouco to tirando minhas dúvidas de matemática qui :D

Compartilhar este post

Link para o post

Retomando...

Pessoal,

O programa que gera a sequência de movimentos que resolve o cubo está pronto!

A segunda etapa agora é montar a parte mecânica, e para isso vem a dúvida:

Alguém sabe qual é a marca/modelo de cubo 3x3x3 mais pesado e qual é o seu peso?

Precisava saber dessa informação para dimensionar a força do motor, que vai abrir e fechar as garrinhas, que por sua vez vai segurar o cubo.

Valew...

Editado por TBenichio

Compartilhar este post

Link para o post

Po interessante esse topico nem tinha visto ele. Estou fazendo uma materia de IA e pretendia fazer um robo que resolvesse o cubo, mas por falta de estrutura acho que so computacionalmente por enquanto. Os robos aqui são akeles Mindstorm, entao teria que ser por fora da universidade o projeto =/

TBenichio, seu programa/robo faz reconhecimento de cores ja? To nessa parte talvez posso pegar algumas dicas com vc.

Compartilhar este post

Link para o post

ops, faço engenharia de controle e automação...

acho q um robo é uma ideia boa pra tcc...

bom que ja tem uns 4 aqui fazendo a mesma coisa..

Compartilhar este post

Link para o post

Spec

Eu tinha começado a mecher com isso, tentando definir faixas do padrão RGB, mas dependendo a luminosidade isso não ficou uma tarefa muito fácil. A faixa do vermelho para o laranja é complicado...

Conversei com um professor meu, que meche um pouco com computação gráfica, e ele me deu a dica de fazer o reconhecimento por brilho, matiz e saturação, a matiz diz qual é a cor, e pelo que olhei, as faixas são mais fáceis de serem definidas... vi fórmulas na internet de como converter RGB para esse padrão, mas não fiz nada a respeito ainda...

Como to querendo fazer um projeto independente de computador, ligar uma webcam a um circuito eletrônico e fazer processamento de imagem com microcontroladores fica uma tarefa lenta e trabalhosa, então me deram a idéia de usar um sensor de cor, que emite um valor de tensão para cara cor colocada na frente dele... isso pra mim é muito mais fácil, então nem fui atrás de brincar com a webcam...

Sobre IA, eu queria ter feito o meu projeto usando IA, mas o que eu aprendi na faculdade foi pouco, e acho que vai ser difícil ter o apoio do professor... Então fiz meu programa procurar por situações de F2L, OLL e PLL e aplicar os movimentos ao cubo... e a cruz inicial, eu fiz a lógica na raça...

Qual técnica de IA vc usaria pra desenvolver seu projeto?

Como faço para receber um e-mai quando alguém deixa uma mensagem nesse tópico?

Compartilhar este post

Link para o post

Em vez de usar essa caixa de texto de resposta rápida abaixo, clique em "add reply" e abaixo de "habilitar assinatura" tem a opção de notificação por e-mail.

Se for aplicado IA à resolução de F2L (ele ir aprendendo sozinho) ficaria muito monstro <_<

No meu eu fiz reconhecimento de cada etapa mesmo, até porque o computador tem que pensar como o usuário(if - else), já que a ideia no meu projeto é ensinar como resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha pensando em montar com RNA, mas não consigo nem imaginar como ficaria a estrutura dos perceptrons, muito menos como acertar os erros em cada um...

Tudo que fizemos na faculdade foi com apenas 1 neurônio, não foi passado nada de como fazer com mais de um, já tentei pegar livros mas não me dei muito bem...

Compartilhar este post

Link para o post