Postado Julho 23, 2009 Sou novo no forum, me desculpem se esse assunto já foi tratado mas não consegui fazer a ferramenta de busca funcionar.... Sou iniciante no 3x3x3 e uso aquele método que monta as camadas mas deixa sempre uma coluna lateral para trocas (não sei o nome do método). Acho muito fácil e extremamente intuitivo, não é preciso decorar nada, sei exatamente o que cada movimento faz e como posicionar as peças. Mas.... no final sempre acaba com 5 cantos trocados e aí é preciso usar dois algoritmos, o de troca de cantos e de rotacionar os cantos.... Existe algum método que seja puramente intuitivo sem a necessidade de decorar algoritmos? Já procurei na internet e até agora só encontrei um site que não explica muito bem conceitos como "comutadores" e "conjugados" (http://www.ryanheise.com/cube/). Onde posso ler sobre esse assunto com mais detalhes? Obrigado e parabéns pelo site, muito bom! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Comutadores são bastante intuitivos. Muitas pessoas "criam" algoritmos pra fazer alguns ciclos mais elaborados, que nada mais são do que comutadores. Muito grosseiramente, seria algo como "fazer > trocar > desfazer > destrocar" Por exemplo, no algorítmo [RUR'] [D] [RU'R'] [D']: RUR' faz o cubinho que está em Ufr ir para Rdf; D troca o cubinho que esá em Rdf por outro; RU'R' faz esse novo cubinho voltar para Ufr; D' tras o cubinho que havia sido trocado inicialmente, devolta para Rdf. Essa operação toda executou o seguinte ciclo: Ufr > Rdf > Fdl. Mas vc pode "criar" comutadores a vontade. É até difícil detalhar mais do que isso. --- 'Conjugado' nada mais é que um setup: reposiciona > permuta > volta a posição original Abs.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 bom, corners first é o Anders (Sueco que pratica desde os anos 80) que foi no campeonato resolve assim, e ele elaboro o método mas eu não entendo nada disso eu fiz algumas fórmulas no Fridrich por intuição, de F2L e até de OLL mas fora isso nada... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Corners First. Mas penso que quanto mais intuitivo mais longo solve acaba se tornando, se não pelo número de movimentos, pelo processo de resolução mesmo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 tem o Heise http://www.ryanheise.com/cube/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Corrijam se eu estiver errado mais falar em um "metodo totalmente intuitivo" é meio errado porque quando você segue um padrão que determina o metodo ele deixa der totalmente intuitivo, pois por mais que não siga algoritmos ele segue um padrão ou seja ou você usa um metodo ou você monta de forma totalmente intuitiva como o inglês que demorou 26 anos pra montar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Corners First.Mas penso que quanto mais intuitivo mais longo solve acaba se tornando, se não pelo número de movimentos, pelo processo de resolução mesmo... Não necessariamente. O Heise um método totalmente intuitivo, e que tende a dar soluções muito curtas. Pessoal até usa pra FM. Abs... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Legal saber! =DD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Bom saber! Nunca tinha me interessado por FM. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 23, 2009 Corrijam se eu estiver errado mais falar em um "metodo totalmente intuitivo" é meio errado porque quando você segue um padrão que determina o metodo ele deixa der totalmente intuitivo, pois por mais que não siga algoritmos ele segue um padrão ou seja ou você usa um metodo ou você monta de forma totalmente intuitiva como o inglês que demorou 26 anos pra montar. Acho que você tem razão, eu não me expressei bem. É claro que qualquer método, segue uma estratégia, que no fundo é um algoritmo. Mas esse método de usar uma aresta para trocas faz uso de um movimento muito simples. Vocês conhecem bem. Por exemplo, colocando a coluna de frente para você e com a base pronta para baixo, a coluna só precisa subir fazer a troca e voltar, só isso! Somente com esse movimento se resolve todos os edges depois da base pronta! E é tudo muito claro, fácil, consegue-se VER o que acontece! A desgraça são os últimos 5 cantos...... Portanto quando disse "totalmente intuitivo" me referi a uma estratégia que faz uso de passos intermediários muito simples, é isso. (Será que estou usando o Heisen então ???) Obrigado por ajudar um novato e parabéns pelos participantes do campeonato, vocês são realmente inacreditáveis! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 28, 2009 Nosso amigo dicionário. método s. m. 1. Ordem pedagógica na educação. 2. Tratado elementar. 3. Processo racional para chegar a determinado fim. 4. Maneira de proceder. 5. Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade. 6. Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência, de uma arte. 7. Fig. Prudência; ponderação. intuitivo (u-í) adj. adj. 1. Relativo a intuição. 2. Recebido por intuição; evidente. intuição (u-í) s. f. 1. Percepção instintiva. 2. Conhecimento imediato. 3. Pressentimento da verdade. 4. Relig. catól. Visão beatífica. intuir v. tr. e intr. 1. Deduzir ou concluir por intuição, sem a intervenção do raciocínio. 2. Pressentir. "Método" e "Intuitivo" são coisas opostas, o que existe são métodos mais simples. Como disse o Alaor, intuitivo foi o inglês que demorou 26 anos para resolver. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 28, 2009 (editado) Acho que o termo "metodo" no titulo do topico, foi usado querendo dizer algo como "jeito de resolver", no caso sem intuição....uma maneira de resolver o cubo sem intuição... como descreve o significado numero "4" que vc postou william... nao querendo dizer necessariamente METODO ... rsrs método s. m. 1. Ordem pedagógica na educação. 2. Tratado elementar. 3. Processo racional para chegar a determinado fim. 4. Maneira de proceder. 5. Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade. 6. Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência, de uma arte. 7. Fig. Prudência; ponderação. Editado Julho 28, 2009 por Hélio Jr. Sabbath Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 28, 2009 Willian matou a pau. O que acabamos chamando de intuitivo dentro do método é, na verdade, uma lógica que usa sim o raciocínio. Um padrão, que pela simplicidade e devido aos treinos acabamos dizendo que vem da intuição. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 28, 2009 acho que metodo nesse sentido: método s. m. 4. Maneira de proceder. 5. Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade. e intuição nesse sentido: intuição (u-í) s. f. 1. Percepção instintiva. estao muito ligados... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 31, 2009 acho que metodo nesse sentido:método s. m. 4. Maneira de proceder. 5. Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade. e intuição nesse sentido: intuição (u-í) s. f. 1. Percepção instintiva. estao muito ligados... Sim, estão totalmente ligados, cada vez mais a ciência vem mostrando que a intuição não tem nada a ver com algo mágico ou paranormal. Pelo contrário muitos dos nossos atos intuitivos são resultado de complexos processamentos desenvolvidos nas entrenhas da nossa mente, mas que não conseguimos explicar com palavras. Quantas vezes você já disse, "sabia que isso ia acontecer", "tinha certeza que daria certo", etc., não só no dia a dia mas até quando você resolve o cubo? Uma leitura muito interessante que trata desse assunto é "Blink: a decisão num piscar de olhos" de Malcolm Gladwell (não confundir com o filme blink: num piscar de olhos). De qualquer maneira me expressei muito mal da primeira vez. O que eu procuro é um método DEDUTIVO, ou seja, conhecendo as "leis que governam o cubo" eu seja capaz de deduzir, a cada passo, os movimentos a fazer. O site do Heise tem me ajudado muito nisso (embora eu não use a estratégia dele), detestei o corners first, não consigo pensar daquela maneira, acho que é uma questão pessoal mesmo. Já avancei bastante, sou capaz de resolver o cubo e sem decorar praticamente nada (ainda tenho que ter na cabeça a sequência de troca de cantos). A única coisa que tenho em mente quando resolvo é a estratégia geral e algumas "leis que governam o cubo". Por exemplo, uma seqüência que me matava era a rotação de cantos no final, um monte de passos. Agora sei exatamente o que faço nesse caso, eu literalmente VEJO a solução a cada momento, viro os cantos para o lado que quiser, seja qual for a posição deles no cubo, porque vejo, em cada passo, o que é proibido e o que é permitido e sei para onde ir. Nem sei quantos passos eu dou, as vezes é mais rápido, as vezes mais devagar, talvez nem seja eficiente, mas eu VEJO e ENTENDO o que estou fazendo. Sou novato mas acho que o site do Heise vale a pena, mesmo para os experts. Pena que o site é muito pouco didático. Obrigado pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 8, 2009 Finalmente entendi os comutadores e conjugados! Agora sou capaz de resolver o cubo sem decorar absolutamente nada! So' pensando em cada passo! Tudo o que preciso e' de uma estratégia geral. Vou começar testar outras estratégias e comparar com a que estou usando. Finalmente depois de tantos anos o cubo não é mais segredo para mim!! Vlw pelas dicas pessoal! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 13, 2009 Dando um retorno sobre diferentes estratégias para o 3x3x3, usando somente dedução a partir dos conceitos de comutadores e conjugados: Testei 4 estratégias: 1. Jeays (esse é o método que usava e não lembrava o nome) 2. Ortega (corners first) 3. Edges first, mesma idéia do anterior mas começando pelas arestas (nem sei se existe) 4. O velho método das camadas Na minha opinião, sem dúvida, o Jeays é o melhor para ajudar na dedução. Facilita muito a visão e faz uso de poucos comutadores diferentes. O ortega não é complicado quando se entende o princípio geral de comutação mas é difícil de enxergar, é uma confusão de cores que atrapalha, o mesmo para o "edges first". O velho método das camadas é menos pior que esses dois últimos pois facilita a visão mas exige comutação mais complicada dos edges do que o Jeays. E para terminar fui ver se os princípios de comutadores e conjugados são mesmo úteis, peguei um 4x4x4 sem nunca ter visto tutoriais ou dicas (nem cubo eu tenho tive que usar um virtual). Tentei seguir a estratégia Jeays e foi bem até a terceira camada, só tive um pouco de trabalho de "inventar" um comutador para as faces. Os edges finais foram chatos, demorei para "inventar" um comutador, mas usei o mesmo princípio básico que uso no 3x3x3 e deu certo. Os cantos foram tranqüilos como num 3x3x3 assim como os flips de edges. Mas os 3 edges finais deram trabalho para trocar! Demorei umas 2 horas para descobrir um comutador e no final acabei apelando para um conjugado que usa o mesmo princípio das outras trocas anteriores de edges. CUBO PRONTO!! Nem acreditei!! Demorou, tive que recomeçar várias vezes, foram 5 dias, umas 8 horas, mas montei!! E o mais importante: entendi o que foi feito!!! Agora é olhar os tutoriais, dicas e estratégias, e ver qual se adapta melhor ao meu caso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 13, 2012 (editado) Meus Caros, Primeiramente peço desculpas por ressuscitar esse tópico tão antigo. Mas, finalmente, depois de anos resolvi colocar minha experiência no aprendizado de resolver o cubo sem algoritmos (e também de comutadores e conjugados) num "guia" para quem está começando e queira entender melhor algumas das "leis" do cubo o que queira resolvê-lo por puro raciocínio lógico. Mas, antes de oferecer esse guia a amigos e conhecidos novatos gostaria de ver as críticas (sejam elas construtivas ou não) de quem conhece do assunto, por isso coloquei um pdf no seguinte endereço: https://docs.google....UEtlb3UwV29BckE Para dizer a verdade nem sei ao certo se esse "guia" seria realmente útil ou relevante, pois acabou ficando mais longo do que eu pretendia, mas é difícil colocar em palavras e de forma compreensível o que já se tornou natural com a prática. Obrigado. (Corrigidos erros de notação de movimentos das camadas intermediárias, 20/10/2012) Editado Outubro 20, 2012 por MFO Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites