Leo Alcantara

Gírias regionais

100 posts neste tópico

Hummmmmmmm.... teve uma que ouvi acho que no cubocast que era: Isso vai dar bigode!

Acho que foi o Carlos que disse.... o que é??? =S

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O vai dar bigode... me fez pensar o pq da criação da giria. Eu já imaginei que ela foi criada pq o cara quando vê que a coisa vai dar merda ou errada... faz uma cara que fica o bigode em evidência... sei lá tipo, quando fazem bico de pato quando algo desagrada... =T.. Acho que viajei, né?!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, também já pensei na origem e não consegui fazer associação lógica. Mas achei muito legal (não sei bem por quê) quando ouvi e acabei incorporando ao vocabulário.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Sergipe, apesar do sotaque estranho, não tem tantas gírias exclusivas, sendo a maior parte do vocabulário uma mistura de gírias baianas e cearenses com algumas do sudeste que foram nos enviada via televisão: Capar o gato, vazar, mano, maluco, moleque e por ai vai. O mais estranho aqui é os palavrões, que não fazem sentido nenhum na maioria das vezes.

Gota/Cabrunco/Peste/Bexiga/Estopor - Por algum motivo os palavrões que são usados como interjeição (da mesma forma que o p**** é usado no sudeste) tem a ver com doenças. Na ordem: Gota, Carbúnculo, Peste Negra, Varíola e o último eu não faço a menor ideia de que doença é, sei que tem a ver com a lendária "estoporar", mas isso já faz parte daquelas "mentiras que a mãe conta". Diz a lenda que "estoporar" é uma doença grave que pode ser causada por coisas como tomar banho depois de comer "buchada", comer o bolo extremamente quente, beber água depois de comer doce, sair no chão quente de pés descalços e etc.

Canço/Canço Mariana - Usado principalmente na cidade de Itabaiana, é o único palavrão que eu conheço que tem sobrenome. Acredita-se que derive de Cangaceiro Mariano, mas a verdade é que ninguém sabe de onde saiu isso.

Lembrando que todos esses palavrões podem ter um "fi de" na frente, sendo usado da mesma forma como o conhecido FDP.

Doentinho - é uma forma de falar um pouco mais educada que viado e um pouco mais preconceituosa que gay. Usada quando a pessoa tenta ofender um pouco menos ao falar da vida alheia...

Vá pra baixo de um jegue - É a mesma coisa que um VSF. Acho que vocês já entenderam porque. Um vai te arrombar é a mesma coisa.

Lembrando que todos esses são palavrões, que dependendo da situação pode ser falado tanto de forma positiva como de forma negativa. Um exemplo positivo:

"Eita filho do cabrunco rápido. Você acredita que nunca consegui montar essa peste desse cubo?"

Uma última coisa importante: Diferente do pessoal de Curitiba, raramente falamos o "e" e o "o". Então a frase anterior normalmente seria pronunciada assim:

"Eita fi do cabruncu rápidu. Cê acridita qui nunca cunsigui montar essa pesti desse cubo?"

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

hauhuhuahauhuahuahuha muito bom! Consegui visualizar e ouvir direitinho a galera falando.

Mais uma:

Funfar = Funcionar.

Não sei de onde veio essa gíria e nem o motivo. Sei que já vi várias pessoas de diferentes lugares usarem, e só vi galera de internet usando, não sei se nasceu na web ou foi só coincidência. Não sei se alguém daqui vai saber.

Compartilhar este post

Link para o post

POxa vida!!!!! Fiquei com sangue nos zóio agora ( raiva)..... Eu jurava que era outra coisa... então um amigo me sacaneou!!!! Eu só saquei que era isso, pq fiquei analisando o sentido da frase do JOver... só perguntei para confirmar. :P

Compartilhar este post

Link para o post

hauhuhuahauhuahuahuha muito bom! Consegui visualizar e ouvir direitinho a galera falando.

Mais uma:

Funfar = Funcionar.

Não sei de onde veio essa gíria e nem o motivo. Sei que já vi várias pessoas de diferentes lugares usarem, e só vi galera de internet usando, não sei se nasceu na web ou foi só coincidência. Não sei se alguém daqui vai saber.

Funfar é uma gíria que acredito que surgiu na web mesmo, sempre vi pessoal de Lan House falando isso. Provavelmente deve ter surgido em fóruns tipo o clube do hardware ou em salas de bate papo, onde o pessoal, na pressa para digitar escrevia de qualquer maneira as palavras... Aliás, gírias de internet iria ampliar muito o assunto, porque tem as de menssengers, as de Chans, as de Reddit, as de jogos, além de zilhões de memes e por ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post

o Carlitos Puzzle já usou algumas vezes isso... e o que exatamente vc quer expressar ao escrever: Tá Ferro!

1. o cara é bom e manja do lance?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Sergipe, apesar do sotaque estranho, não tem tantas gírias exclusivas, sendo a maior parte do vocabulário uma mistura de gírias baianas e cearenses com algumas do sudeste que foram nos enviada via televisão: Capar o gato, vazar, mano, maluco, moleque e por ai vai. O mais estranho aqui é os palavrões, que não fazem sentido nenhum na maioria das vezes.

FI DO CANÇO MARIANO, VC É DE SERGIPE?

HUEHEUHUEHUHEUHUE

Eu também sou de Sergipe :P

Incrivel esse fórum, descobrindo pessoas que nunca ia saber que existia kkkkkkkk

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

HUEHEUHUEHUHEUHUE

Incrivel esse fórum, descobrindo pessoas que nunca ia saber que existia kkkkkkkk

EITCHA GOTA SERENA! Tu é de que cidade mesmo? (aliás, se não me engano tem gente de Lagarto, Laranjeiras e Itabaininha no forum)

Editado por MosAxz

Compartilhar este post

Link para o post

HUEHEUHUEHUHEUHUE

EITCHA GOTA SERENA! Tu é de que cidade mesmo? (aliás, se não me engano tem gente de Lagarto, Laranjeiras e Itabaininha no forum)

Sou de Aracaju :v

Editado por Joao Hiro

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Eu ri desse comentário. Imaginei a alegria de encontrar alguém que fala o mesmo "idioma".

Só não dei joinha porque senão pode parecer que foi porque chamou o fórum de incrível. hauhauhauha

Compartilhar este post

Link para o post

VOTI VÉI!! = interjeição de suspresa (ruim ou boa)

Não é uma gíria daqui. É de Araçatuba e região, mas morro de rir quando alguém de lá que mora aqui fala isso.

VAPU!! = Interjeição de negação, despreso, rejeição.

Editado por Ronan Jorge

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Eu ri desse comentário. Imaginei a alegria de encontrar alguém que fala o mesmo "idioma".

Só não dei joinha porque senão pode parecer que foi porque chamou o fórum de incrível. hauhauhauha

Eu gargalhei cara. Muito surreal...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, assim como foi dito aqui no RS nós temos quase que um dialeto do português. Me lembro que uma vez meu amigo me contou que ele foi pro RJ e disse "Bah cara, que tri isso!" e ninguém entendeu ele.

Psiu, não contem pra ninguém, mas estamos preparando uma nova língua pra RSRG(República Sul-Riograndense)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, assim como foi dito aqui no RS nós temos quase que um dialeto do português. Me lembro que uma vez meu amigo me contou que ele foi pro RJ e disse "Bah cara, que tri isso!" e ninguém entendeu ele.

Psiu, não contem pra ninguém, mas estamos preparando uma nova língua pra RSRG(República Sul-Riograndense)

hauhauhua já ouvi falar desses negócios do RS querer se separar do Brasil. Achei que era piada. :P

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bah é o que eu mais falo uasuhuashas

Lá no SP Open pessoal percebeu isso. xD

Compartilhar este post

Link para o post

hauhauhua já ouvi falar desses negócios do RS querer se separar do Brasil. Achei que era piada. :P

Piada nada Carlos. Estamos tentando nos emancipar há uns 200 anos. Nunca ouviu da Revolução Farroupilha?

Compartilhar este post

Link para o post

O "Bah" e o "Tri" são clássicos aqui haeuheauaeh

Bah, Tri, Guri, Piá, etc.

No RS guisado tem outro significado, aqui guisado é carne moída. ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Piada nada Carlos. Estamos tentando nos emancipar há uns 200 anos. Nunca ouviu da Revolução Farroupilha?

Foi um jeito de falar que acho isso meio comédia. :P

Mas eu sou a favor de deixar "ir embora" quem quiser, desde que tenha como não obrigar todo mundo. Aposto que tem muito gaúcho que tem orgulho de ser brasileiro.

Compartilhar este post

Link para o post