Entre para seguir isso  
Seguidores 0
filipemtx

Pirataria

5 posts neste tópico

Queria saber de vocês no quesito de até que ponto vocês são contra ou a favor da pirataria, as justificativas e opiniões com respeito a esse assunto além de discussão e dicas de alternativas legais.

Quanto a mim, eu comecei a evitar todo tipo de pirataria quando dei início a minha profissão de desenvolvedor web. Eu percebi que dá muito trabalho fazer um sistema e não queria que ninguém me privasse do lucro resultante do meu suor. Como quero pros outros o que quero pra mim decidi parar de vez com toda forma de pirataria. Depois de um tempo voltei às praticas piratas até que com uma renda melhor decidi contribuir para a economia do planeta.

Reconheço que é muito fácil baixar um programa crackeado, jogo completo, assistir um filme que não saiu na locadora e baixar um álbum de músicas inteiro.

Mas há alternativas.

Já que eu passo maior parte do meu tempo escutando músicas fiz um plano no spotify. O spotify tem um plano universitário em que no primeiro ano você paga metade do preço da mensalidade. É muito convidativo. Há também o plano familiar por R$ 26,90 de até 6 membros da mesma família

Pra série tem o netflix mas não estou acompanhando nada no momento. Eles te dão um mês gratuito pra experimentar e a mensalidade é bem razoável além de poder dividir com 3 amigos legalmente (http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n75098/netflix-libera-compartilhamento-de-senhas.html).

Pra jogos eu larguei de mão de jogos piratas há um bom tempo. Meus jogos eu adquiro nas promoções da steam e da PSN. Tenho uma boa coleção apesar de não jogar meus jogos todos os dias. Gosto mesmo de colecionar e ter bastante jogos pra quando vem alguém aqui em casa. A Nintendo se pronunciou contra emuladores e roms, então apesar das facilidades decidi dizer não à emulação ilegal. (https://www.nintendo.com/corp/legal.jsp#download_rom)

Eu gosto de sentir que estou ajudando desenvolvedores talentosos e dou meu dinheiro pra eles com orgulho. É minha forma de agradecer.

Quanto a filmes é que fica complicado pois é muito fácil baixar um filme antes de ter acesso a ele nas locadoras ou de maneira legal digitalmente a preços meio salgados. No cinema das cidades de interior demora pra vir o filme, se é que vem, e viajando pra capital pra assistir só se o filme for o ó do borogodó. O útlimo filme que assisti foi Rogue One aqui na minha cidade e a experiência valeu cada centavo. Novamente, pago meia entrada por estar fazendo um curso superior.

Além disso o que dificulta é os amigos que pedem pra baixar jogo, música ou filme pirata. É meio chato "dar uma de bonzão". Mas enfim.

Sintam-se a vontade para discutir o seu pensamento sobre o assunto, seja a favor ou contra a pirataria.

Abraço

Editado por filipemtx
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma questão bem ampla; quando o mp3 se popularizou a indústria musical deixou de ganhar muito dinheiro mas, por outro lado, os meios digitais facilitaram a divulgação dos músicos que não são famosos e não teriam condições de pagar jabás pra tocar nas rádios ou aparecer na tv.

O que acontece é que, o que chamam de pirataria, é um fenômeno cultural e por ser difícil de "moldar" a cultura é mais fácil se jogar com ela do que contra ela.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Se a base de seu modelo de negócios pode ser inviabilizada pela pirataria, ele merece ser pirateado. Sim, programar tem um custo de tempo e de oportunidade, porém, depois de programado, é uma forma meio inocente de ambição imaginar que as pessoas vão pagar 50-75 reais por um programa que pode ser facilmente encontrado em torrent ou pode ser substituído por um gratuito. Enquanto falamos do "merecimento moral" (que não tem relação econômica em si), é "injusto" que um produto que já está pronto e não consome matéria prima (é um mero download) custe algo quando ele já se pagou. Não há nada, absolutamente nada de moral em "propriedade intelectual". O conhecimento, pela sua própria natureza, não pode ser próprio de um indivíduo.

Apontado o fato óbvio de que não há nenhuma restrição moral para a pirataria, há duas questões de natureza prática: Obviamente é uma péssima estrutura social aquela onde um paga o custo da pesquisa e do desenvolvimento, enquanto os resultados podem ser usados por todos. Um país que não reconheça a propriedade intelectual enquanto valor pragmático (e não moral) está fadado a produzir nada ou quase nada em pesquisa. Vira uma China, um centro de engenharia reversa de tamanho continental. Então, começando a responder a pergunta, não é uma péssima ideia piratear, mas é uma péssima ideia que a pirataria se torne aceitável e louvável. Tal qual a depravação e a libertinagem, o problema não está na pirataria em si, mas em ser flagrado pirateando. A hipocrisia anda de mãos dadas com a amoralidade.

Dito isso, volto ao ponto inicial, do modelo de negócios: A pirataria é também um mecanismo do mercado para filtrar os modelos. O iPhone pode ser desmontado e copiado, o iOS pode ser plagiado, mas o fato de unir ambas as tecnologias num objeto que tem o formato do iPhone e o nome do iPhone não quer dizer que você tem O iPhone. Quem compra o iPhone não quer o celular em si mesmo, mas a "garantia apple" e a confiança do consumidor não pode ser pirateada. Também é impossível você tentar plagiar a Samsung e lançar celulares mais baratos porque a) eles tem 500 modelos b ) Eles produzem chips pra metade do mundo c) Eles tem a tecnologia totalmente otimizada.

Ninguém vai se sentir compelido a baixar todo o acervo do Netflix, do Amazon Unlimited e do Spotify. Nesse caso não é a mídia em si mesmo que é vantajosa, mas o serviço on demand. É possível piratear uma mídia ou outra, mas não há logística para manter TODO O ACERVO online sem cobrar tanto quanto eles. No caso de um programa, de que adianta ter o pirata de um aplicativo cuja função exige constante atualização (como um serviço de automação comercial) e você provavelmente ficará a maior parte do tempo sem funcionar com ele?

Esse texto todo é pra explicar o seguinte: Não é uma questão de ser contra ou a favor. A pirataria existe e, enquanto for vantajosa, vai continuar a existir. A questão é saber como o produtor vai agir quanto a isso: Vai tentar segurar o mar com o rodo (como com DRMs e etc) ou vai criar um modelo mais eficiente que o pirata?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo o que você quer dizer, mas acredito que sempre irá haver pessoas que vão querer tudo de graça. A questão era saber se você era a favor ou contra a pirataria. Eu sou contra e também parei com tudo o que eu tinha de ROMs. Hoje eu tenho condições de comprar a maioria dos jogos que eu quero. Percebi que muita coisa que eu usava quando mais imaturo eu acabei não querendo tanto pelo simples fato de ter que colocar a mão no bolso...

Não sei se o modelo na qual você se refere, o atual, seria o capitalismo, pois o modelo que temos hoje é algo como "o que eu tenho aqui, você quer, então vamos trocar seu esforço pela minha aquisição"...

...e esse modelo vai de encontro naquilo que eu acredito que é bem similar ao que o Filipe citou aí em cima.

A pirataria afeta o próprio mercado, que deveria ser defendido antes mesmo de defender as empresas e serviços que o compõe...   imagina se todos pirateassem tudo que precisam: As empresas teriam um lucro ínfimo restringido a patrocínios, parcerias e vendas secundárias...   nada sobreviveria a isso, cara.

Acho mais importante o fato de que muitos de nós achemos "normal" piratear, sem nem ao menos ir atrás das vias normais. Acho que virou um paradigma, em certos casos. E se até "tecnologia" é nada menos que a "aplicação prática de conhecimento", podemos entender que sem essa aplicação do conhecimento, não teríamos nada do que temos hoje. Ou seja: A propriedade intelectual deveria ser defendida com unhas e dentes.

Sou absolutamente contra.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-6-13 at 21:08, Daniel Lehwing disse:

Não sei se o modelo na qual você se refere, o atual, seria o capitalismo, pois o modelo que temos hoje é algo como "o que eu tenho aqui, você quer, então vamos trocar seu esforço pela minha aquisição"...

...e esse modelo vai de encontro naquilo que eu acredito que é bem similar ao que o Filipe citou aí em cima.

A pirataria afeta o próprio mercado, que deveria ser defendido antes mesmo de defender as empresas e serviços que o compõe...   imagina se todos pirateassem tudo que precisam: As empresas teriam um lucro ínfimo restringido a patrocínios, parcerias e vendas secundárias...   nada sobreviveria a isso, cara.

O mercado assimila a criação alheia dentro de seu próprio produto o tempo inteiro. Peguemos o cenário mobile: Apesar de serem produtos diferentes, hoje em dia o Android e o iPhone possuem praticamente as mesmas features, mudando somente a essência de cada sistema. O tempo inteiro um "roubava" a ideia do outro. Praticamente qualquer tecnologia do mundo tem sua engenharia reversa feita e é produzida em cópia pela China. Apesar das leis de proteção à propriedade intelectual tentarem organizar tudo, o fato é que só se mantém no mercado aquele que oferece um produto que não compense ser pirateado, seja pela sua complexidade ( o que torna a cópia de baixa qualidade), seja por ser um processo otimizado e o custo da cópia ser próximo ao valor de venda do produto.

Pegue o Office 365. A Microsoft aproveita que é grande, otimiza e integra o processo aos seus outros serviços e oferece uma estrutura eficiente. Não é a propriedade intelectual em si que vale o dinheiro, mas toda a estrutura de serviços, que exige da concorrência muito mais do que a mera pirataria.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0