Postado Abril 8, 2017 Boa noite! Gostaria de saber como posso iniciar na modalidade 3x3 BLD. Eu monto o cubo 3x3 pelo método de camadas e consigo fazer em 30 segundos usando ele. depois comecei a aprender o fridrich. uso F2L intuitivo. aprendi algumas OLLs e também algumas PLLs mas não vi tudo ainda. Andei pesquisando sobre as modalidades da WCA e achei o 3x3 BLD bem legal e gostaria de aprender e talvez no futuro até focar nele e competir. Mas aí vem as dúvidas: pra esse método BLD eu preciso terminar de aprender o fridrich, ou posso já ir pegando ele? tem algum requisito anterior pra aprender (além do básico, é claro)? existem muitos métodos diferentes que eu precise (obrigatóriamente) aprender pra montar o 3x3 vendado e rápido, ou só com um método eu consigo fazer uma média legal? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 8, 2017 (editado) 9 minutos atrás, RubiksGuy disse: Boa noite! Gostaria de saber como posso iniciar na modalidade 3x3 BLD. Eu monto o cubo 3x3 pelo método de camadas e consigo fazer em 30 segundos usando ele. depois comecei a aprender o fridrich. uso F2L intuitivo. aprendi algumas OLLs e também algumas PLLs mas não vi tudo ainda. Andei pesquisando sobre as modalidades da WCA e achei o 3x3 BLD bem legal e gostaria de aprender e talvez no futuro até focar nele e competir. Mas aí vem as dúvidas: pra esse método BLD eu preciso terminar de aprender o fridrich, ou posso já ir pegando ele? tem algum requisito anterior pra aprender (além do básico, é claro)? existem muitos métodos diferentes que eu precise (obrigatóriamente) aprender pra montar o 3x3 vendado e rápido, ou só com um método eu consigo fazer uma média legal? Vamos lá para o meu texto xD Não é preciso saber nada no speed (olhando) para fazer vendado. Estou ajudando uma pessoa que nem sabe montar com camadas, apenas vendado existem vários métodos para vendado, mas o melhor e mais simples para começar é o OP, deixarei um tutorial do Dechichi abaixo Para a memorização, existem vários métodos, mas apenas 1 é relevante: Letter Pair. É fácil de lembrar e não é difícil de aprender e usar. Deixarei um video meu abaixo tmb, onde eu ensino esse método. Esse é o melhor método que existe, independente se é 3BLD, MBLD, 4BLD ou 5BLD (mas para os ultimos 3, recomendo ver jornada, um método que se usa em conjunto com o letter pair, feito para memorizações mais pesadas) com isso, tu está começando perfeitamente. Caso queira evoluir no futuro, recomendo aprender M2 ou TuRBo. São 2 métodos intermediários, da pra ser sub1:30 com eles tranquilo. Eu gosto mais do TuRBo, mas aí é preferência mesmo, mas pense em aprender esses métodos quando estiver sub1:30 com a memorização, vai dar uma ajuda O BLD tem um melhor método, ao contrário do speed, se chama 3-style (ou comutadores). É bem complicadinho aprender ele e conseguir usar, por isso só recomendo se você realmente quer ser sub1, já que requer bastante esforço (lê-se, meses para conseguir usar só comutadores). Desculpa te jogar toda essa informação, mas assim tu vai saber como se guiar. Para mais informações de treinos específicos e assuntos intermediários-avançados, meu canal tem algumas coisas (nossa, nem fiz propaganda do meu canal... foi sem querer ) Qualquer dúvida, pode tirar comigo, estou sempre a disposição ^^ Videos: Editado Abril 8, 2017 por Israel fraga Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 8, 2017 Opa! Muito obrigado pela explicação e como eu sempre digo, quanto mais informação melhor . vou começar a estudar agora e vou me inscrever no seu canal HEHEHE. Só mais uma pergunta, Tem algoritmos para decorar em alguns desses métodos ou usa alguma forma diferente daqueles tradicionais do 3x3? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 9, 2017 13 minutos atrás, RubiksGuy disse: Opa! Muito obrigado pela explicação e como eu sempre digo, quanto mais informação melhor . vou começar a estudar agora e vou me inscrever no seu canal HEHEHE. Só mais uma pergunta, Tem algoritmos para decorar em alguns desses métodos ou usa alguma forma diferente daqueles tradicionais do 3x3? sobre algs: OP = usa 5 PLLs, então se tu sabe fridrich, já está de boas M2 = 2~5 algs, resto intuitivo TuRBo = 8~9 algs. Teoricamente mais rápido que M2, porém mais difícil de chegar ao potencial máximo 3-style = tu aprende a acriar teus algs para cada caso. são mais de 800 algs, mas como tu cria eles, não é tão assustador quanto parece Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 9, 2017 6 minutos atrás, Israel fraga disse: sobre algs: OP = usa 5 PLLs, então se tu sabe fridrich, já está de boas M2 = 2~5 algs, resto intuitivo TuRBo = 8~9 algs. Teoricamente mais rápido que M2, porém mais difícil de chegar ao potencial máximo 3-style = tu aprende a acriar teus algs para cada caso. são mais de 800 algs, mas como tu cria eles, não é tão assustador quanto parece É bem menos do que eu imaginei. Vou começar a estudar agora HEHEHE . Obrigado pela ajuda ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 9, 2017 Agora, RubiksGuy disse: É bem menos do que eu imaginei. Vou começar a estudar agora HEHEHE . Obrigado pela ajuda ^^ Vendado é uma modalidade bastante intuitiva, não tem muito oq decorar (tirando o cubo... piada ruim). Certeza que tu vai gostar ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 9, 2017 2 minutos atrás, Israel fraga disse: Vendado é uma modalidade bastante intuitiva, não tem muito oq decorar (tirando o cubo... piada ruim). Certeza que tu vai gostar ^^ To achando bem legal e já me inscrevi no seu canal Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites