Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Newbie

Candidaturas para o Brasileiro 2017

60 posts neste tópico

Amigos, assim como no tópico sobre a candidatura para o Campeonato Sulamericano, a ABCM está recebendo as propostas para o Campeonato Brasileiro 2017.

As perguntas de apoio são as mesmas para o Sul-americano, então, quem tiver interesse em organizar o campeonato eis as questões para serem respondidas:

1. Qual data você propõe para o Campeonato Brasileiro 2017?

2. Onde você gostaria de sediar o Campeonato Brasileiro 2017? Por exemplo, os possíveis locais, cidade, etc. Se você tem algum local em vista, quantos concorrentes e espectadores poderia comportar?

3. Quem seria a equipe organizadora? Como foi o entrosamento dessa equipe em trabalhos anteriores? Que experiência essa a equipe tem com competições grandes?

4. Quem iria servir como juízes e embaralhadores? Você provavelmente vai precisar de uma equipe de 25 pessoas para trabalhar como juízes e embaralhar os puzzles. Os Delegados da WCA podem preencher partes desses papéis.

5. Quais são as opções de hotéis, pousadas, lanchonetes e restaurantes próximos do local? Quais são as expectativas de gastos com hospedagem e alimentação?

6. Por favor, dar uma projeção de orçamento para a competição. Isso inclui a receita (patrocinadores, taxas de inscrição, outros) e despesas (local, palco, equipamentos, decoração, website, distintivos/crachás/braçadeiras, possíveis brindes, outros).

Podem postar aqui também suas dúvidas e sua idéia para o logotipo, pois a ABCM vai analisar tudo o que rolar aqui neste tópico.

8 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Torço muito para que alguém de fora de SP consiga mandar uma boa proposta para o Brasileiro de 2017!

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

torcendo também, variedade é bom. E tomara que chegar nesse brasileiro seja mais simples que Sesc Santos, que precisa pegar onibus, avião, tapete voador e um teletransporte estilo star trek para conseguir chegar

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que um local ideal seria mais ou menos no centro do Brasil(possivelmente Brasília ), assim não fica tão longe de todos e as passagens não devem ficar tão caras com certa antecedência. 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, eu também concordo que São Paulo já deu o que tinha que dar e que é hora de dar chance a outras metrópoles do Brasil.

Como o custo de vida de São Paulo é absurdamente alto, para quem vem de várias partes do continente país seria interessante cidades mais em conta.

Logicamente, a cidade deverá conter um aeroporto, um terminal rodoviário e alguns hotéis para hospedar os visitantes. Se não for SP, com certeza os preços serão bizarramente mais em conta e não haverão "facadas" em muitos serviços úteis pra quem é de fora. Acho que o nordeste do país seria a melhor escolha, uma vez que também é mais próximo de outros países do continente, incluindo a América Central.

Se alguém precisar de ajuda, idéias e contatos eu estou a disposição.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Estive conversando com o Patrick, e temos interesse em trazer um Brasileiro para Curitiba. Apenas queria algumas informações começar a procurar possíveis lugares.

1. Tem alguma perspectiva de ajuda de custos pela ABCM?
  2. Qual seria a quantidade de competidores e espectadores esperado?
  3. Qual seria a data limite para a candidatura?
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Hartmann;

Não tenho todas as informações mas, o que posso adiantar é que a ABCM não tem verba em caixa, então eu acho difícil que tenha alguma ajuda financeira vindo dela.

Mas, se precisar de alguma carta pra ajudar na procura de local ou patrocínio, acredito que ela possa providenciar.

No Brasileiro deste ano tiveram 123 competidores no 3x3.

A quantidade de acompanhantes é mais ou menos o mesmo número (alguns levam a família mas muitos vão sozinhos).

A data limite ainda não foi estipulada, podemos discutir isso aqui no tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/09/2016 at 15:36, Daniel Lehwing disse:

Logicamente, a cidade deverá conter um aeroporto, um terminal rodoviário e alguns hotéis para hospedar os visitantes. Se não for SP, com certeza os preços serão bizarramente mais em conta e não haverão "facadas" em muitos serviços úteis pra quem é de fora. Acho que o nordeste do país seria a melhor escolha, uma vez que também é mais próximo de outros países do continente, incluindo a América Central.

Não me agrada muito a ideia do nordeste. Primeiro que a malha aérea é bem complicada por essas bandas, segundo que, como 8 das 9 capitais são intensamente turísticas, o custo é relativamente caro em algumas coisas (por exemplo, hoteis).

No sentido do custo, me parece que a melhor cidade seria Curitiba. No sentido da estrutura/experiência, me parece que o mais lógico seria Porto Alegre, até porque os 2 POA Open foram bem grandinhos e tem o histórico do Novo Hamburgo.

(Sim, gosto do Sul do país...)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu entendi direito essa ideia de grupo de juizes/embaralhadores(pelo o que entendi sera uma equipe fixa que so eles podem ser os juizes/embaralhadores).Acho uma ideia valida fazer o mesmo que os americanos fizeram na US Nats 16,que foi colocar cada mesa com uma cor (com o juiz com uma camisa da respectiva cor) e que em cada cor esta um evento(não sei se pegaram a ideia pela minha explicação).

Compartilhar este post

Link para o post

Seria muito interessante ter um campeonato Brasileiro em outros locais, embora se tenha o risco de ter menos pessoas do que o campeonato em São Paulo, devido a uma concentração maior de cubistas nesse estado. Vejo que o nordeste está em crescimento em número de cubistas e campeonatos, iniciativas como receber um campeonato como o Brasileiro podem fortalecer ainda mais.

Futuramente quero submeter uma proposta, talvez em 2018, para  que ele aconteça aqui na Bahia. E mesmo que seja na capital, Salvador, creio que dê para conseguir hospedagem de 70-80 reais a diária (creio que seja um bom preço pra uma cidade turística).

Acho importante que seja informado uma previsão de gastos e materiais necessários, para que os interessados saibam de quanto mais ou menos precisam conseguir. Eu até fiz uma análise superficial do valor arrecadado com as inscrições no último Brasileiro (calculei como se todos tivessem feito a inscrição no primeiro lote) e gastos com premiação financeira, e o valor deu praticamente o mesmo. Então acho que não daria pra cobrir outros gastos do campeonato usando o valor das inscrições, ainda mais se houver menos competidores.

Editado por Rafael Correia

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Rafael Correia disse:

Acho importante que seja informado uma previsão de gastos e materiais necessários, para que os interessados saibam de quanto mais ou menos precisam conseguir. Eu até fiz uma análise superficial do valor arrecadado com as inscrições no último Brasileiro (calculei como se todos tivessem feito a inscrição no primeiro lote) e gastos com premiação financeira, e o valor deu praticamente o mesmo. Então acho que não daria pra cobrir outros gastos do campeonato usando o valor das inscrições, ainda mais se houver menos competidores.

Rafael, você levantou um ponto muito importante, que é quanto custa um campeonato e quanto poderia custar um campeonato nacional.

O Cinoto fez um vídeo e um documento pra ajudar: http://abcubomagico.com.br/Noticia?noticiaId=como-organizar-um-campeonato-de-cubo-magico

Esse foi o principal motivo pela ABCM ter escolhido o Sesc Santos para o Brasileiro 2016, pois eles se propuseram uma parceria e patrocínio que poderia pagar boa parte dos custos e parte do deslocamento e hospedagem dos delegados.

A verba levantada com as inscrições foram para as premiações e brindes (o que são bacanas pois cada competidor leva uma lembrança e os prêmios atraem os competidores tops, mas não é essencial).

Quanto ao lugar, sinceramente eu prefiro que seja em São Paulo pois vai ser muito difícil pra eu conseguir o alvará de soltura da patroinha pra ir num campeonato longe; então, pra que o campeonato Brasileiro seja aqui, vou ter que correr atrás pra organizar...

Editado por Newbie
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uns meses pensando em locais eu finalmente tive uma idéia

O local onde possa ocorrer o BRS2017 deveria ser um local no qual todo estado consiga viajar diretamente para o local, pois Santos é necessário viajar para Congonhas e depois pegar um ônibus para chegar na cidade, uma coisa na qual gastaria o dinheiro para caramba, ainda tendo hospedagem, comida, entre outros... O local deveria ser Brasília, pois é a Capital Brasileira e ainda mais, é mais fácil conseguir viajar para lá, já que os voos de todo o país conseguem ir diretamente em poucas horas (dependendo do local).

Um ponto negativo seria a hospedagem,depois de uma análise geral, pude ver que as diárias são acima de 200 reais(menor preço: 198 reais), podendo dificultar um pouco a situação do ser que está indo para o campeonato, porém, para minimizar a situação, delegados e organizadores poderiam fechar um pacote com o hotel.

Em relação ao orçamento das competições, poderia se manter o mesmo preço, com uma taxa minima de 15 reais + modalidades que ele vai participar, podendo haver uma bolsa guarda-cubos ou uma garrafa de plástico como brinde

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
On 11/14/2016 at 2:09 PM, Antonio Gabriel said:

Depois de uns meses pensando em locais eu finalmente tive uma idéia

O local onde possa ocorrer o BRS2017 deveria ser um local no qual todo estado consiga viajar diretamente para o local, pois Santos é necessário viajar para Congonhas e depois pegar um ônibus para chegar na cidade, uma coisa na qual gastaria o dinheiro para caramba, ainda tendo hospedagem, comida, entre outros... O local deveria ser Brasília, pois é a Capital Brasileira e ainda mais, é mais fácil conseguir viajar para lá, já que os voos de todo o país conseguem ir diretamente em poucas horas (dependendo do local).

Um ponto negativo seria a hospedagem,depois de uma análise geral, pude ver que as diárias são acima de 200 reais(menor preço: 198 reais), podendo dificultar um pouco a situação do ser que está indo para o campeonato, porém, para minimizar a situação, delegados e organizadores poderiam fechar um pacote com o hotel.

Em relação ao orçamento das competições, poderia se manter o mesmo preço, com uma taxa minima de 15 reais + modalidades que ele vai participar, podendo haver uma bolsa guarda-cubos ou uma garrafa de plástico como brinde

O mais complicado para organização de uma competição de porte maior é achar uma localização que atenda todos os requisitos (não importa muito a cidade). Aqui em Curitiba estamos tentando achar um lugar bom e barato faz tempo, mas normalmente fica acima de 3 mil o que impossibilita campeonatos menores e da maneira que esta atualmente até mesmo o brasileiro, pois é muito difícil conseguir um patrocínio expressivo que consiga cobrir o custo de aluguel.

O ponto forte de Santos é justamente (ate onde sei) receber incentivo para realizar no SESC o campeonato, mas tem diversos pontos fracos, como o acesso e estadia, so o fato de ter de pegar um ônibus de São Paulo para Santo faz muita gente não ir, pois aumenta em uma estadia (não tem como chegar na sexta) e para muitos perde um dia a mais de trabalho.

Sobre o custo de passagem sempre vai ter alguém que vai sair ganhando ou perdendo, o que deveria acontecer é cada ano acontecer em uma região/estado diferente, uma hora ou outra teria um Brasileiro perto de cada cubista brasileiro, mas não tem como agradar à todos.

E sobre o custo não acharia caro (depois de já ter participado de organização de campeonato) que fosse cobrado 25+ por inscrição de um campeonato do porte do Brasileiro, sempre tem gente que reclama, mas mesmo assim se inscreve e ainda chega no dia e compra cubo de 150 reais... A verdade é que o preço de inscrição esta meio que estagnado faz tempo e o custo para organizar a competição subiu.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Luís Felipe Hartmann disse:

O mais complicado para organização de uma competição de porte maior é achar uma localização que atenda todos os requisitos (não importa muito a cidade). Aqui em Curitiba estamos tentando achar um lugar bom e barato faz tempo, mas normalmente fica acima de 3 mil o que impossibilita campeonatos menores e da maneira que esta atualmente até mesmo o brasileiro, pois é muito difícil conseguir um patrocínio expressivo que consiga cobrir o custo de aluguel.

O ponto forte de Santos é justamente (ate onde sei) receber incentivo para realizar no SESC o campeonato, mas tem diversos pontos fracos, como o acesso e estadia, so o fato de ter de pegar um ônibus de São Paulo para Santo faz muita gente não ir, pois aumenta em uma estadia (não tem como chegar na sexta) e para muitos perde um dia a mais de trabalho.

Sobre o custo de passagem sempre vai ter alguém que vai sair ganhando ou perdendo, o que deveria acontecer é cada ano acontecer em uma região/estado diferente, uma hora ou outra teria um Brasileiro perto de cada cubista brasileiro, mas não tem como agradar à todos.

E sobre o custo não acharia caro (depois de já ter participado de organização de campeonato) que fosse cobrado 25+ por inscrição de um campeonato do porte do Brasileiro, sempre tem gente que reclama, mas mesmo assim se inscreve e ainda chega no dia e compra cubo de 150 reais... A verdade é que o preço de inscrição esta meio que estagnado faz tempo e o custo para organizar a competição subiu.

Hartmann, concordo bastante em relação ao ponto forte de Santos e o custo de organizção, pois muitas pessoas realmente reclamam do preço e se inscrevem e compram cubos de até 150 reais, como o Gans Air por exemplo.

em Relação á você fazer um campeonato em Curitiba não tenho nada contra, mas, o custo das passagens para pessoas do norte-nordeste é muito elevada, podendo chegar a 1.900 reais (tentei ir ao Capivara ano passado), e nos estados do Centro-Oeste, achei o preço mais acessivel, já chegou a 399 reais aqui, e nas outras regiões, vi que a média é de 800-280 reais dependente do tempo...

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo tem seus pontos positivos e negativos em qualquer região que escolha.

Mas outro fator que acaba encarecendo é a data. Os últimos brasileiros são sempre em datas de férias (Janeiro ou Julho). Sendo assim encarece o preço de tudo. Hotel, passagens principalmente.

Uma opção boa seria um feriado local, onde as passagens nem sempre se alteram.

(São Paulo já não ajuda, pois os feriados locais são em janeiro e julho).

PS. A uma planilha de custos para a realização de um campeonato ajudaria os interessados.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago, sua idéia de planilha de custos é bem interessante.

O problema que eu vejo é que os custos podem variar demais de local pra local; mas é um assunto bom pra ser discutido com a ABCM.

Quanto aos custos de campeonato "normal", o Cinoto tem um vídeo que explica bem detalhado mas pro Brasileiro tem alguns gastos à mais pra serem observados (como possível ajuda de custo pra deslocamento e estadia dos delegados).

Lembrando aqui que o prazo final pra apresentar candidatura é 31 de dezembro.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Newbie disse:

Tiago, sua idéia de planilha de custos é bem interessante.

O problema que eu vejo é que os custos podem variar demais de local pra local; mas é um assunto bom pra ser discutido com a ABCM.

Quanto aos custos de campeonato "normal", o Cinoto tem um vídeo que explica bem detalhado mas pro Brasileiro tem alguns gastos à mais pra serem observados (como possível ajuda de custo pra deslocamento e estadia dos delegados).

Lembrando aqui que o prazo final pra apresentar candidatura é 31 de dezembro.

Newbie, se a candidatura não for apresentada, o próximo BRS vai ser em Santos mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Antonio Gabriel disse:

Newbie, se a candidatura não for apresentada, o próximo BRS vai ser em Santos mesmo?

Não. Eles não querem fazer denovo em Santos. Eles tmb não querem fazer em SP

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Israel fraga disse:

Não. Eles não querem fazer denovo em Santos. Eles tmb não querem fazer em SP

Espero que se não for apresentado, seja um lugar mais "acessível" para ir...

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Antonio Gabriel disse:

Espero que se não for apresentado, seja um lugar mais "acessível" para ir...

O problema é definição de "acessível"
os lugares mais acessíveis pra camp são SP e RJ, por apresentarem maior número de voos, e menor preços de transporte e estadia em comparação com outros lugares

Qualquer lugar fora desses 2 estados já vai prejudicar bastante alguns e favorecer outros. A questão ficaria "onde se prejudica menos cubistas"

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
4 hours ago, Israel fraga said:

O problema é definição de "acessível"
os lugares mais acessíveis pra camp são SP e RJ, por apresentarem maior número de voos, e menor preços de transporte e estadia em comparação com outros lugares

Qualquer lugar fora desses 2 estados já vai prejudicar bastante alguns e favorecer outros. A questão ficaria "onde se prejudica menos cubistas"

Errado, RJ é extremamente caro para ir, mesmo sendo do lado de SP, que tem um custo bem mais reduzido nas passagens.
Se for prejudicar menos os cubistas teria que ser em SP mesmo, mas como é a questão é ser em outros lugares, o mais importante deve ser alguém ter uma proposta consolidada para sediar o campeonato, pois está sendo mais discutido estados, mas não tem realmente uma discussão de uma proposta para sediar o brasileiro, e no fim, isso é o que vai realmente importar, independente do local que será sediado.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, Rafaela disse:

Errado, RJ é extremamente caro para ir, mesmo sendo do lado de SP, que tem um custo bem mais reduzido nas passagens.
Se for prejudicar menos os cubistas teria que ser em SP mesmo, mas como é a questão é ser em outros lugares, o mais importante deve ser alguém ter uma proposta consolidada para sediar o campeonato, pois está sendo mais discutido estados, mas não tem realmente uma discussão de uma proposta para sediar o brasileiro, e no fim, isso é o que vai realmente importar, independente do local que será sediado.

Pelo visto vai ser uma dificuldade achar uma proposta consolidada... Já que RJ é bem caro, e a grande maioria já está cansada de SP para Brasileiro...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que quando falam em outros estados me vem duas coisas em mente:

1ª Parece que o pessoal está cansado de grande campeonato ser em São Paulo...

2 ª Acho que o pessoal acha que aqui é que nem os EUA, onde temos vários cidades e estados altamente capacitados em Transporte, Logística, Hotelaria, mídia e patrocínio. Sem contar a facilidade de se viajar dentro do país.

Uma coisa que não entendi até hoje, (e também não perguntei) se o mundial foi tão bom no Etapa, porque o brasileiro não foi, ou não pode ser lá novamente?

Sei que para nós foi bom, não sei se para eles foi, no sentido de um algum retorno (mídia/ + alunos / sei lá).

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Tiago Souza disse:

Acho que quando falam em outros estados me vem duas coisas em mente:

1ª Parece que o pessoal está cansado de grande campeonato ser em São Paulo...

2 ª Acho que o pessoal acha que aqui é que nem os EUA, onde temos vários cidades e estados altamente capacitados em Transporte, Logística, Hotelaria, mídia e patrocínio. Sem contar a facilidade de se viajar dentro do país.

Uma coisa que não entendi até hoje, (e também não perguntei) se o mundial foi tão bom no Etapa, porque o brasileiro não foi, ou não pode ser lá novamente?

Sei que para nós foi bom, não sei se para eles foi, no sentido de um algum retorno (mídia/ + alunos / sei lá).

Thiago, o Mundial foi organizado na capital, enquanto o BRasileiro foi em Santos... Santos é uma cidade onde o pessoal precisa ir para Congonhas e depois pegar um onibus, a capital basta ir normalmente de avião...

Compartilhar este post

Link para o post