Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carolina

Oficina de Cubo - Ajuda

10 posts neste tópico

Boa noite, gente

Pretendo dar uma oficina de cubo na escola onde estou fazendo estágio. Tenho algumas duvidas em relação ao tempo de duração da oficina, pois preciso fazer um cronograma.

Os períodos são de 40min e tenho 10 períodos para realizá-la. Os alunos vão ser do EM, mas não tenho numero definido ainda de alunos que participarão.

Vocês tem alguma ideia de tempo pra eu ter de base sobre cada parte do método de camada? (cruz, canto, segunda camada, cruz no amarelo, sunny, orientação e permutação).

Quero fazer 2 de períodos de mini-campeonato, e um de treino. Então seriam 7 períodos de 40min pra ensinar os métodos. Porém não sei se é muito ou pouco tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

40min por etapa é um bom tempo.

Quando alguém me pergunta eu falo que demora 3,5 hs pra ensinar, já pensando em 30 min por etapa em média.

Claro,que cada um aprende numa velocidade diferente mas, nas oficinas, eu costumo aplicar esse ritmo.

Editado por Newbie
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de algumas coisas, quantas pessoas são, se tem gente pra te ajudar e se os períodos são no mesmo dia ou em vários dias. O ideal no Ensino Médio é ter umas 10 pessoas por cada instrutor (se conseguir levar gente com você pra ajudar é melhor). Se forem vários dias, dá pra falar 40 minutos tranquilamente e pedir pra eles treinarem aquele passo em casa até o próximo encontro.

Se for tudo no mesmo dia, costumo levar mais tempo na cruz porque demora mais pro pessoal aprender, tipo uma hora. No segundo passo também dá pra levar uns 40 minutos, mas no resto dá pra fazer em bem menos de 40 minutos.

Se tiver que terminar logo, pode fazer os primeiros passos para quem não conseguiu e ensinar até o final, porque depois se a pessoa se interessar ela pega um vídeo, mas como você já deu uma explicada, fica bem mais fácil dela pegar.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada pelas respostas!

Eu acho que seriam um ou dos períodos por semana, não sei quantos alunos seriam, e acho que eu faria tudo sozinha @_@

Então 7 períodos de 40min seriam suficiente? :D 

A tabela de cronograma abaixo fica bom, ruim, oq mudariam?

Cada número é um período de 40min

1- Cruz

2- Cantos

3- Segunda Camada 

4- Cruz no Amarelo

5- Sunny

6- Orientação

7- Permutação

8- Treino

9- Campeonato

10- Campeonato

Editado por Carolina

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acrescentaria no oitavo um "tira-dúvidas" ou "revisão", caso algo não tenha ficado claro. No mais, é exatamente como eu faria

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, P. A. Souza disse:

Eu acrescentaria no oitavo um "tira-dúvidas" ou "revisão", caso algo não tenha ficado claro. No mais, é exatamente como eu faria

Obrigada P.A. :D

É que seria um treino para o camp., mostrar pra eles também como funciona, fazer eles treinarem, mas adorei as sugestões!

Compartilhar este post

Link para o post

Carolita, o sune já é a orientação então, no 6 e 7 seriam permutação dos meios da camada de cima e permutação dos cantos da camada de cima, aí você pode escolher qual ensinar primeiro e depois o outro.

O resto tá certinho, no começo de cada aula poderia ter uma revisão rápida das etapas anteriores, ou 10 minutos pra tirarem dúvidas; e no final da aula uma revisão do que foi ensinado no dia (3 ou 4 minutos finais).

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Legal! Com base no jeito que eu ensino, minha sugestão seria fazer o seguinte esquema:

1a. Flor/Margarida
(meios brancos em volta do centro amarelo) 

1b. Cruz branca 
(passar os meios brancos para o lado do centro branco)

2a. Notação 
(R R' R2, U U' U2...)

2b. Cantos da primeira camada 
(usando apenas o pesca: R U R', repetindo ele até 4 vezes)

3. Meios da segunda camada
(usando apenas o mutreta+pesca: R' F R F' R U R', repetindo ele até 3 vezes)

4. Meios da última camada
(orientação usando apenas o fruruf: F R U R' U' F', repetindo ele até 3 vezes)

5. Cantos da última camada
(orientação usando apenas o Sune: R U R' U R U2 R', repetindo ele até 3 vezes)

6. Arrumar cantos amarelos
(permutação usando apenas a A-perm: [R' F R'] B2 [R F' R'] B2 R2, repetindo ela até 2 vezes)

7. Arrumar meios amarelos 
(permutação usando apenas a U-perm: F2 U [L R'] F2 [L' R] U F2, repetindo ela até 3 vezes)

8. Treino

9. Campeonato

10. Campeonato

Do 3 até o 7 vai ter pouco conteúdo pra passar, mas provavelmente vai ter muitas dúvidas pra tirar e coisas pra relembrar, então tem que reservar um tempo pra isso.

Editado por Meneghetti
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 23/08/2016 at 08:37, Newbie disse:

Carolita, o sune já é a orientação então, no 6 e 7 seriam permutação dos meios da camada de cima e permutação dos cantos da camada de cima, aí você pode escolher qual ensinar primeiro e depois o outro.

O resto tá certinho, no começo de cada aula poderia ter uma revisão rápida das etapas anteriores, ou 10 minutos pra tirarem dúvidas; e no final da aula uma revisão do que foi ensinado no dia (3 ou 4 minutos finais).

Em 23/08/2016 at 16:47, Meneghetti disse:

Legal! Com base no jeito que eu ensino, minha sugestão seria fazer o seguinte esquema:

Mostrar conteúdo oculto

1a. Flor/Margarida
(meios brancos em volta do centro amarelo) 

1b. Cruz branca 
(passar os meios brancos para o lado do centro branco)

2a. Notação 
(R R' R2, U U' U2...)

2b. Cantos da primeira camada 
(usando apenas o pesca: R U R', repetindo ele até 4 vezes)

3. Meios da segunda camada
(usando apenas o mutreta+pesca: R' F R F' R U R', repetindo ele até 3 vezes)

4. Meios da última camada
(orientação usando apenas o fruruf: F R U R' U' F', repetindo ele até 3 vezes)

5. Cantos da última camada
(orientação usando apenas o Sune: R U R' U R U2 R', repetindo ele até 3 vezes)

6. Arrumar cantos amarelos
(permutação usando apenas a A-perm: [R' F R'] B2 [R F' R'] B2 R2, repetindo ela até 2 vezes)

7. Arrumar meios amarelos 
(permutação usando apenas a U-perm: F2 U [L R'] F2 [L' R] U F2, repetindo ela até 3 vezes)

8. Treino

9. Campeonato

10. Campeonato

Do 3 até o 7 vai ter pouco conteúdo pra passar, mas provavelmente vai ter muitas dúvidas pra tirar e coisas pra relembrar, então tem que reservar um tempo pra isso.

Bah, obrigada gente. :D

Vou atualizar o cronograma!

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada nesses algoritmos pra permutação da ultima camada

Meios: M2 u' M' u2 M' u' M2

Cantos: F2 (R2 U' L2 U)2 F2

Editado por Filipe Teixeira

Compartilhar este post

Link para o post