Postado Agosto 3, 2016 E aí pessoal! Estava olhando alguns vídeos deste canal (e já recomendo) e me deparo com este. Basicamente é citado um livro que apresenta a "Gravitação Efeito Ilha", como uma teoria para substituir a Relatividade Geral de Einstein. O ponto chocante é a frase: "A Teoria da Relatividade atrasou a HUMANIDADE em cem anos". Eu achei interessante, e vocês? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 Bem..... a vida moderna não existiria sem a teoria da relatividade geral de Einstein (GPS e coisas do tipo)... além de diversos experimentos que comprovaram as suas equações , desde coisas simples como corrigir o erro no calculo de orbitas de planetas, até coisas mais complexas como a recente comprovação da existência de ondas gravitacionais, que em breve deverá se tornar algo muito mais confiável com a detector que esta sendo finalizado na Europa e pelo LISA Pathfinder. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 Para quem interessar, vejam os vídeos anteriores a este do canal (seguindo a numeração) que abordam o mesmo tema. É falado sobre a constante gravitacional e é explicada essa teoria da Gravitação Efeito Ilha. Eu não me interesso por física tanto quanto por biologia, mas confesso que fiquei chocado por saber que a teoria da Relatividade pode estar errada. Segue um link com uma entrevista do César Lattes (este cientista que disse que esta teoria atrasou a humanidade) tratando justamente este assunto: http://inacreditavel.com.br/wp/entrevista-cesar-lattes-fala-sobre-einstein/ Segue um trecho da entrevista (o final é engraçado hehe): Professor Lattes, o físico inglês Stephen Hawking afirmou, em seu livro “Uma breve história do tempo” que os físicos têm gasto tempo demais na pesquisa da física de partículas. O senhor concorda com isso? César Lattes: Aquele livro é uma droga, uma porcaria. Ele não tem representatividade nenhuma na física. Sua fama é fruto só da imprensa. Ele é um mau caráter. O resumo da biografia do Newton que ele fez mostrou que ele morre de inveja do Newton. Hawking chamou o maior físico de todos os tempos de mau caráter, que gostava de dinheiro… é um pobre coitado. Mas ele é um físico muito conceituado… César Lattes: Ele pode ser conceituado na imprensa, mas não é conceituado no meio científico. O senhor é tido como um crítico de Einstein, não é mesmo? César Lattes: Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar. E onde exatamente ele cometeu a falha a qual o senhor está falando? César Lattes: Quando ele plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905. A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Ele não inventou a relatividade. Quem realizou os cálculos corretos para a relatividade foi Poincaré. A fama de Einstein é mais fruto do lobby dele na física do que de seus méritos como cientista. Ele plagiou a Teoria da Relatividade. Se você pegar o livro de história da física de Whittaker, você verá que a Teoria da Relatividade é atribuída a Henri Poincaré e Hawdrik Lawrence. Na primeira edição da Teoria da Relatividade de Einstein, que ele chamou de Teoria da Relatividade Restrita, Ele confundiu medida com grandeza. Na segunda edição, a Teoria da Relatividade Geral, ele confundiu o número com a medida. Uma grande bobagem. Einstein sempre foi uma pessoa dúbia. Ele foi o pacifista que influenciou Roosevelt a fazer a bomba atômica. Além disso, ele não gostava de tomar banho… Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 Assisti os vídeos sobre gravitação. Ele fala tanta coisa errada que eu não saberia nem por onde começar a criticar. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 Coincidentemente, acabei de assistir os vídeos dele também. Só que sobre design inteligente (são duas partes). A única coisa que eu não gosto de vídeos e pessoas assim é que nunca há uma TONELADA de documentação a ser averiguada e analisada... é sempre uma defesa de um "terceiro". Ninguém se compromete a falar "eu descobri" ou "eu tenho a MINHA prova"... é sempre alguém além deles. Na ciência, é costume os pesquisadores/matemáticos/cientistas indicarem que irão começar um trabalho de estudo de alguma teoria ou melhor, um campo e ANOS DEPOIS ele apresenta o resultado para A COMUNIDADE CIENTÍFICA. Ou seja: Ele, para contestar algo, necessita de muito material e trabalho para mostrar o ponto de vista dele. Já houveram inúmeros casos em que a comunidade aceitou essas novas ideias em vários campos dentro da ciência. É sempre algo com uma agenda religiosa... sempre... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 Apenas comentando um pouco sobre o que o Lehwing falou, no video ele utiliza como base apenas um livro e uma transcrição do que Cezar Lates teria falado, para tentar invalidar uma teoria amplamente aceita pela comunidade cientifica, comprovada por pesquisadores independentes e amplamente utilizada na pratica por engenheiros. Um ponto questionável sobre a entrevista, foi publicada em 05/08/96 no jornal Diário do Povo, será que foi transcrita corretamente, será que tem erros de interpretação do entrevistador, que provavelmente possuía um conhecimento limitado do assunto? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 Bem, já vou desconfiar do analista ao falar sobre Einstein e Bomba Atômica. Einstein foi um (UM) dos vários cientistas judeus a assinar um abaixo-assinado, mas as pessoas chaves para o Projeto Manhattam foram Leslie Groves e Robert Oppenheimer. Sobre a teoria da relatividade, a polêmica é semelhante ao caso de Leibniz e Newton: Leibniz tinha uma teoria mais avançada, porém a de Newton se tornou mais famosa (e Einstein, obviamente, usou como base para suas teorias, o trabalho de dezenas de estudiosos não tão conhecidos, o que é bem diferente de plagiar). Mesmo que a teoria esteja errada (e em algum ponto, qualquer teoria da física está), ela ainda é suficiente para os usos práticos que temos hoje (satélites geoestacionários, ISS...), então não vejo como atrasou o mundo em 100 anos. Mas claro, não sou físico, entendo nada do assunto e não vou ficar discutindo. Pra mim, tanto faz se Einstein estava errado ou não (a mecânica clássica já é suficiente para minha vida...) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 3, 2016 1 hora atrás, MosAxz disse: (a mecânica clássica já é suficiente para minha vida...) É suficiente pra vida de todos nós. Aí vai um vagabundo e inventa de jogar uma partícula numa caixa... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 4, 2016 Bom gente, achei interessante os comentários de vocês. Como eu entendo pouco de física, vou mais ler do que escrever mas quero acompanhar este assunto. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 4, 2016 11 horas atrás, Allyson Dias disse: Bom gente, achei interessante os comentários de vocês. Como eu entendo pouco de física, vou mais ler do que escrever mas quero acompanhar este assunto. Dica: Scientific American Brasil. É uma revista divertida de ler, mas com conhecimentos aprofundados (diferente da Superinteressante, que hoje em dia só fala de religião e comportamento). Tenho algumas edições aqui e é incrível a qualidade, principalmente nos artigos de física (até porque, são artigos científicos e não textos jornalísticos). Faz tempo que não pego uma revista, mas é uma das melhores produções científicas para o grande público que já vi... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 10, 2016 Só queria deixar registrado aqui que o dono do canal Ciência de Verdade me bloqueou nos comentários dos vídeos dele. Isso porque postei comentários contrários à "ciência" que ele defende. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 10, 2016 6 hours ago, Felipe Rigon said: Só queria deixar registrado aqui que o dono do canal Ciência de Verdade me bloqueou nos comentários dos vídeos dele. Isso porque postei comentários contrários à "ciência" que ele defende. Bah, complicado isso aí. :/ Ou concorde comigo ou será bloqueado, não me parece justo, nem democrático. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 10, 2016 2 horas atrás, Rafaela disse: Bah, complicado isso aí. :/ Ou concorde comigo ou será bloqueado, não me parece justo, nem democrático. Ainda mais se você falar um monte de asneiras e propagar ideias pseudocientíficas ou conspiratórias, dizendo se tratar de "ciência de verdade". hahahahahaha O fato dele ter me bloqueado já mostra o quão errado ele está nos vídeos dele, em minha opinião. E o pior é que tem gente que acredita em tudo o que ele fala. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 10, 2016 Bem, o cara está sendo coerente. Ele leu que ciência de verdade se faz com o contraditório dos pares, como você não é par dele... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 10, 2016 6 horas atrás, MosAxz disse: Bem, o cara está sendo coerente. Ele leu que ciência de verdade se faz com o contraditório dos pares, como você não é par dele... Ímpar 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites