Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Allyson Dias

Desconstruindo a Relatividade de Einstein

15 posts neste tópico

E aí pessoal! 

Estava olhando alguns vídeos deste canal (e já recomendo) e me deparo com este. Basicamente é citado um livro que apresenta a "Gravitação Efeito Ilha", como uma teoria para substituir a Relatividade Geral de Einstein.

O ponto chocante é a frase: "A Teoria da Relatividade atrasou a HUMANIDADE em cem anos".

Eu achei interessante, e vocês?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem..... a vida moderna não existiria sem a teoria da relatividade geral de Einstein (GPS e coisas do tipo)... além de diversos experimentos que comprovaram as suas equações , desde coisas simples como corrigir o erro no calculo de orbitas de planetas, até coisas mais complexas como a recente comprovação da existência de ondas gravitacionais, que em breve deverá se tornar algo muito mais confiável com a detector que esta sendo finalizado na Europa e pelo LISA Pathfinder.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem interessar, vejam os vídeos anteriores a este do canal (seguindo a numeração) que abordam o mesmo tema. É falado sobre a constante gravitacional e é explicada essa teoria da Gravitação Efeito Ilha.

Eu não me interesso por física tanto quanto por biologia, mas confesso que fiquei chocado por saber que a teoria da Relatividade pode estar errada. 

Segue um link com uma entrevista do César Lattes (este cientista que disse que esta teoria atrasou a humanidade) tratando justamente este assunto:

http://inacreditavel.com.br/wp/entrevista-cesar-lattes-fala-sobre-einstein/

Segue um trecho da entrevista (o final é engraçado hehe):

Professor Lattes, o físico inglês Stephen Hawking afirmou, em seu livro “Uma breve história do tempo” que os físicos têm gasto tempo demais na pesquisa da física de partículas. O senhor concorda com isso?

César Lattes: Aquele livro é uma droga, uma porcaria. Ele não tem representatividade nenhuma na física. Sua fama é fruto só da imprensa. Ele é um mau caráter. O resumo da biografia do Newton que ele fez mostrou que ele morre de inveja do Newton. Hawking chamou o maior físico de todos os tempos de mau caráter, que gostava de dinheiro… é um pobre coitado.

Mas ele é um físico muito conceituado…

César Lattes: Ele pode ser conceituado na imprensa, mas não é conceituado no meio científico.

O senhor é tido como um crítico de Einstein, não é mesmo?

César Lattes: Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.

E onde exatamente ele cometeu a falha a qual o senhor está falando?

César Lattes: Quando ele plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905. A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Ele não inventou a relatividade. Quem realizou os cálculos corretos para a relatividade foi Poincaré. A fama de Einstein é mais fruto do lobby dele na física do que de seus méritos como cientista. Ele plagiou a Teoria da Relatividade. Se você pegar o livro de história da física de Whittaker, você verá que a Teoria da Relatividade é atribuída a Henri Poincaré e Hawdrik Lawrence. Na primeira edição da Teoria da Relatividade de Einstein, que ele chamou de Teoria da Relatividade Restrita, Ele confundiu medida com grandeza. Na segunda edição, a Teoria da Relatividade Geral, ele confundiu o número com a medida. Uma grande bobagem. Einstein sempre foi uma pessoa dúbia. Ele foi o pacifista que influenciou Roosevelt a fazer a bomba atômica. Além disso, ele não gostava de tomar banho…

Compartilhar este post

Link para o post

Assisti os vídeos sobre gravitação. Ele fala tanta coisa errada que eu não saberia nem por onde começar a criticar. 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Coincidentemente, acabei de assistir os vídeos dele também.

Só que sobre design inteligente (são duas partes).

A única coisa que eu não gosto de vídeos e pessoas assim é que nunca há uma TONELADA de documentação a ser averiguada e analisada...   é sempre uma defesa de um "terceiro". Ninguém se compromete a falar "eu descobri" ou "eu tenho a MINHA prova"...    é sempre alguém além deles.

Na ciência, é costume os pesquisadores/matemáticos/cientistas indicarem que irão começar um trabalho de estudo de alguma teoria ou melhor, um campo e ANOS DEPOIS ele apresenta o resultado para A COMUNIDADE CIENTÍFICA. Ou seja: Ele, para contestar algo, necessita de muito material e trabalho para mostrar o ponto de vista dele. Já houveram inúmeros casos em que a comunidade aceitou essas novas ideias em vários campos dentro da ciência.

É sempre algo com uma agenda religiosa...   sempre...

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas comentando um pouco sobre o que o Lehwing falou, no video ele utiliza como base apenas um livro e uma transcrição do que Cezar Lates teria falado, para tentar invalidar uma teoria amplamente aceita pela comunidade cientifica, comprovada por pesquisadores independentes e amplamente utilizada na pratica por engenheiros.

Um ponto questionável sobre a entrevista, foi publicada em 05/08/96 no jornal Diário do Povo, será que foi transcrita corretamente, será que tem erros de interpretação do entrevistador, que provavelmente possuía um conhecimento limitado do assunto?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, já vou desconfiar do analista ao falar sobre Einstein e Bomba Atômica. Einstein foi um (UM) dos vários cientistas judeus a assinar um abaixo-assinado, mas as pessoas chaves para o Projeto Manhattam foram Leslie Groves e Robert Oppenheimer.

Sobre a teoria da relatividade, a polêmica é semelhante ao caso de Leibniz e Newton: Leibniz tinha uma teoria mais avançada, porém a de Newton se tornou mais famosa (e Einstein, obviamente, usou como base para suas teorias, o trabalho de dezenas de estudiosos não tão conhecidos, o que é bem diferente de plagiar). Mesmo que a teoria esteja errada (e em algum ponto, qualquer teoria da física está), ela ainda é suficiente para os usos práticos que temos hoje (satélites geoestacionários, ISS...), então não vejo como atrasou o mundo em 100 anos.

Mas claro, não sou físico, entendo nada do assunto e não vou ficar discutindo. Pra mim, tanto faz se Einstein estava errado ou não (a mecânica clássica já é suficiente para minha vida...)

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, MosAxz disse:

(a mecânica clássica já é suficiente para minha vida...)

É suficiente pra vida de todos nós. Aí vai um vagabundo e inventa de jogar uma partícula numa caixa...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bom gente, achei interessante os comentários de vocês. Como eu entendo pouco de física, vou mais ler do que escrever mas quero acompanhar este assunto.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Allyson Dias disse:

Bom gente, achei interessante os comentários de vocês. Como eu entendo pouco de física, vou mais ler do que escrever mas quero acompanhar este assunto.

Dica: Scientific American Brasil. É uma revista divertida de ler, mas com conhecimentos aprofundados (diferente da Superinteressante, que hoje em dia só fala de religião e comportamento). Tenho algumas edições aqui e é incrível a qualidade, principalmente nos artigos de física (até porque, são artigos científicos e não textos jornalísticos). Faz tempo que não pego uma revista, mas é uma das melhores produções científicas para o grande público que já vi...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Só queria deixar registrado aqui que o dono do canal Ciência de Verdade me bloqueou nos comentários dos vídeos dele. Isso porque postei comentários contrários à "ciência" que ele defende.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
6 hours ago, Felipe Rigon said:

Só queria deixar registrado aqui que o dono do canal Ciência de Verdade me bloqueou nos comentários dos vídeos dele. Isso porque postei comentários contrários à "ciência" que ele defende.

Bah, complicado isso aí. :/

Ou concorde comigo ou será bloqueado, não me parece justo, nem democrático.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Rafaela disse:

Bah, complicado isso aí. :/

Ou concorde comigo ou será bloqueado, não me parece justo, nem democrático.

Ainda mais se você falar um monte de asneiras e propagar ideias pseudocientíficas ou conspiratórias, dizendo se tratar de "ciência de verdade".
hahahahahaha

O fato dele ter me bloqueado já mostra o quão errado ele está nos vídeos dele, em minha opinião. E o pior é que tem gente que acredita em tudo o que ele fala.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o cara está sendo coerente. Ele leu que ciência de verdade se faz com o contraditório dos pares, como você não é par dele...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, MosAxz disse:

Bem, o cara está sendo coerente. Ele leu que ciência de verdade se faz com o contraditório dos pares, como você não é par dele...

Ímpar :P 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post