Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
João Vinicius Santos

Qual o Cubo Mais difícil que você já montou?

13 posts neste tópico

Olá amigos cubistas, tudo joia?

Criei esse tópico para que possamos compartilhar os cubos mais complicados que já montamos, não precisa ter sido fisicamente, por exemplo, o mais difícil que eu já montei na minha opinião foi um Dragon 3x3 do aplicativo Magic Puzzle Pro. Ele na verdade é um shapemod de 3x3, mas você tem que prestar atenção na orientação de todas as peças inclusive dos meios e saber reconhecer bem as peças, baixei o aplicativo há uns quinze dias e só consegui terminar de montar esse cubo hoje, em breve tentarei montar a versão 4x4 dele.

Mas o cubo mais complicado que eu já montei fisicamente foi o 5x5, adquiri faz pouco tempo e já tô conseguindo fazer ele em uns quinze minutos, embora não seja um dos mais dificeis, é o mais complicado da minha coleção por ser minuscula. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais complicado que ja montei foi o Eitan's Star. 

Eu levei cerca de 6 meses para desenvolver técnicas para resolvê-lo pela primeira vez.

Porém o Geared Mixup e o pocket geranium também não ficam pra trás :P

abs !!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Latch Cube, eu já apanho muito para resolver cubos com restrições, mas um cubo em que as restrições ficam diferentes a cada giro, é um verdadeiro pesadelo, resolvi ele apenas uma vez. Uma hora quando eu enlouquecer e quiser embaralhar ele de novo eu gravo um video dele e embaralho de uma vez.

Rubik3x3x3LatchPhoto.jpg

Ele tem essas setas e o cubo só gira no sentido da setas, se tiverem duas setas de sentidos opostos no cubo, ele não gira pra lado nenhum, e se não tiver nenhuma seta, ele gira para qualquer lado, mas geralmente quando ele está embaralhado a maioria das caras não gira pra lado nenhum mesmo. :P

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo responder decentemente essa pergunta, pois tiveram puzzles que foram dor de cabeça durante uma fase e outros que são simplesmente recentes para mim. Explico.

No início eu apanhava muito do rexcube, mas eu usava uns algoritmos que exigia setups muito complicados. Depois com um algoritmo melhor ficou mais bem "suave".

Depois apanhei muito do 3x4x5, quando eu achava que tinha pegado o jeito, encontrava um beco sem saída em outra resolução. Agora estou em paz com ele também, embora ainda me dê alguns "brancos" na hora.

Existe agora os puzzles mais "recentes" na minha coleção, que eu simplesmente não tive muito tempo ainda pra me habituar, tais como 2x4x6 e 4x4x6 fisher por exemplo.

Um dia pretendo embaralhar todos os puzzles aqui e fazer uma analise geral, ai posso responder decentemente com mais precisão. Ainda mais que eu estou fazendo várias experiências com bloqueios no 3x3x3 também.

On 22/07/2016 at 14:32, João Vinicius Santos said:

.....Dragon 3x3 do aplicativo Magic Puzzle Pro.....

Também me aventurei nesses "dragons" no Magic Puzzle Pro.. loucura mesmo. Além de difíceis, chega uma hora que cansa procurar onde encaixam as peças virtualmente. 

As vezes eu fico só abrindo alguns lá pra ver como eles ficam embaralhados e nem me atrevo a começar LOL.

Editado por Antonio Bill
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutes ago, Antonio Bill said:

No início eu apanhava muito do rexcube, mas eu usava uns algoritmos que exigia setups muito complicados. Depois com um algoritmo melhor ficou mais bem "suave".

Eu ainda apanho feito um desgraçado :P ainda não descobri algoritmos bons pra ele, por sinal está embaralhado desde a última vez que eu embaralhei.

23 minutes ago, Antonio Bill said:

Um dia pretendo embaralhar todos os puzzles aqui e fazer uma analise geral, ai posso responder decentemente com mais precisão. Ainda mais que eu estou fazendo várias experiências com bloqueios no 3x3x3 também.

A quantas anda aquele seu cubo 3x3 com bloqueios?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
20 hours ago, OCaraDosCubos said:

...

A quantas anda aquele seu cubo 3x3 com bloqueios?...

Digamos que ele está semi completo. Fiz um esquema maluco com parafusos, e pras peças de bloqueio eu comecei usando palitos de madeira com adesivos ou pintados. Tipo aqueles palitos de sorvete que compra em papelaria ou supermercado.

Obs.: o visual dele ficou grotesco, mas goste rsrs.

Porem os palitos são ruins de furar, e  por serem frágeis rachavam. Sendo necessário reforçar com fita adesiva. Então mudei pra algo mais prático como peças de plástico retiradas de capas velhas de CD que tenho aqui.

Ainda tenho que terminar de fazer todas as peças, e pretendo gravar um vídeo.

Como estou fazendo várias coisas em paralelo nas horas vagas, ainda vai um tempinho.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Square-1.

Eu odeio cubos com problema de paridade. E o algorítmo pra resolver o problema de paridade desse cubo é gigantesco.

Uma época eu treinava esse cubo e decorei o algoritmo. Hoje já esqueci.

Compartilhar este post

Link para o post
3 hours ago, OCaraDosCubos said:

O square é tão chatinho que nem merece o esforço de alguém tentar resolver sozinho :P

Quem sabe montar square no Brasil, agradeça a Cinoto

Compartilhar este post

Link para o post
58 minutes ago, Ícaro Pereira said:

Quem sabe montar square no Brasil, agradeça a Cinoto

Pior que aprendi a montar com o tutorial de um espanhol. O (3,0)/(-3,0)/(3,0)/(-3,0) foi fácil de descobrir sozinho, o problema foi a paridade. Eu olhei precisamente esse tutorial pois dizia no título que só usava 1 algoritmo além da paridade, que era esse daí. Voltar para a forma cúbica é bem fácil, é como se fosse a cruz do cubo, é mais fácil você entender sozinho como se faz a partir da flor do que ver um tutorial pra ver como faz. 

Editado por OCaraDosCubos
burrice

Compartilhar este post

Link para o post

Não exatamente Icaro .

Eu aprendi sozinho. demorei 3 meses até resolvê-lo pela primeira vez.

A paridade eu aprendi em um tutorial gringo.

abs !!

Compartilhar este post

Link para o post

O square foi uma relação de amor e ódio mesmo. E olha que eu comecei com o monocromático, que tinha apenas que devolver pra forma cúbica. Eu comprei na inocência sem nem saber direito como ele era e que tinha versão colorida. Se não me engano ele foi o 4º cubo que eu comprei na coleção.

No inicio eu considerava o "patinho feio" da coleção, por ser o que eu menos tinha vontade de embaralhar e resolver (eu não lembro qual tutorial que eu usei no caso dele na época).

Com o passar do tempo eu fui simpatizando mais e nem imaginava que hoje em dia eu teria o square 2.

Compartilhar este post

Link para o post

O square 2 eu penso em ter só pra completar a coleção, no Aliexpress tem ele por uns 10~15 dólares, considero um preço justo.  Eu gosto de ter versões maiores dos cubos normais, mas definitivamente têm cubos que eu considero mais importantes pra comprar primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post