Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
8-)

Entrevistas do Forum - Gilson Silva (Alekhine)

14 posts neste tópico

Como já adiantado na minha, escolhi entrevistar @Gilson Silva(às vezes também conhecido por Alekhine). Gilson, dispensa maiores apresentações, mas caso alguém tenha caído de para-quedas aqui e agora, segue uma breve: Casado, 30 anos, residente em Pinhalzinho-SP, Gilson é professor de matemática, enxadrista e cubista. Ganhou notoriedade ao participar do programa de TV "Os Incríveis". Cubista registrado na WCA desde 2011, vem progredindo a olhos vistos, especialmente nas modalidades vendadas e com os pés. Quem participou ou assitiu as peladas informais realizadas durante o Mundial de 2015, viu que montar o cubo não é a única coisa que Gilson faz bem com os pés: é também um futebolista de mão cheia! 8-)

Sem mais delongas, vamos às perguntas:

1. Como é ser professor de matemática? Você trabalha com alunos de que idade? Tem ou já teve a oportunidade de aproveitar o xadrez e/ou o cubo no contexto de suas aulas?

2. Que tal a experiência de participar d'"Os Incríveis"? E sentiu-se bem recebido pelo "povo da TV"? O que achou das participações de outros cubistas?

3. Que tal a experiência de participar do Mundial? Como se compara às demais competições?

4. Você nunca participou do Brasileiro??? Múltiplos infelizes impedimentos ou falta de vontade mesmo?

5. Como nasceu seu interesse pelo cubo? E pelas modalidades WF e BLD?

6. Sobre xadrez, sei que você é admirador incondicional de Alekhine. Pessoalmente, apesar de o admirar, desta época prefiro o Capablanca. Como você se sente quanto às alegações de que o Alekhine agiu de má-fé (e medo) nunca permitindo ao Capablanca uma revanche? Como você compara o Alekhine a outros jogadores citados como possíveis melhores de todos os tempos (notadamente Fischer e Kasparov)? E, finalmente, o que acha do Carlsen: vê nele potencial para tornar-se o maior de todos?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, gostaria de agradecer pelo convite, vamos lá.

1. Como é ser professor de matemática? Você trabalha com alunos de que idade? Tem ou já teve a oportunidade de aproveitar o xadrez e/ou o cubo no contexto de suas aulas?

R: Ser professor foi algo que eu sempre quis, mesmo antes de saber o que significava. Desde criança meu prazer sempre foi aprender para poder ensinar os colegas de sala, tenho isto comigo desde a pré-escola, que hoje chamamos de 1ª etapa, 2ª etapa, etc. Até os meus 6 anos de idade eu tinha meus irmãos por perto para poder ensinar, pouco antes de completar 7 anos eu fui adotado por outra família e me tornei filho único, mas o desejo continuou, passei pela escola estudando com afinco apenas Matemática, nas outras disciplinas fazia o mínimo possível só para não ficar com nota vermelha ( que meus alunos não saibam, rsrs). Não me vejo fazendo outra coisa, além de ensinar matemática. Costumo dizer que eu nunca saí da escola, terminei o 3º ano do Ensino Médio com 17 anos e já entrei na Faculdade,  no mesmo ano prestei o concurso para Secretário de Escola, passei em 2º Lugar. Terminei a Faculdade de Matemática com 20 anos e no ano seguinte comecei o Curso de Pedagogia, terminei o curso, assumi a Coordenação da Escola e no ano seguinte a Direção. Fui o Diretor mais jovem da região com 26 anos de idade.  Trabalho com alunos de 10 a 15 anos, já tem alguns anos que prefiro essa faixa etária e pelo fato de ensinar matemática o Xadrez e o Cubo estão constantemente envolvidos nas aulas. Um problemas que sempre gosto de mostrar a eles é o problema das 8 damas, além da geometria no cubo, relação de Euler, etc.

2. Que tal a experiência de participar d'"Os Incríveis"? E sentiu-se bem recebido pelo "povo da TV"? O que achou das participações de outros cubistas?

Foi fantástica, o interessante é que me convidaram para a primeira temporada só que o desafio era um pouco diferente e o formato que queriam seria impossível para mim. Não esperava outro convite para a 2ª temporada, quando aconteceu fiquei realmente muito feliz, minha esposa, meus irmãos e meus pais, (todos eles) também. A NatGeo ficou sabendo pela reportagem do Livro dos Recordes Brasileiros, o rankbrasil, em 2010 estabeleci um recorde de memória que dura até hoje http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/07bq/Memoria_Mais_Rapida    o pessoal foi muito atencioso, fiquei 6 dias no hotel, sempre com uma das produtoras disponíveis, tivemos reuniões, sessão de fotos, conheci o Cazé Peçanha que é super gente boa, tive uma ótimo relação com os outros participantes. Criamos um grupo no whatsapp e mantemos contato até hoje, por lá e pelo facebook. Na temporada que participei teve o Dechichi e o Gustavo Franck, se não me engano o Dechichi não cumpriu o desafio dentro do tempo, entretanto, como nenhum dos participantes do episódio dele tinha conseguido eles foram pra votação e o Dechichi ganhou. O Gustavo cumpriu o desafio e mesmo na votação contra outra candidata que havia cumprido também, ele ganhou. Os dois estavam nas modalidades que são melhores (ou eram) Dechichi montou 3 cubos vendados e o Gustavo montou o 7x7. Talvez se eu montasse com os pés estaria mais calmo e teria mais chances, o impacto poderia ser maior também, de certa forma seria injusto porque o Cinoto e o Campanha são melhores do que eu nesta modalidade (na época o Chan não estava na minha frente).

3. Que tal a experiência de participar do Mundial? Como se compara às demais competições?

Foi uma experiência sem igual, você estar ao lado dos melhores cubistas do Mundo de todas as modalidades, é uma sensação que não dá nem pra descrever. Participando do Mundial cheguei a pensar sou fraco mesmo, se fosse no Xadrez diria que sou " O último dos Capivaras", no cubo acredito que ainda não tenha um termo semelhante, rsrs.

4. Você nunca participou do Brasileiro??? Múltiplos infelizes impedimentos ou falta de vontade mesmo?

Infelizmente nunca participei do Brasileiro, ou foi por ter participado de outro (s) campeonato (s) próximos ou por ter que visitar meus pais (biológicos) ou irmãos mesmo. Este ano também não participarei, pelos mesmos motivos.

5. Como nasceu seu interesse pelo cubo? E pelas modalidades WF e BLD?

Apesar de montar o Cubo Mágico desde 2005 minha preferência sempre foi o Xadrez e a Memorização, de 2005 a 2010 montava o Cubo Mágico de vez em quando sabendo apenas o método básico. Quando estabeleci o recorde de memorização em 2010, dei entrevistas para alguns jornais da minha cidade e nas cidades vizinhas, numa dessas entrevistas sai na capa do jornal com o Cubo Mágico, minha cidade é pequena, aproximadamente 14.000 habitantes. Recebi menção honrosa da Câmara dos Vereadores e tudo mais, os alunos e pais de alunos ficaram interessados por um projeto de Cubo Mágico na escola, comecei a desenvolver o projeto em agosto de 2010. No final do ano teria um campeonato e eu não fazia ideia de como organizava, regras e etc. Mandei um e-mail para o Cinoto e ele disse que viria até a nossa escola pra ajudar no campeonato, falei sobre ele com os alunos, mostrei alguns programas que ele foi e os alunos ficaram muito animados. No dia 05 de dezembro de 2010 o Cinoto e a Giana foram até a escola, eles como sempre demonstrando muita atenção pela criançada e eu mais ansioso que os alunos, na época o Cinoto tinha mandado um 42.78 com os pés que era top-3 do Mundo, estávamos com uma pessoa super experiente e entre os 3 melhores do mundo, ele levou vários cubos que a criançada pode mexer, perguntar, conhecer. Ele tem uma parte no site dele que fala sobre escolas e tem foto e a reportagem que saiu deste campeonato. http://www.cinoto.com.br/website/index.php/adaodelima

Na época eu montava em torno de 45~50 segundos o 3x3, e vi o Cinoto fazendo com os pés ao vivo nesse mesmo tempo, com as mãos ele tinha montado em 22 segundos e com uma mão em 36 segundos eu perguntei como era possível ser tão rápido e ele me disse tem que aprender o fridrich aí comecei realmente a gostar (e muito, e muito, muito, muito) de Cubo Mágico e estudar o fridrich, na hora eu pensei é isso que quero fazer, na primeira vez que participei com os pés fiquei em 2º da América do Sul e desde lá nunca mais parei, aprendi as outras modalidades, mas monto sem pretensão de resultados expressivos, só que quando assistia a modalidade de BLD nos campeonatos sempre admirava, tentei algumas vezes aprender, sem sucesso.  Em Janeiro de 2015 falei pra minha esposa dessa vez vou começar a treinar vendado até aprender e assisti exaustivamente este vídeo do Dechichi https://www.youtube.com/watch?v=cUfjkXXFEak, não me preocuparei com outra modalidade enquanto isso e nem com os meus erros, não vou desanimar e estabelecerei algumas metas. A 1ª aprender, depois fazer em até 10 minutos, até 5 minutos, até 3 minutos, depois fazer dois cubos vendados, três cubos e assim por diante. Tentei o mês de Janeiro, todos os dias, umas 10 tentativas por dia, sem sucesso, inclusive no Pré-Mundial que faltou muito pouco mesmo depois de uns 8 minutos de memorização do cubo. Na última semana de Janeiro de 2015 consegui pela primeira vez e fui cumprindo as minhas metas, no dia 05/05/2015 consegui fazer 2/2 MBLD (no dia do meu aniversário) e fui aumentando a quantidade de cubos, atualmente estou fazendo 7/7 em casa e no Oficina acertei 6/6, tentei 8 cubos algumas vezes fazendo 6/8, 7/8 e quando acertei 8/8 foi em mais de 1 hora. As duas próximas metas são 8/8 no MBLD e single sub 60" no BLD.

6. Sobre xadrez, sei que você é admirador incondicional de Alekhine. Pessoalmente, apesar de o admirar, desta época prefiro o Capablanca. Como você se sente quanto às alegações de que o Alekhine agiu de má-fé (e medo) nunca permitindo ao Capablanca uma revanche? Como você compara o Alekhine a outros jogadores citados como possíveis melhores de todos os tempos (notadamente Fischer e Kasparov)? E, finalmente, o que acha do Carlsen: vê nele potencial para tornar-se o maior de todos?

Realmente admiro e muito o Xadrez de Alekhine, a disposição que ele jogava e a criatividade são coisas maravilhosas de destacar, talvez como jogador o maior de sua época (ou um dos maiores) como pessoa não foi um exemplo a ser seguido, inclusive há relatos de simultânea às cegas que ele sabia que seria dada e entrava em contato com a organização para fazê-la no lugar de outro Mestre, atitude detestável se for verídico. Quanto a evitar o Capablanca, o fato de não querer ou não participar dos mesmos torneios é apenas uma decisão pessoal, agora evitar uma revanche não é justo de forma alguma, nem com o Capa nem com os amantes do Xadrez, se ele teria ganhado ou perdido numa revanche nunca saberemos, o que sei é que ele morreu sendo Campeão Mundial de Xadrez, rsrs. No futebol há muito disso de comparar grandes jogadores de diferentes épocas, às vezes, ou melhor na maioria das vezes é injusto, os adversários eram outros, a tecnologia era outra, a forma de estudo, a remuneração, os treinos, e tudo mais. Costumo dizer que cada um destes que você citou foram os melhores de sua época. (a única divergência seria entre o Alekhine e o Capablanca) Acredito que um GM que faleceu em 1997 poderia dar essa resposta por ter jogado contra vários grandes jogadores de diferentes épocas O grande Miguel Najdorf. Acompanho o Carlsen desde que ele conseguiu se tornar GM, Ele veio pra ficar mesmo, com a intenção de ser o melhor do Mundo e pra bater o garoto (agora com 25 anos) na época o Mozart do Xadrez vai ser difícil, sobre se tornar o maior de todos acho que já respondi. Abraços e até as próximas perguntas.

Editado por Carlos de Alcântara
Removendo texto de quote
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

7 - Como anda a vida de casado?! Sempre me interesso porque deve ser uma experiência e tanto morar com alguém por tempo indeterminado. Vocês costumam fazer de tudo juntos? Cada um tem seus momentos particulares? (não tenho muita noção do que é uma pergunta muito pessoal, qualquer coisa é só pular)

8 - E o pessoal do colégio de Pinhalzinho, aqueles que assisti no dvd continuam praticando? Tem uma nova geração? O projeto continua? Como tá?

9 - Quando te conheci você usava muitos acessórios de metal, tipo anéis, colares etc. Não lembro se já te perguntei sobre isso. Foi uma fase meio rapper que passou? Por que começou e por que parou de usar?

Compartilhar este post

Link para o post

10 - Na resposta número 2, vc comentou "[...] só que o desafio era um pouco diferente e o formato que queriam seria impossível para mim.". Como era esse desafio? A chance de cumprir esse desafio era nula mesmo ou havia alguma chance real, mesmo que pequena? Não abriram a possibilidade de vcs negociarem as condições do desafio?

11 - Como é seu método de memorização de dígitos? É um método comum entre a galera que compete nessa modalidade de memorização? Deu pra aproveitar alguma coisa desse método no cubo mágico, quando começou no BLD?

Compartilhar este post

Link para o post

7 - Como anda a vida de casado?! Sempre me interesso porque deve ser uma experiência e tanto morar com alguém por tempo indeterminado. Vocês costumam fazer de tudo juntos? Cada um tem seus momentos particulares? (não tenho muita noção do que é uma pergunta muito pessoal, qualquer coisa é só pular)

Tranquilo Carlos, falo sobre tudo sem problemas. A vida de casado é muito boa sim, o melhor de tudo é a cumplicidade, decidimos tudo juntos, entretanto, não fazemos tudo juntos, por exemplo eu gosto de treinar Cubo Mágico,Xadrez, Memorização e assitir filmes. Ela gosta de costurar, bordar e criar, tem vários trabalhos de artesanatos que ela desenvolve aqui tem alguns https://www.facebook.com/Eliziane.artesanatos/ em algum momento surge divergência ou discussão sobre algo, com conversa nos entendemos e bola pra frente. Eu brinco com ela dizendo que um problema ou discussão é como aprender as OLL's, você fica tentando, tentando, tentando, quando consegue percebe que é mais simples do que parece e vai para a próxima OLL. (ou outro problema, discussão, etc). Realmente não tenho do que reclamar ela é muito companheira e não me priva de nada do que eu gosto, nem tempo de treino, ou por exemplo no Pré-Mundial que fiquei 4 dias em SP e ela aqui, quando fui participar do programa "Os Incríveis" e ela entendeu e ficou muito feliz por mim. Pra falar a verdade quando desanimo de algo ela quem me incentiva e muito, ela costuma dizer, " Gilson, se for pra você desistir, que seja quando estiver no seu melhor, não no seu pior". 

8 - E o pessoal do colégio de Pinhalzinho, aqueles que assisti no dvd continuam praticando? Tem uma nova geração? O projeto continua? Como tá?

O pessoal que começou a treinar em 2010 alguns estão na faculdade e os mais novos entraram no Ensino Médio, ainda estão treinando constantemente, foi interessante que o 9º ano do ano passado dos 24 alunos 22 montavam o Cubo Mágico, e foram ensinando os irmãos e parentes. O pessoal brinca dizendo que é o bairro do Cubo Mágico. Tem uma "nova" geração sim, que vem melhor que a anterior, quando comecei o projeto eu sabia o método básico, nunca tinha participado de campeonato, ainda não sabia onde encontrar material e etc. A "nova" geração já começa em menos de 2 minutos e chegam ao sub 1' em menos de duas semanas. O projeto continua sim, toda sexta-feira das 12:00 as 13:00, mas os alunos levam o Cubo Mágico e praticam todos os dias nos intervalos e no final das aulas, tem dois alunos que levei em alguns campeonatos comigo os dois fazem 0 3x3, 4x4, OH,WF e o irmão mais velho está fazendo BLD, a minha vontade era levar todos, ou boa parte deles, espero que consiga no Campeonato de Jacareí. Estou fotografando e filmando algumas aulas pra fazer um compilado no final do ano também. 

9 - Quando te conheci você usava muitos acessórios de metal, tipo anéis, colares etc. Não lembro se já te perguntei sobre isso. Foi uma fase meio rapper que passou? Por que começou e por que parou de usar?

Usava sim, colar, pulseira, brinco e dez anéis, um em cada dedo, talvez a fase apenas nos acessórios tenha passado porque a mente é sempre rapper. (Os dois melhores são Eduardo ex- FC e GOG que é da sua região), começou com um brinco, achei legal, ai foi um anel, depois outro, e outro, apenas me sentia bem não pensava se as pessoas achavam um exagero ou não. Com a mesma naturalidade que comecei a usar comecei a tirar, foi o colar depois de um tempo foi o brinco, depois um anel, depois outro. Quem sabe não volte............

Já que citei os dois vou deixar uma música de cada um deles.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

10 - Na resposta número 2, vc comentou "[...] só que o desafio era um pouco diferente e o formato que queriam seria impossível para mim.". Como era esse desafio? A chance de cumprir esse desafio era nula mesmo ou havia alguma chance real, mesmo que pequena? Não abriram a possibilidade de vcs negociarem as condições do desafio?

O desafio que enfrentei foi,, apareceu 6 dígitos no telão eu tinha 2 segundos pra memorizá-los e em seguida escrevê-los, depois os dígitos aumentavam, 8, 10, 12 e 14 só que no mesmo tempo de 2 segundos. a primeira proposta que eles fizeram foi esse mesmo desafio só que eu não saberia se seriam 6,8,10,12 ou 14. Apareceria aleatoriamente, eu disse que era impossível porque mesmo sendo no mesmo tempo eu memorizo cada um deles de uma forma diferente, quando aparecesse o número eu perderia um "tempo" pra registrar a quantidade de algarismos e que forma utilizaria para memorizar, pra mim não teria chance de acertar,  a possibilidade de negociação só surgiu no ano seguinte felizmente eles ainda estavam interessados e me chamaram. Pra quem não assistiu o desafio era memorizar um total de 50 algarismos em 10 segundos e eu acertei 49 !!!!

11 - Como é seu método de memorização de dígitos? É um método comum entre a galera que compete nessa modalidade de memorização? Deu pra aproveitar alguma coisa desse método no cubo mágico, quando começou no BLD?

Eu sempre tive facilidade com memorização, antes do Cubo Mágico praticava Xadrez às cegas, sem peças nem tabuleiro só de memória, hoje não sei a cor nem da casa e4, rsrs,  eu colecionava cartões telefônicos até meus 20 anos, sabia a tiragem de cada um deles, placas de carros, capitais de países, etc. E comecei a memorizar números, ler sobre eventos de memorização, a maioria dos eventos é sobre a memorização a longo prazo, minutos ou horas, só que vi uma modalidade que era memorizar no menor tempo possível 5 segundos, 4 segundos até 0,5 segundos, não tem muitas pessoas que praticam esta modalidade, eu faço o seguinte se for pra memorizar um número de 10 algarismos, por exemplo, em 2 segundos ou menos, eu memorizo 4 algarismos de forma individual e os outros 6 algarismos eu vejo como um bloco, como se fosse apenas um, no começo fazia em 10 segundos até me acostumar bem, fui baixando o tempo aos poucos, comecei a praticar e algum tempo depois surgiu o recorde que estabeleci. 12 algarismos em 0,5 segundos, 14 algarismos em 1 segundo e 18 algarismos em 4 segundos. Pra uma memorização mais longa de vários dígitos ou objetos utilizo o alfabeto fonético que comentei no tópico de MBLD. 1- Teia 2- Noé  3- Mãe, etc. A cada 5 palavras é um cubo, estou utilizando no MBLD, o que gostaria é de fazer com as quinas este método que faço com os números, teria que atribuir para cada adesivo de quina  um número e fazer a conversão instantânea na memorização, meu cérebro já se acostumou com as letras, se eu fosse começar hoje talvez faria isso, mas agora não acredito que compense pra mim. Minha memorização do cubo tá sub 30", acredito que consiga chegar no sub 20"  de memorização ainda nas férias, vou trabalhar a execução, comutadores (de uma vez por todas) lá vou eu. Menegas, só completando, no outro dia após o Oficina Open comecei a usar a dica que você deu de não revisar o Cubo, minha taxa de acertos caiu para uns 15%, entretanto, bati PB duas vezes, 56.94 e 52.03. 

Abraços, até as próximas  perguntas.

Editado por Gilson Silva
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

12. Tem TOC? Imagens como essas te pertuba? Os cubos tem que serem guardados resolvidos?

13. Comutadores usados em manobras no cubo são um conceito da Matemática. Onde mais eles são usados?

14. Já teve paralisia do sono?

Compartilhar este post

Link para o post

12. Tem TOC? Imagens como essas te pertuba? Os cubos tem que serem guardados resolvidos?

Desculpem a demora é que esse final de semana foi muito corrido, agora estou tranquilo pronto pra maratona. Na verdade não tenho problema com TOC (graças a Deus), as imagens pra mim foram tranquilas, as únicas imagens que me pertubam de verdade são relacionadas a tripofobia, mas acredito que a maioria se sente perturbado com elas. Não me importo se os cubos estão resolvidos ou não, a única coisa é que sempre deixo na orientação que uso no Blind (azul na frente e amarelo em cima). 

13. Comutadores usados em manobras no cubo são um conceito da Matemática. Onde mais eles são usados?

Pra ser sincero, não me vêm nada agora sobre a aplicação dos comutadores. Vou pensar mais um pouco ou pesquisar por aí....

14. Já teve paralisia do sono?

Não tenho lembrança sobre se tive ou não alguma vez, o que acontece comigo (e muito, diga-se de passagem) é ter sonhos repetidos, que consigo antecipar os acontecimentos e algumas vezes eu saber que é sonho, pelas pessoas ao redor ou principalmente pelas roupas que estou vestindo. Esse são os melhores, sabendo que é sonho já até voei.

Abraços, até as próximas perguntas. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

15. Seus cubos principais.

16. Pratica ou praticava outros esportes?

17. Um algorítimo.

Compartilhar este post

Link para o post

18. Você gosta bastante de xadrez. Já conhece o Khet?

19. O que te motiva?

20. Por quanto tempo as "coisas" que você memoriza costumam perdurar na memória?

Compartilhar este post

Link para o post

Não abandonei a entrevista, tentei postar por várias vezes e só aparecia anexar arquivos, agora parece que deu certo.

15. Seus cubos principais.

3x3, OH e BLD uso o mesmo desde 2013 (BLD comecei em 2015) um Sulong, 4x4 uso um Aosu, 5x5 um SS, Pyra é da Moyu, no Feet uso um DIY (este foi o meu primeiro cubo). 2x2 empresto de alguém, 6x6 e 7x7 faço em 10 e 20 minutos, respectivamente, então só pego uma vez por mês e olhe lá.

16. Pratica ou praticava outros esportes?

Pratico futebol duas vezes por semana. Tenho vários troféus de Atletismo (pratiquei até os 21 anos), tanto de 100 m como corridas longas, a minha melhor marca foi 11.56 nos 100 m em 2003.

17. Um algorítimo. 

(R U R' U) (R U' R' U') (R' F R F')  Gosto desse algorítmo porque foi a única OLL que "descobri" sozinho, quando estava aprendendo o Fridrich.

Compartilhar este post

Link para o post

18. Você gosta bastante de xadrez. Já conhece o Khet?

Putz, não conhecia. Vi o vídeo no site e  achei bem interessante. Espero poder jogar alguma vez na vida.

19. O que te motiva?

Cubo Mágico é algo que quanto mais conheço, mais me apaixono. Vamos lá..... A vontade de melhorar,  alegria de ensinar e aprender com meus alunos e o apoio da minha esposa, tudo isso somado é o que me motiva. Um ingrediente que poderia colocar também é a grande pergunta que acredito que a maioria faz a si mesmo. Qual é o meu limite???? Tenho alguns números em mente espero estar errado, rsrs. 

20. Por quanto tempo as "coisas" que você memoriza costumam perdurar na memória?

Depende da necessidade das "coisas", pode durar segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, etc. Pra cada necessidade é uma técnica diferente. Por exemplo, no BLD preciso da informação durante poucos segundos, se eu montar o cubo e o próximo embaralhamento vier igual provavelmente eu não irei perceber, pra mim será como uma informação totalmente nova. (parece estranho, mas é verdade). No MBLD já aconteceu dos cubos ficarem memorizados por até 8 dias e eu só "esquecer" porque fiz outro MBLD, a informação nova substituiu a antiga. Algumas coisas estão na memória até hoje tipo RG e CPF dos meus pais, meu e da minha esposa, data de aniversário de todos da minha família, até daqueles primos distantes, rsrs. Placa dos carros de todos da família e dos colegas de trabalho, o nome completo de Dom Pedro I (tive que memorizar para o teatro na 4ª série e lembro até hoje) e outros.

Obs: Pra quem está memorizando os pares de letras pro BLD é interessante observar as placas dos carros, como são 3 letras, você já treina 6 palavras. Se tiver uma placa tipo CMZ - Cama, Maca, Mizuno, Zumbi, Cazé, Zacarias  

Abraços, até as próximas perguntas.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

21- Começou a memorizar as coisas com quantos anos?

22- Alguém (família/amigo) já te atazanou pelo motivo de você memorizar as coisas? 

23- Eu não sou fã de matemática (a palavra certa: preguiça para pensar) como posso ter uma aptidão para pensar e associar aos números? 

24- Decorar as coisas é um fato que pode deixar a mente preguiçosa? 

Compartilhar este post

Link para o post

25 - Acompanhou o Campeonato Brasileiro?

Acho que pode indicar mais alguém para ser entrevistado.

Compartilhar este post

Link para o post