Postado Junho 20, 2016 Nunca consegui fazer a cruz rapidamente, excetuando-se os casos em que ela está claramente visível. Já até assisti o vídeo do Cinoto e o do Renan, mas na hora que vou fazer, tenho dificuldade de visualizar tudo e conseguir pensar na cruz toda ao mesmo tempo. Sei que muitos de vocês são rápidos nisso, então podem me dar uma dica? Podem me dizer como vocês aprenderam a fazer a cruz sem demora? Podem recomendar algum treino para que eu aprenda? A cruz é o que mais me atrapalha e eu acho que ainda não sou sub 20 por causa dela. Quando ela está fácil, eu consigo fazer em uns 20 seg, ou até menos,mas se ela estiver difícil eu demoro uns 27 seg. obg 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 23, 2016 (editado) Cara, não sei se sou o mais indicado para responder isso mas enquanto os mitos daqui não acordam... Bom, uma coisa legal seria você embaralhar o cubo por um embaralhamento e testar só a cruz inúmeras vezes. A idéia é você perceber que existem várias formas de se fazer a cruz e quanto mais experiência nelas, melhor. Faça muitos testes, retorne as peças ao lugar de origem, faça com calma e prestando a atenção nas peças adjacentes. Não sei se esse é o melhor método, mas com certeza irá fazê-lo ver a cruz de um ângulo diferente. Espero que tenha ajudado de alguma forma, e não hesite em perguntar mais!! Abraços. Editado Junho 23, 2016 por Daniel Lehwing 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 26, 2016 Valeeeu, Daniel! Com certeza ajudou. Realmente vou fazer isso para que eu possa visualizar mais facilmente. Acho que é questão de prática mesmo. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 2, 2016 (editado) On 26/06/2016 at 17:09, Yago Valentim said: Valeeeu, Daniel! Com certeza ajudou. Realmente vou fazer isso para que eu possa visualizar mais facilmente. Acho que é questão de prática mesmo. Bom aí vai minha contribuição para o tópico: 1 - Já consegue fazer a cruz embaixo? Sim: Vá para o passo 2. Não: Aprenda a resolver a cruz de cabeça para baixo, pois isso lhe permitirá uma transição mais suave no f2l, sem necessidade de x2. Isso é difícil no começo mas depois você decora mini-algorítmos para resolver casos específicos como R' u R' u' para fazer flip em um meio no lugar ou R u R' u' para resolver um meio virado que está na camada de cima. 2 - Consegue resolver a cruz com posições relativas e depois fazer um movimento da camada de baixo para colocar tudo no lugar? Sim: Vá para o passo 3 Não: Se você resolve só em uma cor tente aprender o esquema de cores. Se resolve em 2 ou mais cores aprenda apenas as cores opostas. Se você sabe que cor está à direita de que cor fica mais fácil de fazer isso. Se você sabe apenas as cores opostas, verifique qual cor deve ir no lado de qual olhando o cubo antes de planejar a solução da cruz. Decida qual é a melhor peça para começar a resolver a cruz. Uma vez "resolvida" (resolvida: na camada de baixo com o adesivo da camada de baixo do meio alinhado com o centro da camada de baixo) você irá começar a colocar as outras peças nas posições relativa ao primeiro meio. Faça isso usando a ordem que decorou, ou que verificou no cubo antes. Por último, ajuste a cruz. 3 - Consegue prever toda a cruz na inspeção? Sim - Vá para o passo 4. Não: Então aprenda. Com a prática isso se torna natural. Tente ver como os movimentos irão afetar as próximas peças e daí planeje toda a cruz. Fica mais fácil se você quebrar a solução em "resolvo essas duas peças ao mesmo tempo e daí resolvo as outras duas" ou então, "resolvo essas tres e daí a última". Esqueça os 15 segundos de inspeção -> Planeje toda a cruz, nao importa quanto tempo levar. Depois de se especializar nisso conseguirá fazer em menos de 15 segundos. 4 - Treine, treine, treine Treine até resolver a cruz constantemente em menos de 3 segundos para uma média de 20 e menos de 2 para uma média de 15. Embaralhe o cubo e resolva só a cruz. (Se voce resolve em qualquer cor, cronometre apenas a cruz e entao resolva todo o cubo, ou para aproveitar cronometre cada etapa separadamente, se resolve em apenas uma cor apenas cronometre a cruz e parta pro proximo embaralhamento. se resolve so numa cor dá pra embaralhar sempre com a sua cor principal na camada de baixo e o verde na frente por exemplo, para economizar tempo de treino) dai Anote um embaralhamento que teve problemas. Tendo os embaralhamentos anotados, tente descobrir por que a cruz foi difícil e tente achar um jeito mais curto de resolver ela. A cruz pode ser resolvida em média em 6 movimentos. Mas se você sabe meios rápidos de resolver certas peças, use-os mesmo que seja mais movimentos. O que importa é a velocidade e a ergonomia. Também veja esse vídeo: Se gostou não esquece de dar like. Meu contador de likes agradece XD Editado Julho 2, 2016 por Filipe Teixeira 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 11, 2016 Muito obrigado pelos conselhos, @Filipe Teixeira. Sem dúvidas os seus conselhos e o vídeo me ajudarão muito. Vlw por ter escrito com tantos detalhes hahah Só vi sua msg agora. Por isso demorei a curtir 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites