Postado Junho 7, 2016 O entrevistado da vez é mais um cubista que tem xadrez percorrendo nas veias, filho de Mestre Internacional, Árbitro Internacional, 8-²)³, Marius van Riemsdijk. 1. Qual sua formação? 2. Já sabia resolver o cubo antes de conhecer a comunidade? Como aprendeu? 3. Como nasceu o interesse pelo cubo mágico? 4. Conhece a Holanda? Algum destaque da cultura holandesa? 5. Quando seu pai veio ao Brasil já havia se passado algum do pós-guerra. A situação na região influenciou sua vinda ao Brasil? 6. Você torce para algum time holandês? 7. Xadrez, Go, Shogi. Joga ou conhece mais algum jogo de tabuleiro semelhante? 8. Tem puzzles não oficiais? 9. Já deu aulas de quantas disciplinas? 10. Deseja ser delegado da WCA? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 7, 2016 1. Qual sua formação? Já iniciei cursos de Física, Matemática, Letras e Ciências Moleculares, todos abandonados sem conclusão. 2. Já sabia resolver o cubo antes de conhecer a comunidade? Como aprendeu?3. Como nasceu o interesse pelo cubo mágico? Vou juntar estas duas respostas em uma única história. Na década de 80 (eu devia ter algo entre 6 e 8 anos) meu pai apareceu um dia em casa com um cubo. Depois de três dias de pouco sono, o resolveu. Mostrou o método aos (à época) 3 filhos sem, no entanto, ensinar as manobras. Todos conseguimos aprender a fazer a primeira camada sozinhos. Eu consegui, a muito custo (e, provavelmente cerca de um mês de tentativas), aprender a fazer a segunda camada também mas nunca chequei nem perto de conseguir a terceira. Anos se passaram, o cubo foi esquecido, quebrado/perdido, sei lá... Uma noite no começo da década de 90 (então tenho algo entre 14 e 16 anos), meu pai retorna dum torneio na Europa com um presente diferente para os filhos: um Rubik's Clock. Depois de umas duas horas apenas consegui resolvê-lo! Mais uns anos se passam e, na virada do milênio (eu entre 23 e 25 anos), compro um cubo de 1,99 numa loja perto de casa. Aí foi a minha vez de ficar três dias praticamente sem sono até resolvê-lo. Durante um mês este cubo foi meu companheiro inseparável até que um dia ele desmontou-se na minha mão (no que hoje eu chamaria dum mega pop). Apesar de estar na rua, consegui reunir todas as peças mas o cubo estava numa situação além de qualquer reparo: hobby abandonado... Muitos anos se passam até que em 2011, numa competição de xadrez (Jogos Regionais) meu colega de arbitragem estava com um cubo. Logo consegui resolver a primeira e segunda camada mas novamente empaquei na terceira e ele me mostrou como fazê-la. Ao final do torneio comprei meu primeiro um Rubik's (que tenho até hoje) numa banca perto de casa. Depois fui buscando coisas na internet e aprendendo mais e mais (encontrei primeiro a página do Cerpe, depois a do Cinoto), mas sempre muito devagar (tanto que não sou full-Fridrich até hoje). Em 2013, acompanhei ao vivo pelo cubecomps o Mundial e decidi que, quando chegasse aos 20s, iria participar de competições. Felizmente, em 2014, um amigo do xadrez organizou o Mogi Open e acabei decidindo participar mesmo ainda não tendo alcançado meu objetivo. Hoje, sigo sem ser sequer sub 25 e já participei de 12 competições oficiais da WCA (incluindo o último Mundial <3)! 4. Conhece a Holanda? Algum destaque da cultura holandesa? Infelizmente não (nunca saí das Américas: já visitei a Argentina e os EUA - este 2x). Com sorte, consigo me organizar ($$$) para num dos prõximos verões europeus fazer uma viagem para lá, conciliando família, cubo, xadrez, shogi e talvez até go. Tem vários aspectos da cultura holandesa que me infuenciaram bastante, vou listar alguns. Língua: como minha mãe é paraense nunca se falou em casa e não aprendi mas tenho algumas noções. A gramática é relativamente simples mas a pronúncia é bastante difícil. Estou (beeeem devagar) tentando aprender via internet. Culinária: tem vários pratos que gosto. Em especial, destaco o stamppot um purê de batatas com escarola, que na década de 80 comíamos todas as quartas-feiras! Xadrez: ele não é "obrigatório" na Holanda mas é muito comum que se jogue e que se ensine aos filhos. Eu aprendi com meu pai, que aprendeu com meu avô, etc... Durante a guerra, com o país ocupado pelas tropas alemãs, minha avó, que nem gostava muito do jogo, o utilizava para distrair as crianças (não apenas as delas - meus tios - mas muitas outras da cidade). Formalidade: vivo num eterno conflito entre o calor tupiniquim e a formalidade batava. O resultado final é que acabo sendo "brasileiro" demais em ocasiões que deveria ser mais formal e "holandês" demais em ocasiões mais festivas, então. pf, não se sintam ofendidos ao serem vítimas desta minha idiossincrasia! Luteranismo: meu pai sempre diz que todo holandês, independe da origem e da religião, é guiado pela ética luterana. Poderia citar alguns exemplos aqui mas acho que não vem ao caso. O fato é que certamente, mesmo sem percebê-lo, também devo sofrer em algum grau esta influência. 5. Quando seu pai veio ao Brasil já havia se passado algum do pós-guerra.A situação na região influenciou sua vinda ao Brasil? Com certeza! Minha família perdeu praticamente tudo na guerra. Meu pai é da geração do baby-boom (nasceu em 1948). Aos poucos meu avô reconstruiu um pequeno patrimônio. Ele teve ainda um outro revés, quando por causa duma geada perdeu todo a safra de seu pomar e, com a economia do país ainda combalida pela guerra, o seguro agrícola não cobriu os prejuízos como deveria. Na primeira oportunidade que teve, emigrou. A família chegou ao Brasil no dia da Semifinal da Copa de 1958 e estabeleceu-se no Rio Grande do Sul onde, dizem, meu avô criou o primeiro frigorífero de frutas do país. 6. Você torce para algum time holandês? Não. Acompanho bem de leve o futebol holandês (mais vejo os resultados no livescore - sigo mais de perto a seleção). Tenho uma simpatia pelo PSV (por diversos motivos, incluindo meu irmão Vinicius ter recebido um convite para jogar lá quando tinha 12) e também pelo Feyenoord (time que meu pai torce). 7. Xadrez, Go, Shogi. Joga ou conhece mais algum jogo de tabuleiro semelhante? Vários (ainda que nenhum bem)! Principalmente, jogo os disponíveis no littlegolem.net! A propósito, go nunca estudei e só jogo por lá mesmo. Num mundo ideal, dinheiro não seria problema e eu jamais conheceria o inverno. Nesse caso, a maioria dos meus verões europeus incluiria uma passagem pela Polônia, onde fazem anualmente um prestigiado festival de jogos de tabuleiro (a Inglaterra também tem um, mais pretensioso até, mas, parece-me, menos charmoso). 8. Tem puzzles não oficiais? Poucos. Tenho o Hungarian Rings e o Mirror, Já experimentei alguns outros na banca do Bini, no geral sem sucesso imediato. Estou no momento com dois emprestados por um enxadristas e ex-cubista (última participação WCA em 2010): um 3x3x4 e um 3x3x7. Coincidentemente, o 3x3x7 tinha visto e compartilhado um vídeo antes dele oferecer o empréstimo. O 3x3x7 é lindo e estou namorando a ideia de fazer um tutorial com o meu método para ele. O 3x3x4 quase não tentei e talvez tenha que devolver sem ter conseguido resolvê-lo. 9. Já deu aulas de quantas disciplinas? Putz, nem sei! Já dei aulas particulares de praticamente todas as disciplinas existentes no ensino médio, mas evito as que não são Física e Matemática. Também já fiz trabalhos alheios da faculdade (isso é feio, parei com isso!) de matérias como Sociologia, Psicologia, Filosofia, etc., sempre com resultados satisfatórios! Mas do que mais dei aula mesmo foi xadrez (também já dei aulas esporádicas de go, shogi e outros jogos de estratégia). Atualmente, nas minhas turmas pequenas de xadrez, incluo também o cubo mágico. 10. Deseja ser delegado da WCA? Sim mas este não é um "objetivo de vida". Se vier um dia será muito legal, se não vier não será por isso que me afastarei do cubo e da comunidade cubística. Certamente ainda tenho muito que aprender quanto às regras WCA! 8-) 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 9, 2016 11. Eu sou do Pará, o que nós podemos ter em comum? 12. Gosta de jogos de tabuleiro de estilo alemão? Tipo Catan, Carcassonne, Porto Rico, Roads & Boats =P E gamão? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 9, 2016 13. Não tinha concreto na minha cabeça que o "8-)" era alguém da vida real huahua inclusive que frequenta os campeonatos e tudo mais. Fui ter essa noção quando vi seu nome no título do tópico. Por que usa um perfil que nesse sentido te oculta? E por que a escolha dessa carinha? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 10, 2016 (editado) 9 hours ago, Arley said: 11. Eu sou do Pará, o que nós podemos ter em comum? 12. Gosta de jogos de tabuleiro de estilo alemão? Tipo Catan, Carcassonne, Porto Rico, Roads & Boats =P E gamão? 11. Podemos ter muito em comum! Minha mãe é de Belém e tenho uma extensa família por essas bandas. Infelizmente, só estive na cidade uma vez, há muito, muito tempo... Na ocasião passei um dos meus aniversários aí (não tenho certeza se foi o nono ou o décimo mas creio que foi o nono). Por falar em aniversário, agora em 2016 completei 40 anos no mesmo dia que Belém completou 400! Se estivesse com dinheiro sobrando, teria organizado um festival de xadrez e cubo lá... Quem sabe na próxima encarnação! 12. Não conheço muito. Joguei Catan uma, talvez duas vezes e foi só. Nunca joguei outros do gênero. Mas gosto de jogos de tabuleiro em geral. Gamão gosto bastante mas nunca tentei a sério. 5 hours ago, Carlos de Alcântara said: 13. Não tinha concreto na minha cabeça que o "8-)" era alguém da vida real huahua inclusive que frequenta os campeonatos e tudo mais. Fui ter essa noção quando vi seu nome no título do tópico. Por que usa um perfil que nesse sentido te oculta? E por que a escolha dessa carinha? 13. E você achou que eu fosse um bot? 8-) Na verdade, quando tentei registrar no fórum a primeira vez (principalmente para ler o tópido de FM), tentei registrar como arbivara, que é o que normalmente uso no xadrez. Mas, depois de, tendo sido juiz dela numa competição (acho que foi o Fecap 2015), ver a assinatura da Natalia Cruz nas súmulas de resultado, imaginei que poderia usar uma parecida. Primeiramente pensei em usar "8-)", o que, qualquer um que já tenha trocado muitas mensagens comigo (seja e-mail, SMS, Facebook, WhatsApp, etc), sabe que é praticamente minha assinatura [O segundo emoticon que mais uso é (#^_^#)]. Mas logo percebi que, no papel, não estou tão limitado quanto no computador e, portanto, posso facilmente usar dois caracteres no mesmo espaço e passei a assinar como na minha foto de perfil aqui, e também inspirado no nome do meu "devezemquandário" blog, que criei no ano passado, homenageando minhas três principais paixões (xadrez, cubo mágico e matemática - o blog eventualmente também trata de física e outros assuntos: go, shogi, literatura). Quando finalmente me registrei aqui, acabei testando "8-)" (achando que não seria aceito pelo baixo número de caracteres) e voilá! Editado Junho 10, 2016 por 8-) Correção sintática Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 10, 2016 Huahuha tipo isso! Valeu Entrei no blog e curti! Inclusive bem descolado ter colocado a Fridrich como homenageada do dia da mulher. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 10, 2016 (editado) On June 9, 2016 at 23:07, Carlos de Alcântara said: Huahuha tipo isso! Valeu Entrei no blog e curti! Inclusive bem descolado ter colocado a Fridrich como homenageada do dia da mulher. Obrigado! Essa foi, provavelmente, minha escolha mais óbvia daquela postagem. As outras acho ainda mais interessantes. Editado Junho 11, 2016 por 8-) Teclado tava de sacanagem comigo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2016 On June 9, 2016 at 17:52, Carlos de Alcântara said: 13. ... Por que usa um perfil que nesse sentido te oculta? @Carlos de Alcântara Relendo, percebi que tinha deixado essa parte fora da minha resposta. Como, desde o registro, linkei meu perfil WCA, nunca imaginei que alguém poderia encontrar "8-)" e não saber que era eu! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2016 14- Como você se sente não sendo brasileiro e enganando a todos no mundial? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2016 14. Hey, Mr. Rigon! Don't tell anyone I'm Dutch and I won't tell 'em you're a Spaniard! 8-) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2016 15. Com quantos anos veio ao Brasil? 16. Como você é um imigrante você possui uma pronúncia diferente do português? 17.Além do Xadrez qual outro tabuleiro que vc gosta? 18.qual sua média geral? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2016 6 hours ago, Antonio Gabriel said: 15. Com quantos anos veio ao Brasil? 16. Como você é um imigrante você possui uma pronúncia diferente do português? 17.Além do Xadrez qual outro tabuleiro que vc gosta? 18.qual sua média geral? 15 e 16. Acho que essas perguntas foram geradas pela piada interna minha e do @Felipe Rigon na pergunta 14. Se você reler da 4 à 6, verá que não é o caso. Sou paulistano da gema! 17. Já tratei do tema na 7, mas explicitarei mais alguns aqui: além dos já citados shogi e go/baduk/weiqi, gosto bastante de gamão, damas, quatro-em-linha, pontos e caixas; e os menos conhecidos Breakthrough e EinStein würfelt nicht. Além disso, gosto também de quebra-cabeças, sudoku, resolver (ou tentar resolver) problemas de matemática, desafios de lógica, etc. Para cada uma dessas atividades (e para o cubo e o xadrez também) eu poderia ouvir a famosa pergunta do Cajal (falecido enxadrista folclórico): "Gosta? Então, por quê não aprende?" 18. Não tenho certeza se entendi bem a pergunta. Vou supor que você quer saber minhas médias nas diversas categorias do cubismo. Para ter uma resposta que valha mais à pena que uma consulta ao meu perfil na WCA, vou também incluir todas as categorias que já tentei ao menos uma vez. Então vamos lá... 2x2x2: cerca de 10". 3x3x3, Clock e Pyraminx: todos 30". OH 1'. 4x4x4 3'30". WF 5'. Megaminx 6'. 5x5x5 10'. FM 40 movimentos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 13, 2016 Me aproveitando um pouco... 19: Gema é o nome de uma região, tipo bairro? Já ouvi falarem "carioca da gema", às vezes soa como se talvez fosse alguma gíria, não sei... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 14, 2016 4 hours ago, Carlos de Alcântara said: Me aproveitando um pouco... 19: Gema é o nome de uma região, tipo bairro? Já ouvi falarem "carioca da gema", às vezes soa como se talvez fosse alguma gíria, não sei... 19. Até onde eu saiba, a expressão remete à gema do ovo mesmo, representando origem, nascimento Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 14, 2016 14 hours ago, Carlos de Alcântara said: Me aproveitando um pouco... 19: Gema é o nome de uma região, tipo bairro? Já ouvi falarem "carioca da gema", às vezes soa como se talvez fosse alguma gíria, não sei... Quase reportei esse post Interessante que aprendi isso na escola, aqui o povo também não fala isso. 20. Como você parece se dedicar a múltiplos interesses, talvez em algum momento já tenha recebido muitos "conselhos" para se concentrar em apenas uma coisa, para não desperdiçar tempo, algo desse tipo. Como você lida/ou com esses comentários? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2016 21 hours ago, Arley said: Quase reportei esse post Por quê? Aí, complementando o assunto, achei essa página aqui que dá mais detalhes: http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com.br/2013/08/carioca-da-gema-carioca-x-fluminense.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 15, 2016 9 hours ago, Carlos de Alcântara said: Reveal hidden contents Por quê? Aí, complementando o assunto, achei essa página aqui que dá mais detalhes: http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com.br/2013/08/carioca-da-gema-carioca-x-fluminense.html Eu tive um ataque convulsivo rindo, portanto esse post foi muito violento kk (... ainda não saquei com faz os spoilers aqui) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 16, 2016 On 14/06/2016 at 08:46, Arley said: Quase reportei esse post Interessante que aprendi isso na escola, aqui o povo também não fala isso. 20. Como você parece se dedicar a múltiplos interesses, talvez em algum momento já tenha recebido muitos "conselhos" para se concentrar em apenas uma coisa, para não desperdiçar tempo, algo desse tipo. Como você lida/ou com esses comentários? 20. Uma das minhas características é que não consigo me concentrar na mesma coisa por muito tempo (um dos motivos porque jamais me formei), então tenho mesmo que mesclar atividades! Com sorte, volto ao assunto mais tarde. Assim sendo, sempre que ouço um conselho do tipo, sorrio, agradeço e, no mais, ignoro solenemente! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 16, 2016 Hmm já sei o que fazer então 21. Tava lavando louça, e de repente me dei conta da origem do apelido arbivara: Seria ÁRBItro capiVARA? kk Já sabendo que você não é nenhum capivara, como surgiu essa brincadeira? 22. Tem dicas para introduzir o xadrez nas escolas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 18, 2016 23. O que é mais interessante? O surgimento do universo ou o surgimento da vida? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 19, 2016 Gente, passando só para dar duas satisfações: 1. Fiquei uns dias sem internet por isso ainda não respondi ainda as (agora) três últimas perguntas. Acabando o Oficina Open, respondo (a 21 requer alguma pesquisa histórica...). 2. Já devia ter dado início à próxima entrevista mas foi bem difícil encontrar o entrevistado. Não que não houvessem nomes interessantes, o problema é o povo aceitar mesmo. Mas, graças ao já citado Oficina, finalmente consegui um otário voluntário e segunda (mais tardar terça) inicio a próximas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 20, 2016 On 18/06/2016 at 23:57, 8-) said: otário 24. Considerando que você diria que foi brincadeira, mas também considerando que ter brincado dizendo que era uma honra ou algo assim também era uma possibilidade... Você acha muito complicado falar sobre si? Preguiça de digitar, no caso? Por se sentir sem privacidade, talvez? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 23, 2016 On 16/06/2016 at 18:22, Arley said: Hmm já sei o que fazer então 21. Tava lavando louça, e de repente me dei conta da origem do apelido arbivara: Seria ÁRBItro capiVARA? kk Já sabendo que você não é nenhum capivara, como surgiu essa brincadeira? 22. Tem dicas para introduzir o xadrez nas escolas? 21. Interessante como a mente humana funciona! 8-) Arbivara vem mesmo de árbitro capivara! O nome foi inspirado pelo torneio "Árbitros e Capivaras", organizado por Nivaldo Troiano, no Sesc Itaquera, em 2004, em que fiquei com a segunda colocação (se não me falha a memória, o campeão foi Jorge Khaddour)! Antes disso eu já havia usado como nick na internet (tenho algum acesso desde 1994) mariusvr, WedgeAntilles e Wedge. No ICC já havia usado vanerre (das iniciais do meu sobrenome "van Riemsdijk"), vanLekker (Lekker é o holandês para gostoso - usualmente refere-se a comida - e minha mãe é uma cozinheira de mão cheia) e DraxlerGambit (uma mistura do Drax da Marvel e do gambito Traxler, que eu jogava à época). Sobre ser capivara: isso é muito relativo, tenho quase 250 pontos de rating a menos que o Pavia, então ele tem o total direito de me chamar assim. Meu pai (que é MI), quando conta a história do seu famoso encontro com Bobby Fischer, define-se (do ponto de vista de Fisher) como um capivara! 22. a. O material necessário (tabuleiros, peças, etc) é relativamente barato. Mas se ainda assim isso for um problema, uma solução interessante é os próprios alunos construirem seus tabuleiros, usando material reciclado por exemplo (tampas de garrafa pet fazem excelentes peças!) b. Se os alunos forem muito novos ou se tiverem dificuldade de aprendizado, é importante ser paciente. Ensinar cada peça de uma vez e utilizar jogos pré-xadrez pode ser uma boa solução. c. O uso de livros como guia facilita. Se houver mais condições, softwares (o Pequeno Fritz se destaca) e sites (chess kids, etc) também é recomendado! d. O mais importante: comece! On 18/06/2016 at 16:40, andersonaap said: 23. O que é mais interessante? O surgimento do universo ou o surgimento da vida? 23. Difícil essa, com profundas implicações filosóficas e, se o caso, teológicas. Por um lado, o surgimento do universo é condição necessária para o surgimento da vida (o que aparentemente, faria dele mais importante). No entanto, pensar num Universo sem vida soa um tanto despropositado. De toda forma por meus pendores mais voltados à Física (gosto particularmente de Cosmologia) que à Biologia, acho a origem do Universo mais interessante (mas apenas por um naco). On 20/06/2016 at 02:20, Carlos de Alcântara said: 24. Considerando que você diria que foi brincadeira, mas também considerando que ter brincado dizendo que era uma honra ou algo assim também era uma possibilidade... Você acha muito complicado falar sobre si? Preguiça de digitar, no caso? Por se sentir sem privacidade, talvez? 24. Claro que foi uma brincadeira, principalmente com a dificuldade de conseguir alguém para entrevistar: com tanta gente interessante entre os cubistas, não seria de se esperar toda essa dificuldade. Acho que foi no Facebook que eu disse que era uma honra ser entrevistado aqui, e nessa parte não estava brincando: realmente penso que é uma honra julgarem-me interessante ao ponto de dirigirem as perguntas. Pessoalmente, embora mormente discreto, não tenho não um grande senso de privacidade e não vejo toda essa dificuldade de falar sobre mim. Sobre os que recusaram, a alegação mais comum foi falta de tempo 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 23, 2016 (editado) Bem, falhei miseravelmente em minha tarefa de começar a próxima entrevista a tempo, mas vou fazê-lo AGORA. Meu escolhido foi o @Gilson Silva, que só não foi minha primeira escolha porque eu não queria iniciar uma dinastia de enxadristas aqui. Editado Junho 23, 2016 por 8-) Inclusão de link 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites