Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Olha isso!

Porque a Amazon é a Amazon

9 posts neste tópico

"Imagine a situação: Você comprou um produto aqui no Brasil, por algum ecommerce, e quando o produto chegou em casa ele não era bem aquilo que você imaginava e não fazia metade do que prometia. Você arrependido, resolve que quer devolver o produto e ter o dinheiro de volta.

Você já se imaginou fazendo isso ou você já tentou devolver um produto que não gostou? Foi coisa simples?

Pois é, eu já comprei várias catrevagens que não corresponderam as expectativas mas nunca tive iniciativa de tentar devolver (falha minha e falha sua se você pensa como eu) por não querer me estressas e achar melhor aceitar o prejuízo. Bom, mas como já citei por aqui, meu amigo Flávio Chongas mudou-se de mala e cuia para Londres e recentemente ele comprou um produto pela Amazon e o mesmo não atendeu as suas expectativas, resolveu ele que iria devolver o produto por não cumprir o que prometia o anuncio.

Qual fui sua surpresa ao descobrir o TAMANHO da facilidade que é fazer isso em um país de primeiro mundo e quando a empresa é a Amazon.

Um tapa na cara, Brasil."

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nosso país é movido por máfias, cartéis e expectativas lá no chão.

Nunca teremos um atendimento de qualidade pois ao nos depararmos com um produto ou empresa suína, nós não temos alternativas muito melhores...

É a tal da "trocar seis por meia-dúzia". Aí a gente acaba se contentando com o que tem, que é uma b@sta.

A história mais gritante que eu já presenciei foi justamente o "inverso" dessa daí: Minha prima veio de Londres morar aqui por dois anos e quando tentou contratar um serviço de tv por assinatura e eles disseram a ela que em um prazo de uma semana eles agendariam um dia para aparecer pra instalar na casa dela, ela falou com toda a inocência do mundo:

- "Ah, hoje a tarde eu estarei aqui, não se preocupem podem vir HOJE MESMO."

Depois, quando ela deixou de tentar entender porque uma empresa deixaria um cliente esperando por três dias, o cara da instalação atrasou várias horas e a minha prima passou a mão no telefone e tentou cancelar a assinatura...    esse dia eu estava presente (daí que ela me contou tudo) e eu tentei explicar pra ela que aqui, as coisas funcionam muito mal e que os clientes não são nada além de escravos desses cartéis.

Ela ficou muito confusa e disse que se isso acontecesse na Grã-Bretanha, a empresa em questão falia em um mês...

O que vocês acham? É normal o que acontece aqui e lá fora que é exagero? O que vocês consideram a maior afronta nos serviços daqui?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu reconheço que lá fora tem coisas que funcionam de forma mais avançada do que aqui, mas tenho pensamentos otimistas. Acredito que mesmo que aos poucos, as coisas tendem a ir melhorando. Vez ou outra, seja por uma empresa daqui ou alguma de fora que entre na concorrência oferecendo algo mais vantajoso, pode acabar revolucionando as coisas naquele segmento. Um grande exemplo disso acredito que seja o Uber. Outra coisa que acredito que ainda vai acontecer, é chegar num ponto que vai ter internet disponível para todo mundo em tudo que é canto, e de graça. E aí as taxas e serviços das operadoras que por muitos são considerados abusivos, vão meio que serem forçadas a mudar. Eu boto fé que vai!

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o atendimento, uma coisa que deve se levar em consideração é que em outros países (especificamente nos EUA), não existe uma tradição de impunidade. Se você se aproveita de uma falha na empresa, através da má-fé, você pode se dar muito mal (sendo algo leve, você pode ser banido da loja, algo que, até onde sei, é impossível no Brasil. Sendo algo grave, a indenização pode passar dos milhões de dólares). Mesma coisa com o consumidor: Enquanto aqui existe um "teto" de dano moral, lá, se uma empresa se negar a fazer um bolo de casamento para um casal gay, pode ser condenado a pagar US$ 135k. Tudo isso torna a relação entre consumidor e empresa muito mais cautelosa, já que nenhum dos dois lados querem ir ao juízo.

Aqui, por outro lado, os dois lados querem ir para a justiça. A empresa é beneficiada pelos tetos nas indenizações e na lentidão do processo (uma ação boba pode demorar anos, as vezes décadas, a depender da competência do advogado em galgar os tribunais superiores), enquanto o consumidor é beneficiado pela certeza da condenação da empresa (em razão das inversões inacreditáveis do CDC). Então fica assim: Uma empresa mal intencionada sabe que demorará anos para pagar uma quantia baixa, um consumidor mal intencionado pode entrar com ações novas todos os dias, com a certeza de que vai receber dinheiro, uma empresa bem intencionada não se esforça para agradar os clientes (justamente para não se tornar alvos fáceis dos golpistas) e o consumidor honesto deixa pra lá, porque não quer passar anos esperando uma ação ir e voltar, sem nenhuma conclusão.

Sim, seria legal termos uma cultura de empresas que nos tratam bem, mas tenta fazer uma empresa relativamente grande com essa facilidade de troca e veja o prejuízo que vai gerar no fim do mês...

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com os dois e espero que as coisas melhorem. Sempre.

Mas no caso do que o Mox escreveu eu posso responder o seguinte:

Por mais que exista as leis que impedem as empresas a lesionarem os seus consumidores e vice-versa, na Europa pelo menos, o buraco é mais em baixo:

Você é ensinado desde pequeno que não se deve fazer o que é errado EM HIPÓTESE ALGUMA.

Nós, no Brazil e em outros países "não rigorosos" estamos sempre propensos a sermos aterrados de paradigmas nocivos que nem nos damos conta - desde crianças. Inclusive passamos eles a diante...     é o caso que eu já discuti aqui juntamente com o Newbie (e mais alguns) sobre a diferença de "Esperteza vs. Inteligencia" quando discursamos sobre um vídeo que apontava que bater carteiras nas praias do RJ era um "emprego/arte" (não sei se vcs lembram).

Quando uma nação inteira rejeita habilidades maliciosas - coisa que aqui é incentivada - é muito fácil ver que o foco é sempre a evolução não apenas pessoal como de todos. Incluindo de quem nunca encontramos antes. Ainda acho que a corrupção, malandragem, falta de respeito e várias outras facetas do nossas empresas é apenas uma projeção de nós mesmos - eu incluso.

O que devemos é sempre buscar o melhor, sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a questão cultural, depende muito do que você chama "Europa". Itália, por exemplo, é quase tão corrupta (veja lá quantas pessoas pagam corretamente seus impostos), mal educada e, bem, "latina" quanto o Brasil (na verdade, não fosse o Brasil mais antigo que a própria Itália, diria que nós imitamos o jeitinho de lá). Não atoa, nossa maior operação criminal até o momento (Lava-Jato + Mensalão) equivale somente, em tamanho, a operação Mani Pulite, sendo que não temos até o momento algo como o Maxiprocesso (operação comandada por Giovanni Falcone para prender o pessoal da Cosa Nostra). Então nem sei se isso está relacionado à própria tradição latina ou se é mesmo algo pontual de alguns países...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah cara...   mas a Europa mediterrânea é uma fração, apenas.

E a Itália não é o melhor exemplo de Europa, se for comparar com a Alemanha, Holanda, Bélgica, Suíça...

Obs.: Eu digo que a Itália faz parte do Mediterrâneo.

Editado por Daniel Lehwing

Compartilhar este post

Link para o post

Espanha não é exatamente um antro de educação e civilidade, assim como a França. E junto com Portugal e Itália, temos basicamente os povos latinos. Essa relação me parece mais acertada, até porque a América germânica (ok, anglo-saxã, mas é tudo germânico no fim das contas) é bem mais educada nesse sentido que a América latina...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, não queria chegar com os dois pés no peito assim mas infelizmente você tem razão.

Os eslavos também parecem partilhar dessa mesma ideologia "germânica" de honra.

Concordo com você, mesmo sabendo que existem muitas exceções!

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0