Postado Maio 3, 2016 (editado) O entrevistado da vez é um cara que tem evoluído bastante na modalidade 3x3x3 em menos movimentos, Anderson Pavia! 1 - Quantos anos você tem? 2 - Como e há quanto tempo você começou no cubo mágico? 3 - Qual o seu maior objetivo no FM? 4 - Fora o fewest moves, qual(is) o(s) puzzle(s)/categoria(s) que você mais curte? 5 - Quais suas metas pro Brasileiro? 6 - O quão bom você é no xadrez? 7 - Qual a sensação de cada sub-Marlon conseguido? 8 - Se você pudesse alterar alguma regra da WCA, qual seria? 9 - Você já começou a ensinar a sua filha a resolver o cubo? 10 - Quem são suas referências/inspirações/ídolos do mundo do cubo mágico? Editado Maio 3, 2016 por Marlon Marques 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 3, 2016 1 - Quantos anos você tem? Estou com 37 agora. 2 - Como e há quanto tempo você começou no cubo mágico? Eu sempre tive vontade de saber montar o cubo. Uma vez vi um professor meu com um livro com o passo a passo para fazê-lo e ele não emprestava este livro por ser de estimação dele. Há cerca de 8 anos eu encontrei o no youtube e foi o que eu precisava para satisfazer esse desejo. Levei dois fins de semana para conseguir resolver sem consulta um cubo de 1,99. Por meio de um amigo, soube há dois anos que existia campeonatos. O cubo mágico acabou sendo a prática esportiva perfeita para meu estilo de vida atual. Reaprendia resolver o cubo com os tutoriais do Cinoto, e disputei meu primeiro campeonato no Brasileiro de Inverno em 2014. 3 - Qual o seu maior objetivo no FM? Não tenho um objetivo maior, apenas ser competitivo mesmo. Mas no atual ranking da WCA, estando num bom dia, ser top 4 na América do Sul já é plausível. Alguma medalha no brasileiro e no próximo FMC LA, se é houver novas edições Pensando mais longe, vencer a barreira do sub-30 constante. Mas o que acho mais legal é aprender coisas e métodos novos sobre o cubo e, se possível, aplicá-las no FM. 4 - Fora o fewest moves, qual(is) o(s) puzzle(s)/categoria(s) que você mais curte? Dos oficiais, mais ou menos seria o 4x4x4, o 3x3x3, o 5x5x5. Dos não oficiais eu gosto do 3x3x2. Eu ainda quero usar alguma coisa de domino reduction no FM. 5 - Quais suas metas pro Brasileiro? A meta principal é não estragar as soluções no FM. Como venho alternando boas solves com DNFs, garantir um mais modesto 35 e de preferência não passar por apuros de gerenciamento de tempo. Talvez ficar entre os 4 primeiros. No 3x3x3, acho muito difícil chegar no meu tempo de 26.00. Talvez ficar nuns 27-28 e talvez passar para a segunda fase. No 4x4x4, e talvez no 5x5x5, fazer tempos no limite. 6 - O quão bom você é no xadrez? Objetivamente seria 2018 de rating FIDE. Mas para dar uma noção melhor, no úlitmo torneio sério (em 2004) que disputei fiquei em 45º de 139. Eu também cheguei dar aulas de xadrez para alunos de ensino fundamental. 7 - Qual a sensação de cada sub-Marlon conseguido? É legal e é uma motivação extra, já que não estou treinando sozinho. 8 - Se você pudesse alterar alguma regra da WCA, qual seria? Nada muito substancial. Com o incidente do recente WR cancelado, eu espero que na próxima versão do regulamento do FM, fique mais objetivo o que é 'trecho de embaralhamento' que não pode ser usado na solução. Por exemplo X movimentos consecutivos do começo/fim do embaralhamento, ou Y movimentos consecutivos no meio do embaralhamento, não pode ser utilizado, mesmo que fundamentado, na solução. 9 - Você já começou a ensinar a sua filha a resolver o cubo? Ela as vezes brinca de empilhar meus cubos. Espero que ela tenha interesse em resolver o cubo. 10 - Quem são suas referências/inspirações/ídolos do mundo do cubo mágico? Alguns cubistas que admiro/me inspiraram: mestre Cinoto, Badmephisto, CrazyBadCuber, Chris Orlsen, mestre Meneghetti. Tenho acompanhado o desempenho do Cale Schoon no Weekly FMC e suas contribuições no speedsolving. E não poderia faltar, uma grande referência, mestre Marlon, que tem me contribuído muito. 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 3, 2016 11 - Você acha que o número de participantes poderia ser maior, mesmo com um crescimento ano a ano? 12 - O que você faria para aumentar a receptividade e dissolver a mentalidade do brasileiro de só dar foco satisfatório a esportes coletivos? 13 - Você consegue fazer uma correlação entre o xadrez e o cubo mágico? Se sim, e com o FM? 14 - O que você acha dos big cubes? Mas especificadamente, sobre o 7x7? 15 - Você consegue ver os benefícios do rubicubismo no desenvolvimento de uma criança e pré-adolescente? Se sim, cite alguns mais importantes. Valeu pela oportunidade e boa sorte tanto no esporte quanto no desenvolvimento pessoal. Um abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 3, 2016 11 - Você acha que o número de participantes poderia ser maior, mesmo com um crescimento ano a ano? Acho que sim. O cubo mágico é divertido. Ele pode fascinar principalmente a garotada se apresentado com jeito. 12 - O que você faria para aumentar a receptividade e dissolver a mentalidade do brasileiro de só dar foco satisfatório a esportes coletivos? Eu acho que a prática de esportes coletivos é mais importante do que de individuais. O que não exclui a prática dos individuais. 13 - Você consegue fazer uma correlação entre o xadrez e o cubo mágico? Se sim, e com o FM? Acho que tem semelhanças sim. Além de reflexo e finger tricks, no cubo mágico é preciso estudar teorias, posições, manobras. E por essa teoria ser mais ampla no FM, este se aproxima mais xadrez. E devido a este meu mindset de enxadrista que eu me interessei mais pelo FM. Inclusive no xadrez existe uma modalidade rara chamada 'solucionismo' que é perfeitamente correspondente com o FM, só que com o 'tabuleiro&peças' diferentes. Nela é composta uma posição com as peças e a pessoa precisa encontrar a solução da posição. No mais, acho que o xadrez tem um custo bem maior para atingir um nível competitivo. Tem cubista na casa dos 15 segundos treinando apenas 2 meses. E é incrível como algumas posições mesmo com poucas peças, são extremamente difíceis para humanos. 14 - O que você acha dos big cubes? Mas especificadamente, sobre o 7x7? Eu ainda não tenho o 6x6x6 e o 7x7x7. Preciso atingir os cutoffs dos 4x4x4 e do 5x5x5 ainda. Quando fiquei com um 7x7x7 emprestado, levei horas para resolvê-lo. Vai demorar muito ainda pra eu conseguir montá-lo em 10 minutos. 15 - Você consegue ver os benefícios do rubicubismo no desenvolvimento de uma criança e pré-adolescente? Se sim, cite alguns mais importantes. Sim. Ajuda a estimular o racioncínio, a ter persistência e que é necessário foco, o que pode ser dificil para algumas crianças, para se conseguir os objetivos. No mínimo você vai precisar de algumas horas vendo tutoriais e só vai conseguir resolver o cubo depois de visto e praticar o processo inteiro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 3, 2016 Obrigado pelas respostas!! 14 - O que você acha dos big cubes? Mas especificadamente, sobre o 7x7? Eu ainda não tenho o 6x6x6 e o 7x7x7. Preciso atingir os cutoffs dos 4x4x4 e do 5x5x5 ainda. ... Vai demorar muito ainda pra eu conseguir montá-lo em 10 minutos. O que você precisa é de um campeonato dedicado a bigger cubes, hehehe... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 3, 2016 A propósito. Parabéns pela iniciativa. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 3, 2016 16- Leceister campeão, o que acha ? 17- Mora que lugar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 4, 2016 16- Leceister campeão, o que acha ? Você diz https://en.wikipedia.org/wiki/Leicester_City_F.C.? Não acompanho futebol mais. 17- Mora que lugar? São Vicente-SP Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 4, 2016 18 - Como você lida em relação as mensagens no whatsapp? Você visualizar e responder ou não, e em relação a quando pessoas visualizam e respondem ou não mensagem sua. 19 - Qual foi o aprendizado que teve que mais te marcou em relação a forma de levar sua vida? Pode ser até uma frase ou citação. 20 - Qual característica sua você mais se orgulha de ter? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 4, 2016 18 - Como você lida em relação as mensagens no whatsapp? Você visualizar e responder ou não, e em relação a quando pessoas visualizam e respondem ou não mensagem sua. Não curto muito o uso de grupos como se fosse uma outra rede social. Já temos várias, e elas são acessíveis pelo celular. Se o comportamento do grupo desvirtualiza, eu deixo o grupo. Sobre a segunda parte, não sinto que deveria haver um código de conduta sobre isso. Ouvi dizer que no Japão é uma ofensa quando se responde prontamente as mensagens. Eu entendo que a possoa possa estar com o aparelho ligado mas não consigo ou esteja ocupada ou não queria continuar o assunto. 19 - Qual foi o aprendizado que teve que mais te marcou em relação a forma de levar sua vida? Pode ser até uma frase ou citação. Em situações de emergência, mantenha a lucidez. 20 - Qual característica sua você mais se orgulha de ter? Talvez a curiosidade. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 12, 2016 21 - É casado? Se sim quanto tempo? 22 - Se a resposta anterior for SIM, Como que a parceira é com relação aos Cubos? 23 - Você disse que não acompanha mais futebol, mas qual time você torce ou torceu? 24- 24? 25 - Você topa ensinar a FM pessoalmente? 26- E recebendo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 12, 2016 21 - É casado? Se sim quanto tempo? Sim, convivemos há 15 anos. 22 - Se a resposta anterior for SIM, Como que a parceira é com relação aos Cubos? Ela não curte muito. 23 - Você disse que não acompanha mais futebol, mas qual time você torce ou torceu? Torço para o Santos. 24- 24? Faltou a pergunta. 25 - Você topa ensinar a FM pessoalmente? Sim. Já pensei até em organizar algum 'mini curso' em São Paulo. Se alguém tiver algum espaço disponível aí pode me dar um toque. 26- E recebendo? Até pode ser, mas creio não ser necessário. Você algum dia pode aprender algo legal e ensinar de volta. Podemos combinar em privado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 14, 2016 27 - Você viria em um campeonato focado em apenas modalidades "silenciosas" (BLD, MBLD e FM). 28 - Além de FM, qual sua modalidade predileta? 29 - Irá no Nacional? Se sim, quais modalidade você irá competir? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2016 27 - Você viria em um campeonato focado em apenas modalidades "silenciosas" (BLD, MBLD e FM). Se fosse apenas FM eu já iria. Tendo também BLD também, iria também. E quem sabe eu não consiga terminar de aprendê-lo (o BLD). 28 - Além de FM, qual sua modalidade predileta? O 4x4x4 acho. 29 - Irá no Nacional? Se sim, quais modalidade você irá competir? Vou participar do 2x2x2 ao 5x5x5, FM, pyraminx. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2016 30 - Sabia que, por algum motivo, essa é uma das minhas entrevistas preferidas? 31 - Eu não sou muito rápido resolvendo, mas gosto dessas paradas de resolver os quebra-cabeças intuitivamente. A gente se parece? 32 - Uma dica Anderson para quem quer começar no FM. 33 - Como fazer outras pessoas se interessarem no FM também. 34 - Qual método você está aprendendo para BLD, e por que não aprende logo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2016 30 - Sabia que, por algum motivo, essa é uma das minhas entrevistas preferidas? Woow. Valeu. 31 - Eu não sou muito rápido resolvendo, mas gosto dessas paradas de resolver os quebra-cabeças intuitivamente. A gente se parece? Sim. Acho que sim. 32 - Uma dica Anderson para quem quer começar no FM. Considerando que já se sabe o CFOP (valendo F2L intuitivo). Bom, primeiro fazer uma pequena revisada nas regras. Fiz um comentário aqui que remete para guia do Batista. Como se gasta tempo para os treinos e soluções, para ser mais divertido, participar das competições online, Weekly FMC, dos Marlon Open, etc. Fazer comentários e tirar dúvidas aqui no fórum. 33 - Como fazer outras pessoas se interessarem no FM também. Bom. Tem que apresentar a modalidade a pessoa. Talvez mostrar algum video do Meneghetti ou do Cinoto com resoluções e depois os recordes do Batista. Talvez alguns mini-puzzle tipo: como fazer certa OLL em X movimentos ou certo par de F2L em Y movimentos. Nessa linha tem o Block Trainer, peça para fazer alguns blocos. Se a pessoa curtir a brincadeira, vai curtir o FM. 34 - Qual método você está aprendendo para BLD, e por que não aprende logo? Eu tinha começado a praticar o OP (OldPochman) usando apenas a pll T para os meios, Speffz para identificação das etiquetas e memorização meio livre da sequência de letras misturado com letter-pairs. Falta um pouco de abstração para eu criar as palavras. Normalmente agrupo as letras de quatro em quatro, tipo XAIG (Xis-A-I-Gê). Levo uns 8 minutos para fazer os meios e com uma taxa alta de erros ainda. Ainda não consegui resolver as quinas. Pois é, preciso terminar. Acho engraçado as pessoas vindo falar comigo impressionadas que assistiu alguém resolvendo vendado na TV. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 5, 2016 35: Afastamento da Dilma: legítimo ou golpe? 36: Além de ser sub-Marlon no FM, quais seus outros objetivos em Santos? (sei que já se tratou brevemente do assunto mas favor ser mais completo) 37: Xadrez: ainda tem pretensões? Quais? E no go? 38: Quais outros jogos você curte? E outras atividades? Sudoku? 39: War: expandir lentamente a partir da Oceania ou Blitzkrieg a partir da Europa? 40: quais seus canais favoritos no YouTube? (do Brasil e de fora, sobre o cubo ou não) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 6, 2016 35: Afastamento da Dilma: legítimo ou golpe? Essa discussão seria mais legal após o julgamento definitivo do impeachment. Mas, pelo jeito, a não ser que novas evidências surjam atenuando a situação da Dilma, ela será 'impeachmada' mesmo. Comprovando-se as alegações, não há mais que se falar em golpe. O que tudo indica e que está, sim, sendo observado o devido processo legal. O grande problema é que o 'juiz natural' no processo de impeachment é o Congresso, que como qualquer juiz, deveria ter imparcialidade na aplicação da Lei. E como sabemos, a maioria dos congressistas não tem dignidade para estar ali nesta função de julgar. 36: Além de ser sub-Marlon no FM, quais seus outros objetivos em Santos? (sei que já se tratou brevemente do assunto mas favor ser mais completo) Não pretendo ser sub-Marlon no Brasileiro, ele teria que ir mal e eu muito bem para isso. Mas nos treinos, dá pra ser sub-Marlon num percentual das resoluções. Meu objetivo principal é fazer uma média boa no FM mesmo, cerca de 32. até uns 35 ainda fico feliz, tendo em visto que eu ainda tenho muitos DNFs nos treinos. De resto fazer uma média próxima do meu PB (26.00) no 3x3x3 e singles próximos do meu PB no 4x4x4 (1:48.58) e 5x5x5 (4:11.45). 37: Xadrez: ainda tem pretensões? Quais? E no go? Não. Meu estilo de vida atual não favorece uma dedicação ao xadrez. Mas eu ficaria muito feliz que a minha filha ao crescer curta o xadrez (e o cubismo). Neste caso, gostaria de acompá-la nos torneios e também a voltar a participar. Quanto ao Go, continuo gostando. 38: Quais outros jogos você curte? E outras atividades? Sudoku? De jogos eletrônicos, atualmente não tenho jogado nada. Gosto dos de estratégia. Joguei bastante Starcraft e Warcraft 3. Gostavo do Tekken, do Unreal Tournament e dos Call of Duty s. De tabuleiro, ainda não tive oportunidade de jogar os board-games modernos. Eu gostava muito do Combate (Stratego em inglês). Sudoku mais pela matemática/computação da coisa. 39: War: expandir lentamente a partir da Oceania ou Blitzkrieg a partir da Europa? Nunca gostei de War. Jogávamos o War 1. Um ou dois jogadores eram eliminados logo no começo enquanto os sobreviventes ficavam horas se reforçando. A defesa levava vantagem. E todo o destino do jogo se baseava no evento 'jogar de dados'. Sempre me dizem que tem estratégia no War. Eu não consegui vislumbrá-la. Muito diferente seria o jogo de Poker. Quem joga garante que a estratégia não se trata do valor da cartas. 40: quais seus canais favoritos no YouTube? (do Brasil e de fora, sobre o cubo ou não). Muitos. Sou adicto de Youtube e Podcasts (vou estender a resposta a estes), principalmente os relacionados a divulgação ciêntifica. Preenche parte do meu tempo de viagem diária Santos-São Paulo. Relaciono alguns aqui: Canal do Pirula, Canal do Slow, Morgatório do Pássaro, Space Today ... Numberphile, Minute Phisiscs,.. Manual do Mundo, Minutos Psíquicos, ... Central do Xadrez, Renan Araújo, ... Podcasts: Scicast, Mamilos, Xadrez Verbal, Nerdcast, ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites