Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
João Gabriel Francisco

É IMPEACHMENT FINALMENTE

77 posts neste tópico

Mos, mas você acha que precisa ser assim?

Eu acho que em muitos lugares (principalmente aqui no Brasil, onde a vaidade impera) só dá brecha pra disputas de poder.

Newbie, essa estrutura é um desenvolvimento recorrente. Qualquer país, ao longo do seu desenvolvimento, vai nessa direção (é uma forma clássica de equilibrio, quase que natural).

O problema de um modelo distinto -- um modelo puro, onde cada poder é especializado -- é que qualquer desequilibrio entre os poderes e você desemboca num golpe de estado. Pense o seguinte: Se não fosse assim, o executivo poderia bloquear a verba do judiciário (a.k.a, atrasos em salários) como forma de fazer pressão aos juízes. Ou os juízes poderiam proibir qualquer coisa sem receio de sofrer um impedimento por parte do legislativo. Esses contrapesos existem para garantir que ninguém possa ter um poder inquestionável -- qualquer decisão, de qualquer parte, pode ser vetada pelos outros dois poderes.

O único modelo funcional que se conhece de um sistema especializado é com a existência de um 4° poder, que possui todos os 3 poderes anteriores em grau recursal, como foi, por exemplo, na constituição imperial onde havia o poder moderador e o Imperador poderia revogar qualquer decisão (através do veto, na legislatura e através da anistia ou da suspensão do juiz, no caso do judiciário).

Outras opções seriam uma espécie de democracia direta (com a criação de outras entidades dentro da chamada sociedade civil) ou através da chamada minarquia (quando ao estado compete somente a matéria de natureza penal). Só que ambas as tesão teóricas (a minarquia nunca foi mais do que um exercício intelectual e toda tentativa de democracia direta ou "poder popular" resultou em ditaduras até o momento).

Portanto, não que não possa ser de uma forma distinta. O problema é que todos os outros modelos factíveis conseguem ser ainda piores...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior do que isso que tá aí ?!?!

Ah não, então me dá uma injeção e acaba logo com isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  
Seguidores 0