Postado Março 25, 2016 (editado) Falaa galera ! Essa semana o entrevistado será um cara que está sempre presente aqui no fórum e é muuito mito no FM ! Marlon Marques ! 1- Quantas horas você treina por dia ? 2- Acha que um dia conseguirá o SAR de single ou de média ? 3- Você acha que o cubo mágico ainda crescerá muito no Brasil e no mundo ? 4- O que o fórum representa para você ? 5- O que o cubo representa para você ? Editado Março 25, 2016 por João Victor Andrade 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 6- Oque te fez começar praticar BLD? 7- Qual modalidade de puzzle você acha mais emocionante de assistir? 8- Qual puzzle você tem que acha mais dificil? 9- Quantos puzzles tem? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 10- Quando farão um campeonato em Brasília com big cubes? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 (editado) Opa! Valew por ter me escolhido, João Victor! João Victor Andrade 1 - Quantas horas você treina por dia ? Depende muito de como foi no trabalho, se foi muito puxado ou não, ou dos compromissos que ainda terei no dia. Se for final de semana, aí dá mais tempo pra treinar. Mas sabe aquela galera que vive no celular? Então, sou eu com o cubo... Sempre levo ele comigo, e se der alguma brecha, já tô lá treinando! 2 - Acha que um dia conseguirá o SAR de single ou de média ? A curto/médio prazo, acho que o SAR de single no FM até dá pra conseguir, mas depende muito da sorte no embaralhamento... Já o de média, ainda tenho que melhorar MUITO pra conseguir chegar perto... O Batista apelou demais no Mundial! Hahahaha 3 - Você acha que o cubo mágico ainda crescerá muito no Brasil e no mundo ? Sim! E tudo tem indicado pra que isso aconteça mesmo. O número de cubistas só tem aumentado, as pessoas estão buscando cada vez mais influenciar mais pessoas a montar, e os campeonatos, que têm crescido bastante (não apenas em números, mas também em variedade de cidades), têm sido muito importantes tanto para a integração da comunidade cubista da cidade quanto para a divulgação do cubismo para quem ainda não sabe resolver o cubo. 4 - O que o fórum representa para você ? Mano, o fórum é uma grande diversão pra mim! Nesses tempos tão conturbados no nosso país, por exemplo, aqui torna-se uma válvula de escape pra poder dar uma espairecida. Aqui também é um importante instrumento de atualização das notícias que rolam no meio cubista, assim como um grande banco de dados de tutoriais e dicas de resolução. Porém, acima de tudo, aqui é onde muitas pessoas têm o primeiro contato com uma comunidade cubista, que, por sinal, eu acho muito legal e saudável! 5 - O que o cubo representa para você ? Pra mim, o cubo é uma diversão, uma distração, um meio pelo qual tenho feito muitas amizades e uma forma que tenho de relaxar (quem não é cubista não entende essa última! Hahahaha). Maurício Amaral 6 - Oque te fez começar praticar BLD? Cara, a primeira vez que vi ao vivo uma pessoa resolvendo vendado foi o Matheus, de Brasília, antes do BSB Open 2014, e fiquei impressionado com aquilo! A partir daí, fiquei com muita vontade de aprender, o que aconteceu mais ou menos 1 ano depois. Na verdade, eu não pratico, só aprendi mesmo a montar! Hehehe 7 - Qual modalidade de puzzle você acha mais emocionante de assistir? Mais emocionante eu acho o BLD, mas o MBLD também é maneiro de assistir! 8 - Qual puzzle você tem que acha mais dificil? Acho que é o square-1... 9 - Quantos puzzles tem? Nossa, essa pergunta é difícil... Hahahaha Eu tô na China agora, e comprei um monte de cubos aqui pra testar, vou ficar com alguns e vender outros, daí não sei quantos são no total... Mas acho que deve dar por volta de 15~20 cubos. P. A. Souza 10 - Quando farão um campeonato em Brasília com big cubes? A mesma pergunta faço pro pessoal aí de Curitiba sobre FM! Hahahaha Pô, pior que a galera daqui nem curte tanto big cubes... No campeonato BSB Spring 2015, por exemplo, só tiveram 3 competidores no 5x5... Mas no BSB Open galera sempre coloca uns big cubes lá! Editado Março 25, 2016 por Marlon Marques 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 11 - O que te fez escolher ir para a China? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 Allyson Dias 11 - O que te fez escolher ir para a China? Eu trabalho no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), e tenho a oportunidade de fazer uma viagem ao exterior por ano. Daí neste ano, dentre as opções disponíveis, Pequim foi a melhor delas! Sem contar o fato de poder comprar cubos aqui direto da fonte... Hahahaha 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 12- sabe falar chines? 13-quais paises tem desejo visitar? 14- gostaria de morar em outro país? Se sim,qual? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 (editado) 15-qual o seu maior desejo? 16-aolong ou hualong? 17-se considera um mito? 18-ruffles,cheetos ou Doritos? 19-Além do cubo,quais são seus outros Hobbys? 20-Mortal Kombat ou Tekken? 21-Coca ou pepsi? 22-qual é seu filme favorito? 23-se quisesse ter poderes quais seriam? 24-além do FM,quais são suas modalidades favoritas? Editado Março 25, 2016 por Antonio Gabriel Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 25, 2016 25 - Qual foi o maior choque cultural que você teve na china? 26 - Dizem que a comida chinesa é bem diferente da "comida chinesa" que temos aqui no Brasil (que veio dos EUA), quão diferente é? 27 - Sobre a compra de cubos na China, os preços são melhores para quem está aí ou é praticamente a mesma coisa? 28 - O que você faz no seu emprego? 29 - Vai ficar quanto tempo na China? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 26, 2016 (editado) Maurício Amaral 12 - sabe falar chines? Só o básico mesmo... Como cumprimento, agradecimento, e algumas outras coisas, como "não sei", "tá caro", "não tenho", "acabou", "água" e "amendoim"! Hehehehe 13 - quais paises tem desejo visitar? Tenho muita curiosidade de conhecer a Espanha e, principalmente, a Itália, mas não a trabalho, e sim com a minha esposa... 14 - gostaria de morar em outro país? Se sim,qual? Antes eu não tinha esse interesse, mas ultimamente essa vontade tem crescido. Se a minha esposa topasse, eu iria pro Japão FÁCIL! Eita lugar em que as coisas funcionam, segurança de sair na rua, ir a uma lanchonete e deixar a bicicleta com as compras do lado de fora sem medo de ser roubado... Mas acho que, se depender dela, iríamos aos EUA, que também achei muito bom! Antonio Gabriel 15 - qual o seu maior desejo? Caracas, que pergunta complexa... Vou arriscar um aqui: fazer diferença na vida das pessoas, não sendo "apenas mais um" aqui na Terra! 16 - aolong ou hualong? Entre os dois, apesar de ter um giro muito pesado, fico com o AoLong, que foi o meu main durante um bom tempo. O HuaLong também é muito bom e é muito mais leve, mas não consegui me adaptar a ele... 17 - se considera um mito? Não mesmo! Só me considero uma pessoa apaixonada pelo cubo mágico. Se por acaso estou obtendo bons resultados no FM, por exemplo, é porque eu amo essa modalidade, e por isso eu me dedico a ela. Como há pouquíssimos brasileiros que realmente levam a sério o FM, às vezes pode até ser que eu receba certo destaque, mas ainda estou beeem longe dos melhores do mundo... 18 - ruffles,cheetos ou Doritos? Em se tratando de salgadinhos (e de todas as outras coisas que "não prestam"), não sou de negar nada! Hahahaha Mas se for pra escolher entre os três, ficaria com o Ruffles sabor cebola e salsa. 19 - Além do cubo,quais são seus outros Hobbys? Não sei se seria muito bem um hobby, mas estou sempre ouvindo música! Curto também assistir a um seriado ou a um filme de vez em quando. 20 - Mortal Kombat ou Tekken? Mano, nunca fui de jogar nenhum desses jogos... Mas fico com o Mortal Kombat, acho que os personagens são muito lokos! 21 - Coca ou pepsi? Pergunta mais fácil até agora... Hahahaha Coca-Cola, com certeza! 22 - qual é seu filme favorito? "Violação de Privacidade", com o saudoso Robin Williams... 23 - se quisesse ter poderes quais seriam? Essa pergunta eu já havia respondido neste post - seria teletransporte. 24 - além do FM,quais são suas modalidades favoritas? 4x4! Acho que é o puzzle mais divertido de resolver! Nicolas Omori 25 - Qual foi o maior choque cultural que você teve na china? Acho que foi o de ver as pessoas escarrando e cuspindo em qualquer lugar da rua... E não são só os homens! Mulheres e velhinhos também seguem esse hábito nojento... 26 - Dizem que a comida chinesa é bem diferente da "comida chinesa" que temos aqui no Brasil (que veio dos EUA), quão diferente é? Se estiver falando do frango xadrez, porco empanado com molho agridoce, etc., a diferença tá na quantidade de pimenta e de óleo, que aqui é bem maior! Mas o que eles geralmente comem é carne com bastante legumes. Tem um prato bem típico deles aqui também que é o hot pot, que consiste numa panela grande com água fervendo e com algumas coisas dentro, e você recebe um prato com fatias bem finas de carne crua. Você coloca nessa água por 1min mais ou menos, e a carne cozinha na hora. É bem interessante de conhecer! Mas prefiro me manter nas comidas mais ocidentalizadas mesmo... Hehehehe 27 - Sobre a compra de cubos na China, os preços são melhores para quem está aí ou é praticamente a mesma coisa? Aqui é um pouco melhor, sim! Os preços são, geralmente, uns 15~20% mais baratos que na Lightake, por exemplo. 28 - O que você faz no seu emprego? Em Brasília, eu autorizo passagem e pago ajuda de custo pro pessoal que é removido para o exterior. Quando eu faço essas missões transitórias no exterior, ou fico na parte das comunicações (envio/recebimento de telegramas, arquivo, protocolo de entrada/saída...), ou fico no setor consular, que é o meu caso agora (autorização de vistos, legalização de documentos, etc.). 29 - Vai ficar quanto tempo na China? Minha missão aqui é de 61 dias. Cheguei em 14/3, e embarco de volta ao Brasil na madrugada de 15 pra 16/4. Editado Março 26, 2016 por Marlon Marques 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 30, 2016 Deixa eu fazer as perguntas de FM. 30 - Está muito ansioso pelo Cross-Strait FMC? 31 - Se pudesse vencer apenas o Campeonato Brasileiro ou o Cross-Strait, qual seria? 32 - Vencer o brasileiro ou atingir a meta de 2o nas américas? 33 - Linus Fresz, Sébastien Auroux, Marcel Peters, Tomoaki Okayama, Javier Cabezuelo Sánchez, Sebastiano Tronto, Laura Ohrndorf ou Batista? 34 - Você acha que o FM pode ficar desinteressante se muitos cubistas conseguissem chegar próximos do número de Deus (20) ou se apenas um cubista conseguisse cravar 20 em todas as soluções ? 35 - É verdade que para ficar bom no FM é necessário conhecer pelo menos 20 métodos diferentes? 36 - Sabendo apenas um métodos de speed para resolver os cubos embaralhados durante a solução, é verdade que para ficar bom no FM não é necessário saber nenhum método e nenhum algorítimo que não seja intuitivo? 37 - Qual técnica de FM você mais legal, NISS ou inserções? 38 - O que é mais legal, achar um bom esqueleto ou boas inserções? 39 - O fator sorte pesa mais no speed ou no FM? 40 - Mudaria algo nas regras do FM? 41 - Solução linear poderia ser uma modalidade? Você imagina alguma outra modalidade derivada do FM? 42 - Dá uma emoção entregar a folha da solução sem tempo para conferí-la? 43 - Como você gerencia o tempo na solução? Quanto tempo pro esqueleto, inserções e conferência? 44 - Quanto tempo você levou para aprender comutadores de quina? 45 - Qual lado da força? EO-first ou EO-late(EO-during)? (em termos de média) 46 - Sente falta de algum software para FM? 47 - Apesar da facilidade, qualquer cubista sabendo a notação pode participar, você acha que o FM é desprestigiado? 48 - Se você achasse um WR no FM você vibraria como o WR do Lucas Eter ou o WR do Collin Burns? 49 - Um algorítimo. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 30, 2016 (editado) andersonaap30 - Está muito ansioso pelo Cross-Strait FMC?Bastante! Não vejo a hora de chegar...31 - Se pudesse vencer apenas o Campeonato Brasileiro ou o Cross-Strait, qual seria?Rapaz... Se eu ganhasse o Brasileiro, significa que eu teria ganhado do Batista, que é o atual campeão mundial, o que seria cabuloso demais! Mas acho que ficaria com o Cross-Strait, por ser um campeonato internacional e por ter um maior número de competidores com médias melhores que a minha.32 - Vencer o brasileiro ou atingir a meta de 2o nas américas?Então, eu precisaria fazer um sub-Batista pra poder levar o Brasileiro, que com certeza teria que ser uma média sub30, o que já atingiria a meta de ficar em 2º na América do Sul. Assim, preferiria ganhar o Brasileiro! 33 - Linus Fresz, Sébastien Auroux, Marcel Peters, Tomoaki Okayama, Javier Cabezuelo Sánchez, Sebastiano Tronto, Laura Ohrndorf ou Batista?Tim Wong 34 - Você acha que o FM pode ficar desinteressante se muitos cubistas conseguissem chegar próximos do número de Deus (20) ou se apenas um cubista conseguisse cravar 20 em todas as soluções ?Acho que não... Assim como no speed, o 3x3 não fica desinteressante a cada WR batido. Acho que esses recordes apenas estimulam ainda mais os cubistas, haja vista que eles evidenciam que o limite da capacidade humana ainda não foi atingido.35 - É verdade que para ficar bom no FM é necessário conhecer pelo menos 20 métodos diferentes?Se for verdade, então ainda preciso aprender muita coisa pra ficar bom! Hahahaha 36 - Sabendo apenas um métodos de speed para resolver os cubos embaralhados durante a solução, é verdade que para ficar bom no FM não é necessário saber nenhum método e nenhum algorítimo que não seja intuitivo?Hum, meio complicado isso aí, hein? Se você for usar só CFOP, por exemplo, você até pode conseguir um single ou outro bom, mas pra conseguir uma média boa e constante, o caminho é um pouco mais longo...37 - Qual técnica de FM você mais legal, NISS ou inserções?NISS, com certeza. Odeio inserções... Acho que elas são apenas um "mal necessário"... Hehehehe38 - O que é mais legal, achar um bom esqueleto ou boas inserções?É mais divertido conseguir encontrar um bom esqueleto, porque exige muito mais de habilidade e conhecimento do que meramente de sorte, como é o caso das inserções.39 - O fator sorte pesa mais no speed ou no FM?Creio que pese mais no FM. No speed, por ser avg5, se você tiver sorte em uma solve e ela for a melhor dentre as 5, ela será computada como tempo simples, mas descartada da média. Já no FM, por ser mo3, a solve que tiver dado sorte será computada em ambos.40 - Mudaria algo nas regras do FM?Acho que uma rodada poderia ter 4 embaralhamentos - descarta a pior solução e faz a média das outras 3. É cruel um DNF estragar toda a sua média...41 - Solução linear poderia ser uma modalidade? Você imagina alguma outra modalidade derivada do FM?Complicado adotar a solução linear como uma modalidade... Teria que ter um juiz para cara competidor para analisar o andamento das soluções... Mas podia rolar um FM speed! Cada um teria tipo uns 15min pra apresentar uma solução. Testaria não apenas a habilidade de se construir uma solução ótima, como também a rapidez de raciocínio para tal!42 - Dá uma emoção entregar a folha da solução sem tempo para conferí-la?Ô, e como! Mas as 2 vezes que rolou isso comigo, foram 2 DNFs... Não curti muito a emoção.43 - Como você gerencia o tempo na solução? Quanto tempo pro esqueleto, inserções e conferência?Tento achar EO + 2x2x3 em uns 15~20min, fechar o esqueleto em até 30~35min, mais 20min pras inserções e o restante pra conferência.44 - Quanto tempo você levou para aprender comutadores de quina?Devo ter levado umas 2 semanas pra conseguir entender como os comutadores funcionavam e como aplicá-los no FM.45 - Qual lado da força? EO-first ou EO-late(EO-during)? (em termos de média)Se for pra escolher apenas um, fico com o EO first. Mas pra ter uma média constante, é importante saber aplicar a EO em qualquer momento da solução.46 - Sente falta de algum software para FM?Acho que não... Prefiro aceitar que não há fórmulas para o FM e que a construção das soluções depende do conhecimento do resolvedor. E quanto às inserções, o IF já está de bom tamanho!47 - Apesar da facilidade, qualquer cubista sabendo a notação pode participar, você acha que o FM é desprestigiado?Não usaria a palavra "desprestigiado", mas por ser uma modalidade cujo resultado entre (número de resoluções)/(tempo) é muito menor que no speed, acho que o FM torna-se "desinteressante" para grande parte das pessoas. Alguns só participam de modalidades onde podem se destacar, e nessa rotina maluca em que a gente vive, quando muitas vezes "não temos tempo" para fazer as coisas, o FM entraria na mesma levada, sendo vista como uma modalidade demorada, chata e cansativa. Muitos não possuem paciência para aprenderem novos métodos, querem tudo rápido e para o agora. Mas no FM não dá...48 - Se você achasse um WR no FM você vibraria como o WR do Lucas Eter ou o WR do Collin Burns?Inicialmente, creio que minha reação seria seria como a do Collin Burns. Iria verificar 1.000 vezes pra ver se estava certo mesmo, mas depois que fosse confirmado o resultado, acho que sairia pulando por aí! Hahahaha 49 - Um algorítimo.Rw U R' U' M U R U' R'. Editado Março 30, 2016 por Marlon Marques 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 30, 2016 50 - Marlon! Você vai ter algum campeonato aí por perto pra participar? 51 - Você acha que big cubes podem se popularizarem mais ou aqui o negócio é só 3x3, OH e 2x2? 52 - Cerveja, cachaça ou licor? 53 - Você acha que o número de campeonatos no Brasil irá aumentar, diminuir ou ficar como está? 54 - O que você poderia fazer (ou faz!) para aumentar a visibilidade do cubo mágico na sociedade? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 30, 2016 (editado) Daniel Lehwing 50 - Marlon! Você vai ter algum campeonato aí por perto pra participar? Daniel! Sim, vou participar do Cross-strait, que é um campeonato só de fewest moves (2 rodadas) e que vai ser disputado em múltiplas cidades (Pequim, Cantão, Xian, Xangai, Hong Kong e Taipé) simultaneamente. Ele vai ocorrer no dia 9 de abril... Esteja torcendo por mim! 51 - Você acha que big cubes podem se popularizarem mais ou aqui o negócio é só 3x3, OH e 2x2? Acho que eles podem se popularizar, sim! O pessoal do Paraná tá lá frenética com os big cubes! Hehehehe Mas, na minha opinião, deveriam ser lançados mais materiais sobre eles, como vídeos, tutoriais, dicas, curiosidades, etc., a fim de instigar a curiosidade dos cubistas para esses cubos. 52 - Cerveja, cachaça ou licor? Sou meio fraco com bebidas... Não curto bebida alcoólica que não seja doce (exceto vinho); portanto, dos 3, ficaria com o licor mesmo... Hahahaha 53 - Você acha que o número de campeonatos no Brasil irá aumentar, diminuir ou ficar como está? Acho que só tende a aumentar! Já tem aumentado o número de delegados brasileiros, e o número de cubistas também tem crescido bem. Mas claro que os campeonatos só acontecerão mesmo se o pessoal tiver vontade e coragem suficientes para planejar a organização deles. A febre do cubo mágico com certeza está de volta! Basta que nós aproveitemos este momento e façamos com que o cubismo aumente cada vez mais! 54 - O que você poderia fazer (ou faz!) para aumentar a visibilidade do cubo mágico na sociedade? Praticamente aonde quer que eu vá, levo um cubo comigo. As pessoas naturalmente me questionam sobre como resolver, se tem alguma fórmula especial, e daí eu explico pra elas como funciona o cubo. Algumas só acham interessante, outras se empolgam e desejam aprender a resolver. Com isso ensino pra pessoa, e mostro os outros tipos de puzzles (2x2, 4x4, mirror blocks, Pyraminx, etc.), o que instiga a curiosidade delas ainda mais. Explico que há campeonatos, Associação Mundial que computa os tempos oficiais dos competidores, e assim as pessoas ficam impressionadas com essas coisas. É o que eu geralmente faço! Aqui na Embaixada em Pequim, por exemplo, fiz isso. Umas pessoas já aprenderam a montar, algumas compraram alguns puzzles para tentar resolver, e outras compraram pra dar para filhos/netos! Quando eu voltar a Brasília, já tem programada uma exposição de cubo mágico que eu e mais umas 5 pessoas faremos num colégio, acho que vai ser bem interessante! Editado Março 30, 2016 por Marlon Marques 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 30, 2016 Opa Vou entrar na brincadeira 55 - Aqui em Brasília, mora onde? 56 - Tenho dois 3x3 e um Pyraminx, qual o próximo a comprar? 57 - Qual o puzzle mais difícil que já conseguiu resolver? Lembra quanto tempo demorou? 58 - Lembra qual foi o primeiro tempo que você marcou no 3x3? 59 - Prefere big cubes ou os que mudam de forma? 60 - Quero comprar as coisas que vc trouxer! Faz um preço camarada? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 31, 2016 Fabio_Alves 55 - Aqui em Brasília, mora onde? Moro na 210 sul! 56 - Tenho dois 3x3 e um Pyraminx, qual o próximo a comprar? Se quiser um mais simples, 2x2. Se quiser um mais desafiador, 4x4. E se quiser um diferente e interessante, mirror blocks. 57 - Qual o puzzle mais difícil que já conseguiu resolver? Lembra quanto tempo demorou? O mais difícil acho que foi o square-1... Mas não levei muito tempo pra conseguir resolver, acho que foi em menos de 1 semana. Mas o chato mesmo é a paridade... 58 - Lembra qual foi o primeiro tempo que você marcou no 3x3? Ixi, lembro não! Hehehe Mas acho que foi uns 2~3min... 59 - Prefere big cubes ou os que mudam de forma? O único big cube que eu gosto de resolver é o 4x4 (que muitos nem consideram como big cube). Dos que mudam de forma, os únicos que resolvo são o square-1 e o mirror blocks. 2x1 então! 60 - Quero comprar as coisas que vc trouxer! Faz um preço camarada? Hahahaha! Inbox! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites