Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Alemão/Deutsch

24 posts neste tópico

Como falei no tópico do Duolingo, tô aprendendo alemão. Aí como tem mais gente aqui que curte, pensei em fazer o tópico. Aproveitando para contar algumas curiosidades.

Kinder Ovo: "Kinder" = "Crianças"

Mark Zuckerberg: "Zucker" = Açúcar e "berg" = "montanha"

(caraaaaca, na hora de escrever aqui me liguei. "iceberg" :o )

Volkswagen: "volks" = povo, "wagen" = carro

Fuhrer (a forma que chamavam hitler) = Líder

Schwarzenegger: "Schwarz" = preto ("negger" não descobri, vai ver não é alemão)

(essas são as que lembrei por enquanto)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto bastante do fato do idioma criar palavras apenas juntando outras que já existem

Ex: Fußballnationalmannschaft, que é a palavra que junta Futebol, nacional e equipe, e se refere à seleção alemã de futebol. pra não passar batido, 7x1

Pretendo voltar a estudar alemão no Duolingo, tô há algum tempo nesse vai e para, agora é voltar de vez.

Aliás, fome eu não passo na Alemanha, posso falar que nem um mongol gigante, mas consigo falar que to com fome e que tô com sede.

Editado por Nicolas Omori
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal a iniciativa de vocês!

O que mais me intriga em outras línguas em geral é a questão da significância dos termos e palavras.

Ex.: Quando chamavam Hitler de Führer eles queriam dizer "lider", mas se você se dirigir a um motorista de táxi, você também vai se dirigir como "Führer", só que no sentido de "condutor" (que é a raiz da palavra)!

Tem questões históricas e morfológicas também...

Vocês sabiam que o inglês tem como umas das bases, o alemão arcaico, certo? (por isso algumas palavras são tão parecidas)

Então algumas palavras do alemão arcaico deram lugar ao alemão contemporâneo (ajudado pelos irmãos Grimm, sim! os dos contos!).

E existem várias palavras que ainda existem no inglês e aparentemente não fazem sentido algum e que vieram do alemão arcaico.

O exemplo mais legal delas é "Window" que vem do alemão arcaico "Wint ow" (ou algo assim) que significa "Olho de vento"!!

(as janelas antigas eram circulares e dispostas uma do lado da outra parecendo olhos em uma casa...)

Faz mais sentido, não? ;)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Acho interessante como a pronúncia do R no inglês britânico, como em water, daugther, é parecido com o do alemão.

Compartilhar este post

Link para o post

Massa demais!

Uma que meu irmão me lembrou:

Tony Stark (do homem de ferro): "Stark" = forte

---

E sobre essa origem das palavras que o Daniel falou, tô achando bem interessante! Inclusive tem palavras que o alemão parece com o português também. Tipo "queijo" é "käse", que tem praticamente a mesma pronúncia.

Compartilhar este post

Link para o post

E sobre essa origem das palavras que o Daniel falou, tô achando bem interessante! Inclusive tem palavras que o alemão parece com o português também. Tipo "queijo" é "käse", que tem praticamente a mesma pronúncia.

Isso acontece que apesar do império romano ter fracassado em tomar a Saxônia, parte da cultura latina permaneceu no local e usou o latim como uma "extensão".

Com isso existem muitos termos e palavras que são do latim e próximas as outras línguas derivadas dele.

Uma das formas de se dizer "direito" é "Jura"...

Compartilhar este post

Link para o post

Não apenas palavras, mas a própria gramática do alemão, como a declinação e a conjugação de verbos, vieram do latim.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Só acho sacanagem o negócio dos artigos. hauhauhuah

Der Mann, beleza

Der Junge, beleza

Die Frau, beleza

Das Madchen, das?!?!?!!?

Com quem eu converso, pessoal fala tipo "já decora o artigo junto com a palavra, e só aceita que doi menos". Não tem nenhuma dica mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Masculino e feminino ainda é tranquilo, Carlos. O problema é o neutro. Hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Masculino e feminino ainda é tranquilo, Carlos. O problema é o neutro. Hahaha

Foi o que tentei relatar no meu post. Acho que faltou eu colocar uns negritos para deixar mais claro. Dá outra olhada lá panóis? o/

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que tentei relatar no meu post. Acho que faltou eu colocar uns negritos para deixar mais claro. Dá outra olhada lá panóis? o/

Ah, é mesmo. Estava no laboratório fazendo outras coisas e não prestei atenção direito quando respondi. hahahaha

Das Wasser, a água, tudo bem, dá pra entender ser neutro, mas Das Mädchen, a menina... Só aceitar que dói menos. hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Huahuahuha pois é! Eu ouvi dizer alguma coisa sobre o final "chen" ser uma forma de diminutivo, e que o "das" seria por causa disso. Mas se cada palavra tiver sua própria regra, lascou do mesmo jeito hauhuha

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Noohhh, aí sim! Com isso aqui deu uma clareada um pouco melhor no uso de der,die e das. 

http://goeasyberlin.de/blog/alemao-online/artigos-alemao-online/artigos-definidos-der-die-das/

Tem umas paradas muito específicas! Huahuahua

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/02/2016 at 13:49, Daniel Lehwing disse:

O que mais me intriga em outras línguas em geral é a questão da significância dos termos e palavras.

Ex.: Quando chamavam Hitler de Führer eles queriam dizer "lider", mas se você se dirigir a um motorista de táxi, você também vai se dirigir como "Führer", só que no sentido de "condutor" (que é a raiz da palavra)!

Sobre esse ponto em específico, há um elemento interessante: A palavra "líder" no sentido "chefe de estado autocrático"  seria "Kaiser" que vem de Caesar (Pronuncia-se "cizar"), que é o Imperador. Só que Hitler, diferente de Napoleão, nunca se nomeou "líder supremo" da alemanha, sendo que Führer não se referia à liderança do país, mas a liderança do partido. Oficialmente, Hitler sempre foi um Chanceler, porque ele se negou à assumir a presidência, que ficou vaga após a morte de Hindenburg. Assim, "Führer" é um epiteto e não um título, da mesma forma que "Alexandre o Grande", "Pepino, O breve" (provavelmente o exemplo mais clássico de zuação histórica) e "Guilherme I, o Conquistador" (esse sim, Kaiser, Presidente, Führer e, diria eu, recordista mundial de títulos).

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/02/2016 at 15:16, Carlos de Alcântara disse:

Só acho sacanagem o negócio dos artigos. hauhauhuah

Der Mann, beleza

Der Junge, beleza

Die Frau, beleza

Das Madchen, das?!?!?!!?

Com quem eu converso, pessoal fala tipo "já decora o artigo junto com a palavra, e só aceita que doi menos". Não tem nenhuma dica mesmo?

Carlão uma regrinha meio besta e meio falha, é que toda palavra terminada com "e" tem o artigo feminino. Isso se aplica a 95% das vezes, mas como você mesmo viu com beleza, ela pode dar uma escorregadinha...   kkkkk

Outra coisa: Das Mädchen é neutro pois se acreditava que as meninas "desbrochavam" mais tardiamente que os meninos (Der Junge, tmb!) e então as meninas ainda eram vistas como "crinaças" (Das Kind) e como criança ainda não teve sua puberdade, ela é "neutra" entende? :)

O mais legal é que o "menino" é visto como "o jovem", por isso que "jovem" como adjetivo é "jung" (young!).

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, MosAxz disse:

Sobre esse ponto em específico, há um elemento interessante: A palavra "líder" no sentido "chefe de estado autocrático"  seria "Kaiser" que vem de Caesar (Pronuncia-se "cizar"), que é o Imperador. Só que Hitler, diferente de Napoleão, nunca se nomeou "líder supremo" da alemanha, sendo que Führer não se referia à liderança do país, mas a liderança do partido. Oficialmente, Hitler sempre foi um Chanceler, porque ele se negou à assumir a presidência, que ficou vaga após a morte de Hindenburg. Assim, "Führer" é um epiteto e não um título, da mesma forma que "Alexandre o Grande", "Pepino, O breve" (provavelmente o exemplo mais clássico de zuação histórica) e "Guilherme I, o Conquistador" (esse sim, Kaiser, Presidente, Führer e, diria eu, recordista mundial de títulos).

Então cara, eu traduzi o sentido da palavra mais do que qualquer outra coisa. Kaiser significa imperador e era assim que eu e meu tio nos referíamos ao meu avô pra brincar com ele.

Apesar de não ser um título oficial, Führer tinha um peso muito grande na cultura nazista...    e é assim que os alemães, depois dos nazistas, chamam seus taxistas. kkkkkkk

Em tempo: O grande "pai da nação" foi o chanceler do Wilhelm I, o Otto von Bismark. Esse sim, é o grande conciliador e unificador - o símbolo da unidade alemã.

Editado por Daniel Lehwing

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Daniel Lehwing disse:

Então cara, eu traduzi o sentido da palavra mais do que qualquer outra coisa. Kaiser significa imperador e era assim que eu e meu tio nos referíamos ao meu avô pra brincar com ele.

Apesar de não ser um título oficial, Führer tinha um peso muito grande na cultura nazista...    e é assim que os alemães, depois dos nazistas, chamam seus taxistas. kkkkkkk

Em tempo: O grande "pai da nação" foi o chanceler do Wilhelm I, o Otto von Bismark. Esse sim, é o grande conciliador e unificador - o símbolo da unidade alemã.

Sim, sim. Pra ser sincero, pensei que os alemães tinham parado de usar a palavra Führer, porque ela tem uma carga psicológica fortíssima. Mas se você diz, acredito em você. Anyway, Bismarck era chanceler de Guilherme I, que foi quem deu os meios para ele fazer sua mágica. E ainda teve Frederico II em sequência para ajudar ainda mais o Bismarck. Com certeza essa foi a época áurea da Alemanha, mas ai veio a grande guerra e desbocou na República de Weimar (que só se salvou, em simbolismo, por causa de Hindenburg)...

Aliás, já que parece ser a oportunidade perfeita, recomendo aqui a série Terceiro Reich do Richard. P. Evans (A Chegada do Terceiro Reich, Terceiro Reich no Poder e Terceiro Reich na Guerra). São livros gigantescos, mas de leitura leve e muita informação sobre todo o periodo entre 1919 e 1945.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 23/08/2016 at 18:56, Daniel Lehwing disse:

Carlão uma regrinha meio besta e meio falha, é que toda palavra terminada com "e" tem o artigo feminino. Isso se aplica a 95% das vezes, mas como você mesmo viu com beleza, ela pode dar uma escorregadinha...   kkkkk

Outra coisa: Das Mädchen é neutro pois se acreditava que as meninas "desbrochavam" mais tardiamente que os meninos (Der Junge, tmb!) e então as meninas ainda eram vistas como "crinaças" (Das Kind) e como criança ainda não teve sua puberdade, ela é "neutra" entende? :)

O mais legal é que o "menino" é visto como "o jovem", por isso que "jovem" como adjetivo é "jung" (young!).

Curiosidade massa! A versão que eu conhecia era que madchen é "das" porque o final "chen" é como se fosse um diminutivo, e nesse caso seria o artigo neutro.

Será que tem uma história dessa para cada uso do "das"? Huahuahua das gras, das auto, das salz etc...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/08/2016 at 08:02, MosAxz disse:

Aliás, já que parece ser a oportunidade perfeita, recomendo aqui a série Terceiro Reich do Richard. P. Evans (A Chegada do Terceiro Reich, Terceiro Reich no Poder e Terceiro Reich na Guerra). São livros gigantescos, mas de leitura leve e muita informação sobre todo o periodo entre 1919 e 1945.

Juro que já ouvi falar desses "tomos", mas sou muito mole pra ler livros grandes, ahahaha.

O do King (que não tem nada a ver) estou tendo dificuldades de pegar pra ler. Depois que eu pego, leio com facilidade...    mas pqp...   quando eu olho o tamanho dele... :(

Compartilhar este post

Link para o post
Em 25/08/2016 at 05:41, Carlos de Alcântara disse:

Curiosidade massa! A versão que eu conhecia era que madchen é "das" porque o final "chen" é como se fosse um diminutivo, e nesse caso seria o artigo neutro.

Será que tem uma história dessa para cada uso do "das"? Huahuahua das gras, das auto, das salz etc...

Hehehe, isso já é da cultura saxônica mesmo...   não à toa que poucos conhecem da mitologia alemã: Tudo tem uma raiz profunda, uma história por trás... até o nome das coisas é influenciado. Já te falei da palavra "janela", ou "avião", né? Hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Carlos de Alcântara disse:

Fenster? Tem história?

Sim, é que no alemão arcaico e correlatos significava "olho de vento", e é por isso que no inglês é "window" hoje... ;) 

ps. Muitas palavras alemãs atuais são bem recentes e muitas tem sua versão arcaica que ainda são aceitas e usadas até.

Editado por Daniel Lehwing
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0