Postado Fevereiro 27, 2010 Eu acredito que seja um esporte sim exige treino, cordenação motora, e etc... só por que não molhamos nossa camisa com suor e deixamos noassas axilas fedendo pra c@#*lho não quer dizer que naum seja um esporte. para um esporte entrar nas olimpiadas acredito deva ser praticado num certo numero de paises e de continentes e cada argola no simbolo das olimpiadas representa um pais(eu axo) isso quer deizer que se o cubo mágico continuar crescendo eu viso a possbilidade de haver campeonatos olimpicos de cubo mágico Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 27, 2010 ...para um esporte entrar nas olimpiadas acredito deva ser praticado num certo numero de paises e de continentes e cada argola no simbolo das olimpiadas representa um pais(eu axo) ... acho ques as argolas são os cinco continentes!?!? e pra ser considerado um esporte precisa ser praticado e ter confederações num determinado número de paises Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 Jurava que já tinha um tópico desses por aqui, mas não encontrei. Aliás, aproveitando a deixa, como eu já disse aqui (na verdade nem sei se foi aqui que eu disse, mas ok) não considero speedcubing um esporte (esporte é uma atividade física com elementos de competição) porque apesar de existir competição, regulamentos, técnicas, treinos e etc, não tem como fator importante o condicionamento físico. Entendam também que isso não desmerece o speedcubing (até porque ping pong é um esporte e isso não o torna em algo legal). Cara, eu concordo que o cubo não é um esporte como é o futebol, o basquete, o handebol etc. Mas se ele tem todas essas características que você descreveu, como você sugere que o chamemos, se não for "esporte"? Dizer "a prática" do speedcubing não define, dizer a "atividade" também não define. Dizer que é um "esporte" é o que melhor define o que é o speedcubing, mesmo que não seja um esporte tradicional. Acho até que facilita a comunicação. Argumentos da galera do Xadrez: O xadrez como esporte O xadrez é esporte já diz o Comitê Olímpico Internacional que tem esta como uma atividade reconhecida, isto é, que pode ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos a qualquer momento. Mas se você ainda não está convencido disso, aqui vão outros argumentos: - é um jogo - há competição - é uma atividade de alto rendimento - há sentimento de superar a si próprio e ao seu adversário - há desgaste físico e mental - é praticado por milhares de pessoas - é baseado em regras - possui uma entidade reguladora (confederação e federação internacional) E onde há esporte, há competição. No Brasil a entidade que regulamenta o esporte é a Confederação Brasileira de Xadrez. Já em âmbito mundial, a FIDE World Chess Federeation (em inglês) é quem organiza o esporte. Convenhamos que, se for pensar, o cubo é "mais esporte" do que o Xadrez em vários aspectos. Só que, pelos argumentos do pessoal do Xadrez, jogo de video game também seria esporte. Na minha opinião, poderíamos considerar como um "esporte mental" (definição que eu tô inventando agora). Se acho válido chamar de um "esporte mental", acho válido resumir como "esporte", que resolve todos os problemas inclusive de comunicação e valida como um termo certo. Bom, essa é só minha opinião. O que acham? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 O speedcubing tem de ser considerado um esporte mental como xadrez por isso precisa haver competições para saber quem sao os melhores, pena que a moioria ver como brincadeira de criança e poucas pessoas conhecem verdadeiramente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 Na verdade a expressão "esporte mental" ou "esporte da mente" (mais correto) já é considerada.Os esportes da mente, se bem me lembro, são o Poker, Bridge, Xadrez e Gamão. Acho que tem mais, não tenho certeza.Mas Poker e Xadrez são com certeza. Pesquise no Google pela IMSA, Carlos. Acho que dava pra encaixar o cubo aí tranquilamente. :b Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 Eu nunca tinha pensado em cubo mágico um esporte, mas esses aspectos fazem sentido para defini-lo como um. Claro que é sim um "esporte" diferente dos demais, mas vc tbm precisa treinar, estudar e é um jogo com vc mesmo para poder se superar e conseguir sempre um tempo melhor. Seria como vc disse "esporte mental" que usa de suas tecnicas e de tudo que aprendeu para aplicar nele e tbm a parte fisica da velocidade que só se adquire treinando. Ainda assim não vejo tanto como "esporte" para mim por eu fazer por gostar e por diversão. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 Sempre achei mto tosco considerarem xadrez um esporte e ainda acho q o cubo é "mais esporte" q o xadrez. Mas na minha opiniao esporte é basquete, futebol, essas coisas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 cubo mágico é um brinquedo! speedcubing (e derivados) é um esporte sim! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 UMa maquete que virou brinquedo... Um brinquedo que virou brincadeira comercializada e de repente virou sim um esporte. Xadrez passou pelas mesmas transformações... Desde que tive conhecimento dos camps, ficou claro que não era apenas uma brincadeira de criança... pois até elas levam a sério as competições. Tem muito a crescer o speedcubing! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 (editado) Cubo mágico, não; speedcubing sim! No final do ano passado, estava conversando com a minha professora de Ed. Física e comentei sobre o campeonato de NH, comentando sobre o speed ser um esporte, ela não só concordou comigo, mas como disse mais coisas que eu não sabia, como o que está escrito nos argumentos do xadrez, ela me disse praticamente tudo aquilo que estava escrito. ^-^ Editado Abril 11, 2013 por Rafaela Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 Deixe eu justificar: Esporte não define o speedcubing, mas chega perto, principalmente na definição de esporte mental. O que costuma acontecer é que muito do pessoal que briga pra definir competição x como esporte é o pessoal que não quer admitir ser um gordo sedentário safado. Pra mim, a principal diferença de esporte para uma competição é que esporte exige um condicionamento físico aprimorado.F1, por exemplo, o cara tem que treinar MUITO para o corpo suportar aquelas velocidades, tanto que o cara sai do carro quase sem ficar em pé. Por isso acho que FORÇANDO MUITO F1 é um esporte, mas cubo mágico é uma competição de habilidade, assim como Xadrez, Poker, Bridge e etc. É a mesma coisa que dizer que Parkour é um esporte, pois apesar da atividade física, ainda não é regulamentada. E não, leis da física não contam como regulamento ;D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 (editado) Eu entendi seu ponto, Matheus. Isso eu já respondi no primeiro post. Concordo que não é um "esporte", como os outros são. Mas o que tô dizendo é que é muito fácil dizer que "esporte" tá errado e querer que a gente fale uma frase inteira toda vez que quiser se referir ao que é o speedcubing. Qual é sua sugestão? Minha única preocupação é me comunicar com praticidade de uma forma que não dê duplo sentido, eu não sou algum tipo de ativista que vai fazer passeata com faixas do tipo "o cubo tem que ser considerado como esporte!", e "sem discriminação, cubista também é gente" ou "Cubista Feliciano não me representa". Sacou? Por isso eu forcei uma lógica para chamar de esporte (como Esporte Mental). Só com o objetivo de comunicação. Você falou que como "esporte mental", o speedcubing chega perto. Não é "chega perto", a definição eu acabei de "criar" para justamente ser uma definição que engloba o speedcubing. "Esporte mental" seria um esporte que não precisa de atividade/condicionamento físico. Edit: Só complementando: quando alguém me pergunta "que esportes você pratica?" no contexto de atividade física e tal, eu não falo nada de cubo, porque eu sei que não é isso que a pessoa quer saber. Se tivesse uma palavra melhor para definir o lance do cubo, eu usaria. Editado Abril 11, 2013 por Carlos de Alcântara Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 11, 2013 Carlos, quanto tempo ahahha Cara, eu acho que a MUITO, [MUITO], {MUITO} tempo atras, tinha um topico onde a galera discutiu sim,mas issofoi la pra 2009 quando não tinham muitos malucos que montavam.. Então é meio dificil de falar, mas eu não considero um esporte mais sim um passa tempo.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2013 (editado) A idéia é reviver o tópico mesmo, antes que alguém estranhe, agora fiquei curioso para saber a opnião dos membros mais novos(3anos pra cá) sobre o assunto. Eu já incorporei a idéia do speedcubing como esporte, inclusive quando me perguntam a respeito de campeonatos até costumo dividir o pessoal em grupos distintos: os competidores(speedcubers) e os meros seguidores da arte(cubings, tipo eu), não que uma coisa exclua a outra. Mas e aí,É ESPORTE OU NÃO É?!? Editado Maio 13, 2013 por JHBIO Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2013 (editado) Bah, acho que tinha outro tópico falando sobre isso com as opiniões mais recentes, não sei se o Carlos vai mesclar eles ou algo assim, eu tinha deixado minha opinião no outro tópico. [edit] Achei o tópico o/ http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/10522-cubo-magico-e-um-esporte/ Editado Maio 13, 2013 por Rafaela Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2013 Bah, acho que tinha outro tópico falando sobre isso com as opiniões mais recentes, não sei se o Carlos vai mesclar eles ou algo assim, eu tinha deixado minha opinião no outro tópico, vou copiar e colar aqui. Você consegue lembrar o título do tópico?Eu tinha esse salvo nos favoritos então nem usei a pesquisa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2013 Você consegue lembrar o título do tópico?Eu tinha esse salvo nos favoritos então nem usei a pesquisa. Recém editei o post acima, já está com o link direto pro outro tópico. ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 13, 2013 Sim é um Esporte! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 (editado) Eu considero um esporte e divulgo o speedcubing como tal. Sobre o speedcubing nas olimpíadas, uma vez perguntei ao meu professor de educação física sobre isso e ele falou que existem alguns requisitos mínimos, como número mínimo de participantes e o quão difundido o esporte é. Achei uma matéria da UFRGS que fala sobre isso. Aqui tenho um breve resumo: Basicamente, um esporte é considerado olímpico se for praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes. Porém, mesmo que um esporte atenda a esse requisito, o esporte pode não ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos, pois o número de esportes não pode ser muito grande, já que aumentando o número de esportes olímpicos, aumentaria também o número de atletas, o que poderia tornar inviável a organização de uma Olimpíada. Logo, o COI definiu que para um esporte entrar no programa olímpico, outro esporte tem que sair. Essa decisão de quem entra ou sai é realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, que analisa cada modalidade. Depois de tudo decidido, o esporte só poderá ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos de uma Olimpíada, com no mínimo sete anos de antecedência dos Jogos dessa Olimpíada. Porém ainda existem esperanças: Mesmo que um esporte não esteja incluso no programa olímpico, ele ainda pode ser “reconhecido” pelo Movimento Olímpico, que é o grupo de organizações, atletas e outras entidades regidas segundo os Estatutos Olímpicos e que reconhecem a autoridade do Comité Olímpico Internacional. Esse é o primeiro passo para a inclusão de um esporte no programa. Para o esporte conseguir esse reconhecimento, a sua Federação Internacional deve existir a dois anos no mínimo, além de ter que provar para o Movimento Olímpico, que o esporte possui um caráter olímpico e um estatuto. Então montei uma checklist Praticado por homens em 75 países✓ Praticado em quatro continentes✓ -------------------------------------------- Para ser reconhecido pelo Movimento Olímpico Federação internacional existente há mais de dois anos✓ Possui um estatuto(?) Caráter Olímpico(Provavelmente sim, porém não cabe a nós avaliarmos e sim ao COI) Existe também uma "fila de espera" de outros esportes que querem entrar nas olimpíadas além do speedcubing que pode ser consultada aqui: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI303575-17933,00-A+FILA+PARA+VIRAR+ESPORTE+OLIMPICO.html Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/agosto2008/materias/esportes.html Editado Maio 15, 2013 por Pedro K 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 Eu considero um esporte e divulgo o speedcubing como tal. Sobre o speedcubing nas olimpíadas, uma vez perguntei ao meu professor de educação física sobre isso e ele falou que existem alguns requisitos mínimos, como número mínimo de participantes e o quão difundido o esporte é. Achei uma matéria da UFRGS que fala sobre isso. Aqui tenho um breve resumo: Porém ainda existem esperanças: Então montei uma checklist Praticado por homens em 75 países✓ Praticado em quatro continentes✓ -------------------------------------------- Para ser reconhecido pelo Movimento Olímpico Federação internacional existente há mais de dois anos✓ Possui um estatuto(?) Caráter Olímpico(Provavelmente sim, porém não cabe a nós avaliarmos e sim ao COI) Existe também uma "fila de espera" de outros esportes que querem entrar nas olimpíadas além do speedcubing que pode ser consultada aqui: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI303575-17933,00-A+FILA+PARA+VIRAR+ESPORTE+OLIMPICO.html Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/agosto2008/materias/esportes.html O estatuto é a regulamentação, que ocorre pela WCA. Só que imagino que o Cubo tem o problema da homologação dos cubos. Teoricamente num esporte olímpico os 2 tem que estar em situação de igualdade, logo teoricamente todos os cubos deveriam ser do mesmo modelo, sem modificações (ou com modificações em todos) e talvez a mesma regulagem, o que seria o problema realmente. A não ser que cada pessoa tivesse direito de regular seu cubo, antes do scramble. Outro ponto discutível é que os esportes são divididos em homens e mulheres, então talvez não tivesse Speedcubing feminino, isso sem falar que seria só o 3x3. Então acho que é melhor continuar com o WC mesmo que tá bom... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 Pô, eu gosto de sonhar com as olimpíadas. Viajava nisso com o Willian e um pessoal em 2007. O estatuto é a regulamentação, que ocorre pela WCA. Só que imagino que o Cubo tem o problema da homologação dos cubos. Teoricamente num esporte olímpico os 2 tem que estar em situação de igualdade, logo teoricamente todos os cubos deveriam ser do mesmo modelo, sem modificações (ou com modificações em todos) e talvez a mesma regulagem, o que seria o problema realmente. A não ser que cada pessoa tivesse direito de regular seu cubo, antes do scramble. Outro ponto discutível é que os esportes são divididos em homens e mulheres, então talvez não tivesse Speedcubing feminino, isso sem falar que seria só o 3x3. Então acho que é melhor continuar com o WC mesmo que tá bom... Tu tá querendo me dizer que a galera do ciclismo, por exemplo, usa tudo bicicletas idênticas, com inclusive a mesma regulagem? Nunca ouvi falar disso e nem consegui ver sentido. Cada um usa o melhor cubo que tiver, é uma forma de igualdade até maior do que obrigar todo mundo usar o mesmo cubo ou a mesma bicicleta, já que alguém vai tar mais acostumado com aquele modelo específico que acabar sendo escolhido. E mesmo que não tenha feminino ou não tenha outros cubos, por que não tentar incluir, se for possível? Seria uma divulgação absurda, e quem não gostasse desses limitações específicas, era só deixar para participar só do mundial. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 Pô, eu gosto de sonhar com as olimpíadas. Viajava nisso com o Willian e um pessoal em 2007. Tu tá querendo me dizer que a galera do ciclismo, por exemplo, usa tudo bicicletas idênticas, com inclusive a mesma regulagem? Nunca ouvi falar disso e nem consegui ver sentido. Cada um usa o melhor cubo que tiver, é uma forma de igualdade até maior do que obrigar todo mundo usar o mesmo cubo ou a mesma bicicleta, já que alguém vai tar mais acostumado com aquele modelo específico que acabar sendo escolhido. E mesmo que não tenha feminino ou não tenha outros cubos, por que não tentar incluir, se for possível? Seria uma divulgação absurda, e quem não gostasse desses limitações específicas, era só deixar para participar só do mundial. Eu concordo com voce Carlos ia ate usar o exemplo do hipismo, tipo se cada pessoa teria que usar o msm cavalo kkkkk mas entendi o ponto do colega acima so acho que o speedcubing deveria sim ser esporte olimpico, assim como o Carlos viajo muito nessa ideia ate levo em conta o mesmo criterio do xadrez, por que se o xadrez é um esporte pq nao speedcubing? espero que um dia nos sejamos reconhecido como atletas do speedcubing e que talvez num futuro nao tao distante sejamos olimpicos (nossa ate chorei com essa frase :') kkkkk)... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 Pô, eu gosto de sonhar com as olimpíadas. Viajava nisso com o Willian e um pessoal em 2007. Tu tá querendo me dizer que a galera do ciclismo, por exemplo, usa tudo bicicletas idênticas, com inclusive a mesma regulagem? Nunca ouvi falar disso e nem consegui ver sentido. Cada um usa o melhor cubo que tiver, é uma forma de igualdade até maior do que obrigar todo mundo usar o mesmo cubo ou a mesma bicicleta, já que alguém vai tar mais acostumado com aquele modelo específico que acabar sendo escolhido. E mesmo que não tenha feminino ou não tenha outros cubos, por que não tentar incluir, se for possível? Seria uma divulgação absurda, e quem não gostasse desses limitações específicas, era só deixar para participar só do mundial. Estava pensando em esportes como Volley, onde é obrigado a utilizar uma bola oficial com a pressão x. De qualquer forma, seria injusto se o seu cubo tivesse uma modificação interna secreta, porque o objetivo é testar suas habilidades em velocidade, não de engenheiro de produtos (e falo disso comparando a F1, onde existem zilhões de regras sobre o que não pode mudar). E sim, eu acho que deveria ser um modelo oficial em olímpiadas e em campeonatos de importância superior, como Brasileiro, Sulamericano, WC e etc, porque senão voltaria a discussão dos Cubos Mixed. Talvez se estabelecesse vários modelos oficiais resolvesse o problema... Aliás, esse tópico é bem antigo. Acho que o Carlos poderia juntar tudo nesse daqui não? http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/10522-cubo-magico-e-um-esporte Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 Se o speed fosse reconhecido nas Olimpíadas, quantos cubers poderiam representar seus respectivos países? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 15, 2013 Se o speed fosse reconhecido nas Olimpíadas, quantos cubers poderiam representar seus respectivos países? Acho formariam equipes de uns 5 para cada pais. e aí iam eliminando até alguem ganhar (capitão óbvio contra ataca!) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites