Postado Agosto 25, 2015 (editado) Bom, já existem alguns tópicos de modificações específicas feitas aqui no fórum. Um exemplo legal é o 3x5x5 do Luís Felipe Hartmann (um dia chego nesse nível). Porem este tópico aqui é mais uma versão “modpobre” de cubos rsrs. Quem quiser pode colocar fotos das pequenas ou grandes modificações que fizeram em seus cubos pra criar desafios diferentes. A maioria eu vi na internet e fiz em cima de um cubo barato de feira. São modificações bem conhecidas até, mas que podem inspirar quem está começando no mundo do cubo e já quer experimentar algo alem do padrão sem gastar muita grana. Começando pelos “stickermods” (modificações baseadas nos adesivos ou somente superficiais). Obs.: Não usei adesivos de cubos propriamente ditos, usei adesivo colorido de papel que eu tinha em casa mesmo e depois passei fita adesiva ou papel contact. Não sei os nomes por isso fui inventando: Diagonais: Esse é legal por já apresentar algumas paridades envolvendo os meios. São 4 cores no cubo e cada cor tem 3 meios idênticos, o que pode deixar um desorientado sem notarmos. 4 pares :Esse confunde bastante pelas peças parecidas também, apresentando todo tipo de “paridade”. Cada cor tem dois cantos iguais. Os meios, apesar de terem duas cores, têm seus “irmãos gêmeos” e podem estar trocados e invertidos. O desafio de fazer a ultima camada me embanana até hoje. Ainda mais que os centros desorientam também. Caindo até em um que aparece apenas um centro virado em 90 graus (devido a dois cantos e dois meios estarem trocados). Cubo Ilusão (cube ilusion): Esse é mais uma “brincadeira”. Possui dois estados de resolução dependendo se você aplica o padrão xadrez ou não. Um assim: Outro assim: Cubo calendário: Auto-explicativo, apenas peguei a idéia do que já existia e adaptei pro português brasileiro que por sorte deu certinho. Diagonal stickerless: yeap , um stickermod de um stickerless, quase uma paradoxo. Obs.: Pode ser feito com as peças de um cubo apenas, é desmontar e remontar. Esse confunde desde o inicio da resolução, mas com o tempo é fácil pegar o padrão dos meios de cada face. Cubos para iniciantes (Arestas e Uma camada): Ótimo para incentivar e desinibir pessoas com o cubo mágico, praticamente todo intuitivo. Cubo fluorescente: Esse está inacabado. A idéia era fazer alguns desenhos bem loucos pra brilhar no escuro. E no claro eu queria que não desse pra ver direito o desenho, meio que pra ele se revelar somente no escuro mesmo, e por isso pintei com marca texto o resto do cubo. Porem, foi difícil achar adesivo fluorescente e acabei achando somente um com desenhos pré feitos que não me ajudaram nada na hora de recortar... No final fiz apenas um teste bobo num dos lados. Ainda estou bolando como vou recortar tudo. Bom, no próximo post eu coloco os shapemods (leves modificações no formato). Editado Setembro 1, 2015 por Antonio Bill 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 25, 2015 (editado) Legal os mods. Uma vez levei umas 20 horas fazendo um fisher cube com o cubo de 1,99 e durepoxi. Ficou uma pedra e horrível de mexer. Editado Agosto 25, 2015 por Filipe Teixeira 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 25, 2015 Show de Bola Antonio Eu tenho o Primeiro que seria o Ruben king. esse Segundo eu não conhecia , mas parece ser bem legal. O que mais gostei é que vc está ensinando como fazer modificações simples , legais e de baixo custo. Dos Stickermods eu tenho um que até classifiquei como TOP HARD e que sinceramente eu não teria resolvido senão estivesse me guiando por uma foto dele resolvido. seria o Maze cube (cubo Labirinto). Na minha opinião é o stickermod mais difícil do 3x3 Esse da foto acima é o modelo que tenho e é até simples , pois tem modelos em que o labirinto é mais fechadinho e com aind mais curvas abs !!! 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 25, 2015 <3 Stickermods! Me deu uma ideia pra fazer com meu YuLong Candy Colors 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 25, 2015 <3 Stickermods! Me deu uma ideia pra fazer com meu YuLong Candy Colors Alguém falou em "candy"? kkkkk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 26, 2015 (editado) Dos Stickermods eu tenho um que até classifiquei como TOP HARD e que sinceramente eu não teria resolvido senão estivesse me guiando por uma foto dele resolvido. seria o Maze cube (cubo Labirinto). Na minha opinião é o stickermod mais difícil do 3x3 Realmente, todo mundo que tem esse fica perdido. Num dos vídeos do "themamaiosha" acho que ele disse que até desistiu de resolver o dele rsrs. Eu ainda tenho vários stickermods que gostaria de fazer, como os já clássicos de "setas" e de "sudoku". <3 Stickermods! Me deu uma ideia pra fazer com meu YuLong Candy Colors Opa, o que for fazer posta ai pra gente ver. Bom, agora segue os shapemods. Esse é o meu favorito e poderia ainda ser considerado um stickermod até... Cubo para cegos: Obs: Como foi minha primeira modificação, foi nele que acabei percebendo pela primeira vez que os centros tinham orientação. Eu resolvi pela primeira vez no escuro, só pelo tato. E depois de resolvido, quando liguei a luz, fiquei perplexo olhando aquele número cinco de ponta cabeça e imaginando se eu tinha colado errado lol (era da inocência ainda). Os lados foram feitos com (teclas de telefone, borrachas das teclas, papel lixa, feltro pra pé de mesa, um cordão de crachá da CIPA, e um chaveiro do boneco da VIVO que estripei..... sim, são os braços e pernas com a cabeça no centro... eu tinha até motivo pra sentir raiva da VIVO , mas foi mais porque o chaveiro estava lá de bobeira mesmo). Falso Cross Cube: Em contrapartida ao de cima, esse debaixo é o que eu menos gosto. Apesar de ter uma aspecto bem legal, deu um bom trabalho pra fazer, “custou” 4 cubos (embora eu tivesse um monte de cubo vagabundo sobrando mesmo), e por fim ele engana pois não deixa de ser um 3x3x3 . Quase todo mundo que pega tenta girar somente uma das camadas externas rsrs (o que daria certo se fosse o original) . Ah e ele é o cubo que mais ocupa espaço da coleção ainda por cima. Pretendo remodificar ele no futuro. Pelo menos eu brinquei um pouco durante o processo. Alguns padrões depois que eu havia colado as primeiras peças : Xadrez Centros trocados E diagonais continuando.... Cubo de colunas: Tentei imitar um puzzle que eu vi da Mozhi. Acabou se revelando um “fail” depois, pois enroscava muito nos giros e os adesivos desgastavam também. Durou bastante até, mas atualmente ele está desmontado... Não é a toa que o original da Mozhi é stickerless. Os próximos 3 puzzles estão juntos na mesma imagem abaixo. Cubo Siamês tipo 2: É o mesmo que resolver dois cubos com bloqueios. Bem fácil de fazer. Basta tirar três peças de cada um e colar. O Cinoto tem um tutorial ensinando. Cubo Barril (Barrel Cube): Clássico. Fiz da maneira mais “porca” possível . Usei uma faca com dentes, uma capa de DVD como material pra tampar as arestas. Pequei as cores extras de uma revista velha e colei tudo sem fazer grandes medidas... E deu certo lol. Optei por usar o padrão de cores extras por considerar mais interessante pra resolver. Podem ocorrer duas paridades de dois “meios” finais trocados ou desorientados durante a resolução deste cubo. A paridade ocorre por causa de um meio que fica imperceptível de ponta cabeça e pode ocorrer também de duas colunas estarem trocadas, uma vez que não dá pra saber qual cor tem que ficar do lado de qual. Creio que ele permite dois tipos de resolução correta por causa disso. E duas erradas que geram a paridade. Mini Torre de Vigilância: Inspirado no Watch Tower da Mozhi. Porem em vez de fazer num cubo normal, eu usei os chaveirinhos que eu tinha sobrando. (É um cubinho com bloqueios). Edit: Ah, esqueci de dizer que sempre que eu tiro os adesivos dos cubos "vagabundos", eu passo um papel lixa que se encontra em qualquer casa de construção. Serve pra dar mais aderência pra colar algo, para tirar restos de adesivos que ficaram grudados e para deixar mais "plano". E claro, todos eu esses cubos de "R$1,99" melhoram muito com o lubrificante, e até uma olhada na parte interna pra ver se não tem nenhuma rebarba de plástico para cortar. Isso varia muito entre esse cubos "descartáveis". Editado Agosto 26, 2015 por Antonio Bill 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 26, 2015 Cara, muito legal!! Essa tower aí ficou top!!! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 1, 2015 (editado) Cara, muito legal!! Essa tower aí ficou top!!! Valeu. Achei que essa modificação foi bem pertinente para um chaveirinho, já que é barato e fácil de fazer, mesmo com peças pequenas. No meu caso eu tinha alguns sobrando aqui que ganhei de brinde em compras. E agora um puzzle virando outro puzzle: 1x2x3: Aqui eu estou na categoria “FAIL” ainda. O primeiro que tentei fazer até deu certo, mas quebrou após algum tempo de uso, pois.... adivinha? Usei o cubo vagabundo de feira e eles são muito ruins pra esse tipo de modificação. O segundo, que está na foto abaixo, foi quase a mesma coisa, pois usei uma cubo de feira só que maior, e reforcei com outros materiais. Mas nem dei um cabamento nele pois está muito ruim ainda, as vezes ele trava e de vez em quando desgruda uma parte interna. Desmontado: Até comprei um cubo de qualidade (ainda barato claro), porem o esquema interno dele não facilita para fazer essa modificação.... não havia me atentado a isso na hora de comprar. Mesmo assim eu curti o cubo e uso ele como um 3x3x3 mesmo. Tem um tutorial legal do RedKB no youtube, em que ele faz mais refinado com furos mais precisos e massa. Obvimante ficou bom e quem não viu dê uma procurada por lá. Tendo isso em mente, pesquisei vários 1x2x3 no youtube e pude ver que muitos não ficaram satisfatórios (ficaram frouxos demais), mas nada pior que o meu claro rsrs. Tem obviamente os desproporcionais feitos de diversas maneiras, que não é o que quero. Senão era só comprar um 2x2x3 e fazer alguns bloqueios. O que não deica de ser válido. Alguns proporcionais que ficaram muito bons normalmente são de impressoras 3d. Mas acho caro ainda. E nem sempre é uma maravilha. ( Maldito puzzle que não é fabricado em massa rsrs ). Creio que o esquema mesmo é achar um 3x3x3 razoável, que seja barato ainda, usar uma massa tipo durepoxi e tentar a sorte. Tem um garoto que acertou legal com o esquema do RedKB. Pena que o vídeo está escuro e que ele não tenha feito nenhum outro vídeo pra ver adesivado e vermos se durou. Enfim, existe uma outra ideia que li em algum lugar da net. Consiste em usar um 3x3x2 da QJ. O ruim é que agora importar certos cubos não está tão barato. Mas ainda vou fazer meu 1x2x3 de alguma forma e postar aqui em algum momento. Editado Setembro 1, 2015 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 1, 2015 Opa, o que for fazer posta ai pra gente ver. Opa Bill... foi esse aqui que fiz... quebrei a cabeça pra modificar ele e muito mais depois pra resolver... hahahah muito legal! 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 1, 2015 Opa Bill... foi esse aqui que fiz... quebrei a cabeça pra modificar ele e muito mais depois pra resolver... hahahah muito legal! Show. Ficou bem legal nessas cores. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 2, 2015 Tava pensando em arrumar seis cubos stickerless, desmontar as peças e formar seis cubos de uma cor só, cada um e stickerar todos... Será que ficaria legal? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 2, 2015 Tava pensando em arrumar seis cubos stickerless, desmontar as peças e formar seis cubos de uma cor só, cada um e stickerar todos... Será que ficaria legal? 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 2, 2015 (editado) Bom, já existem alguns tópicos de modificações específicas feitas aqui no fórum. Um exemplo legal é o 3x5x5 do Luís Felipe Hartmann (um dia chego nesse nível). Vlw por lembrar dele... Curti bastante alguns mods que foram postados aqui e com certeza farei algum deles (cube ilusion com certeza). - Bom, primeiramente irei postar os mods realmente caseiros que fiz: Nessa imagem tem 4 puzzles (no, really?): 1x1x2, 1x2x3 (tutorial do RedKB), 3x3x3 Barrel e um 3x3x3 siames. 1x1x2 é bem fácil de fazer com um DIY da C4Y, so pegar dois corners furar e passar um parafuso. Diria que ele serve mais para encher linguiça na coleção do que realmente ser útil para algo; 1x2x3 é um pouco mais complicado mas não é tao difícil fazer. Esse dai fiz seguindo o tutorial do RedKB (que ja foi citado acima) à uns 4 anos atrás, então não tinha muito habilidade com nenhuma das ferramentas que usei. Ele se mexe bem, mas é facil tirar as peças do canto. 3x3x3 Barrel também é tranquilo fazer, é só passar a serra nas peças e tampar com plastico ou preencher com durepox (esse ultimo foi o que fiz no meu na época). 3x3x3 Siames também é tranquilo fazer mas pode não ser tão obvio, você tem de cortar uma parte do centro de um cubo para manter o circulo interno do outro cubo (mais fácil fazer com o mecanismo clássico do cubo) e colar os centros dos dois cubos juntos. Se quiserem posso fazer um vídeo mostrando como fico que fica mais fácil. - Agora esses são sticker mods comprados na Cubesmith e na Oliver's Stickers. 3x3x3 Calendar, já foi mostrado antes aqui.... (Cubesmith) 3x3x3 LSD Cube, esse cubo curto muito, é um sticker mod feito pelo Alexey Gurov e vendido pelo Oliver's. A essência dele é um super-cube, mas esse degrades dão um visual muito bacana no cubo. 3x3x3 Shades of Grey (let the zoeira begins), é um mod vendido na Cubesmith. Ele nada mais é do que um 3x3 normal, mas dependendo da iluminação pode ser complicado distinguir um tom do outro. 3x3x3 Phantom Cube. Esse cubo comprei pronto da maru, mas quem quiser fazer é só usar um stickerless e colocar adesivos pretos, o visual dele fica muito bacana, mas também é facil resolver, como ele é apenas um 3x3. 4x4x4 Pochmann Cube. Este é um 4x4 da SS com adesivos da Oliver's, ele é um 4x4 super cube é um pouco mais dificil de resolver do que um 4x4 normal, mas não é muito mais dificil não (é so aplicar um Rw ao invez de R na T perm). Logo deve chegar os adesivos para o 3x3 e 5x5 do mesmo padrão. - Agora os meus dois xodós: 2x3x3 iCube: é um 2x3x3 com eixo deslocado feito a partir de um 3x3x3, ele é fácil de contruir e também de resolver, você tem apenas de unir as peçás de duas camadas e para deixar mais bonito lixar e fazer esse formato pillowed em cima. 3x5x5: é um cuboid feito a partir de um 5x5 da SS. Para fazer ele você também une duas camadas como no 2x3x3 iCube, porém agora em dois lados opostos, nesse momento o mod ja está funcional, mas se quiser deixar ele bonito terá algumas horas pela frente lixando peças. Eu levei cerca de 18 horas para completar o mod e tenho um timelapse no meu canal da contrução dele, se quiserem dar uma olhada nos detalhes da construção. ps.: tenho um 2x4x4 que já esta na fase de acabamento..... há umas 2 semanas Editado Setembro 2, 2015 por Luís Felipe Hartmann Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 2, 2015 (editado) Ótimo, estava esperando mesmo sua contribuição para esse tópico em algum momento Luís . Seus dois Xodós são fantásticos. Como eu disse, ainda chego nesse nível. Torço para que você faça ainda mais modificações (boto fé nesse 2x4x4). Eu já vi alguns vídeos gringos, e alguns saem bons que nem os seus e outros saem meio tortos heheh Realmente tem que ter uma "pequena" dedicação para fazer esses. 3x3x3 Phantom Cube. Esse cubo comprei pronto da maru, mas quem quiser fazer é só usar um stickerless e colocar adesivos pretos, o visual dele fica muito bacana, mas também é facil resolver, como ele é apenas um 3x3. Coincidentemente, eu estava lendo sobre o pessoal falando do 3x3x3 stickerless e já estava escrevendo um post sobre essa ideia simples. (pretendo aplicar ainda). Como você disse não muda nada para resolver, continua sendo o mesmo método 3x3x3 sem novidades, podendo só dificultar na rapidez de reconhecer as cores. Mas eu acho o visual muito legal também. Pra mim fica parecendo neon no escuro. Achei uma imagem de uma versão “branca”. Não fica tão legal quanto a preta na minha opinião, mas que dá pra mesclar de maneiras interessantes com o “preto”, como pode-se ver na mesma imagem: Não muda nada pra resolver, mas é interessante mesmo assim. Editado Setembro 2, 2015 por Antonio Bill 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 2, 2015 (editado) EI!!! ESSE CARA ROUBOU MINHA IDEIA!! Ok, ok... kkkkkk!! Eu que fui lento demais pra fazer um vídeo disso. Mas quem é que eu estou querendo enganar?? Ferrado de grana eu não consigo comprar nem a TAMPINHA do centro de um cubo!! É rir pra não chorar, ha ha ha... D: #pobreza Editado Setembro 2, 2015 por Daniel Lehwing Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 6, 2015 (editado) Bônus: Deixo aqui como bônus algo que fiz relacionado ao cubo, mas que não chega a ser um puzzle em si. Achei mais fácil deixar um videozinho : Obs.: Eu tinha visto um "vídeo tutorial" e fiz dois desses, sendo um para dar para o filho de uma amiga minha e outro pra ficar comigo. O curioso é que eu fiz esse cubo antes mesmo de começar a colecionar "cubos", antes mesmo de sequer saber resolver um 3x3x3 ainda. E ele não tinha essas cores, uma parte era dourada e outra prateada. Porem a parte dourada desbotou com o tempo e ficou quase igual à prateada. Ai tive a ideia depois de deixá-lo com o aspecto das cores do 2x2x2 na parte que desbotou. Usei como material isopor, papel espelhado prateado e dourado, durex, e cortei pequenos imãs de geladeira pra deixar na parte interna pra ver se ele fixava melhor quando estivesse no formato cúbico (o que não é necessário, mas ajuda). E como eu disse, depois de um bom tempo, eu colei adesivos coloridos (de papelaria mesmo) por cima do dourado, e pintei as arestas com uma caneta de CD. Edição acrescentada: Esse “objeto” tem o nome oficial de Pfeiffer Cube e foi patenteado por Peter-Michael Pfeiffer em 1964. Depois em 1971 Naoki Yoshimoto evoluiu o objeto para o Star Cube ou também conhecido por Slothouber Cube, Yoshimoto 1 e Shinsei Mystery. Se não me engano já teve um vídeo aqui no fórum. Editado Setembro 8, 2015 por Antonio Bill 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 17, 2015 (editado) Rainbow Connection (nome dado por quem teve a ideia eu acho) ou Cubo Tetris (como eu gosto de chamar) Vista dos dois "hemisférios" do cubo: Embaralhado: Desenho esquemático que fiz no paint: Fiz inspirado fortemente nesse abaixo. Só que segui parte da configuração de outra imagem que vi. Com certeza sendo stickerless, o cubo fica bem mais legal e bonito. obs.: Só fui achar esse esquemático agora, quando estava procurando imagens para fazer essa postagem. Nessa minha versão “pobre” eu peguei um cubo que já estava com os adesivos caindo devido cola ressecada, o que facilitou muito, e aproveitei a maioria no mesmo para re-colar. São sete cores, sendo que uma cor se repete em dois centros. Então eu recortei o cinza e o azul claro daquelas revistas de propaganda para fazer a cor extra e substituir o azul original que eu achei muito escuro. Outro detalhe é que precisei apenas de um quadrado amarelo extra que acabei retirando de outro cubo. Isso tudo depende da configuração que se faz, não precisaria ser sete cores, pode ser mais ou menos, embora um padrão legal sejam sete mesmo. Eu poderia até deixar uma parte sem adesivo representando a cor preta neste caso. Então imagino que é possível usar apenas um set de adesivos. Por outro lado, quem for montar um stickerles, acho que precisará no mínimo de dois cubos. Pois quando é adesivo, tanto faz se você vai grudá-lo numa peça de centro, meio ou canto. Já no stickerless, peças de cantos só montam cantos, o mesmo vale para meios e centros. Então com apenas um cubo, você monta apenas um canto de cada cor, e sobra uma parte de canto. Com dois cubos, já dá pra montar dois cantos sobrando 2 partes e com 3 cubos montamos 4 cantos de cada cor sem sobra de parte. edição e obs.: Isso que eu disse do stickerless se for montar com 6 cores, para 7cores vai precisar daqueles cubos que tem o lado preto ou até mesmo um de cor diferente das básicas. Dito isso, quanto à resolução, tenho as seguintes observações: Se você tiver a imagem dele resolvido ou lembrar como ele fica, será bem fácil de resolvê-lo já que todos meios e cantos não têm orientação. Todas as paridades que poderiam aparecer se anulam. Por outro lado, se você pegar ele embaralhado e não tiver um modelo para seguir ou noção de como ele fica resolvido, ai terá um belo desafio. Pode até ser que saia algo sem querer. Mas da primeira vez eu tive que usar uma metodologia de contar blocos e ver quais formatos seriam possíveis de combinar. Editado Setembro 18, 2015 por Antonio Bill 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 17, 2015 Bill, numa oficina que participei jogaram muitos cubos de 1,99 no lixo (só porque deram pop). Se eu soubesse, teria recolhido pra você; se tiver outra oficina desse tipo vou pedir esses cubos. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 17, 2015 Finalmente terminei meu 2x4x4... O adesivos ficaram melhor do que eu esperava e o giro dele esta bem parecido com um 4x4 da shengshou. Ficou um pouco mais pesado do que o meu 3x5x5, mas não muito. 5 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 17, 2015 (editado) Rainbow Connection (nome dado por quem teve a ideia eu acho) ou Cubo Tetris (como eu gosto de chamar) Vista dos dois "hemisférios" do cubo: Embaralhado: Desenho esquemático que fiz no paint: Fiz inspirado fortemente nesse abaixo. Só que segui parte da configuração de outra imagem que vi. Com certeza sendo stickerless, o cubo fica bem mais legal e bonito. obs.: Só fui achar esse esquemático agora, quando estava procurando imagens para fazer essa postagem. Nessa minha versão “pobre” eu peguei um cubo que já estava com os adesivos caindo devido cola ressecada, o que facilitou muito, e aproveitei a maioria no mesmo para re-colar. São sete cores, sendo que uma cor se repete em dois centros. Então eu recortei o cinza e o azul claro daquelas revistas de propaganda para fazer a cor extra e substituir o azul original que eu achei muito escuro. Outro detalhe é que precisei apenas de um quadrado amarelo extra que acabei retirando de outro cubo. Isso tudo depende da configuração que se faz, não precisaria ser sete cores, pode ser mais ou menos, embora um padrão legal sejam sete mesmo. Eu poderia até deixar uma parte sem adesivo representando a cor preta neste caso. Então imagino que é possível usar apenas um set de adesivos. Por outro lado, quem for montar um stickerles, acho que precisará no mínimo de dois cubos. Pois quando é adesivo, tanto faz se você vai grudá-lo numa peça de centro, meio ou canto. Já no stickerless, peças de cantos só montam cantos, o mesmo vale para meios e centros. Então com apenas um cubo, você monta apenas um canto de cada cor, e sobra uma parte de canto. Com dois cubos, já dá pra montar dois cantos sobrando 2 partes e com 3 cubos montamos 4 cantos de cada cor sem sobra de parte. Dito isso, quanto à resolução, tenho as seguintes observações: Se você tiver a imagem dele resolvido ou lembrar como ele fica, será bem fácil de resolvê-lo já que todos meios e cantos não têm orientação. Todas as paridades que poderiam aparecer se anulam. Por outro lado, se você pegar ele embaralhado e não tiver um modelo para seguir ou noção de como ele fica resolvido, ai terá um belo desafio. Pode até ser que saia algo sem querer. Mas da primeira vez eu tive que usar uma metodologia de contar blocos e ver quais formatos seriam possíveis de combinar. Muito legal e criativo Parece ser bem desafiador heim rs. Assim como o Maze cube , esse ai eu sinceramente acho que só conseguiria resolver se eu estivesse olhando uma foto dele ja resolvido abs !!! Editado Setembro 18, 2015 por Carlos de Alcântara 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 17, 2015 (editado) Bill, numa oficina que participei jogaram muitos cubos de 1,99 no lixo (só porque deram pop). Se eu soubesse, teria recolhido pra você; se tiver outra oficina desse tipo vou pedir esses cubos. Hahaha, mas esses cubos "humildes" a galera nem pode forçar mesmo, é pop na certa, isso se ele não quebrar internamente. Valeu Newbie. Mas nem precisa ter o trabalho. Aqui perto de casa eu comprei alguns por menos de R$2,50. Tenho até de sobra por enquanto . Alias eu gostava até de fazer um teste de qualidade comprando em lugares diferêntes, só pra ver o que as crianças tinham que enfrentar. Alguns cubos giravam razoáveis até, já outros não conseguiam completar nem um giro de 90 graus de tanta rebarba de plástico que tinha internamente. (Imagina a frustração de uma criança com isso, não é a toa que a minha geração e os mais velhos tem trauma com o cubo. E realmente todos eles melhoram muito com uma borrifada de lubrificante. Os adesivos então sempre foram uma surpresa a parte, alguns vêm tão tortos que parece que a intenção era grudar em diagonal ou tampar as fendas do cubo. Isso quando já não vem caindo. Hoje em dia, tem uma loja aqui perto que os cubos são bons e baratos. Pelo menos ao que se propõe claro. Ai eu acabo fazendo esse mods só de curiosidade, como se fosse um rascunho, e acabo me apegando a eles. Finalmente terminei meu 2x4x4... Cara, ficou muito show, está bonito demais. Ansioso para ver um tópico com vídeo. Parece ser bem desafiador heim rs. Assim como o Maze cube , esse ai eu sinceramente acho que só conseguiria resolver se eu estivesse olhando uma foto dele ja resolvido abs !!! Bem por ai, talvez o "maze" ainda seja mais difícil. Eu consegui montar esse aqui pois com certeza alguns blocos eu já tinha decorado no subconsciente. Mas achei bem legal fazer a piração de calcular as possibilidades. 1º Ver as possibilidades dos blocos. Ex.: O branco tem um formato possível só em "T", o amarelo tem 2 com "L" e " L espelhado". o laranja permite 3 formas e por ae vai. 2º Ver como esses formatos podem se encaixar para formar o cubo. 3º Por consequência achar a posição correta tomando como dica a posição dos centros. Ainda estou curioso se ele (ou outros no estilo dele) permite mais de uma solução. Quase cheguei em uma diferente, mas faltava duas peças trocarem de lugar. Edição e Obs.: Realmente para essa configuração tem uma solução só mesmo. Dá pra perceber por causa dos centros e das peças. Mas com outras configurações pode ser possível. Editado Setembro 18, 2015 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 18, 2015 Normalmente eu só removo as imagens do quote quando acontece de repetirem assim o post todo, aí dessa vez experimentei colocar em spoiler para testar. Ainda não sei se vai ser uma coisa ou outra nas próximas. Qualquer sugestão também é só falar. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 18, 2015 (editado) Normalmente eu só removo as imagens do quote quando acontece de repetirem assim o post todo, aí dessa vez experimentei colocar em spoiler para testar. Ainda não sei se vai ser uma coisa ou outra nas próximas. Qualquer sugestão também é só falar. Ia falar de fazer isso mesmo... fica muito mais limpo Cara, ficou muito show, está bonito demais. Ansioso para ver um tópico com vídeo. Em breve vou tentar postar um video... ate tinha feito uma mas ficou meio bosta... Editado Setembro 18, 2015 por Luís Felipe Hartmann Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 18, 2015 Bill; Nessa oficina que participei tinham duas "qualidades" de cubo (ambas muito ruins, mas no meio acabava aparecendo um ou outro que não dava muito nos nervos). Uma delas parecia ser mais antiga e, como você descreveu, os adesivos soltavam sozinhos e pareciam mais justas, apertadas; a outra o material do cubo parecia ser um pouco flexível e os adesivos pareciam ser de papel com uma cobertura de película plástica. Porém, com algumas melhorias, eu acho que daria pra você usar nessas suas brincadeiras e, memo sendo cubos baratos, me doeu no coração ver tudo aquilo indo pra lixeira... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 18, 2015 Normalmente eu só removo as imagens do quote quando acontece de repetirem assim o post todo, aí dessa vez experimentei colocar em spoiler para testar. Ainda não sei se vai ser uma coisa ou outra nas próximas. Qualquer sugestão também é só falar. Eu todo fórum que participo, quando o quote é muito grande eu procuro dar ênfase em só numa parte resumida. As vezes até ponho uns três pontos antes e depois pra indicar que é apenas um trecho do que a pessoa escreveu. Mas essa de deixar em spoiler também é uma boa. (o seu no caso foi o quote curto então nem mexi ). Ah, mais um cubo que eu fiz recentemente aqui. Setas ( ou Flechas, arrows cube, shepherds cube... etc) embaralhado: Bom eu não poderia deixar de ter um desse tipo também. Fiz o esquema de desenhar em cima de etiqueta adesiva (Pimaco) e depois de colar no cubo, passar um papel contact para proteger. Fiz no padrão horário para um hemisfério (3 lados adjacentes entre si no cubo) e sentido anti horário no outro hemisfério do cubo. Existem outros padrões para serem feitos também claro. Obs.: Ah, embora não seja necessário, fiz um "gabarito" de papelão fino pra deixar as setas com o mesmo traçado. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites