Postado Fevereiro 24, 2018 Está é a versão que eu realmente queria fazer. Com os dados podendo deslocar pelos cantos e assim assumindo todas as orientações possíveis ao se girar as camadas do cubo. Resolver esse cubo se mostrou bem mais difícil do que o anterior, não só pelos dados extras, mas principalmente por ter que acertar essas orientações. Obs.: No vídeo eu mostro que eu poderia ter deixado a resolução mais simples, caso eu tivesse deixado espaço suficiente nos cantos para os dados girarem no mesmo lugar. Porém achei que estragaria parte da graça do desafio e bloqueei essa folga o máximo que pude. Para quem quiser pular a introdução vá para 0:58 Para quem quiser pular todo processo de confecção, basta ir para 8:18 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 1, 2018 (editado) Não é bem um cubo mágico, mas imagino que muitos conheçam aqui o tal do Cubo SOMA. Em resumo são 7 peças que você dispõe para fazer o formato de um cubo. E também outras figuras de desafio. Enfim, fiz 3 cubos somas, sendo dois deles utilizando dados e outro utilizando peças de cubos mágicos vagabundos. Portanto deixo como registro aqui dois vídeos. Não chega a ser um tutorial nem nada disso, só demonstração do processo mesmo. Mas pela simplicidade da montagem e pelas imagens dá pra fazer a versão que você desejar. Conforme deixei nas descrições dos vídeo: O Cubo Soma é um quebra-cabeça criado pelo poeta e matemático dinamarquês Piet Hein. O objetivo é usar os sete policubos (peças formadas por pequenos cubos unitários) para montar um cubo de 3x3x3 unidades. As peças também podem ser usadas para montar uma variedade de formas tridimensionais interessantes, e por isso às vezes o cubo soma é considerado o equivalente 3D dos tangrans. Há 240 maneiras distintas de montar o cubo soma, sem contar rotações e reflexões. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubo_soma Para mais detalhes interessantes e história do Cubo Soma, acessem o link abaixo (em inglês): https://www.fam-bundgaard.dk/SOMA/HISTORY.HTM Editado Junho 1, 2018 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 22, 2018 Comprei alguns cubinhos xexelentos pra testar modificações simples. São aqueles mesmos que são vendidos como chaveirinhos, só que os cubos do pequeno lote que comprei não vieram como chaveiro. Enfim, o vídeo mostra a modificação conhecida como Fused Cube ( ou Double Fused Cube). Quem assistir vai notar que eu chamei de Fusion Cube, ignorem esse lapso. Rs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 13, 2018 Continuando os vídeos das mini modificações. Esses dois eu já havia feito e mostrado nesse tópico mesmo, porem fiz um pequeno vídeo agora. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 29, 2018 (editado) Mais uma modificação feita. Trata-se de um 4x4x4 com bloqueios chamado de 4x4x4 Burr, só que personalizado. Obs.: Em certa parte do vídeo eu uso uma peça de alumínio com um desenho de uma mão. Para saber como eu fiz a mesma a partir de uma lata de cerveja, basta clicar no atalho no final do vídeo. Ou procurar o penúltimo vídeo do meu canal. https://www.youtube.com/watch?v=ExY1lOXQkv8 Editado Setembro 29, 2018 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 14, 2018 Fiz mais um “Fused Cube”, porem dessa vez usei dois shapemods de 3x3x3 em formato de Diamantes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 29, 2018 (editado) Uma modificação simples do 5x5x5 com acréscimo de bloqueios. O nome “Pocket 5x5x5” vem da semelhança visual com o “Pocket Cube” produzido em massa. Porem mecanicamente eles são bem diferentes. A ideia de fazer algo assim no 5x5x5 já foi realizada por outras pessoas, mas obviamente eu também queria minha versão personalizada. Obs.: Se alguém resolver experimentar fazer algo assim com seu 5x5x5, me diga se encontrou muita dificuldade pra resolver. Pois eu ainda estou buscando encontrar algoritmos pra diversas situações. Já descobri como fazer um ciclo dos “3 meios”, porem o canto gira junto no mesmo lugar rsrsrs Editado Novembro 29, 2018 por Antonio Bill 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 30, 2018 5 horas atrás, Antonio Bill disse: Uma modificação simples do 5x5x5 com acréscimo de bloqueios. O nome “Pocket 5x5x5” vem da semelhança visual com o “Pocket Cube” produzido em massa. Porem mecanicamente eles são bem diferentes. A ideia de fazer algo assim no 5x5x5 já foi realizada por outras pessoas, mas obviamente eu também queria minha versão personalizada. Obs.: Se alguém resolver experimentar fazer algo assim com seu 5x5x5, me diga se encontrou muita dificuldade pra resolver. Pois eu ainda estou buscando encontrar algoritmos pra diversas situações. Já descobri como fazer um ciclo dos “3 meios”, porem o canto gira junto no mesmo lugar rsrsrs impressionante! Como disse no comentário do video, deve ser divertido fazer um projeto desses 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 5, 2019 7x7x7 “Stickermod Calendário”. Sempre quis um 7x7x7 assim, mas achava caro demais importar os adesivos. Por isso fiz minha versão caseira baseada num modelo pronto. Ao passar para o português encontrei alguns pequenos percalços facilmente transponíveis. No vídeo abaixo eu mostro um pouco do 3x3x3 no início. Aos 2:30 começo a “desenhar” no 7x7x7. Aos 4:18 mostro o 7x7x7 pronto. Obs.: Enquanto eu ia "fazendo" o cubo, fiquei pensando num detalhe peculiar. Cada peça de uma "linha" da face tem que ter 7 possibilidades de números, afinal são 7 dias na semana e pra poder montar qualquer mês de qualquer ano, uma peça de centro por exemplo tem que ter no mínimo 7 números diferentes. Porem gelei ao lembrar que o cubo tem 6 lados e portanto somente 6 centros com 6 números possíveis... Fiquei alguns instantes pensando em qual seria o "número perdido". Até que me toquei que o "6" também pode fazer o papel de "9". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 8, 2019 Ficou bom, mas e esse 7x7 da xuxa? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 9, 2019 12 horas atrás, filipemtx disse: Ficou bom, mas e esse 7x7 da xuxa? Ficou. Só que a mesma "técnica" que usei com a caneta vermelha eu deveria ter usado na azul também. Pois a mesma ficou um pouco borrada/embaçada tempos depois. Ou seja, em vez de escrever direto no cubo e passar o papel contact, melhor seria escrever numa etiqueta adesiva ( tenho aos montes aqui da Pinaco) e depois colado o papel contact. Mas nada demais também, ainda está bem legível. Se um dia eu tiver disposição dá pra melhorara-lo dessa maneira. No mais estou bem satisfeito com ele. Já "brinquei" bastante e não soltou nada. Todo mundo que vem aqui em casa me desafia fazer um mês específico duvidando que o cubo possa fazer qualquer mês de qualquer ano. (Sim, dá pra fazer até ano bissexto). Obs.: O cubo é um Shengshou das antigas, depois passei um lubrificante nele. Ele cumpre bem o papel coitado rsrsr Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites