Postado Junho 23, 2016 7 hours ago, Antonio Bill said: Humm, acho que entendi. Mais pra frente vou testar algo assim, desenhando inicialmente. Ai eu posto aqui. Em todo caso, se você quiser e conseguir, posta um desenho de como você imagina também... Essa é uma das coisas que pra mim é mais fácil fazer do que projetar. Fiz um esquema desconsiderando que cada uma é realmente ininterrupta e tem a mesma quantidade de quadradinhos que a outra, nem nada. Como diria o Chaves, é apenas um "supositório". Acho que seria bem difícil para uma pessoa pegar ele sem decorar a sequência e resolver. Talvez tenha mais de um estado resolvido, mas enfim, a ideia é essa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 28, 2016 Então, estive a olhar meu kit bandage diy e tive a ideia de simular os cubos com linhas que havia mencionado anteriormente e fiz. É só para ter uma ideia de como ficariam as modificações de cubos stickerless, nesse que eu fiz, precisaria de 3 cubos stickerless porque tem 3 centros da mesma cor. Fiz também um esquema no Excel para ter um esquema mais claro de como estão organizados (mais claro em teoria, porque eu mesmo tenho dificuldade pra entender onde começa um traço e termina o outro). Enfim, se tiverem sugestões para melhorar ou outras sugestões de padrões, me avisem pois tenho como fazer a simulação aqui. A seguir as fotos, cada uma mostrando 3 lados diferentes do cubo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 29, 2016 Hummm, ficou interessante. Fico imaginando como seriam resolver um assim, deve ser desafiador. Falando do stickermod claro, pois esse de bloqueios parece impossível rs. Se eu tiver alguma ideia de variação e coloco. Mas por falar em bloqueios, esse fim de semana vou tentar adiantar o que falta pra fazer o "kit caseiro" rs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Julho 29, 2016 Deve se sentir muito bem depois de resolver um cubo assim. Deve ser parecido com aquele cubo labirinto que o Thiago tem, que você não sabe nem por onde começar, mas acredito que esse seja bem mais fácil. É curioso que nesse cubo que eu montei, por causa do bloqueios ele não gira pra lado nenhum . Tentei fazer usando só 3 cores antes, mas sempre ficavam blocos 2x2x1 em alguma face e não gostei pois perderia o sentido de ser uma linha. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 12, 2016 Canal obrigatório para quem se interessa por mods: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 12, 2016 39 minutos atrás, 8-) disse: Canal obrigatório para quem se interessa por mods: Sim, gosto bastante desse canal. Pois ele mostra todo processo, e faz mods com puzzles de ordem maior ( ex: um Barril 9x9x9 e uma modificação no Pentaminx !! Na verdade eu acompanho muitos canais de modificadores e colecionadores, e notei que de uns tempos pra cá surgiram uma quantidade significativa de canais em espanhol ( canais da América Latina em Geral) de modificações. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 12, 2016 Bill, tô com uns cubos de 1,99 pra te entregar. Foram de uma oficina que o Gustavo Arnault (o mini-Carlos) usou e explodiram; depois montados eu acho que devem dar uns 5 ou 6. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 13, 2016 Em 12/08/2016 at 18:24, Newbie disse: Bill, tô com uns cubos de 1,99 pra te entregar. Foram de uma oficina que o Gustavo Arnault (o mini-Carlos) usou e explodiram; depois montados eu acho que devem dar uns 5 ou 6. Opa, valeu Newbie. Podemos combinar um jeito um dia. O lado bom é que eu estou com alguma sobra de ideias, o ruim é que ultimamente estou com uma baita falta de tempo. Nisso eu já até comecei e deixei várias coisas "pausadas". Porem mais cedo ou mais tarde continuarei... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 17, 2016 (editado) Vou dar uma ideia simples para quem quer modificar. Há muito tempo atrás eu vi este cubo aqui: E pensei "Essa é uma grande ideia para um sudoku" afinal eu sempre quis um cubo 3x3 sudoku e como os números tem orientação, em certos casos ficaria fácil de saber que uma peça vai em uma face e não em outra, mas com círculos isso não acontece, como diz o TheMaoisha "os círculos têm uma simetria muito forte." Recentemente comprei esses tubinhos que na gringa são chamados de "ironing beads," são bem baratos, comprei 5000 tubinhos de 10 cores diferentes por pouco mais de 5 dólares, estou apenas esperando chegar. Também descobri que isso é vendido no Brasil, só não sei o nome, tampouco o preço mas deve ser achado em lojas de artesanato. Também daria para expandir para outros cubos, como pyraminx, megaminx, 4x4. Vou ver se gosto da ideia e vou gravar vídeos quando chegarem os meus tubinhos. Editado Agosto 17, 2016 por OCaraDosCubos burrice Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 17, 2016 Em 13 de agosto de 2016 at 20:29, Antonio Bill disse: Opa, valeu Newbie. Podemos combinar um jeito um dia. O lado bom é que eu estou com alguma sobra de ideias, o ruim é que ultimamente estou com uma baita falta de tempo. Nisso eu já até comecei e deixei várias coisas "pausadas". Porem mais cedo ou mais tarde continuarei... Bill, podemos combinar sim. Vou estar no Silent Saloon, não vou participar, vou lá só pra atrapalha o pessoal; se quiser posso te entregar lá ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 19, 2016 Em 17/08/2016 at 11:40, Newbie disse: Bill, podemos combinar sim. Vou estar no Silent Saloon, não vou participar, vou lá só pra atrapalha o pessoal; se quiser posso te entregar lá ! Infelizmente esse fim de semana vai ser complicado pra mim. Mas em todo caso te mando uma mensagem amanhã "sexta", avisando se dará pra eu passar lá. Assim você não leva os cubos a toa. rs Valeu Newbie. ------------------------------------------------- Em 16/08/2016 at 21:25, OCaraDosCubos disse: Vou dar uma ideia simples para quem quer modificar. Há muito tempo atrás eu vi este cubo aqui: Mostrar conteúdo oculto ... E pensei "Essa é uma grande ideia para um sudoku" afinal eu sempre quis um cubo 3x3 sudoku e como os números tem orientação, em certos casos ficaria fácil de saber que uma peça vai em uma face e não em outra, mas com círculos isso não acontece, como diz o TheMaoisha "os círculos têm uma simetria muito forte." Recentemente comprei esses tubinhos que na gringa são chamados de "ironing beads," são bem baratos, comprei 5000 tubinhos de 10 cores diferentes por pouco mais de 5 dólares, estou apenas esperando chegar. Também descobri que isso é vendido no Brasil, só não sei o nome, tampouco o preço mas deve ser achado em lojas de artesanato. Também daria para expandir para outros cubos, como pyraminx, megaminx, 4x4. Vou ver se gosto da ideia e vou gravar vídeos quando chegarem os meus tubinhos. Eu tinha visto essa imagem na net, mas não tinha me ligado que era uma espécie de sudoku. Eu tentei pesquisar agora no mercado livre por esses tubinhos... mas não tive sorte. Mas com certeza deve ter pra vender por aqui.. Será legal quando chegarem os seus. Embora seja só colagem, deve dar um certo trabalho de paciência pra fazer. São 486 tubinhos em um cubo. Mas fica um desafio legal pra resolver depois. ------------------------------------------------ Mudando de assunto (mas sem sair do tema). Faz um pouco mais de 4 meses que Tony Fisher mostrou ao mundo o maior cubo mágico funcional já feito, ganhando até reconhecimento do Guinness. Nos primeiros vídeos em que ele mostrava o cubo, eu imaginava que ele projetou e mandou fazer as peças, ou algo assim... Depois ele fez um vídeo revelando o processo, e eu fiquei realmente impressionado pela "simplicidade" de ser uma modificação caseira feita em cima do maior cubo produzido em massa. Não lembrei de postar aqui na época e imagino que muitos aqui talvez já até tenham visto. Mas achei legal postar aqui somente como curiosidade e menção para quem não viu. Obs.: Tony é realmente uma figura "maluca" do mundo cubístico. Na maioria do tempo tem aquele jeito todo sério e formal, mas de vez em quando mostra alguns momentos de humor peculiar típico dos ingleses. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 7, 2016 Eu já tinha postado há um tempo atrás este cubo aqui: A ideia é bem simples, pegar um cubo e colar peças de teclado nele, mas eu sempre achei legal aqueles teclados brancos e mais antigos, me faz lembrar a época do mouse com bolinha, dos disquetes, dos monitores de tubo, enfim por que não fazer um com um teclado branco também, não é? E eu fiz, aproveitando o feriado, o tempo frio e chuvoso que está aqui. Desmontei um teclado antigo que consegui especialmente para isso, peguei um cubo branco da Shengshou que eu tinha aqui dando sopa e botei as minhas habilidades manuais em prática novamente. O resultado é o seguinte: Resolvido Embaralhado Na primeira foto dá pra ver um pouco do brilho da cola, mas isso só se percebe quando se olha contra a luz . Ele gira muito bem, as peças são praticamente do mesmo tamanho das teclas, eu até estava com um pouco de medo que ele não girasse bem, ou que ficassem pontinhas das teclas raspando umas nas outras e atrapalhando o giro, mas tomei muito cuidado na hora de colar e o resultado ficou bom. Colei tudo exatamente na mesma disposição do meu cubo teclado preto, sou bem chato com essas coisas e queria uma versão igual, porém branca (mais pra cinza) do outro cubo. Mais cedo ou mais tarde eu faço um vídeo mostrando os 2 cubos, pois têm algumas coisas interessantes sobre eles e que ficam meio complicadas de mostrar por foto. Deixei mais algumas fotos no spoiler para não poluir tanto o post, caso alguém queira ver. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 8, 2016 Ficou show. Parece até que o cubo foi feito na medida certa para caber as teclas. Embaralhado fica legal pelo formato das teclas também. Um devaneio que tive: Olhando esse formato das teclas, fiquei imaginando se caberia algum tipo de resolução de olhos fechados, tentando seguir somente a orientação dos formatos. Funcionaria como um cubo de setas blind. Mas acho que seria muito cansativo testar isso, já que teria que "adivinhar" a orientação dos centros e talvez não desse evitar certas paridades se algumas peças fossem "iguais" na orientação dos formatos.(espero que alguém tenha entendido a viagem que tive aqui). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 8, 2016 Talvez desse, uma coisa que eu estava prestando atenção enquanto montava é naqueles tracinhos que tem no F, J e nesse caso no 5 do teclado numérico para a identificação dos cegos. Talvez tendo isso em 3 faces e em 3 não, junto com a altura das peças, daria pra resolver. mas como nesse caso a maioria das peças têm a mesma altura, acredito que não iria funcionar. Mas se fosse seguir isso, precisariamos de apenas 2 ou 3 tamanhos de peças (acredito que 3 mesmo). Um negócio legal é que no meu cubo preto eu tinha usado 2 teclados diferentes, justamente para evitar que as peças ficassem de tamanhos diferentes, em um dos teclados também, as peças de Delete, insert, Home, End, Pg Up e Pg Dw eram menores em tamanho mesmo e eu acho que ficaria feio. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 21, 2016 Bom, faz um tempo que fiz essa modificação, mas só recentemente terminei de editar um vídeo para ela. Trata-se de um kit para diferentes configurações de Bandage Cube (aquele Cubo com bloqueios). Teve uma época que eu estava com uma tentação de comprar o kit da Cube Twist, que obviamente é mais prático e bonito que minha criação estrambótica . Mas sei lá por que, talvez devido o preço da importação, pus na minha cabeça que eu queria fazer uma versão caseira. Fiz alguns testes que não me agradaram, como usar tecido e velcro, peças de encaixes preexistentes etc. E pensei seriamente em fazer a ideia que vi em alguns vídeos, que seria usar lego. Porem pra sair legal e dar certo, eu teria que comprar um cubo de 48mm e comprar várias peças de lego. No final acredito que essa ideia sairia entre R$100,00 e R$200,00 ou mais. Por fim, usei um material que boa parte eu já tinha em casa mesmo e o resultado é isso vocês podem ver no vídeo abaixo e imagens logo após: Seguem algumas imagens: 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 22, 2016 Que trabalheira desgraçada. Meus parabéns, no final eu achei que é um cubo com um visual legal de parafusos com o extra de ter bloqueios. Legal a ideia das pontes, vou ver enjambro alguma coisa aqui pra fazer no meu da cube twist também 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 22, 2016 haha Obrigado mais uma vez . Mexi tanto nele nesses últimos tempos, que até acostumei com o peso. Agora quando mexo no 3x3x3 normal, me sinto até mais rápido rs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 22, 2016 O mod é muito legal (além de ser extremamente flexível, já que poderia fazer versões como um fake 3x3x5, cross cube e etc) e o fim do video (arrumando a primeira vez vs arrumando a segunda vez) é um resumo perfeito da vida hahaha. Com certeza, melhor bandaged cube, tanto pelo visual, quanto pelas infinitas possibilidades... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 23, 2016 Em 22/10/2016 at 10:18, MosAxz disse: O mod é muito legal (além de ser extremamente flexível, já que poderia fazer versões como um fake 3x3x5, cross cube e etc) e o fim do video (arrumando a primeira vez vs arrumando a segunda vez) é um resumo perfeito da vida hahaha. Com certeza, melhor bandaged cube, tanto pelo visual, quanto pelas infinitas possibilidades... Valeu Mos. Pior que eu até cheguei a pensar em peças diferentes para encaixar nesse cubo enquanto fazia o mesmo. Tive algumas algumas ideias estapafúrdias que talvez execute no futuro rs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 23, 2016 Acho que daria para chamar esse cubo de "Hedgehog Cube" 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2017 (editado) Modificação : 3x3x3 Evil Twins Obs.: Gêmeos Malvados ? Enfim, não fui eu quem inventou esse nome, mas imagino que deve ser porque um cubo atrapalha o outro diabolicamente nessa modificação rs. Faz um bom tempo que vi a ideia dessa modificação em alguns poucos canais e achei bem interessante (um dos vídeos é 2008 até). Na verdade até pode-se encontrar mais vídeos do “irmão maior” dessa modificação, que seria o 4x4x4 Evil Twins. Mas no momento focarei no “3x3x3”. Indo direto ao ponto, trata-se na verdade de um 2x2x2 siamês disfarçado com extensões. Ou seja, você pega dois cubos 2x2x2 que estejam mesclados por um canto apenas. Sendo que já existem cubos a venda assim, mas você pode fazer também. Então estende algumas peças de modo que ele fique parecendo um 3x3x3. No vídeo abaixo eu mostro com mais detalhes. Obs.: Por curiosidade, eu encontrei apenas um vídeo ensinando como fazê-la. Mas apesar de ser um bom canal, o cara acabou colando as extensões de maneira bem diferente dos outros que eu vi. Tudo bem que cada um pode fazer sua versão, mas acho que ele fez sem querer mesmo. rsrs Em todo caso, não existe nenhum grande segredo. Basta observar um em funcionamento para deduzir. --------------------- edit ---------------------- Ah, eu já estava esquecendo. No caso eu comprei esses chaveiros nesses links, creio que ainda funcionem. Mas como eu disse, pode-se usar outros "cubos base"... Quem tiver uns 4 cubos 222 por exemplo. Ou equivalentes a esses... http://www.hknowstore.com/locale/en-US/item.aspx?corpname=nowstore&itemid=c88df936-6da2-4c2a-8440-34385bb0b6a1 http://www.hknowstore.com/locale/en-US/item.aspx?corpname=nowstore&itemid=fd904a3d-5563-4514-8a90-fb88a35d3a78 Editado Fevereiro 12, 2017 por Antonio Bill 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 26, 2017 Apenas pra tirar a poeira do tópico... Um modificação de adesivos (bem manjada e fácil de fazer até) no 3x3x4 cúbico. Uma vez que eu já tenho um 3x3x4 padrão, quis dar uma diferenciada nesse outro. Além da aparência de “muro”, confunde um pouco na hora de resolver. Ou seja, aquela confusão saudável e divertida que a mente precisa. Obs.: Nem postei aqui, mas nos dois vídeos anteriores do meu canal eu fiz demonstrações de trocas de peças entre 3x3x4, 3x3x5, 3x3x7 e um Roadblock. Não coloquei aqui por ser apenas trocas simples de peças, mas vale a curiosidade de ver que "novas mecânicas" podem surgir disso. E tenho algumas ideias estapafúrdias de modificações em andamento pro futuro... o problema é que vou mais lento que uma tartaruga, mas vou indo... rs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 4, 2017 (editado) Segue uma modificação simples que vi no Facebook feita pela usuária Luisa Melo. Basicamente é o 3x3x3 sem cantos. A técnica é apenas cortar as peças de canto, lixar adequadamente o mecanismo de encaixe do canto se necessário. Encaixá-los de volta aos seus lugares e aproveitar os adesivos das peças cortadas. O resultado fica bacana. Os cantos na verdade estão ai, só que ocultos. Esse é o vídeo tutorial que ela seguiu para deixar mais didático: Alias, acho que já até comentei aqui. Existem vários canais latinos de modificações , esse acima é um deles. Editado Setembro 4, 2017 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 24, 2017 Aproveitando um falso “cross cube” que eu havia feito no passado (vide página 1), e mais uma ideia que vi há tempos no youtube. Resolvi criar essa versão bem caseira que mistura o cubo mágico com um quebra-cabeça de peças deslizantes. Fiz na verdade como uma experiência, já que o aconselhável seria usar um material melhor. Porem mesmo sendo precário, ficou funcional e divertido. Vou deixar algumas imagens abaixo, porem durante a semana pretendo postar um vídeo também. Estado resolvido: Com alguns dados embaralhados: Cubo e dados embaralhados: Embora a confecção em si dessa modificação seja bem simples, houve alguns percalços até eu finalizar a mesma. 1 – Eu já tinha alguns dados em casa ( sem piadinhas hein), e comprei mais alguns. Mesmo comprando tudo na mesma medida e “marca”, eu descobri que nem todos os dados seguiam o mesmo padrão. Quer dizer, o “1” fica sempre oposto ao “6” e por ae vai... só que parte deles não tinha a mesma orientação nas bolinhas que representavam o “2” , “3” e até o “6”. Isso deixaria o desenho resolvido meio assimétrico. Mas ai foi apenas questão de rearranjar os dados da melhor forma no estado resolvido. 2 – Falando em medidas, minha ideia original era usar mais dados para que eles pudessem deslizar pelos “cantos” também, de forma que não fosse nem necessário movimentos do cubo para embaralhá-los. E assim mudassem mais suas próprias orientações também. Porem os tamanhos de dados que eu consegui na época não me ajudaram a princípio. Então optei por fazer dessa primeira forma. Nessa “versão 1”, os dados possuem apenas duas orientações possíveis. (você pode trazer o dado para o local correto, porem invertido). Porem na “versão 2”, que estou finalizando, se tudo der certo os dados poderão ter 24 orientações possíveis. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 30, 2017 (editado) Eis o vídeo. Obs.: Quem quiser pular pra parte da modificação já pronta, basta ver a partir dos 5:43 . Editado Dezembro 30, 2017 por Antonio Bill Pra não perder o costume. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites